domingo, 25 de janeiro de 2009

PORQUE EU NASCI? E QUAL È O PROPÓSITO DE DEUS PARA MIM?


GN.1.26-31
Desde á era pré-adâmica, a era dos Patriarcas Deus de todas as formas já se preocupava em se relacionar com o homem.
Teve á era dos Juizes,Reis, dos Profetas maiores, Profetas menores.Atè chegar em Jesus.
Voltando um pouco na història vemos no livro de Exodo à saída do povo de Israel do Egito, onde passaram por vàrias provações juntamente com seu líder Moisès o Enviado de Deus para libertar aquele povo.
Deus sempre livrando o seu povo (pragas),apòs a saída do povo logo enfrentaram o mar vermelho.Mas Deus ali o guardando .
Chegando no Monte Sinai ,Deus mais uma vez fala para Moisès á respeito dos dez mandamentos que ele deveria subir ao Monte.(Ex.19)
Passando-se as leis Deus ainda continua preocupado com o homem, o que fazer para se relacionar com o homem. Deus mais uma vez fala para Moisès (Ex.25) sobre a construção do tabernáculo e a convocação do povo para trazer suas ofertas.

*O Tabernáculo simbolizava Israel aproximando adequadamente de Deus.
*Tipificou também a Obra Redentora de Cristo para trazer os pecadores a Deus.
Muitos falharão não entendendo qual seria o seu real propósito na terra e porque havia nanscido.A começar por Adão.
Deus vendo que o homem quebrou esta aliança que Deus havia feito para com o homem , tomou a seguinte decisão: Vou enviar na terra o que eu tenho de melhor, MEU ÙNICO FILHO JESUS CRISTO.
Veja que seu plano ainda não terminou para com o homem estamos já no tempo da Graça, onde hoje você e eu somos livres para o adorar e ter o Senhor dentro de nòs.
Vejamos alguns motivos porque você e eu nascemos e qual o propósito de Deus para nòs?
1-Ele quer que você domine sobre a Terra.(Gn.1.26)
2-Ele quer ter comunhão com você.(Gn.3.8)
3-Ele quer que você o experimente.(Joâo 3.16)

Deus habita no seu espírito,mas ele quer que você perceba que ele està là, dentro de você.Ele quer que você habite também com ele.
O Senhor quer produzir em você bons frutos,frutos pacíficos de justiça.Muitos pensam que podem produzir bons frutos simplismente porque vão á igreja, ou na célula.
Bate no peito e diz:”Eu já experimentei o Senhor”,mas na primeira dificuldade não sabe mais por qual razão ou motivo nasceu.
Lembre-se disso:
Você precisa conformar-se ao Senhor e permitir-lhe ele conforma-se á você.
Para obter domínio,ter comunhão com Ele e poder experimentar do Senhor, è preciso que Sua Divina Presença dissolve a dureza de sua alma.
Para que as doces fragrâncias exalem de você.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

LEIA ISSO COM ATENÇÂO E VEJA QUE NÓS SOMOS PRIVILEGIADOS


Igrejas são proibidas de se reunir em casas

MIANMAR - Os cristãos na antiga capital de Mianmar, Rangoon, encontram-se em estado precário depois que as autoridades locais proibiram a realização de cultos em casas e ameaçaram lacrar as congregações que não obedecessem à ordem.

O comitê de Paz e Desenvolvimento do distrito de Kyauktada intimou pastores do centro da cidade para uma reunião em 5 de janeiro e ordenou que não mais fizessem cultos em apartamentos residenciais.

"[As autoridades] avisaram-nos de que nossas igrejas seriam fechadas se continuássemos com os cultos", disse um pastor do distrito de Pabedan, que compareceu à reunião.

Esse pastor, que pediu para não ser identificado, disse à agência de notícias Mizzima que quase 50 líderes e pastores que assistiram à reunião tiveram de assinar mais de cinco documentos prometendo acabar com os cultos nas casas.

"Nos documentos estava escrito que podemos ser punidos [e encarcerados] se não obedecermos à ordem, e que a igreja poderia ser fechadas", disse o pastor.

Quando contatado por Mizzima, um funcionário do comitê de Paz e Desenvolvimento de Kyauktada confirmou a realização da reunião no dia 5 de janeiro, mas se recusou a entrar em detalhes.

Contudo, segundo o pastor, as autoridades intimaram mais de cem igrejas, a maioria localizada no centro de Rangoon, e informaram-nas sobre a nova ordem.

"Recebemos a intimação no domingo", disse o pastor. "Agora, não sabemos o que fazer com nossos cultos dominicais."

O regime militar de Mianmar, há muito tempo, parou de emitir licenças a organizações religiosas e igrejas, forçando várias congregações de Rangoon a realizar seus cultos em apartamentos, que são alugados ou comprados nos nomes de proprietários particulares.

Segundo os líderes cristãos, há cerca de cem igrejas operando em apartamentos no centro de Rangoon.

Um jovem cristão da cidade, em um e-mail, afirmou que a ordem praticamente impediu os cristãos de cultuar, pelo fato de a maior parte deles se reunir em residências.

"A ordem abrange 80% das igrejas de Rangoon. Apenas algumas têm seu próprio terreno. A maior parte aluga prédios, casas e escritório alugados”, explicou o jovem.

