segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Vencendo os gigantes


Texto: 1Sm 7:32 à 51

Introdução:

Antes de receber ou completar o que Deus tem pra nós desanimamos, somos vencidos por gigantes que nos coage nos trazendo medo,desanimo,insegurança.

Talvez este gigante seja um problema em sua família, suas finanças, suas células, sua saúde... gigantes estes que enfraquecem nossa fé!

5 maneiras para vencer o gigante!!

1- Ter coragem: (1 Samuel 17:48)

Diante de gigante temos medo. Davi não teve medo. Deus te prepara para vencer grandes desafios e lutas, mas é necessário ter coragem para lutar.

2- Reconhecer que em Deus somos capazes: (1Sm 17:34)

Talvez mediante ao gigante perdemos a fé, é normal que diante de uma grande dificuldade a nossa fé fique abalada, mas Davi acreditava em si mesmo. Você deve crer em Deus que te capacita para lutar.

3- Não se conformar coma situação: (1Sm 17:26)

Mediante as dificuldades não devemos nos conformados, mais ser inconformados, porque Deus chamou cada um de nós para sermos vencedores.

Davi não se conformou com a situação do povo de Israel, sendo afrontado pelo gigante, se inconformou, lutou e venceu.

4- Lutar e usar suas próprias armas: (1Sm 17:38-40)

Davi foi em nome do Senhor. Davi não conseguiu usar a armadura de Saul. Deus te capacitou, te ungiu para lutar contra toda potestade do mau(sl 91)(ef.6.10).

5- Temos que ser cheio do espirito santo (1Sm 17:45-46)

Davi estava cheio do espírito santo, por isso que ele acreditava que iria vencer aquele gigante que mediante as lutas. Nas dificuldades devemos estar cheios do espírito santo porque é Ele quem nos da coragem, que nos faz reconhecer que somos capazes, é Ele quem não nos permite que não nos conformarmos com as dificuldades, e é Ele que nos revesti para lutarmos (atos 2).


Perguntas para compartilhar

1-Qual é a área da sua vida que você se sente afrontado pelo gigante?

2-Qual tem sido o seu posicionamento em meio as situações adversas, tem lutado ou se conformado com a situação?

3-Você têm conseguido enxergar o tamanho do seu Deus, na pressão do Gigante que vem sobre você?

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ROMPENDO COM AS MALDIÇÕES DAS EXPECTATIVAS.

Texto: Jr 17:5-10
Introdução:
Maldição significa infelicidade. Maldição tem haver com prejuízo, não viver bem. Não ir bem no casamento, profissão, finanças, ministério, espiritualmente, frutificando, não liderando nada (filhos,esposa, casa). Maldição tem haver com algo que colou na gente, mas muitas vezes, as maldições têm haver com atitudes erradas suas. Ex. Ao meio dia o sujeito fura o farol e arrebenta o beiço no caminhão, de quem é a culpa? Não há anjo que protege um sujeito desses. Namora todo errado, a culpa é de Deus. Você quebrou os princípios da palavra.Maldição tem haver com as conseqüências de suas atitudes erradas, sementes erradas, coisas que Deus não mandou você fazer.Ex Comprou além do orçamento, vai colher, foi sua escolha, sua atitude, não tem nada haver com Deus.A bíblia diz, maldito, frustrado, infeliz, sem esperança, amargurado é o homem que tem expectativas, confia no homem. É maldito o homem que se estriba no outro homem, que você põem expectativas no outro, que espera aquilo que ele vai ser para você, que ele vai fazer para você, que ele vai falar para você, que ele vai dar, que ele vai desempenhar alguma coisa.
Alguns sinais de maldição
1- A maldição que prende você há alguém por causa da presunção.!
Quando você presume. Quando você projeta suposições. Não presuma nada, pois quem presume erra. Presumir é por expectativas no que ele vai ser, fazer, falar, dar. Você está na verdade se prendendo a alguém. Seja marido, filhos, esposa, pai, mãe. Maldição. Porque quando você cria essa expectativa do que você quer que ela faça. Quem presume, faz suposições erra. Hitler presumiu que invadindo a União Soviética ganharia a segunda guerra mundial. Muita gente presumiu muito mau, ex: Fernando Collor presumiu que em uma caneta daria para resolver o problema da inflação, acabou mau. Não presuma nada, não coloque suposições no que ele vai ser, falar, fazer ou dar. Rx: Expectativa naquilo que o líder vai fazer por você. Ex: Quando a pessoa tem um sonho e tem que se cumprir logo. (ou alguém promete algo e tem que ser agora.)

