segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Procura-se desesperadamente por pais/mães espirituais

Texto: Jo. 13:34-35
O que mais palpita no coração de Deus? Qual seu grande plano para o seu povo? Ele deseja que sejamos a sua “família”. A família é idéia de Deus porque ele a ordenou e a projetou:
“E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Co 6.18). Deus é o Pai de uma grande família que inclui todos aqueles que consideram Jesus Cristo o seu Senhor.
Introdução: De acordo com a bíblia, nós deveríamos passar por 3 estágios em nossa vida: Filhinhos - Jovens – Pais. O clamor no coração de Deus é para que alcancemos à paternidade espiritual. Agora isso não tem nada ver com a nossa idade cronológica, e sim a forma que evoluímos para a maturidade espiritual. Se falharmos em dar os passos para nos tornarmos pais espirituais, permaneceremos eternos bebês espirituais. Lamentavelmente, nossas igrejas estão cheias de velhos bebês, são adultos em idade, mas bebês quanto ao crescimento espiritual. Eles podem ter 20, 30, 40, 50 anos de idade, mas nunca amadurecem espiritualmente, e vivem esperneando, amolando e reclamando, quando as coisas não acontecem do jeito deles. Nesses dias devemos estar de coração aberto para sermos pais/mães, pois o Senhor anseia por isso.

Princípios para se tornar um pai/mãe espiritual
1-Qual é a importância da paternidade espiritual?

Alguns anos atrás, especialistas acreditavam que as forças externas como a violência nas ruas, más escolas e crise de economia eram os principais culpados pela crise na vida da família. Todavia agora descobriram que os principais problemas que enfrentamos em nossa sociedade como: o vício das drogas, a gravidez na adolescência e a falta de estabilidade emocional é a grande ausência dos pais. A ausência dos pais é responsável pelos principais pesadelos de nossa sociedade. Da mesma maneira que o profeta Malaquias clamou para fazer que os corações do pais se voltassem para os seus filhos, existe um clamor ecoando por pais espirituais nos dias de hoje. A intenção de Deus é levantar pais e mães espirituais e ajuda-los a crescer em suas vidas cristãs. Em Malaquias 4:6 – essa é a promessa do Senhor para os últimos dias. O Senhor quer restaurar a harmonia entre pais e filhos, tanto os naturais como os espirituais de tal forma que os pais possam transmitir livremente sua herança para a próxima geração.
2-Quais são as principais características de um pai/mãe espiritual?
Existem pelo menos 7 semelhanças entre o pai natural e o pai espiritual que devem ser transmitidas, pois são características que se esperam de um bom pai.
•Tem filhos
•Demonstram amor

•Disciplinam

•Garantem provisão

•São referenciais
•Abençoam seus filhos

•Pais vêem o potencial

3-Quais são os impedimentos para se tornar um pai/mãe espiritual?
Vamos examinar algumas áreas que impedem as pessoas de se tornarem pais e mães espirituais. Pense em você mesmo. Quais são as áreas que te impedem de ser um pai ou uma mãe espiritual?
•IGNORÂNCIA: a ignorância impede muitas pessoas de ser pai ou mãe espiritual. Muitos cristãos nunca ouviram falar de paternidade espiritual, e outros nunca foram ensinados a fazerem.
•APATIA: infelizmente muitos não são pais espirituais porque são apáticos com as coisas concernentes ao Reino de Deus, mas são muito entusiasmados com as coisas desta vida. Esta é uma verdade quando as pessoas se tornam prisioneiras de seus próprios desejos egoístas elas se tornam apáticas para com as coisas de Deus.
•INSEGURANÇA: muitos são induzidos a pensar: “não acredito que Deus vai me usar um dia, Eu não sei como é ser pai/mãe espiritual. Estou com medo! Eu não sei interpretar a bíblia o suficiente, eu preciso organizar minha vida melhor...” Mesmo o apóstolo Paulo admitiu suas fraquezas, mas não se amedrontou e disse em II Timóteo 1:7: “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas sim de poder, amor e moderação.”
•IMPACIÊNCIA: a impaciência vai nos fazer desistir quando não vemos os resultados imediatos. Crer que vamos ter sucesso imediato é contra o principio bíblico da semeadura e da colheita. Muitas vezes vamos ter que trabalhar muito para que os nossos bebês sejam pais/mães espirituais.
•FALTA DE MODELO: a falta de modelo é um dos principais impedimentos de sermos espirituais. Talvez nunca tivéssemos um pai biológico para nos orientar e ser modelo, por isso, as pessoas estão querendo se identificar com outras coisas e pessoas.
•TRAUMAS DO PASSADO: alguns não se tornam pais/mães espirituais por causa de feridas e fracassos do passado. Alguns dizem: “Eu tentei, mas acabei sendo machucado”.
4. Como ser um bom pai/mãe espiritual?
Em Eclesiastes 11:1 diz que se jogarmos o nosso pão na água dali a alguns dias voltaremos a encontrar. Tornar-se um pai/mãe espiritual de outra pessoa pode parecer que você esta jogando fora a chance de ver as suas necessidades supridas, mas quando semeamos em outras vidas temos a promessa de receber uma colheita abundante.
Perguntas do Compartilhar
1-Em qual destas 7 características você se enquadra como um pai/mãe espiritual ?
2- Existe algum impedimento na sua vida para você se tornar um pai/mãe espiritual?