"Precisamos de suas orações pela comunidade cristã em Mianmar", acrescentou ele.

Enquanto a perseguição religiosa e a proibição de ritos religiosos são comuns em Mianmar, essa nova ordem, segundo outro pastor, é especificamente para impedir os cristãos de se reunirem regularmente.
Fonte: Mizzima

domingo, 18 de janeiro de 2009

Gratidão uma atitude de poucos


TEXTO:Sl.92.1-2 / Filip. 4. 4-6
A gratidão é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou algum benefício, um auxílio, um favor etc. A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção à outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la, ou ser recíproco a um favor realizado a si.

1. PORQUE A GRATIDÃO É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA?:
A gratidão é a única força com poder de manter o nosso olhar incontaminado das amarguras deste mundo, ela é quem nos leva a compreender que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Quando temos um coração grato, não dependemos das circunstâncias para agradecer, desenvolvendo assim confiança em Deus, que é a base para viver esta palavra (“todas as coisas cooperam...”). A gratidão nos faz ver as circunstâncias desta vida com um enfoque divino, fazendo tudo fazer sentido, até mesmo o que é mais absurdo.

2. PORQUE É IMPORTANTE EXPRESSARMOS NOSSA GRATIDÃO A DEUS?
Temos muitos motivos:
- Motivos Materiais: Deus nos dá alimento e supre as necessidades de nossa vida, nossa família, nosso cônjuge, nossos filhos, ministério, a presença e bem-estar de pessoas queridas em nossa vida, a proteção divina, são alguns motivos para agradecermos. - Motivos Espirituais: Deus enviou a luz para os homens na pessoa de Jesus Cristo, nos dando a salvação através da graça, nos dando vitória sobre a morte através Dele, e muitos outros motivos que devemos ser gratos ao nosso Deus. - Porque Ele espera isso de seus filhos: Podemos ver a expressão de Jesus ao curar 10 leprosos e apenas 1 voltar para agradecer-lhe. - Porque esta é a sua vontade: neste mesmo texto percebemos que a vontade de Jesus, seria que todos os outros leprosos tivessem voltado.

3. COMO DESENVOLVER A VIRTUDE DA GRATIDÃO?:
- Comece cada dia com uma atitude de gratidão: A vontade de Deus é que possamos dar graças em tudo (I Ts 5.18) e que não nos esqueçamos de nenhum de seus feitos (Sl. 103.2). Como podemos obedecer a este mandamento? - Cultive o hábito de olhar para aquilo que você tem ao invés de olhar para o que não tem: Algumas pessoas fixam tanto seus olhares naquilo que perderam ou que ainda não têm que deixam de ver muitas coisas boas que já possuem. Se quisermos ser agradecidos, devemos olhar aquilo que temos à luz dos fatos e buscar compreender como Paulo compreendia, que tudo o que temos nos foi entregue como um “dom”, como uma “dádiva”. - Glorifique ao Senhor com suas palavras: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença Senhor, rocha minha e redentor meu (Sl.19.14)”.

Se desejamos ser gratos, devemos ver algo especial em tudo o que é colocado em nossa mãos, seja emprego, a pessoas com a qual nos casamos, a célula que o Senhor confiou a nós, enfim, cada coisa que o Senhor confiou nos deu. Devemos nos lembrar que Deus é a fonte de todas as coisas boas que recebemos e que existe um princípio espiritual, quando há gratidão, há multiplicação e há prosperidade em todas as coisas.

sábado, 17 de janeiro de 2009

ENCONTRO COM DEUS


O Encontro com Deus é um retiro de 3 dias com o objetivo de alcançar uma experiência com Deus que certamente nos leva a uma transformação de vida após o conhecimento de Cristo.
O Encontro com Deus proporciona este ambiente para que se tenha uma experiência pessoal com Cristo.
Deus tem o poder de te libertar. Ele quer te restaurar e livrar você da morte e do inferno. Venha ter um encontro com Deus e sua vida jamais será a mesma. São três dias que nunca mais vai esquecer.

Participe do Encontro e desfrute de uma total libertação em sua vida.

Será nos dias 27 e 28 de Fevereiro e 1 de Março. Muitas pessoas são impactadas e restauradas. Seja uma delas. Faça a sua inscrição e participe!!!

Sexo: quem ama espera! Você está disposto?


Vivemos atualmente em uma cultura obcecada pelo sexo. As empresas de publicidade aproveitam esta força para atrair o público e vender seus produtos. Este interesse universal está sendo hoje explorado em detrimento da cultura e da sociedade. Vemos a decadência na perda da virtude e no endurecimento da sensibilidade moral dos jovens. Todo pecado começa na mente. Os pensamentos provocam ações. Os pensamentos estimulam as emoções e estas debilitam a vontade. A vontade responde às insinuações dos pensamentos e das emoções.

A Bíblia está cheia de ensinamentos sobre sexo. Por que tantas pessoas caem em pecados sexuais? Temos muitas e muitas razões para poder dar uma resposta mediante a esta pergunta, no entanto, dentre tantas, as razões ou motivos que são mais encontrados entre os jovens hoje em dia são:

1) Covardia: diante da ?pressão da turma?, alguns jovens caem neste pecado. Os ?amigos? lhes dizem: ?você não é homem?; ?todo mundo faz?; ?para que se guardar?; ?somente você ainda não fez?. E por covardia, medo, pressão da turma ele acaba fazendo sexo logo para acabar com essas gozações para consigo.