2- A maldição da frustração. Vai viver no deserto.
V.6 Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará no lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
Vai viver no deserto, na sequidão. Não tem ninguém que consegue ficar lá com você. Aí ele fez expectativas em uma igreja, frustrou-se , por que colocou suas expectativas no homem. Não conseguirá ficar em lugar nenhum, porque frustou-se com o homem, com a esposa, com o pastor, com a igreja. Ex. filhos. O filho tem que ser o crente perfeito, que um coral de anjos cante quando ele entrar na igreja.Tem pessoas que já estão indo para o quinto casamento, porque, o problema é o outro. Não o problema é você que exige um padrão impossível de se cumprir. O padrão que você exige é muito alto.Você vai se frustrar com muita gente: Com o chefe, com a esposa, com o discipulador, com o líder, com o seu pastor, com seu filho, sua esposa, etc. Se você não aprender a lidar com isso, vai viver no deserto.
3- A maldição dos relacionamentos quebrados.
Aqui ninguém conversa mais, não tem dialogo, comunhão. Solidão. Só sobrou eu e meus cachorros. Ex. Ano passado irmãos que falaram que iriam sair da igreja por minha causa!!Talvez nunca brigaram, mas por conta da cobrança do que ele tem que ser, falar, fazer ou dar, pronto rachou. Aí a unção pára de fluir.

Conclusão
As pessoas que convivem com você são livres. Seus filhos, pais, chefes, pastores, etc. É preciso entrar em acordo. Há coisas que tem que ser conversadas. Entender isso pode levar você a dois fins, se tornar um Judas ou um Eliseu. Sabe irmãos, temos que tomar cuidado com isso, pois nós estamos aprendendo a viver em comunhão, a ser discípulo e discipulador, mas nunca devemos esquecer dessas coisas, porque depois de um tempo o andar junto, algumas pessoas ao invés de virarem Eliseu viram Judas.

Perguntas do Compartilhar
1- Onde você tem colocado suas expectativas, no Senhor, em você ou nos outros?
2- O que você entende no versículo 5 quando o Senhor fala que “maldito é o homem que confia no homem.
3- Como anda a sua confiança em Deus? Explique um pouco.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cuidado com o poder de Mamon


“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e as riqueza.” (Mt 6.24)(RA)

“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (RC)
Para que o mover de Deus avance, precisamos cumprir algumas condições. E uma delas é: nosso coração deve ser inteiramente do Senhor, pois não podemos servir a dois senhores, a Deus e a Mamom.
Mamon procura servos. Então, o objetivo do diabo é que Mamon possa ocupar o lugar de Deus. Por isso, Mamon nos promete aquilo que somente Deus pode nos dar:
*Segurança
*Significado
*Identidade
*Independência
*Poder
*Liberdade

Vamos analisar cada um desses fatores:
Segurança
Aqueles que servem a Mamon se sentem inseguros e desprotegidos se ficam sem dinheiro. Eles não conseguem crer no cuidado de Deus. Vivem ansiosos e preocupados com o amanhã porque o Senhor ainda não é a segurança deles. Mamon é um deus cruel que atormenta seus adoradores.

Significado
Os servos de Mamon acham que o valor de alguém está na sua conta bancária. Esse é um pensamento de Mamon: você é o que você tem. Mamon diz que se você tivesse mais dinheiro, as pessoas o ouviriam, seus problemas acabariam e a sua vida seria maravilhosa.
Não pense que Mamon não está dentro da igreja. Muitos acham que se tivessem mais dinheiro poderiam ajudar as pessoas. Mas isso é mentira. Jesus nunca disse que a solução dos problemas das pessoas era mais dinheiro, porque dinheiro não é a solução, mas Deus.
Essa é a mentira que envolve muitos servos de Deus. Eles pensam que não fazem mais para o reino porque não têm dinheiro. Mentira! Nós precisamos de Deus e ponto final. Quando pensamos que os problemas são resolvidos com mais dinheiro é porque somos escravos de Mamon.

Identidade
Mamon oferece posição, status, fama e poder. Qual a sua identidade, “Dr.”, “PhD”? Ou você é um ungido de Deus? Mamon diz que, se tivermos o carro certo, o cartão de crédito certo, se morarmos no lugar e formos amigos das pessoas certas, seremos felizes e realizados.

Independência
As pessoas querem ganhar dinheiro para sentirem que não precisam de ninguém e assim, não ficarão mais ansiosos ou angustiados. Porém, a única verdadeira independência é depender do Espírito de Deus.

Poder
As pessoas sonham com uma posição que lhes confira poder sobre os outros. Jesus entregou ao Pai o reino, o poder e a glória.

