segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como adorar a Deus quando se está ferido


Salmos - 1 - 1: 1-2 Será que eu adoraria a Deus se tudo desse errado na minha vida? "A história de Jó está na Bíblia por causa de uma pergunta: “Será que eu adoraria a Deus se tudo desse errado na minha vida?”- Rick Warren Todos passam por experiências que machucam na vida, mesmo aqueles que estão no ministério. Estas feridas podem ser físicas, espirituais, emocionais ou relacionais; podem estar em sua vida agora ou aparecer em breve. Então, o que fazer quando estamos feridos? Adore. É o único antídoto para nossa dor. Jó é um grande exemplo disso. Ele perdeu tudo – sua riqueza, família, amigos e saúde – em um período de 24 horas. Em um único dia, Jó vai de herói a nada. Em todo o livro de Jó, vemos um homem que está profundamente ferido: física, relacional e emocionalmente. Mesmo assim, o livro conta a história de como Jó adorou a Deus, ao invés de se tornar amargo. Como você faz isso? Como se conectar com Deus em meio a uma crise em sua vida? Muitos de vocês tiveram uma crise esta semana. Outros estão carregando suas feridas por toda a vida e ainda não conseguiram se livrar delas.
Para adorar em meio a esta dor, você precisa:
1. Sentir a dor. Fale para Deus exatamente como se sente. Você precisa por para fora todos os seus sentimentos. Quando você compartilha seus sentimentos com Deus, quando confia a Ele sua dor, você está adorando – mesmo quando estes sentimentos são negativos. Jó expressou sua dor para Deus. Jó 1.20 diz: “Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se, rosto em terra, em adoração”. No antigo Oriente Médio, isto é o que as pessoas faziam quando queriam mostrar frustração, raiva ou profunda tristeza – eles rasgavam suas roupas. Deus não fez nossos corpos para lidar com emoções negativas. Deus nunca nos criou para isso. Quando engolimos nossas emoções, nosso estômago é que sente. Então, a primeira coisa que você deve fazer quando passar por uma experiência dolorosa em sua vida é: confessar. Fale para Deus que você não gostou do que aconteceu – Detestei! Não se preocupe. Deus pode lidar com isso.
2. Louve a Deus.

Depois que você passa pelo sofrimento, louve a Deus, à despeito de suas circunstâncias. Não agradeça a Deus por seus problemas, mas agradeça a Ele em meio aos seus problemas.
A história de Jó está na Bíblia por causa de uma pergunta: “Será que eu adoraria a Deus se tudo desse errado na minha vida?”Adoraria? É fácil adorar a Deus quando tudo acontece do meu jeito. É fácil ser um cristão nas horas boas. Mas o que acontece quando tudo vai mal em sua vida? Você ainda confiaria em Deus? Este é o teste final de fé. Você será testado. Isto é garantido. Em algum ponto de sua vida, tudo se despedaçará. Mesmo assim, ainda existem muitas coisas pelas quais podemos louvar a Deus, mesmo quando a vida é dura. Eu costumava pensar que a vida era montanhas e vales – flores e riachos. Mas, quanto mais eu vivo, mais percebo que esta não é a realidade. Não existe um tempo em sua vida quando tudo é perfeito. E não existe um tempo em sua vida quando tudo vai mal. Na verdade, a vida é mais parecida com dois trilhos em uma ferrovia. Um deles são as coisas boas da sua vida e o outro são as ruins. Você tem os dois o tempo todo. Jó escolheu agradecer a Deus, à despeito de sua dor – e você também pode fazer isso.
3. Peça a Deus sabedoria e força.
Quando estamos feridos, mais do que qualquer coisa, precisamos de sabedoria e força para saber o que fazer e ter o poder para fazer. Em toda sua história, Jó dependeu de Deus para ter sabedoria e força. Você não pensa claramente quando está ferido. Você começa a ter pensamentos tolos, tais como retaliação e revanche. Você precisa de sabedoria. A Bíblia fala o seguinte: “No entanto, Deus é sábio e poderoso; ele tem inteligência e entendimento . (Jó 12.13 NTLH) Você também precisa de força – o poder para fazer a coisa certa. Salmo 37.39 diz: “O SENHOR Deus salva do perigo os que são bons e os protege em tempos de aflição.” Eu não sei qual é o tipo de problema que está enfrentando neste momento, mas sei que Deus está esperando para fortalecê-lo. Quando você se torna seguidor de Jesus Cristo, terá exatamente os mesmos problemas que tinha antes de segui-lo. Você não está isento! Mas agora tem a sabedoria e a força de Deus disponível para você, então... Peça a Ele!
4. Junte-se a outras pessoas para ter apoio.
Deus não quer que adore sozinho. Nunca foi a intenção de Deus que lidasse com toda sua dor e todas as suas feridas, sozinho. Se ainda não aprendeu como compartilhar sua dor, você nunca será curado. Você ficará ferido para o resto de sua vida.
Aqui está o problema: Quando estamos feridos, é da natureza humana se recolher. Quando nos ferimos, levantamos barreiras ao nosso redor. Colocamos limites, muros. Colocamos-nos dentro de uma concha. Trancamos-nos dentro de prisões. Isto é simplesmente tolice. Você nunca será curado se não aprender a se abrir novamente. Esta é uma das razões pela quais até mesmo pastores precisam estar em pequeno grupo, um grupo com outras pessoas que estão no ministério e um grupo em sua igreja. Uma pesquisa recente mostrou que 25% dos norte-americanos dizem não ter amigos chegados, dos quais possam depender. Se você não precisa de um pequeno grupo, você precisará. Você precisará de pessoas que estejam comprometidas com você, para que quando tudo em sua vida cair, eles estejam lá.
5. Continue.