2) Avançar demais nas carícias: começam inocentemente tocando aqui e ali e quando menos se percebe os toques já são mais ousados e em lugares que antes eles sequer se atreveriam a tocar. Ao começar a avançar demais nas carícias ele percebe que não consegue mais parar e se envolve em sensações que não saberá mais como refrear e acaba por praticar o ato sexual.

3) Sentem-se apaixonados: alguns jovens praticam o ato sexual simplesmente pelo fato de que estão apaixonados por uma determinada pessoa e consideram isso um bom motivo para terem sexo. Afirmam que logo irão se casar mesmo, então por que adiar isso. Um tremendo erro, pois paixão nunca deve ser colocada como uma boa razão. Paixões passam. E paixões desenfreadas são como uma criança rebelde que precisa de disciplina e correção e não que sua vontade seja satisfeita.

4) Por ser excitante: quando o jovem entra em ação com as facetas desta misteriosa força criada por Deus, ele acaba se esquecendo de toda restrição moral por se sentir completamente envolvido num ?torvelinho? de emoções surpreendentes e perturbadoras, e essas emoções o arrastam para o inevitável ato sexual. O corpo corresponde ao excitamento e isto lhe vem como extremamente agradável e prazeroso. Logo mais tarde, descobre que tais emoções podem ser desastrosamente artificiais.

5) Ignorância: em muito dos sentidos, esta é a causa básica de muito dos tropeços e dos fracassos de nossa juventude. Porém, em se tratando de sexo, aparentemente todos acabam aprendendo de um jeito ou de outro. A ignorância aqui é que após se envolverem não conseguem mais parar. Acham que podem refrear este instinto quando quiserem, porém, na hora, percebem que não é bem assim.

6) Rebeldia: muitos adolescentes e jovens por serem extremamente rebeldes descaradamente ou abertamente resolvem praticar o ato sexual. Não se preocupam com o que outros pensam, querem apenas satisfazer o desejo de sua carne.

Muitos perguntam: É ou não é permitido ter relações sexuais antes do casamento? A resposta é um sonoro NÃO! A existência de um desejo não justifica sua satisfação ilimitada. Há limites e estes limites são fixados por Deus até mesmo na natureza criada por Ele. O sexo foi feito para ser expresso e experimentado. As relações sexuais são lógicas mas o sexo dever usado com responsabilidade. Seu lugar segundo o plano de Deus é dentro do matrimônio.

Amigo leitor! A única coisa que você aprenderá através da prática do sexo antes do casamento é que os resultados da rebelião contra a vontade de Deus são sempre amargos. A única e desagradável lembrança que permanecerá gravada em seu subconsciente será a sordidez do seu egoísmo. Você terá mesquinhamente usado o corpo de outro ser humano para satisfazer o seu ego enfermo e irá arrepender-se disso até o túmulo (2Tm 2.22).

Se alguém não tenta enquanto é solteiro, não fracassará ao casar-se? Como um jovem pode saber se é capaz de ser um esposo(a) se não pratica antes?? Perguntas como estas e semelhantes a estas são feitas ao milhares e muitos a fazem com certa sinceridade, outros apenas para darem uma desculpa para a prática da relação sexual antes do casamento. Veja como Satanás é por demais astuto (2Co 11.14,15). Deus nos criou e nos moldou de tal maneira que o jovem e a jovem poderão desfrutar deste dom maravilhoso de Deus, o sexo, no matrimônio. E os comprometidos? E aqueles que já são noivos? Por meio de várias das pesquisas realizadas, a grande maioria dos compromissos que são desfeitos se rompem precisamente porque uma das partes está com sentimentos de culpa por terem cometido o ato sexual. Suas consciências foram contaminadas por meio das levianas e frívolas atitudes sexuais de um para com o outro. Essa consciência e essas atitudes provocam o rompimento do compromisso. O fato de se estar noivo não é motivo para ter relações sexuais entre si (Gl 5.21; Hb 13.4).

A pureza é bela! Um dos maiores presentes que se pode levar para um casamento! A beleza da santidade de um jovem deve ser se guardar para seu cônjuge e praticarem o ato sexual apenas na noite de núpcias.

O jovem ambiciona ter um casamento feliz e sonha com um bom noivado e um casamento melhor possível. O rapaz sonha com uma moça de boa educação, bonita, de convicções firmes. Acima de tudo, a noiva dos seus sonhos é pura. Já a moça, sonha com um rapaz maduro, que seja um bom líder espiritual, puro e que tenha um bom caráter. Quem ama, espera!

Graças a Deus por tais sonhos e lembre-se: quem ama, espera (1Co 7.1-5).