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Oferta da Viúva Pobre


Texto: Marcos 12: 41-44
“41. Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias.

42. Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante.

43. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes.

44. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.”
Ofertar é DAR. E a viúva deu 2 leptons (O Lepton era a menor moeda grega, era feita de cobre, moeda de pouquíssimo valor) , talvez na hora de se usar esta moeda pouca coisa se faria com ela. Mas diante de Deus foi uma grande oferta. “Se o dinheiro não for teu servidor, ele será o teu mestre” (Francis Bacon)
Jesus explica o porquê:
- Todos deram do que sobrava.
- Ela deu tudo o que tinha para seu sustento (100%)
Nosso dinheiro tem duas finalidades: Sustento e Semear.
Aqui nos aprendemos 3 princípios para ofertar:

1) Amor
- Ninguém a mandou, dar tudo. Ela ofertou livremente.
- Era algo espontâneo, honrando a Deus e sua obra
- Deu por amor a Deus e seu reino

2) Fé
- Ela deu tudo, não ficou com nada, nem para o seu sustento
- Jesus não demonstra nenhuma pena dela. Ele sabia que a mulher estava acionando um princípio poderoso de Deus para o seu suprimento: a Fé.
- Dar quando se tem muito é fácil. Dar do que sobra é mais fácil ainda.
- Mas dar quando se tem necessidade exige fé.
Este é o princípio de Deus que abre as janelas do céu Ml 3:10: “Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, seu eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”
- Isto significa confiar mais em Deus do que nas riquezas.
- É ter fé que Deus proverá o meu sustento.

3) Sacrifício
Na bíblia o conceito de oferta está ligado à idéia de sacrifício. Não devemos ofertar a Deus o que não significa nada ou não vale nada para nós.
- Se as nossas contribuições não nos expõem ao sacrifício, ainda não atingimos o padrão ensinado por Jesus.

- A viúva estava disposta a passar privações para que outros não passassem.

Lembre-se: Você é o Alvo do Amor de Deus!!!

Pergunta do Compartilhar

1.Você tem semeado o melhor de tudo para o Senhor? (no tempo, nas finanças, etc...) ou tem dado somente a sobra?

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

E AS MURALHAS RUIRÃO!