Você sabia que continuar, perseverar é um ato de adoração? Em Jó 2, a esposa de Jó sugeriu que ele “amaldiçoasse Deus e morresse”. Ela sugeriu que seu marido acabasse com sua dor, imediatamente, matando-se. Mas, Jó se recusou. Ao invés disso, ele disse: “Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” Esta é uma declaração de fé conclusiva. Quando tudo parece perdido, Jó confiou em Deus e continuou.
O que deu a Jó este tipo de profundidade? Em Jó 19.25 fala: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra”. Jó esperava por um Salvador que retornaria um Redentor. Qualquer sofrimento que possa ter é pequeno comparado com a eternidade. Um dia, se você colocou sua confiança em Deus e em Seu redentor, então viverá com Ele para sempre. E neste dia não haverá mais dor, sofrimento ou tristeza. Portanto, agüente firme e não olhe para “o aqui e agora”, mas para o que Deus planejou para você na eternidade. Aqueles que estão no ministério não estão isentos de sofrimento. Seja uma dor que esteja experimentando por causa de críticas injustas, exaustão ou até mesmo problemas causados por você mesmo; ou se há algum sofrimento do seu passado que nunca tratou, por favor, não ignore esta dor. Não deixe que roube o seu ministério e bloqueie a adoração que deveria estar dando a Deus. Trate disto hoje. Sinta a dor que está em sua vida. Louve a Deus em meio a dor. Peça a Deus sabedoria e força. Junte-se a outras pessoas para ter apoio. E persevere.

Conclusão
Lembre-se o seu Redentor vive!

Compartilhando a Palavra

1) Você tem adorado a Deus em meio a crise em sua vida?

2) Como você tem se portado em meio as crises, adorando ou reclamando?