Fonte: Sexo Cristão

domingo, 11 de janeiro de 2009

LEVANTANDO-SE DA QUEDA


Texto: Lucas 15:12
Intro: Todos nós somos sujeitos à tentação, e como muitas vezes por não estarmos vigiando, essa tentação nos conduz à queda.
Agora porém, quero tratar do que fazer quando caímos, nós podemos simplesmente concordar que caímos e permanecermos no chão, ou reconhecer que caímos e decidir levantar.
Deixe-me dizer uma coisa, “o pecado sempre nos leva além de onde pretendíamos ir” Isso é uma verdade, “O pecado sempre vai custar mais caro do pretendíamos pagar”. Às vezes custa o casamento, às vezes o respeito dos filhos, às vezes o respeito próprio, muitas vezes custa nossa paz e alegria, mas nem tudo está perdido.
O arrependimento não é apenas um lugar de tormentos, ele pode ser uma voz de despertamento. Foi isso o que aconteceu na parábola que pode ser chamada de a mais conhecida de Jesus.
Nesta parábola encontramos uma família comum um casal com dois filhos. O pai era um rico fazendeiro, e proprietário de muitas terras. Tudo discorria muito bem até que certo dia o filho mais novo decidiu viver sua própria vida, pediu então ao pai que lhe desse a parte que lhe cabia (herança, todos sabem que os filhos recebem após a morte do pai).
Porém dentro de pouco tempo ele desperdiçou toda sua fortuna vivendo uma vida desregrada e acabou na miséria.

Mesmo quando cedemos à tentação poderemos ainda nos levantar.
1. Deus nos dá liberdade de escolha. (Lucas 15:12-13)
a. Ninguém é obrigado a servir ao Senhor, ninguém é obrigado a obedecê-lo. Sabe Deus preza a liberdade, por isso Ele disse a Saul: “ Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” (I Sam.15:22).
b. Ilustrar com o dilema de Adão e Eva, sua tentação era obedecer ou não a Deus! Dar ouvidos a Deus ou dar ouvidos a Satanás. = atração.
c. Aqui o filho mais novo se vê no mesmo dilema. Sua atração era deixar o lar, viver independente, sem ter a quem prestar contas. Certamente nessa parábola o pai representa Deus, o filho representa a noção errada de liberdade. O interessante é que o pai não proibiu, não impediu.
d. Mat.7:13-14, fala de dois caminhos, não há constrangimentos, muitos tomam o caminho largo. Sabe por que? Deixe a Bíblia responder: “Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim” (Oséias 11:7a), em outras palavras o homem gosta de andar longe de Deus.
e. Por isso alguns olham para vantagens aparentes. O filho julgou que poderia ser mais feliz lá fora, longe das vistas do pai.
i. Pensou com tanto dinheiro poderei fazer o que eu quero. Certamente em casa ele tinha regras, não poderia gastar o dinheiro da maneira que quizesse.
ii. Pensou com tanto dinheiro assim eu posso me divertir muito, posso ter muitos amigos, vou ser querido. (Lembra da semente plantada entre os espinhos?)
iii. O dinheiro um dia acabou. Tudo estava perdido, não havia mais nada, isso me faz lembrar das palavras de Jesus: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (Lucas 12:15). João o amado do Senhor nos diz: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo... porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (I João 2:15-17)
f. Aquele filho foi ingrato, rebelde desobediente e ambicioso. Certamente aquilo abalou o coração do pai. Isso me lembra Gen 6:6, quando Deus vê que a maldade do homem se multiplicava na terra a Bíblia diz: “e isso lhe pesou no coração.”
2. Nossas escolhas determinarão nossos futuros (Lucas 15:14-16)
a. Já ouviu falar da lei da colheita e semeadura: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7).
b. O dinheiro acabou e com ele os amigos, a diversão, a alegria. Começou a padecer necessidades... ninguém lhe dava nada.
3. A vida é a oportunidade para o reparo (Lucas 22:17-19)
a. Finalmente, ele caiu em si, e percebeu em que ruína sua decisão o havia se tornado. Nessa hora seus pensamentos são levados até a casa de seu pai. E diz: “Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!”
b. Ao perceber sentiu um profunda amargura por sua vida, reconheceu sua miséria. Aquele tom arrogante foi trocado por humildade “não sou digno de ser chamado seu filho” (v.19), como Pedro provavelvente ele chorou por seus erros, mas é ai que a coisa muda de figura.
i. Nossa tristeza pode continuar se apenas reconhecemos um erro mas não fazemos nada para mudá-lo. Isso chama-se remorso e não arrependimento.
ii. Note que o arrependimento deu início à mudança de pensamento. Ele afirmou “levantarme-ei e irei ter com meu pai e lhe direi...”
iii. A mudança de pensamento leva a uma mudança de atitude. Agora a Bíblia declara: “ e levantando-se foi, para seu pai” (v.20)
(1) ele não ficou parado pensando.
(2) ele não ficou deprimido, tendo auto-comiseração.
(3) ele foi para o pai da maneira que estava: sujo, mal arrumado, mal cheiroso etc.
(4) saiu da casa do pai dizendo “dá o que é meu”, e voltou dizendo “trata-me como empregado”.
iv. Infelizmente nem todos que passam por situação assim voltam para o pai. Em vez de assumir que o resultado de sua vida foi consequência das suas próprias decisões, muitas vezes tentamos culpar os outros e até mesmo a Deus. “A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o SENHOR que o seu coração se ira.” (Prov.19:3).
(1) ele poderia colocar a culpa na economia do país.
(2) ele poderia se desculpar dizendo que foram os outros que o enganaram
(3) mas não foi isso que ele fez, ele disse “eu pequei”.
v. Saiba que assumir responsabilidade por seus próprios pecados, não é uma escolha fácil, porém, é uma escolha sábia. Ele não foi em busca de piedade, mas sim de perdão. Não de compeensão mas de misericórdia.

