quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Passos para uma fé inabalável


João 1: 35-51
Introdução: O que todos querem é ser feliz. Mas, qual o caminho para a felicidade? Como podemos deixar uma vida sofrida, e receber bênçãos e felicidade? Existe uma receita? Muitos recorrem às loterias, querendo ganhar na mega-sena. Será que este é o caminho? A loteria faz milhões e milhões de vítimas. Ela suga os pobres. A chance de ganhar é quase zero. Muitos outros, também em busca da felicidade, vão às livrarias, procurando um livro sobre auto-ajuda. Todos esses livros pretendem mostrar o caminho certo para o sucesso e a felicidade. Todos eles oferecem a mesma receita: "Olha, você que está desamparado, você que não tem autoconfiança, você que não consegue um emprego melhor, mas deseja ser feliz, confie em si mesmo! Confie no poder que está na sua mente". É dessa forma que nos aconselham aqueles livros tipo auto-ajuda. Mas aqueles livros ajudam muito pouco. Aquele conselho de "confiar em si mesmo", ou de "confiar no poder que está na sua mente", é um conselho extremamente pobre. Dizer a uma pessoa sofrida ou desamparada: "confie em si mesmo"! É dizer a ela: "se vire"! Somente uma fé verdadeira no Senhor é que conquistaremos as bênçãos de forma efetiva e permanente. Basta você entender o que os discípulos de João entenderam naqueles dias vejamos:
1º- Confiança em Deus
Salmos 125 diz que os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre. Isso da uma conotação de firmeza. Nós que somos servos de Deus não podemos nos entregar a qualquer luta que se passa na nossa vida, pois agindo assim estaremos demonstrando a nossa falta de confiança em Deus. Todos passam por problemas, mais nem todos se entregam aos problemas. Por quê? Será que é porque uns são melhores que os outros? Ou será que Deus olha mais para uns do que para outros? Não, não é assim que funciona. Tudo se resume na confiança que depositamos em Deus. A questão é que uns confiam em Deus e outros só dizem que confiam. Outra questão é que às vezes comparamos Deus conosco. Ai entramos num processo de autoconfiança. E quando agimos na autoconfiança, a confiança em Deus fica em segundo plano, ou seja, o homem passa a agir conforme suas intenções, e acaba se dando mal. É por isso que muitos dão mais credito no dinheiro, na inteligência, na ciência, nos recursos humanos, e tantas outras coisas do que em Deus. Mais os que confiam no Senhor não se abalam, mais permanecem para sempre.
2º- Andar com Deus
Deus disse para Abraão, anda na minha presença e seja perfeito, claro e lógico que Deus não estava cobrando uma perfeição do homem. Até porque Deus sabe que por mais que o homem seja abençoado ele jamais consegue ser perfeito. Mais o que Deus estava dizendo para Abraão é o mesmo que ele diz para nós hoje. Anda na minha presença e Eu serei a perfeição na sua vida. Jesus Cristo é a nossa perfeição, tanto que ele não pede para nenhum de nós sermos perfeitos. Ele pede sim para que nós andemos em novidade de vida. Ou seja, que cada dia que passa possamos nos aperfeiçoar em Cristo e termos uma nova vida diante de Deus. IICo 5:17. Andar com Deus nada mais é do que obedecer a sua palavra. Interessante no texto de João no v 38 e 39, quando os discípulos passaram um dia com Jesus eles descobriram que não dava mais para viver sem Ele. Eles queriam andar com Jesus a partir daquele dia custe o que custar. Você também já descobriu isso? Já teve a experiência de passar um dia com Jesus e descobrir que não dá para viver sem Ele? Então agora é o tempo de andar com ele em obediência a sua vontade custe o que custar.
3º- Não questione a Pessoa de Jesus
Os discípulos ficaram tão empolgados com as experiências que começaram a convidar todos para virem a conhecer Jesus também. [esta até parecendo a historia de alguns quando se converteram era aquela empolgação agora é só a GRAÇA]... E uma das pessoas que os discípulos convidaram foi Natanael. E este duvidou da pessoa de Jesus só porque Jesus veio de Nazaré. É sempre assim muitos crentes com sua fé vencida ficam olhando o defeito das pessoas, às vezes olha para o pastor e diz assim: Há o pastor já não é mais o mesmo! Há hoje é o fulano que vai prega então nem no culto não vou! E por ai vai... E quando vem alguém de fora que às vezes nem conhecemos, damos o maior valor. A pessoa apronta aquele barulhão e nós dizemos esse esta cheio. E quando nós vamos descobrir a vida daquela pessoa descobrimos que realmente ela tava cheia mesmo. Cheia de escândalo cheia de mau testemunho cheia de pecado. E às vezes deixamos de dar valor em pessoas que conhecemos para valorizar quem nós nunca vimos na nossa vida. É tempo de andarmos com Deus. Gn 17:1b” anda na minha presença e sê perfeito.”
Conclusão:
O Apostolo Paulo disse que aqueles que estão não carne não entendem as coisas do Espírito. Estamos vivendo um tempo em que a fé de muito tem sido abalada, pessoas sendo enganadas com falsos discursos e pela falta de conhecimento da palavra de Deus tem dado tudo o que tem a falsos profetas que só querem usurpar a fé das pessoas. Às vezes culpamos os falsos profetas, mais a bem na verdade a culpa não pode ser somente deles, pois a culpa se dá também aos fiéis que tem se deixado levar pela preguiça e não querem adquirir conhecimento da palavra e estão sendo massacrados pela falta de conhecimento. Oséias 4:6 . É tempo de buscar uma fé inabalável firmada na palavra de Deus.
Compartilhando a Palavra
1. Você tem Confiado em Deus de todo o teu coração? Ou muitas vezes a autoconfiança fala mais alto?
2. Você já teve a experiência de passar um dia com Jesus e descobrir que não dá para viver sem Ele?
3. Como anda a sua fé hoje? Vencida ou firmada em Deus?