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Uma Vida Fora do Propósito


(Texto: Jonas 1:1-12)
Essa é uma palavra para aqueles que estão fora do centro da vontade de Deus, que tentam fugir do Senhor assim como Jonas tentou, mas que nunca conseguirão A palavra do Senhor diz que Jonas foi chamado por Deus para fazer, desempenhar um encargo, um projeto, Deus o chamou para ir à Nínive, mas ele não quis e se dispôs a fugir de Deus.
Tem pessoas que fogem de Deus por situações em que Deus requeria algo delas. O pior lugar para estarmos é fora da vontade de Deus, mas o melhor é o centro da vontade de Deus.
Deus não rejeitou Jonas e da mesma forma não rejeita as pessoas que estão fora da vontade dele. Ele foi atrás de Jonas, elaborou um plano de resgate pra ir atrás dele, para fisgar o seu profeta de novo.
Ele não desiste de você, mesmo que você demore a responder, mesmo que pareça resistente e desobediente à Sua palavra. Não se preocupe Deus não desiste de você. Alguém pode dizer: “eu acho que eu não estou fora do centro da vontade de Deus.”
Os desviados vão ao culto todo domingo tentando convencer Deus a abençoar o que Ele não vai abençoar, pois não é o que Ele quer pra eles. Muitas vezes insistimos em ir a uma direção que Deus não quer, em fazer coisas que Deus não planejou pra nós e acabamos procurando onde está o erro, o que estamos fazendo para fazer com que as coisas dêem errado.
Há características que muitas vezes sinalizam que estamos fora do centro da vontade de Deus, que estamos desviados. Sim, desviado. Podemos ser crentes desviados até mesmo dentro da igreja, pois para isso basta estarmos desviado do lugar espiritual que Deus planejou pra cada um de nós.