4. O Pai sempre vai estar pronto para te receber. (Lucas 15:20)
a. A Bíblia afirma que Deus é amor. E Ele prova que nos ama “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rom.5:8)
b. O Pai sempre está disposto a receber aqueles que se chegam a Ele. “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.” (Isa.55:7)
5. A alegria da reconciliação. (Lucas 15:22-24)
a. A paz estava reestabelecida, agora a verdadeira alegria enchia não somente a vida daquele jovem como também sua alma. A Bíblia diz: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”(Rom.5:1)
b. Por causa do pecado o homem foi separado de Deus, mas Ele quer a reconciliação e deu o primeiro passo para isso “a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.” (II Cor.5:19-20)
c. Deus certamente nos ama. Porém, ele não pode ter comunhão conosco se não estivermos na luz: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (I João 1:

sábado, 10 de janeiro de 2009

Renovar e Restaurar é preciso


Isaías - 40 - 31 : 0

“Mas os que esperam no Senhor sempre renovam suas energias. Sobem, voando como águias. Correm e não se cansam, caminham e não perdem as forças”

-No mundo inteiro, a ÁGUIA é símbolo de nobreza. Pela sua força, alteza e vigor, ela desponta-se como campeã indiscutível deste símbolo de grandeza. A ÁGUIA é forte, viva, corajosa, vencedora, e como diz a Bíblia: símbolo daqueles que esperam no Senhor! (Ler texto – Isaias 40:31).

-Os cientistas descobriram que a águia tem asas enormes, gigantescas (pelo menos em relação ao tamanho do seu corpo) – E isso se da pelo fato da Águia fazer vôos muito altos e de longas distancias, porisso ela não poderia bater as asas como um beija-flor, porque assim se cansaria e não poderia ficar por longos períodos no ar.

-Porisso ela é a rainha do espaço, a campeã das alturas, a heroína dos vôos longínquos e para isso ela precisa ter asas grandes e fortes. Assim ela galga alturas excelsas, onde simplesmente ela abre suas asas fortes e, planando no ar, deixa que a força do vento a carregue.

-A ÁGUIA é a ave que possui a maior longevidade da espécie, ela chega a viver 70 anos. Entretanto, para chegar a essa idade, aos 40 ela tem de tomar uma séria e difícil decisão: Morrer ou Renovar-se! Ou seja, ela precisa entrar num processo de renovação senão ela irá morrer...)

-E a RENOVAÇÃO é uma das características mais interessantes e impressionantes da ÁGUIA. E exatamente porisso DAVI se expressou assim no Salmos 103:5 “ELE (DEUS) enche minha vida de coisas boas. A minha juventude se renova como as penas da águia”.

-E como se dá esse processo de Renovação? ... Por volta dos 40 anos a ÁGUIA começa a sentir que suas penas estão ficando velhas e enferrujadas. Começa e perceber que seu bico já não está tão afiado e forte quanto antes. Descobre também que suas garras já estão enfraquecendo ..... e aí ela toma uma decisão drástica, quase traumática, para sair deste quadro desolador.

-Porisso ao pesquisar sobre o processo de renovação pelo qual a ÁGUIA passa, eu quero refletir com os irmãos e amigos esta noite sobre a necessidade que cada um de nós temos de nos RENOVAR, de nos RESTAURAR .... e conseqüentemente REVITALIZAR a mente e o corpo para podermos dar continuidade ao processo da vida!

1 – A PRIMEIRA COISA QUE A ÁGUIA FAZ PARA SE RENOVAR É INTERROMPER SUAS ATIVIDADES.

-Ela não prossegue o seu trabalho, seus vôos, sua caça, suas aventuras. Ela pára, interrompe suas obrigações. Fecha sua agenda e cancela todos os seus compromissos... porque ela precisa se renovar ou então morrerá!

-E esta é uma forte lição para nós hoje. Há momentos em que a melhor ação é ficar parado. Nem sempre é prudente avançar. DEUS não esta interessado em ativismo! ELE esta mais interessado no que somos do que naquilo que fazemos. Porque ativismo sem santidade gera trovões, mas não traz a chuva fresca e restauradora. Trabalho sem santidade de vida não produz frutos que agradam a Deus.

-E a gente precisa refletir sobre isso. O livro de Malaquias nos informa sobre esta situação na vida do povo de Israel. Deus chegou a um tal ponto de desgosto com o ativismo religioso daquele povo, sem o respaldo de uma vida de santidade que DEUS diz em Malaquias 1:10 “Quem me dera achar, nomeio de todos vocês, um sacerdote que fechasse as portas do templo e recusasse esse tipo de sacrifícios. Eu não tenho prazer em vocês, diz o Senhor do Universo, e não aceitarei as suas ofertas”.
-É porisso que o próprio SENHOR JESUS nos disse que é melhor deixar a oferta no altar e ir primeiro acertar as pendências com as outras pessoas e só depois consagra-la a DEUS. (Mt. 5:24). Porque na verdade DEUS está mais interessado no que você é do que naquilo que você faz. Portanto, trabalho sem santidade de vida é infrutífero. Ativismo sem santidade de vida não agrada o coração de Deus. - E a gente precisa aprender isso com a ÁGUIA!

