segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Que darei ao Senhor?


Texto Sal.116:1-19
O salmista estava passando por um momento terrível, face a face com a morte. Além disso ele estava angustiado, sofrendo ataques demoníacos, com seu coração apertado e triste. (Salmo 116.3), porém quando ele invocou ao Senhor, obteve livramento e vitória.

Após tão maravilhosa providência, o salmista pensou em retribuir a Deus. Apesar de não ter como retribuir, ele pensou em algo que agradaria a Deus, e que ele pudesse fazer, para denotar a sua gratidão por Deus.

A pergunta do salmista é algo que todo cristão deve responder, individualmente. As bênçãos do Senhor não tem preço, não temos como pagar com dinheiro. A única coisa que podemos oferecer a Deus é devoção e gratidão.
No salmo 116, o escritor cita algumas coisas que podemos oferecer como oferta de gratidão a Deus por tantos benefícios que Ele nos tem dado.

1. Tomarei o cálice da salvação... (Salmos 116:13a)
A maior maneira de demonstrar a gratidão e devoção a Deus, é entregar sua vida a Ele. Tomar o cálice da salvação, é aceitá-lo como Senhor e Salvador. Os benefícios são para nós, mas Ele se alegra em nos salvar.
Há uma festa no céu, quando um pecador se arrepende (Lc 15.7)

2. Invocarei o nome do SENHOR. (Salmos 116:13b)
Deus se sente honrado quando buscamos cada vez mais a sua face. Ele está pronto a nos responder (Jr 33.3).
Uma forma de prestar devoção a Deus, é buscar a sua face. Deus não gosta de ser ignorado, deixado de lado. Isso e´característica de pai. Deve existir uma comunhão de filho para pai, entre você e Deus.

3. Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo. (Salmos 116:14)
Outra forma de prestar gratidão a Deus é ser crente compromissado. Há várias maneiras de pagar os votos, diante do Senhor:

- Se você tem um compromisso com a casa de Deus, cumpra-o.
- Se você prometeu evangelizar, visitar, orar, orientar, faça isso.
- Não se esqueça dos dízimos e ofertas, é voto e compromisso. Deus está observando sua fidelidade.
- Esteja sempre envolvido com a obra de Deus, em comunhão com a igreja de Cristo.

4. Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR.(Salmos 116:17)
Existe uma diferença entre cantar e louvar. Louvar é adorar a Deus através de cânticos, e também através de sua vida!!!!
Quando o salmista diz: "sacrifícios de louvor", ele fala sobre algo difícil, fala sobre renúncia, abstinência. Se não houvesse renúncia, não seria sacrifício.

Exemplos de sacrifício:

- Ir pra igreja em dia de chuva forte, ou sol quente.
- Deixar as visitas em casa, mas não faltar o culto ao Senhor.
- Frequentar a igreja, mesmo que não tenha ar condicionado, e poltronas acolchoadas, porém Deus está ali.
- Entre muitos outros exemplos.

5. Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes. (Salmos 116:9)

Este versículo me faz pensar em temor. O crente fiel sabe que os olhos de Deus estão em toda parte. Andar perante a face do Senhor, é ser santo, não apenas na igreja. É ser crente em casa, no trabalho, sempre adorando a Deus, e lutando em batalhas espirituais inacabáveis. O crente mostra gratidão e fidelidade a Deus, quando anda em sua presença, não só na igreja, mas em toda a TERRA DOS VIVENTES.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Bloco do Jejum


Eaê povo, belezinha? Então, um amigo meu fez uma proposta muito massa pra esse carnaval, eu achei a idéia dele simplesmente arretada, e por isso queria difundir a idéia entre os frequentadores do Apenas Música. Só lembre que o compromisso não é com ninguém daqui, mas exclusivamente com Deus, só com Ele.