1. A pessoa se torna insensível ao mundo espiritual
Jonas dormia no porão desse barco, portanto era um barco grande e nenhum dos marinheiros daquele barco conhecia Deus verdadeiramente, mas mesmo assim perceberam que aquela tempestade não era normal. Eram marinheiros experientes e mesmo sem conhecer de Deus, foram capazes de perceber que aquilo não era o comum não era o habitual.
Às vezes acontece de pessoas que convivem com você e que não conhecem nada da bíblia nem de Deus, virarem e perguntarem se o que você está fazendo não tem algo de errado, “porque não vai para frente, será que não tem mal olhado, alguma macumba”? Veja, mesmo sem conhecerem a Deus, às vezes essas pessoas percebem algo espiritual envolvido que nós mesmos não percebemos.
2. A pessoa se tona indiferente
Jonas estava indiferente. As pessoas que se afastam do propósito de Deus ficam cada dia mais indiferentes, apáticas. Essas pessoas vão aos cultos e ao ouvirem o louvor, não entendem as pessoas chorando, alegam que é o mesmo coro e a mesma pregação de sempre. Essa pessoa tornou-se insensível, isso é sinal de que ela está fora do projeto de Deus pra a vida dela. Está desconectada, em desarmonia com o trono de Deus.
3. A pessoa perde o fervor
Os marinheiros disseram para Jonas orar para o deus dele, mas Jonas não conseguia orar, nem no meio da calamidade ele conseguia orar. Já viram irmãos que nem no meio da mais tremenda crise não consegue ora? Eles dizem: pastor ora por mim eu não consigo orar. Sabe por que não consegue orar?
Porque perderam o fervor, não têm mais aquela chama, o zelo no espírito dentro de si.
Quem não tem a chama queimando, tem que ser aceso novamente. Alguém que esta fora do projeto, do propósito, da direção, do rumo vai perder essa chama.
Se Deus falou pra você liderar uma célula e você está resistindo você é um Jonas indo pra Társis, está perdendo o fogo na sua vida. Se o Senhor falou pra você fazer algo e você esta resistindo você vai ter problema e tem o oposto também.
Deus não falou pra você fazer algo e você faz assim mesmo, isso é presunção é pecado do mesmo jeito. Muitos pensam que só há pecado em fazer o que Deus não mandou, na desobediência. Mas, fazer o que Deus não mandou, a presunção, também é desobediência. Compreenderam a diferença? Desobediência é não fazer o que Deus mandou e presunção é fazer o que Deus não mandou, mas ambos vão caminhar em direção à insensibilidade, á perda do fervor diante do Senhor.
4. A pessoa deixa de ser uma benção para outras
Qual é a vontade de Deus pra nós? A vontade de Deus pra mim, pra você, é que onde quer que nós estejamos, sejamos benção. Sabe qual é o projeto de Deus? Suponhamos que você tenha sido contratado por uma empresa, e a empresa está quebrando, mas porque você chegou ali e assumiu determinado cargo aquela empresa prosperará em nome de Jesus. Porque chegou o homem de Deus com a benção de Deus consigo que transbordará. Por amor a você Deus vai prosperar quem estiver por perto. Mas se você é Jonas, acontece o contrario.
O crente que está fora do projeto de Deus, é o culpado do “barco afundar”. O servo carrega consigo o Senhor, e com ele no barco Jesus está também e assim o barco não afunda. Mas se for Jonas, Jonas é alguém fora do propósito de Deus.
Vou dar-lhe um ultimato, atenda a voz que o Espírito fala dentro de você, vá pra onde o Senhor quer que você vá, não resista ao Senhor, porque se você resistir, aquilo que hoje parece ser benção pra você vai virar maldição. Você não é maior do que Deus, portanto não lute com Deus não resista a Deus, o Senhor mexe nas circunstancias e faz tudo para que você obedeça (Rm 8).
5- A pessoa acaba na barriga do peixe (vers.17)
A barriga do peixe é qualquer lugar fora da vontade de Deus. A barriga do peixe pode ser qualquer lugar do planeta que você esteja que não seja o centro da vontade de Deus. Esse peixe por um lado é uma benção, porque te protege. O lugar é apertado, mas ali você está salvo porque está nas mãos de Deus. Talvez hoje, você esteja se sentindo assim, em num lugar apertado, parece que o lugar não tem espaço pra você. É um lugar escuro, você não consegue enxergar direções, você não percebe a luz de Deus, parece que Deus se cala. Você se sente em um lugar apertado, escuro, desconfortável. Deus não planejou isso. Qualquer lugar que tenha essas características não é o lugar de Deus pra você. Um lugar escuro, desconfortável, que só de você pensar nele te da angustia, um lugar, uma posição que você se sente mal todas as vezes que pensa em ir. Não é o lugar de Deus pra você, não é a posição do Senhor pra você. Talvez você queira estar lá por muitos motivos, mas independente de qual seja ele, você está desviado do propósito de Deus.
6- Pessoas se torna endurecida
Eu penso que eu não fugiria pra Társis, mas que cairia no mar gritando socorro para Deus. Eu ia cair na água chorando pedindo para Deus ter misericórdia por ter ido longe demais. Parece um pesadelo me imaginar em alto mar, em meio a uma tempestade e depois ser engolido por um peixe enorme. Pensem, o estomago é cheio de suco gástrico, mas o profeta era tão duro que não foi digerido, era tão indigesto que foi vomitado pelo peixe. Depois de três dias, porque era tão duro que só clamou a Deus no terceiro dia.
Têm irmãos entre nós que demoram pra ceder, se quebrantarem, se humilharem diante de Deus. E Deus e tão bom que espera até que ele clame.
Eu queria dizer pra você sair da barriga do peixe hoje. Deus tem o propósito de tirá-lo desse desconforto, desse lugar escuro, desse lugar desconfortável, desse lugar fora da vontade de Deus. Conclusão
A pessoa determina o tempo que vai ficar na barriga do peixe. Se Jonas tivesse clamado no primeiro dia, ele teria saído no primeiro dia. Mas ele só clamou no terceiro, isso significa o quê? O tempo que ele ficou lá não foi Deus que estabeleceu. Jonas decidiu quanto tempo ficaria na barriga do peixe.Quero dizer a você nesta noite que nós nunca devemos perder a esperança, mesmo em situações que pareçam insuportáveis, assim como Jonas devemos clamar a Deus, pedindo a misericórdia e ajuda, certos de que Ele nos ouvirá, e certamente sairemos desse lugar desconfortável, desse lugar fora da vontade de Deus.
Compartilhando a Palavra
1. Você tem se colocado no propósito de Deus? Ou tem fugido como Jonas fugiu?
2. Como você se sente hoje? Na barriga de um grande peixe, mediante as lutas, dificuldades, etc...precisando do socorro do Senhor, ou se sente já no lugar de conforto?
3. Você se sente uma pessoa dentro do propósito de Deus? Explique.