2 – A SEGUNDA COISA QUE A ÁGUIA FAZ PARA SE RENOVAR É ISOLAR-SE NO ALTO DOS PENHASCOS.

-A ÁGUIA é uma ave solitária. Ela não voa em bandos, sobretudo quando está nesse processo de auto-renovação. Porisso, para se RENOVAR a ÁGUIA alça um vôo altaneiro, ela alcança as alturas mais excelsas e refugia-se no cume dos mais altos penhascos. - E ali ela fica sozinha, isolada, enfrentando a sua própria realidade.

-Esta é uma lição tremenda para nós! Há momentos em que precisamos sair do meio da multidão, deixar a coletividade e mergulhar em nossa própria intimidade. Há momentos em que precisamos deixar o barulho febril dos encontros festivos para recolher-nos em um profundo auto-exame.

-As vezes irmãos, é prudente fazer como JACÓ que, numa noite fatídica em sua vida, quando se via encurralado pelo medo, entrincheirado pela sua consciência, ameaçado pelo seu irmão, não podendo mais prosseguir sem ter um acerto e conserto em sua vida, ficou só, no vale de Jaboque. E ali DEUS tocou a vida de JACÓ. Ali DEUS mudou seu nome, mudou sua história, mudou sua vida...

-A Bíblia nos diz também que foi na solidão do deserto que DEUS chamou MOISÉS para libertar o Seu povo da tirania de Faraó. Foi na solidão da caverna que DEUS falou com ELIAS para não se capitular às ameaças de Jezabel, mas para erguer a cabeça e cumprir cabalmente seu ministério.

-Portanto, precisamos também fazer os nossos retiros, não na direção das multidões, mas da solidão, para um acerto da nossa vida com DEUS. Caso contrário nossas palavras às pessoas tornar-se-ão um eco vazio se não gastarmos tempo com DEUS. Precisamos falar dos homens para DEUS primeiro, e depois falarmos de DEUS para os homens!

3 – A TERCEIRA COISA QUE A ÁGUIA FAZ PARA SE RENOVAR É ARRANCAR SUAS PENAS VELHAS.

-A ÁGUIA, ao chegar ao cume do penhasco, começa a arrancar com o bico uma a uma as suas penas. Não poupa a si mesma desta dor intensa. As penas são todas arrancadas. Seu corpo vai ficando desfigurado à medida que ela aplica a si mesma golpes severos. Trata-se com austeridade...

-Cremos que este gesto da ÁGUIA tem muito a nos ensinar. Se desejamos ter uma vida nova com DEUS, uma vida abundante, cheia de vigor e poder, precisamos também ter a coragem de descartar os pesos inúteis da nossa vida. Precisamos nos despojar das bagagem que carregamos e que nos retarda na caminhada.

-Precisamos deitar fora nossas vestes contaminadas pelo pecado, nossas roupagens maculadas pela iniqüidade (e o novo crente, que se renova diante de DEUS, faz isso em sua vida: ela lança fora a bebida, lança fora o cigarro, lança fora os vícios, lança fora as críticas, lança fora a idolatria, o ódio, o ciúme e a ira...) - Porque o Cristão sabe que o seu corpo é a habitação, o templo do Espírito Santo!

-Porque se queremos subir à presença de DEUS para os renovarmos, precisamos lançar fora os ídolos da nossa casa, tirar as vestes sujas do pecado e purificar a nossa vida. Portanto, é preciso ter coragem para arrancar as penas velhas que nos cobrem. É preciso ter ousadia para, no nome de JESUS, remover de nós hábitos já arraigados. É preciso ter determinação para romper e quebrar as ataduras de vícios que se inseriram em nossa vida, trazendo-nos profundo enfraquecimento!

- ... Por outro lado, ao arrancar suas penas velhas para se renovar, a ÁGUIA nos dá uma tremenda lição para a vida como IGREJA do Senhor Jesus. Precisamos nos desprender de ritos, de costumes, de liturgia, de tradições, de paradigmas, de lembranças, de coisas que para trás ficam e que nos dias de hoje atrapalham nosso caminhar, e, avançar rumo ao que DEUS quer de nós como IGREJA viva, sadia, relevante, contextualizada, como diz o texto bíblico: “E assim, se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se faz novo”. (2 Cor. 5:17)

-A ÁGUIA depois que acaba de arrancar todas as penas, fica num estado deplorável. Seu corpo parece mutilado. Sua aparência fica desfigurada. CONTUDO, depois de alguns dias, começam a nascer penas novas, bonitas, fortes. Tudo se faz novo. Ela ganha uma nova aparência. Torna-se bela, encantadora, deslumbrante.

-Assim também acontece com aqueles que esperam no Senhor e passam por este processo de quebrantamento. Aqueles que se humilham serão exaltados. Aqueles que tiram as vestes sujas são cobertos por vestes alvas. Aqueles que sacodem o jugo de uma vida presa ao pecado desfrutam as delícias de uma intimidade com DEUS.