A idéia é o seguinte, nas próprias palavras do meu amigo Jefté.
“Bem pessoal, eu tava conversando com Deus um dia desses e Ele me jogou uma idéia interessante: Um bloco carnavalesco diferente! Então, resolvi propor isso aqui. Deixem-me explicar:
As estatísticas mostram claramente que todos os anos, durante o carnaval, centenas de pessoas morrem, seja por brigas, vítimas de balas perdidas, irresponsabilidade no trânsito, abuso de álcool e drogas e etc. Mas e o que o povo de Deus tem feito?
A proposta desse “bloco de carnaval” é interceder por essas pessoas. Pedir pra Deus agir na vida dessas pessoas em meio à agitação do carnaval. Sabemos enquanto cristãos que não há ação mais poderosa que a oração, tendo em vista que quando oramos, Deus é quem trabalha. Então usemos essa “arma” para ajudar pessoas!
Como funciona esse “bloco”? Simples. Dessa sexta-feira (20/02) até a quarta-feira (25/02), os “foliões” reservarão um horário de seu dia (manhã, tarde ou noite) ao jejum (abstendo-se do café da manhã, almoço ou jantar), e dentro desse período de jejum reservará ao menos 5 minutos para um momento à sós com Deus para interceder pelas pessoas que estarão nas ruas no meio de sua “folia”.
Quem quiser abraçar a idéia, poste aqui no tópico avisando o(s) dia(s) e horário(s). Vamos nos unir para interceder por quem precisa! Deus nos abençõe”.
"ENTRE NESTE LINK ABAIXO E ESCOLHA UM DIA E UMA HORA PARA VOCÊ PARTICIPAR, LEMBRE-SE VOCÊ PODE SALVAR MUITAS VIDAS DAS MÃOS DO DIABO."

Fonte:
http://apenasmusica.net/?p=1562

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Novelas fazem mal à saúde do casamento


Além das bobagens de sempre, agora as pesquisas apontam uma novidade nas novelas, se é que não sabíamos: onde chega o sinal da Globo, aumenta o número de separações. Não é preciso ser um gênio para perceber como as novelas tratam o casamento, as relações pessoais e, especialmente, os valores cristãos.

A novidade está na pesquisa dirigida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sugere uma ligação entre as novelas da Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas. Publicada pela BBC.com, a pesquisa leva em conta os censos dos anos 70, 80 e 90 e o alcance da TV Globo em todo o país. Para os autores, Alberto Chong e Eliana La Ferrara, "a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível".

Não parece história da carochinha, como é o caso dos dramalhões. Foram analisadas 115 novelas transmitidas pela Globo entre 1965 e 1999. Nelas, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% eram infiéis a seus parceiros.

Não conheço a alma feminina. Mas desconfio que, quando os homens se acham frouxos, pobres ou incompetentes ao assistirem aos "modelos" de virilidade e sucesso da espécie masculina apresentados na tela, as mulheres também se descabelam. Não se sentiriam elas gordas, mal-amadas e incompletas ao verem no "espelho das 8" aquela mistura de "barbie" e mulher-fatal, uma espécie vencedora-sem-estrias e que nunca fica velha? Não há casamento que resista, se esse é o alimento diário.
Fonte: Marcos Bontempo

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Vencendo como Gideão venceu


Texto: Juízes 6:11-24
É interessante notar como Deus usa pessoas comuns para realizar feitos incríveis em seu nome. No livro de Juízes, no capítulo 6, vemos um homem que foi chamado para lutar por Israel em um período que não havia rei que o governasse. Israel andava como queria e, por causa do seu pecado, Deus permitiu que o povo midianita prevalecesse sobre Israel. Tornou-se então, uma época de clamor.

No entanto, havia alguém com características de homem comum, mas com algo excelente que chamou a atenção de Deus: Gideão. E assim como ele Deus nos chama para defender um povo que clama, um mundo que está sem esperança sendo consumido pelas forças das trevas. É por meio das nossas vidas que o mundo é alcançado, quando tomamos uma posição de “Gideão”.

Gideão foi chamado para cumprir uma tarefa específica e difícil: livrar o povo de Israel. Foi um homem reconhecido pelo Anjo do Senhor como um homem valente, mas, mesmo assim, podemos ver entre os versos 11 ao 17 que Gideão se via numa situação totalmente impossível para cumprir esse chamado. Mesmo que ele não conhecia ou não sabia disso, Deus já tinha visto nele um espírito “valente” porque, sobretudo, ele era escolhido de Deus. Nós somos chamados de valentes porque já fomos ungidos para cumprir o propósito do Senhor.

“Vai nessa tua força!”. Foram as palavras do Senhor para Gideão. Ele poderia até não se sentir autoconfiante, mas Deus sabia que ele era plenamente capaz de cumprir sua tarefa com as qualidades e as imperfeições que ele mesmo possuía. Quando fazemos algo para Deus é necessário que façamos o que está ao nosso alcance, com nossas forças uma vez que a capacitação vem do Senhor.