terça-feira, 13 de julho de 2010

QUEM RI POR ÚLTIMO RI MELHOR


Texto: Marcos 5.35-40ª
Introdução: Todo mundo conhece aquele ditado que diz: “Quem ri por último rir melhor”. Existe uma grande verdade por trás desse ditado.
Enquanto a história não terminar ainda existe a possibilidade da vitória. A história de Jairo é uma história de choro que termina em riso. Mas antes de alcançar o milagre, Jairo teve que ignorar algumas coisas que você também precisa aprender a ignorá-las:
I – IGNORE A TRADIÇÃO
(V.22 – Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés.)
Jairo era um dos principais. Jairo era alguém que tinha uma tradição prá zelar.
• Na sinagoga existe uma liderança.
• Existe um grupo de pessoas, chamadas de rabinos que administram a sinagoga.
• E Jairo era “um dos principais...” daquela sinagoga.
Mas a Bíblia diz que ele sendo alguém importante, Jairo ignorou a sua tradição e adorou ao Senhor.
• Quantas pessoas se apegam a uma postura religiosa... “eu fui criado nessa religião e não vou mudar”.
• A vida dela está indo para o buraco, mas ela não muda!
• Tudo por causa da tradição!
• Se a tradição está impedindo você de receber a bênção, faça como Jairo, abandone-a e prostre-se diante do Senhor Jesus!

II – IGNORE SUA POSIÇÃO (V.22 - que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo)
Jairo era um principal.
• Era o sujeito mais em evidência.
• Era um rabino, alguém conhecido.
• E ele sabia da norma.
• Se alguém for ter com Jesus, pode ser expulso da sinagoga (João 9.22 – Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam assentado que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga.)
• Jairo era alguém remunerado pela sinagoga.
• Ele não tinha outro serviço. Mas ele abriu mão de tudo: Do salário, da fama, de status, do sustento, uma vez que ele corria o risco de ser expulso.
• Às vezes para receber de Deus você tem que ignorar a sua posição, para se curvar diante do Senhor.
• Porque quem se acha muito importante, também acha humilhante ir a uma igreja pedir oração ou ajuda espiritual.
• E isso impede de receber o milagre.

III - IGNORE A MULTIDÃO (V.24 – Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o.)
Dá prá imaginar a angústia de Jairo? “Minha filha está quase morrendo Senhor, vamos mais rápido.”
• Só que com muita gente não tem jeito de correr.
• A multidão às vezes parece ser um impedimento.
• Mas muitas vezes é apenas um teste para sua fé.
• Aprenda a ignorar a multidão.
• Muita gente não recebe de Deus, porque teme a multidão.
• Às vezes a pessoa está necessitada de oração, mas não vai à frente à hora do apelo.
• Todavia quando o culto termina querem oração particular.
• Você quer receber de Deus?
• Ignore a multidão ao seu redor!

IV - IGNORE A IMPACIÊNCIA (Vv.25-34)
Onde é que Jairo foi testado, na sua paciência?
• É que no meio do caminho prá casa de Jairo, apareceu uma mulher hemorrágica para ser curada.
• Leia atentamente Mc 5.25-34

Existe algo ainda muito interessante nesse texto, no verso 33: Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade.
• Será que Jairo agüentava ouvir toda a verdade agora?
• Sabendo que pouco tempo restava para sua filha?
• Tem gente que não recebe de Deus por que diz: “Só aceito se for agora”.
• Depois prá mim não serve.
• Mas Jairo esperou!
• Quando você olhar ao seu lado e vir alguém recebendo o milagre, comece a glorificar a Deus e diga: O próximo vai ser o meu.