4 – A QUARTA COISA QUE A ÁGUIA FAZ PRA SE RENOVAR É ESFREGAR O SEU BICO NA ROCHA ATÉ ARRANCÁ-LO.

-A ÁGUIA não apenas arranca suas penas velhas, mas, quando percebe que seu bico já está ficando fraco, impotente e cheio de crosta, ela o esfrega fortemente na rocha, esfrega-o até ficar em sangue vivo. E novamente ela fica desfigurada até que dias mais tarde cresce um bico novo, forte como o aço.

-Nós também precisamos passar por esta experiência. Precisamos colocar a nossa boca no pó. Precisamos remover muitas coisas velhas dos nossos lábios. Retirar palavras torpes, piadas imorais, críticas desairosas, acusações levianas. Precisamos limpar nossos lábios de crostas que enfraquecem e comprometem a nossa vida e o nosso testemunho.
-A Bíblia nos diz que devemos ser atalaias da verdade e não portadores da mentira. Devemos ser pregoeiros da esperança e não arautos do caos. (...Ah! a Igreja vai mudar a Escola Bíblica para o Sábado... isso vai ser um caos! A Escola Bíblica tem que ser no Domingo, porque o Domingo é o Dia do Senhor! ...E o sábado? E a Segunda-Feira são do diabo?). Devemos ser mensageiros da paz e não instrumentos da discórdia. Nossa língua deve ser remédio e não veneno. Nossa língua deve ser canal de vida e não arma da morte.

-Precisamos também botar a nossa boca no pó, pedindo a Deus que toque os nossos lábios com as brasas vivas do altar, tirando toda iniqüidade e impureza e derramando sobre nós a unção fresca do seu Espírito, a fim de que falemos com graça e poder ..... entretanto isso só acontece quando nós esfregarmos o nosso bico na rocha. Porisso que DEUS nos dê ousadia para passarmos pela escola do quebrantamento!

5 – A QUINTA E ÚLTIMA COISA QUE A ÁGUIA FAZ PARA RENOVAR-SE É ARRANCAR SUAS GARRAS.

-Nesse processo de renovação ela percebe que suas garras já estão fracas e impotentes. Então ela bate suas unhas com violência sobre a rocha várias vezes até que aquela camada envelhecida e calosa seja arrancada, ficando suas patas em carne viva.

-Todavia após esse processo de autoflagelação e quebrantamento, as garras começam a brotar com toda pujança e vigor, fortes como ferro e ela fica completamente renovada revitalizada...... e agora ela desce das alturas do penhasco para dar continuidade à sua vida e às suas atividades!!

-Assim devemos nós também, num sentido espiritual, afiar as nossas garras, retirando delas toda crosta calosa. Para a águia as garras são instrumentos de batalha em que ela usa para capturar suas presas, seus alimentos.

-Por isso para nós, nossas armas espirituais não podem ser fracas e impotentes. Precisamos estar afiados e preparados a qualquer momento para o combate. Porque a vida cristão não é uma colônia de férias, é um campo de guerra. Estamos em constante luta...

-E a Bíblia nos diz que nossas armas não são carnais ou materiais. Elas são poderosas em DEUS para destruir fortalezas e anular sofismas. É muito forte a colocação do apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios 6:12 – Ele diz: “Porque nós não estamos lutando contra gente feita de carne e sangue, mas contra pessoas sem corpo, os reis malignos do mundo invisível, esses poderosos seres satânicos e grandes príncipes malignos das trevas que governam este mundo; e conta um número tremendo de maus espíritos no mundo espiritual”.

-Este mundo é um campo minado pelo inimigo. O mundo jaz no maligno diz o apóstolo João. Importa portanto estarmos preparados com as garras afiadas e forte, usando as armas celestiais que DEUS nos dá.


-Mas para isso irmãos, é preciso subir para as alturas. Precisamos estar na presença de DEUS! Porque DELE vem a renovação, a restauração e a nossa força, como diz NEEMIAS (8:10): “A alegria do Senhor a nossa força é”.

-Portanto, é preciso subir às alturas com humildade, com arrependimento, com disposição de mudança, porque a transformação vem de DEUS. Só o Espírito Santo pode operar esse processo de renovação interior, quando ficamos livres das coisas do passado e podemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos trás.

-ISAIAS nos diz : “os que esperam no Senhor sempre renovam suas energias. Sobem, voando como águias. Correm e não se cansam, caminham e não perdem as forças”.

Meu namoro é da vontade de Deus?

Muitas pessoas carregam no coração uma grande dúvida com relação à vida sentimental. Ou seja, como saber se esta ou aquela pessoa é a que Deus separou para mim? Como saber se este namoro é de Deus? Venho fornecer algumas dicas a este respeito. São dicas baseadas em experiências e orientações contidas na Palavra de Deus.

1ª dica – Os Frutos - Como disse Jesus, uma boa árvore se conhece pelos frutos “Portanto, pelos seus frutos o conhecereis” (Mateus 7:20). Assim, veja se o rapaz ou a moça é um servo de Deus, analise o seu comportamento, a sua vida com o Senhor. Cuidado, pois existem muitos lobos vestidos de ovelhas. Certa vez eu namorei um rapaz e chegamos a ficar noivos. No começo ele me acompanhava no trabalho da igreja. Depois que ficamos noivos, disse que precisávamos dar um tempo da igreja e começou a querer me impedir de exercer meu ministério. Ou seja, começou a apresentar maus frutos.