Texto: Josué 6:1-5
Jericó tinha uma localização privilegiada tanto devido ao contato com o Oriente quanto pelo abundante acesso às águas. Arqueólogos escavaram as ruínas de Jericó e encontraram sinais de um muro que deveria ter 6m de espessura e 9m de altura e circundava toda a cidade. Era uma muralha e tanto.
Este episódio nos faz refletir sobre três práticas que levaram à queda dos muros:
1. A prática do ouvir
O Senhor falou com Josué (6.2-4) dando-lhe claras instruções sobre o que fazer. Uma geração inteira havia morrido no deserto porque não ouviu os conselhos dados por Deus, tornando-se desobediente (Josué 5.6). Esta geração comandada por Josué era diferente. Eles tinham seus corações preparados e dispostos a ouvir, talvez porque foram treinados no deserto.
Para que as muitas muralhas caiam em nossas vidas temos que ter a mesma atitude de ouvir o que o Senhor fala. Muitos são seus ensinamentos sobre as várias áreas da vida que precisam ser ouvidos e seguidos. Orientações sobre a vida em família, finanças, saúde, relacionamentos, etc. Além dos assuntos gerais, o Senhor fala para questões específicas de nossas vidas, através do testemunho interior, por meio de pessoas e, principalmente, através do testemunho de Cristo (Hebreus 1.1-2). Maridos ouçam suas esposas, e vice-versa; filhos ouçam seus pais; povo de Deus ouça seus pastores. Quem não tem disposição para ouvir ficará para fora das promessas de Deus. Jesus disse inúmeras vezes “quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

2. A prática do esperar
Josué orientou ao povo que não desse o brado de guerra, não levantasse a voz, até o dia em que lhe ordenaria (Josué 6.10). Imagine uma multidão de cerca de quarenta mil homens (Josué 4.13) esperando em silêncio por seis dias a manifestação de Deus. Ficaram firmes, pacientes, confiantes e inabaláveis, esperando o tempo certo.
Precisamos aprender a esperar com confiança, sem ansiedade. Deus está no controle absoluto de nossas vidas. Entretanto nunca se vendeu tanto remédio para ajudar as pessoas a dormir. Muitos cristãos não sabem esperar o tempo de Deus. Deus é Senhor do tempo e soberano sobre todos os acontecimentos nos céus e na terra. Jesus disse com ênfase: “não andeis ansiosos de coisa alguma.”

3. A prática do avançar
Finalmente no sétimo dia as muralhas ruíram ao som das trombetas e do grito do povo e tomaram Jericó (6.20). De maneira muito consciente e madura, avançaram dentro dos limites estabelecidos e, como haviam prometido, pouparam Raabe e toda a sua família reunida. Era somente a primeira cidade de muito mais que viria adiante.
Assim também em nossas vidas existe o preciso momento de avançar. Aqui não é hora de ouvir, de esperar, de questionar. Quando as barreiras caem, portas são abertas, pontes construídas, ou conexões estabelecidas, simplesmente avance. Afinal, Jesus estabeleceu que: “as portas do inferno não prevalecerão sobre sua igreja.”
Quais são as muralhas que parecem impossíveis a você? Para Deus tudo é possível e as muralhas ruirão!

Pergunta do Compartilhar
1.Há alguma muralha que precisa ruir em sua vida?
2.Em qual área de sua vida precisam, cair as muralhas?
3. Quais são as muralhas que parecem impossíveis a você?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Quando eu dou a resposta errada.


TEXTO: Lc. 15:11-24
Todos nós enfrentamos algum tipo de problema, problemas em casa, trabalho, célula etc.
A boa noticia é que nunca estaremos isentos deles, todo problema em nossas vidas devem ser vistos como um teste. E todo teste é uma oportunidade de mostrarmos que crescemos, ou que ainda não estamos preparados a níveis mais altos. O grande segredo para resolver os problemas e enfrentar os testes, e isso está na resposta que vou dar diante deles. E esta resposta chama-se decisão!
O segredo para a resolução dos teus problemas está na decisão que você vai tomar diante deles.
Todos os dias nós enfrentamos situações, que se tornarão testes e que exigirão decisões.
Guarde estas três palavras: Problema – Teste – Decisão.
Todos os homens na Bíblia passaram por isso. E o segredo do sucesso ou da derrota desses homens esteve na decisão que eles tomaram.
EX: Moisés: Morte do Egípcio – Ex. 2:14; Jonas: Pregar em Ninive – Jn. 1:4; Saul: Enfrentar Golias – I Sm. 17; Elias: Enfrentar Jezabel – I Rs. 19 e II Rs. 2; Jesus: No deserto – Mt. 4 e Lc. 4; Abraão, Gideão, Sansão, etc.
Todos estes homens passaram por problemas, testes e decisões e a decisão deles foi o que definiu o sucesso ou o fracasso de cada um deles diante dos problemas.