V - IGNORE O QUE AS PESSOAS DIZEM (V.35)
5.1. Veja o que diz o verso 35: “Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?
“Se você não tem motivos para sorrir, pelo menos não dê motivos para os outros chorarem”.
• Tem gente que se levanta enviada do Diabo, para nos convencer até a parar de orar pelo nosso milagre.
• Elas dizem: “Pare de orar por isso.
• Pare de incomodar o Mestre.
• Ninguém vai dar jeito nisso não.
• Sempre, vai ter alguém para dizer essas coisas prá você.
• Mas você deve sempre se apegar a promessa do Senhor.

VI - IGNORE AS EMOÇÕES (Vv.35,36 - Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.)
Dá prá imaginar o que aconteceu com as emoções de Jairo, na hora que ele recebeu a notícia?
• Dá pra imaginar o esforço que ele estava fazendo para chegar, quando de repente alguém chega com a notícia dizendo: “sua filha morreu”.
• Sua adrenalina pode ter aumentando, seus lábios devem ter ficado pálidos, suas pernas bambas.
Mas Jesus diz prá ele “não temas, crê somente”.
• E ele simplesmente ignorou as suas emoções para continuar lutando pelo milagre.
• Não importa o que eu esteja sentindo.
• Eu posso estar angustiado, amedrontado.
• Mas eu vou escolher confiar na palavra do Senhor. “... não temas, crê somente”.

VII - IGNORE O RIDÍCULO (Vv. 39,40 – Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não esta morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava.)
Havia choro e alvoroço na casa.
• Mas quando Jesus diz que a criança não está morta, mas dormia, e a reação do povo que estava lá, não foi chorar mais.
• Eles passaram a ri de Jesus e de Jairo.
• Aquele povo todo que estava chorando, agora passara a ri.
• Não vai faltar gente para rir de sua fé.
• Mas no final será você quem vai rir por último e vai rir melhor.
• O milagre vai acontecer e você vai rir do seu problema!
• Você vai rir do Diabo, você vai rir daqueles que não acreditaram em você.
Veja como o texto conclui a história. Marcos 5.41-43 –• No início da história a multidão riu de Jairo.
• Mas no final quem riu foi Jairo.
• Por isso, para quem anda com Deus, pode acreditar sempre que QUEM RIR POR ÚLTIMO RI MELHOR.
Conclusão: “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas;” (Ec 7:8a).
Quem ri por último ri melhor por que enquanto a história não terminar ainda existe a possibilidade da vitória, porém, é necessário ignorar a tradição para receber a benção prostrando-se diante do Senhor Jesus, ignore a sua posição para receber o milagre, ignore a multidão ao seu redor e vá em direção ao Senhor Jesus, ignore a impaciência para aguardar a sua benção, ignore o que as pessoas dizem e apegue-se as promessas do Senhor, ignore as emoções para crer somente na palavra do Senhor e ignore o ridículo mantendo a sua fé porque quem anda com Deus pode acreditar sempre que QUEM RI POR ÚLTIMO RI MELHOR.

Compartilhando a Palavra

1.Você tem ignorado as coisas que querem impedir a sua benção? Ou tem jogado a toalha em meio aos conflitos que tem passado?

2. O que mais pode impedir com que a sua benção venha a tradição, a sua posição, a multidão, a impaciência, o que as pessoas dizem, as emoções ou o ridículo?

sexta-feira, 9 de julho de 2010

PC Baruk O meu Querer Jd,Magi Pirituba SP

Foi um dia muito Edificante para quem estava lá, sem palavras para dizer da simplicidade do PCBaruk, um homem de Deus que o Senhor Jesus continue-o usando poderosamente......Este Louvor é muito Bonito inspirado pelo Senhor Jesus mesmo, vale apena ouvir

domingo, 4 de julho de 2010

ALCANÇANDO O IMPOSSÍVEL


Texto: Mateus 14: 25 - 33
Introdução
Neste texto Pedro foi chamado e desafiado por Jesus a andar sobre as águas. Ele foi chamado para viver o sobrenatural. Em nossa vida existem regras para alcançarmos o impossível. Nós temos grandes desafios e sonhos de Deus que procedem Dele, porém existem regras para alcançá-los.
Vamos ver cinco regras para alcançarmos o impossível.
1- Não siga o conselho daqueles que ficam no barco