“E ele lhe disse; Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai” (verso 15).

Gideão não era somente o menor da casa e nem pobre, mas o mais pobre. Isso significa que ele se achava capaz porque estava totalmente fora dos “padrões” de um guerreiro daquela época. Posso até imaginar a oração de Gideão a Deus dizendo:

“Tudo bem Senhor. O Senhor conhece minhas condições, não tenho a menor idéia como vencer isto, mas se esta for a tua vontade eu farei, só preciso de algumas confirmações. Não sou nada capaz, hein!, mas já que é o Senhor quem vai fazer por mim, já que não vou morrer, tudo bem, eu irei!”.

Muitas vezes agimos como Gideão. Porém, glória a Deus que insiste em escolher “as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias...”(I Cor.1:27). Para Deus a condição social e física não era importante na vida Gideão porque o Senhor encontrou algo muito mais especial e excelente: um espírito valente.

Prosseguindo para o alvo do Senhor. Para vencer e conseguir cumprir esse propósito precisamos, no entanto, nos preparar para três etapas as quais foram cumpridas por Gideão:

1) Derrubar os altares de Baal que nos impedem de prosseguir.

Barreiras que precisam ser destruídas para serem edificados os altares do Senhor para que assim a glória Dele seja vista e manifesta. Gideão temia tanto que fez esse altar à noite para que ninguém o visse, porém, no final, todos souberam o que ele fizera. O homem de Deus é reconhecido de longe, até pelos ímpios (verso 29). Por mais que ele temesse, Gideão foi reconhecido porque existem situações, coisas que só podem ser feitas por um homem ou uma mulher de Deus.

2) Precisamos ser revestidos.

Seguindo orientações de Deus, Gideão se prepara para a guerra. E como valentes para a batalha precisamos ser revestidos. No verso 34, Gideão foi revestido porque do contrário ele não poderia guerrear. Assim somos nós. Mesmo valentes, precisamos buscar em Deus o revestimento de poder para guerrear e vencer toda a força das trevas. Sejamos confiantes! O espírito de valente já o temos em nós. Não será necessário, então, buscar de Deus o revestimento de que precisamos. No entanto, preferimos pensar: “Mas Senhor”; “Bem”; “E se” etc. Mas Deus diz: “Não se preocupe, você tem o espírito valente mesmo que você não saiba disso”. É isso o que Deus pensa de nós. Quando pensamos que “não vai dar”, ele diz que “dá sim, afinal, sou eu quem capacito, revisto de poder e envio”.

3) Peça todos os sinais que você precisa e tenha certeza de que Deus é com você.

Precisamos atentar à voz do Senhor para quando ele mandar se preparar para a guerra. Gideão fez prova de Deus, porque queria ter certeza da vontade do Senhor e assim vencer. Com sua graça e eterna misericórdia, Deus deu a Gideão todos os sinais que este precisava para prosseguir. Deus também mostra situações e confirma outras quando ele quer cumprir propósitos porque ele viu em nós um espírito valente.

Conclusão
E, por último, vença. Não fique se achando incapaz de cumprir algo que o próprio Deus determinou. Faça tudo conforme as sua forças e limitações humanas. Não é necessário ser um superultra-mega homem ou mulher ungida de Deus. Deus quer apenas um coração que confie inteiramente nele porque somente Deus faz, somente ele realiza e deseja que coloquemos em prática o espírito valente que ele – muito antes de nascermos – já viu em nós.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Show da Vida Real ou Morte Espiritual?


BBB
A televisão brasileira está sendo infestada pelos programas que mostram o dia-a-dia de pessoas diferentes, com hábitos diferentes, pensamentos diversos que são colocadas em um ambiente fechado estudando, assim, o tipo de relacionamento que elas vão desenvolver.

Esses programas como “Casa dos Artistas” ou o “Big-Brother” não são novidade alguma, já existem há muito tempo em países como EUA e SUIÇA e outros, e recebem o nome de Real Life (Vida Real). O ser humano tem uma curiosidade enorme em saber da vida alheia e esses programas têm grande audiência por alimentarem essa curiosidade.

Mas e nós que somos cristãos? Como devemos agir perante essas situações, perante esses programas que mostram tudo, ou quase tudo da vida de outras pessoas? A Bíblia fala que devemos buscar coisas que são edificantes, e isso é edificante? Gastar horas e horas ou noites pensando no que vai acontecer no dia seguinte em um desses programas é edificante? Creio que não.