Eu então decidi terminar o namoro embora gostasse muito dele. Melhor fazer a vontade de Deus do que fazer a vontade dos homens, não é mesmo? Assim, ao namorar alguém precisamos verificar com atenção os seus frutos. É preciso tomar cuidado quanto a isto, pois muitas vezes, por estarmos envolvidos sentimentalmente, não prestamos a atenção neste aspecto. Criamos uma certa ilusão e nos esquecemos de analisar os frutos da pessoa. Por este motivo, analise friamente os frutos da pessoa que está se envolvendo. Veja a sua vida na igreja e especialmente em casa, se é um bom filho ou boa filha, analise também o seu comportamento profissional, etc. É muito fácil ser cristão na igreja, os verdadeiros frutos são revelados no dia a dia, nos bastidores.

2ª Dica – A paz - A Palavra de Deus diz que a “paz” deve ser o árbitro em nossos corações “Seja paz de Cristo o árbitro em vosso coração” (Col. 3:15). O árbitro é aquele que resolve uma questão, que direciona. Ou seja, a paz deve ser o indicativo se o relacionamento é ou não da vontade de Deus. Assim, se o namoro é algo que rouba paz, que leva a pessoa a ficar distante de Deus, que traz inquietação, perturbação, cuidado pois há algo de errado. Lutas e obstáculos sempre existirão, enfim, lutas externas e até desentendimentos esporádicos causados por diferenças de opiniões. Todavia, se o relacionamento rouba a sua paz interior, especialmente a sua comunhão com Deus é um grande indício que de o Senhor não está nesse relacionamento.

3ª dica – É paixão ou amor? - Um outro aspecto relevante é questão da diferença entre amor e paixão. Às vezes nos envolvemos numa paixão e nos machucamos achando que é amor. Paixão é algo avassalador, que nos leva a perder a razão, a lógica e até o temor de Deus. O amor, ao contrário, já é um sentimento maduro, consciente, nasce aos poucos, se desenvolve com o tempo e vai se fortalecendo diante das dificuldades. A paixão á algo passageiro, não resiste à distância, esfria, não espera.

O amor, ao contrário, permanece “o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta” (I Cor. 13:07). O amor sabe esperar o momento certo para o sexo (o casamento). A paixão não, pois é pura emoção. Para exemplificar esta questão, cito, como exemplo, o sentimento de Amnon por Tamar (II Samuel 13) e o sentimento de Jacó por Raquel (Gênesis 29). Amnon se apaixonou por Tamar, sua irmã. Após ter tido relações sexuais com ela, a deixou friamente. Quantos jovens abandonam moças grávidas após satisfazer os seus desejos sexuais?! Jacó, por sua vez, amou a Raquel e o seu amor o fez esperar 7 anos até finalmente tê-la em seus braços. Além disso, trabalhou mais 7 anos para poder estar ao lado de sua amada definitivamente.

4ª dica – Enriquecimento – A Palavra de Deus afirma que a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores (Prov. 10:22). O namoro que é da vontade de Deus traz um enriquecimento mútuo. Ou seja, traz um enriquecimento na área espiritual, profissional, familiar, etc. Deus que ama e cuida de nós certamente colocará alguém em nosso caminho que nos abençoe, que tenha algo de bom a acrescentar em nossa vida, que nos ajude a dar continuidade aos nossos sonhos. Lamento muito quando vejo jovens se envolvendo sentimentalmente com pessoas que nada têm a acrescentar em suas vidas. Ao contrário, são pessoas que surgem para roubar a paz, o futuro e para trazer dor e destruição. O namoro, em caso como estes, se torna um verdadeiro sofrimento.

5ª dica – Convicção – Jesus certa vez disse que a palavra do cristão tem de ser sim, sim ou não, não e que tudo o que passar disso é de procedência do maligno (Mateus 5:37). Neste caso, o namoro aprovado por Deus é algo certo, definido e não indeciso. Quando o relacionamento é envolto por inseguranças e incertezas, algo está errado e precisa ser revisto, pois a dúvida não procede de Deus. Por isso, ao relacionar-se sentimentalmente com alguém é preciso pedir ao Senhor a confirmação sobre o namoro. Se não houver certeza, ore bastante e busque a direção de Deus e se preciso for, abra mão do relacionamento antes que alguém se machuque. Jamais se relacione com alguém sem que haja essa confirmação, essa convicção sobre os seus sentimentos. Entenda que um casamento é para toda vida. Afinal de contas, você está namorando pensando no futuro, fazendo planos para formar uma família. Se a sua visão é apenas ficar, passar o tempo, reavalie profundamente os seus conceitos, pois este não é o plano de Deus para o namoro.

Aos solteiros, aconselho a que não se atemorizem com o tempo, pois vale a pena esperar em Deus. E como descrito em Eclesiastes 3, existe um tempo determinado para todo propósito debaixo do céu. Assim, o melhor a fazer é buscar a Deus, crescer espiritualmente e profissionalmente. Enfim, adquirir maturidade em todos os aspectos para que quando chegar o tempo de construir uma família, você possa ter uma estabilidade espiritual, emocional e material.

Fonte: Sexo Cristão