Certamente os outros discípulos tentaram frear Pedro, pois vozes contrárias surgiram naquele momento. Existem pessoas que tentam frear nossa ousadia por vários motivos: porque não terão a fé que temos, por causa da inveja, falta de ousadia, coragem, preocupação, falta de confiança em Deus, etc.
Procure sempre olhar para aqueles que andaram nas águas. Os relacionamentos nunca são neutros em sua vida. Quem não ajuda você a orar, ajudara você a parar de orar. Escolha pessoas que irão acrescentar e contribuir em sua vida. Quem é o tipo de gente que anda ao seu redor? Aquilo que você alcançara em Deus, tem haver com quem você anda.

2- Não tente o impossível na sua própria força
Uma vez que só o Senhor é Deus, não tente realizar a obra na força do seu braço, reconheça seus limites. Você só descobre o tudo posso, quando antes descobre o nada posso. Só podemos dizer tudo posso naquele que me fortalece quando reconhecemos que não podemos. Antes de Pedro sair do barco, ele ouviu de Jesus a palavra vem! No versículo 29, Ele diz vem! Se você não ouvir essa palavra do Senhor, por favor, não saia do barco. Se Deus não liberar essa palavra em sua vida, não ande, pois é essa palavra que nos sustenta.

3- Não fique no barco
Obviamente esse é o momento de maior crise: sair do barco. Agora é hora de colocar em pratica, de andar nas águas. Se nós não sairmos do barco nada vai acontecer. Pedro desceu do barco. Se ele não saísse, jamais experimentaria o sobrenatural de Deus. Uma vez que o Senhor chamou, saia do barco! Uma vez que você obedeceu o sobrenatural acontece. Se não sairmos do barco que é seguro, ele acaba se tornando concorrente de Deus e acaba se tornando um obstáculo para o mover do Senhor. Quando não obedecemos, o barco se torna inimigo de Deus. É isso que muitas pessoas às vezes não entendem e começam a repreender o diabo não entendendo que o barco, que pode ser qualquer coisa, está se tornando concorrente de Deus. O barco se torna nossa segurança quando Deus pede para sairmos e continuamos nele: pessoas, trabalho, salário, etc. Não coloque seu barco como única segurança no Senhor, pois somente Deus é a nossa segurança. A comodidade pode nos fazer ficar no barco. Os acomodados não experimentarão o desfrutar do sobrenatural de Deus. Sair do barco é vencer a tradição, pois o normal é andar nas águas de barco. A incredulidade também pode nos prender a recusar de sair do barco.

4- Não olhe o natural
Não olhe as circunstâncias, pois quando Pedro as viu se desesperou e assim pode acontecer conosco. Não desvie o foco, olhe para o lugar certo para não perder sua atenção, pois ele vai determinar a sua atitude. Tire seus olhos das coisas naturais.

5- O principal motivo de andar nas águas
Todos os milagres que Jesus fez tinha um motivo para acontecer, mas qual a finalidade de andar sobre as águas? Jesus poderia ter perguntado para Pedro: qual é sua motivação? O Senhor poderia ter respondido: Andar sobre as águas é muito divertido, mas você vai ver Pedro que os peixinhos dão umas mordidinhas nos pés, etc.

Conclusão
Pedro foi o único dos doze discípulos que pode dizer como é maravilhoso experimentar o sobrenatural de Deus. Ouça a voz de Jesus te chamando para sair do barco. Não tem sensação e emoção maior do que andar nas águas com o Senhor!

Compartilhando a palavra
1.Das cinco regras que ministramos nesta noite existe alguma que impeça você alcançar o impossível de Deus prá sua vida?
2.Você já alcançou o impossível de Deus em sua vida? Conte-nos uma experiência vivida.