TODAS AS NOSSAS DECISÕES VÃO NOS LEVAR A DUAS ATITUDES:
1º) Fugir do problema. 2º) Agir diante do problema.
Sempre o mais fácil será fugir, mas o melhor é agir.
Quando agimos enfrentamos o problema e permanecemos no propósito de Deus.
Quando fugimos, a fuga pode nos levar a morte.
Muitas pessoas que estiveram em nosso meio passaram por problemas e na hora do teste tomaram a decisão de fugir e hoje estão a beira da morte.
Talvez você, está passando por um problema, sendo testado, e precisa tomar uma decisão, e talvez você pense que a melhor decisão seja fugir.

VAMOS FALAR SOBRE UM JOVEM QUE DIANTE DE UM PROBLEMA DECIDIU FUGIR, E A FUGA QUASE RESULTOU NA SUA MORTE.
O FILHO PRÓDIGO:
I– ESTE JOVEM PASSOU POR UM PROBLEMA
.
A insatisfação de continuar morando com o pai.
E muitas pessoas têm passado por esse tipo de insatisfação também.

II – O PROBLEMA DESTE JOVEM RESULTOU NUM TESTE.
Ele poderia resolver o problema de sua insatisfação na casa do pai, ou tentar buscar resposta nas coisas do mundo.
E hoje várias pessoas estão assim também.

III – ESTE JOVEM TEVE QUE TOMAR UMA DECISÃO.
Agir ou fugir. Ele decidiu fugir. Vs. 12; 13.
E muitas pessoas estão no mundo, porque na hora de enfrentar o problema decidiram fugir.


OS RESULTADOS DA FUGA. I – A FUGA NOS LEVA AO DESERTO.
Este jovem quando fugiu foi parar em um grande deserto. Vs. 13; 14.
Muitas pessoas estão no deserto porque fugiram da presença de Deus.
E talvez está seja a sua situação também, e você tem fugido daquilo que Deus tem para você.
II – O DESERTO NOS LEVA A FOME.
Este jovem teve fome. Vs. 15; 16.
Quando saímos da casa do Pai e vamos para o deserto sentimos fome e queremos comer qualquer coisa.

A FOME NOS LEVA A COMER QUALQUER COISA.
Este jovem que estava todos os dias na mesa com seu Pai, agora implora para comer um pouco de lavagem Vs. 16.
Muitas pessoas neste momento estão no mundo implorando um pouco de lavagem para preencher o seu vazio, através da droga, bebida e sexo.
Talvez você esteja nesta situação e tenha passado a semana toda comendo lavagem.
Mas eu tenho uma boa noticia para você, mesmo que você esteja neste estado, Deus o Pai não te desampara. O que fazer? Morrer no mundo ou tomar a decisão certa de voltar para a presença do Pai?

ELE TOMA A DECISÃO CERTA Vs. 18
Ele reconheceu que errou e resolveu voltar.
Ele reconheceu que pecou contra Deus e seu Pai (Líder) Vs. 18b.
Ele reconheceu que devia começar de novo. Vs. 19.
Houve uma indignação nele, por estar vivendo daquela forma.
O segredo deste jovem foi o arrependimento, ele reconheceu que o melhor é estar na casa do Pai.

DEPOIS DO ARREPENDIMENTO VEIO O RETORNO VS. 20.
Retorno fala de concluir o passado, fala de enfrentar o que deixei para traz, e ele enfrentou o seu pai vs. 21. Quando nos arrependemos e retornamos ao propósito de Deus para nossas vidas voltamos a fluir

CONCLUSÃO
Deus tem inquietado nós como igreja neste dias pelas pessoas que temos perdido.
Muitos estão perdidos lá fora, outros estão perdidos aqui dentro.
Enquanto estivermos vivos aqui nesta terra não estaremos isentos de problemas, e de testes. O segredo é como vamos reagir a eles? Que decisão vamos tomar?
Muitos decidiram fugir, a fuga leva ao deserto, e o deserto traz fome, e a fome leva a comer comida errada, e a comida errada traz a morte.

Pergunta do Compartilhar
Qual decisão você tem tomado diante dos seus problemas? Você tem fugido ou agido?