Existem diversas pessoas que gastam uma, duas, três, quatro horas em frente a um televisão, mas “não têm” cinco ou dez minutos para serem compartilhados com Deus. Não estou falando somente desses programas que estão em alta, estou falando de tudo que há na TV brasileira exceto os programas evangélicos que estão em ascensão, graças a Deus, na nossa TV.

Chamo todo esse lixo que tem inundado nossa televisão de “Spiritual Death” (Morte Espiritual) e não de “Real Life”. Acho que o nome “Morte Espiritual”, traduz melhor o que esses programas transmitem para nós, já que os mesmos nos afastam de Deus e nos deixam vulneráveis às armadilhas do diabo que nos levam a morte.

Não sou contra a televisão, entendam, mas quando ela passa a tomar o lugar de destaque na sua vida, isso sim é um problema. As crianças são as mais atingidas por isso tudo, mas por culpa dos pais. São os pais que devem tomar conta e dividir o tempo das crianças entre, estudos, lazer e Deus (que deve ser a maior parte do tempo, é claro!) Mas existem aqueles pais que, por “não terem tempo” para seus filhos, deixam que a educação que deveria ser ministrada por eles seja ensinada pela televisão. Então, o que essas crianças devem estar aprendendo? Ou seria melhor dizer “desaprendendo”?

Acho que devemos gastar mais tempo na busca da Real Life, não a que vemos na TV, mas, sim, em busca da VIDA REAL

que só pode vir por intermédio de Jesus Cristo, o Único Senhor e Salvador das nossas vidas.

Fonte:Lagoinha

domingo, 8 de fevereiro de 2009

VENCENDO A ESTERILIDADE ESPIRITUAL


Lucas 13.1-9
Usando a figura da Figueira Estéril, Jesus enfatiza tanto a necessidade de arrependimento quanto a longanimidade de Deus para castigar. Deus não tolera o pecado, nem a rebeldia, mas, se necessário, conserva o pecador sob castigo, por longo tempo, até que se arrependa; caso não mude de vida, sofrerá a condenação eterna.
Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? - v.4.
Os crentes estéreis ficam julgando a vida dos "outros", mas, Jesus afirma: se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis - v.5.

Prá vencermos a esterelidade espiritual precisamos aprender que:

01. Fomos criados férteis para produzir frutos agradáveis - v.7
Deus procura por frutos em nossas vidas: Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? - v.7.
Com a expressão "Há três anos venho procurar fruto" Deus está dizendo que dá todo o tempo necessário ao pecador para obedecer aos mandamentos e se arrepender, isto é, frutificar.
Fomos criados para frutificar, quem não produz frutos é cortado da comunhão com Deus, perde bênçãos, é lançado fora do Corpo de Cristo, seca e arde no fogo da ausência de Deus (João 15.5-6). “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.”

Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, Eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis - v.2-3.

02. Apesar da esterilidade Jesus intercede por nós - v.8
Devemos valorizar o trabalho e a longanimidade do LAVRADOR que, apesar do pecado, quer nos ajudar (1ª João 2.1).
Deixa-a ainda este ano, é a intercessão de Jesus, junto ao Pai, quando o Crente está incapacitado de frutificar por causa do pecado.
A expressão este ano é uma figura do tempo da Graça, equiparado ao Jubileu (Is 61.2), ou seja, tempo de libertação e restituição através do Senhor Jesus.

A figueira deveria ser cortada pela sua esterilidade, mas o LAVRADOR intercedeu por ela e ainda assim realizou um penoso trabalho para que ela pudesse dar frutos (Isaías 53). Jesus tem executado esta tarefa ao nosso favor e precisamos valorizá-LO. Ou desprezas a riqueza da Sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? - Romanos 2.4.

03. Devemos agradecer ao Senhor pela sua misericórdia - v.9a
Jesus faz com que o tempo seja prolongado: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está - v.8-9a.
A parábola revela que o lavrador esperaria mais um ano! E nós, quanto tempo demoraremos para frutificar?
Conforme 2ª Pedro 3.7-10, Quanto tempo o Senhor esperará pelos nossos frutos?
Se vier a dar fruto significa que Jesus não quer condenar ninguém, espera arrependimento que produz o Fruto do Espírito Gl 5.22-23.
Se vier a dar fruto bem está, significa que temos o tempo presente para estarmos de bem com Deus (arrependimento) porque poderemos morrer ou Jesus voltar, o estado em que nos encontrar será para a vida eterna.
Eis a sentença da morte eterna e da condenação eterna no lago de fogo: Se não vier a dar fruto, mandarás cortá-la.