Liberdade
A última proposta mentirosa de Mamon é sobre a liberdade. Essa é a propaganda de Hollywood: Quem tem dinheiro pode fazer o que quiser. Mamon escraviza, mas sereis livres verdadeiramente com a Verdade.
Não pense, porém, que Mamon é o mesmo que dinheiro. Não são sinônimos. Mamon é o egoísmo, a ganância e a cobiça. Paulo diz que o problema é o amor pelo dinheiro: Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.(1Tm 6.10)

Conclusão
Não podemos servir a Deus e a Mamon, porque eles são opostos entre si:
* Mamon diz para tomar, mas Deus diz para dar
* Mamon é egoísta e avarento, mas Deus é generoso
* Mamon diz para comprar e vender, Deus diz para semear e colher
* Mamon diz para enganar e roubar, mas Deus diz para dar e então receber

Perguntas do Compartilhar
1) Quem tem sido a sua segurança? Deus ou o dinheiro?
2) Destes 6 fatores que falamos, qual deles tem te faltado?
3) Deus tem sido o 1° no seu coração? ou Ele ainda continua sendo o 2°?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Renovando as forças em Deus


Renovando as forças em Deus
Texto: Isaias 40:29-31
Mais um ano chegou ao fim e é comum que muitos se sintam cansados depois de tantos desafios e tanta correria. Trabalho, família, obra de Deus, tudo leva um pouco das nossas forças.... Claro que se podemos parar para umas semanas de férias isso faz muito bem, mas nem todos têm essa oportunidade e os que têm sabem que mesmo o descanso não é suficiente para renovar as forças interiores e a motivação... A única saída eficaz que temos é renovar-nos em Deus. Ele pode nos tocar de tal maneira que estejamos prontos e renovados para mais um ano de conquistas.

1.QUANDO NOS SENTIMOS CANSADOS, DEUS NOS FORTALECE – Vs. 29
São nos momentos de fraqueza e cansaço que podemos ver o poder de Deus agindo em nós. Enquanto estivermos “fortes”, fazendo tudo da nossa maneira, na nossa força, Deus não poderá agir, pois Ele não invade a nossa vida. Mas, no momento em que nos sentirmos sem vigor, se pedirmos a Deus para que Ele nos fortaleça, então o Seu poder multiplicará as nossas forças e nos fará prosseguir – Onde você tem buscado a força para viver? Você tem confiado na força do seu próprio braço e tem visto que não está alcançando o resultado que espera alcançar? A força de que necessitamos está em Deus - Neemias 6:9 “Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.” e II Coríntios 12:10 “10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

2.NOSSA ESPERANÇA TEM QUE ESTAR SOMENTE EM DEUS – Vs. 30-31
Deus nos ama e se compadece de nós. Ele mesmo está sempre pronto a renovar as nossas forças quando nos sentimos enfraquecidos, abatidos e derrotados. “Esperar no Senhor” é aguardar pela provisão que Ele tem para nós, mas também significa colocar n’Ele toda a nossa esperança - Em quem você tem colocado a sua esperança? Nos políticos, na economia, no seu próprio braço, em uma estátua de gesso? Somente Deus pode nos dar esperança e renovar as nossas forças – Salmo 25:5 “Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia”. e Salmo 27:14 “Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

3) PRECISAMOS COLOCAR NOSSOS OLHOS NO PODER DE DEUS E NÃO NOS PROBLEMAS – Vs. 31
Deus quer nos levar a enfrentarmos todas as situações junto com Ele. Ele quer nos ajudar. Quando Deus nos diz que “subiremos com asas”, está querendo nos ensinar uma nova maneira de olharmos para as situações: de cima, passando sobre nossos desafios! Muitas vezes colocamos nossa atenção demasiadamente nos problemas e nos esquecemos de subir ao nível d’Aquele que pode nos ajudar e nos sustentar que é Jesus - Você tem colocado o seu foco nas situações ou em Deus. Se precisar, mude o seu foco hoje. Não fique com o seu olhar preso nos problemas e nas dificuldades, mas olhe para Jesus, pois Ele lhe estenderá a mão para lhe ajudar – Mateus 11:28-30 “28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” e Isaias 41:13 “Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.

4) SE A NOSSA ESPERANÇA ESTIVER EM DEUS, PASSAREMOS POR TODAS AS SITUAÇÕES SEM NOS CANSARMOS – Vs. 31
Muitas das situações ainda continuarão existindo, mas Jesus quer nos guardar do mal. O que muda quando colocamos a nossa esperança apenas em Deus é que, mesmo com tantas preocupações e atividades, por piores sejam, conseguiremos enfrentá-las sem nos cansarmos ou nos atemorizarmos, pois uma convicção haverá em nossos corações: de que Deus está sempre conosco, nos guardando, nos livrando do pior e nos conduzindo por caminhos de bênçãos – Você tem se sentido cansado nestes dias? Tem corrido mas não tem chegado a lugar algum? Talvez isso esteja acontecendo porque você está correndo sozinho. Corra ao lado de Jesus. Ele te sustenta e renova as suas forças – Isaias 48:17 “Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.” e Salmo 23:4 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”

Conclusão
“Jesus disse: ‘Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei’. Ele tem uma resposta para nossa necessidade de renovo, mas só pode atuar quando tomamos a atitude de buscá-lo. Você quer colocar suas vidas nas mãos de Jesus, recebendo-o como seu Senhor e Salvador?” - Faça uma oração de arrependimento e entrega.

Perguntas do compartilhar
1.Quando você se sente fraco ou cansado fisicamente e espiritualmente, onde você tem procurado renovar as suas forças?


2.Onde você tem procurado forças prá viver, no seu próprio braço ou unicamente no Senhor?