Conclusão
Cada pessoa é chamada para dar frutos ou morrerá - v.9b. Somos propriedade do Senhor (v.6) e isto implica que não podemos conduzir às nossas vidas conforme desejamos, mas, devemos somente obedecer à vontade de Deus.
Jesus chama ao arrependimento que é o primeiro passo para a salvação, pois, diante de um coração arrependido o Pai ordena a sua benção.
Quanto tempo Deus ainda nos dará?
Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa - Tiago 4.14.
Agora, se você está entendendo a vontade de Deus, não endureça o coração.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Como Ser Vitorioso


Texto: Josué - 7 - 1 : 10
Perder é uma experiência muito dura. Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é perder. Nós não gostamos de perder em nenhuma circunstância. Nem em uma Copa do Mundo de Futebol, ou até mesmo em um jogo em que os dois times são formados na hora, dois contra dois, sem goleiro, com dois pedaços de paus marcando o lugar da trave. Nós gostamos de ganhar. Josué não era diferente.

Josué foi um homem especial no meio do povo de Deus. Quando Moisés quis um relato fiel do que a terra prometida possuía, ele foi um dos doze escolhidos para espiar a terra. E dos dois que viram as coisas da perspectiva de Deus, Josué era um deles. De sorte, que quando Moisés morreu, ele foi o sucessor natural de Moisés para conduzir Israel à terra prometida.

Josué havia sido treinado para ser líder de Israel. O que podemos ver no livro de Êxodo no relato da vitória de Israel sobre os amalequitas sob o comando de Josué. Êxodo 17:9-13: Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro. E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada.

Sabendo da grande tarefa que estava dando a Josué as palavras de Deus agora são: Deuteronômio 31:7 Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la. E, ainda: Deuteronômio 31:23 Ordenou o SENHOR a Josué, filho de Num e disse: Sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, sob juramento, lhes prometi; e eu serei contigo. Repetidamente, podemos ver que Deus estava sempre encorajando a Josué, pois, o imperativo: “sê forte e corajoso”, das sete vezes que ocorre em toda a Bíblia, apenas em duas ocasiões não se referem a Josué, mas a Salomão.

Após a milagrosa travessia do Jordão e a triunfal vitória sobre Jericó, o que vem pela frente? A cidade de Ai, cidade tão insignificante que Josué destacou apenas três mil homens para conquista-la.

Porém, Israel foi derrotado quando a vitória parecia certa, quando o adversário parecia ser muito mais fraco. O texto que vamos meditar nele nesta ocasião fala da experiência de Josué e Israel diante dessa derrota.

Queremos, desse episódio tirar algumas lições que devemos tomar da derrota de Josué para evitar que as mesmas aconteçam nas nossas vidas.

1. A Primeira lição é consulte o Senhor.
Josué não consultou a Deus ao tomar a decisão de empreender a conquista de Ai. Quantas vezes você já empreendeu alguma coisa e fracassou. A idéia era boa; as condições eram boas; os recursos estavam disponíveis, as chances de dar certo eram muitas, porém, o que você pensava fazer deu errado. Porque? Deus perdeu o poder? Ao longo dos séculos na história o seu poder diminuiu? Ele deixou de lhe amar? Não. Mas você esqueceu de consultar o Senhor, você esqueceu de lhe perguntar qual era a vontade dele para o que você ia fazer e não deu certo. Por isso, antes de iniciar qualquer projeto de vida, seja na igreja, seja fora dela consulte o seu Senhor que conhece todas as coisas. Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Tiago 1.5.


2. A segunda lição é confiar no Senhor.
Josué confiou na força do seu exército, ele havia se esquecido que a vitória sobre Jericó não havia vindo pelas forças das armas, nem dos homens de Israel, mas do Senhor. Há uma certa história que reflete a situação de Josué. Conta-se que uma mosca caiu em um copo de leite. Ela começou a se debater a despeito de suas amigas lhe disserem para desistir. De tanto se debater o leite fez espuma e ela chegou à borda do copo e conseguiu salvar-se. Após essa experiência a mosca caiu novamente em um copo. As suas amigas disseram para ela que nadasse até um canudo próximo e ali encontrasse a possibilidade de salvar-se. Indiferente aos apelos das suas amigas ela continuou a se debater até que exausta afundou e morreu. Ela estava em um copo d’água e por mais que se debatesse não ia fazer espuma. Essa pequena história reflete o que aconteceu com Josué ele confiou na sua experiência anterior, na sua força e fracassou. Ele não confiou no Senhor.

3. A terceira lição é não subestimar os inimigos.
No episódio em que os espias foram conhecer a terra que Deus havia de dar a Israel o erro cometido pelos dez espias foi de superestimar a força dos inimigos e se esquecer do poder de Deus. Naquela ocasião, Josué não deixou de ver a realidade, mas confiou no poder de Deus. Agora, ele vai na direção contrária, confia na própria força e subestima o inimigo. Quantas vitórias antecipadas não se transformaram em derrota porque subestimamos o inimigo. Golias subestimou Davi e foi vencido. Josué subestimou a Ai e foi derrotado.

Conforme podemos ver em 2 Coríntios 11:14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 1 Ts 2:18 Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho. 2 Ts 2:9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira.

É bem verdade que ele já está derrotado: Romanos 16:20. E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. Mas ele continua agindo. O Apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios dizia: 2 Coríntios 2:11 para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.

4. A quarta lição é obedeça a Deus.
A grande causa do fracasso de Israel na Batalha foi a desobediência. Vejamos o relato de Acã sobre o que aconteceu: Respondeu Acã a Josué e disse: Verdadeiramente, pequei contra o SENHOR, Deus de Israel, e fiz assim e assim.

21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo. No capítulo 6.18 e 19 do livro de Josué nós encontramos a determinação de Deus:
18 Tão-somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais.
19 Porém toda prata, e ouro, e utensílios de bronze e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão para o seu tesouro.

Com certeza, Acã pensou consigo mesmo: - No meio de tanta riqueza que há em Jericó, isso aqui não é nada. Para mim, é muita coisa, mas, no meio de tudo que foi destruído, isso aqui é insignificante. Que mal há nisso? Com certeza Deus não vai se importar. Deus deve ter dito que não pegássemos nada só por dizer. Sei que Ele, nem vai se incomodar com tão pouco e não há de haver nenhuma conseqüência.

Para Deus obedecer é melhor do que sacrificar: 1 Samuel 15:22 e 23. Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

Deus havia dado uma ordem a Saul, mas ele achou que não era preciso cumpri-la integralmente e a cumpriu em parte. A sua desobediência foi a causa de seu fracasso Deus o rejeitou como rei de Israel.

Você que ser vitorioso? Você quer obter sucesso na sua vida espiritual e material? Você está cansado de ser envergonhado pelo inimigo? Obedeça a Deus.

Antes de entrar na terra de Canaã, Deus colocou diante de Israel duas escolhas a bênção e maldição. A Palavra de Deus a Israel foi: escolha a bênção para que vivas. A bênção era decorrente da obediência a maldição da desobediência. Todas as vezes que Israel desobedeceu, fracassou e foi humilhado pelo inimigo a ponto de ser posto para fora da terra que Deus havia lhe dado.

Conclusão:
Você quer ser vitorioso? Ou você quer ser um derrotado? Os princípios da Palavra de Deus são eternos e se aplicam a todas as áreas de nossa vida.

Por isso, não se esqueça que o Deus eterno tem todo o conhecimento e sabe o que é melhor para sua vida. Por isso, não faça nada sem consultar o Senhor.

Porém só consultar o Senhor e não confiar nele é inútil. Não confie na suas forças. O nosso fracasso decorre de acharmos que podemos conseguir por nós mesmos. Por isso confie no Senhor e não nas suas forças e possibilidades.

Não subestime os inimigos. A nossa luta não é contra a carne e o sangue em todas as instâncias da vida, mas contra os principados e potestades e dominadores do mal. Em toda a estrutura da sociedade há um poder maligno que opera e você precisa estar revestido da armadura de Deus para vencer. Efésios 6: 10.

Finalmente, obedeça a Deus. Não há nada que agrade mais a Deus do que a obediência. Por mais que você se sacrifique, por mais que você faça, se não for em estrita obediência a Deus você não estará agradando a Deus e não será vitorioso.

Que Deus lhe abençoe!