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

As decisões de hoje determinarão o sucesso ou fracasso amanhã


TEXTO: Sl. 25.12/ II Jo. 1.8
INTRODUÇÃO: Acautelai-vos para não perderdes aquilo que tens construído. Aquilo que você tem conquistado pode ser perdido e derrubado. Uma escolha errada, uma decisão imprópria, uma postura infeliz leva você a perder, pode destruir negócios de anos de vida. Por isso João diz: tenha cuidado porque a mesma coisa pode acontecer com a vida cristã.
Nós estamos numa corrida e se nós queremos a recompensa no final, a corrida terá que ser completada. A vida cristã não é um tipo de corrida de velocidade, aonde quem chega primeiro é que vai ser o vencedor. A vida cristã é um tipo de corrida de resistência onde o prêmio é para aquele que conclui, para aquele que chega ao final. Então, a exortação é muito clara, pois um momento na sua vida pode decidir coisas não só para você, mas até para os filhos dos seus filhos. Uma decisão certa pode te garantir o reino e a coroa da glória. Quero listar, a partir de alguns exemplos bíblicos, algumas dicas que lhe ajudarão a tomar a decisão certa:
1 – TENHA DISCERNIMENTO (Gn.3.6):
Discernir é averiguar a origem. Adão foi influenciado pela esposa ao comer do fruto e a mesma tomou a decisão baseado no que estava a frente dos seus olhos.
A circunstância pode ser boa e agradável aos olhos, mas é necessário discernir se provém de Deus ou não. E Adão falhou porque ele havia escutado a voz de Deus para não comer, todavia, na hora de tomar a decisão foi influenciado pela aparência. Quem é mais emocional, o homem ou a mulher? A mulher é mais razão e o homem é mais emoção.
2 – TENHA TEMOR AO SENHOR (Sl. 25.12/ I Re. 13.7-25):
Temor além de significar respeitar, significa ter consciência da lei de causa e efeito, ter fé na justiça divina e crer que Deus tudo vê e tudo sabe. No texto de I Reis, vemos o homem de Deus que recebeu uma palavra do Senhor mas lhe faltou temor ao ouvir o profeta velho e permitiu que lhe desse uma direção contrária a de Deus. Da mesma forma acontece em nossas vidas, ao iniciarmos um projeto ou tomarmos decisões, devemos temer ao Senhor e buscar ouvir sua voz. Lembre-se: O temor do Senhor é o principio da sabedoria e adquirimos sabedoria através da disciplina (Pv. 29.15).
3 – NÃO SEJA PRECIPITADO (Pv. 29.29):
A precipitação acontece muitas vezes, porque as circunstâncias e o que os outros nos falam tocam nossas emoções que geram conclusões ou pré-conceitos que nos levam a falar ou a ter ações desagradáveis. Você já foi precipitado em alguma área de sua vida e depois se arrependeu? Seja tardio para falar e pronto para ouvir.
4 – ANDE COM PESSOAS SÁBIAS (Pv.13.20/ I Re.12.6-20):
O antigo ditado popular “diga-me com quem tu andas e te direi quem és” ou “uma maçã podre estragar o cesto” é freqüentemente aplicado às amizades, e de forma adequada. Nossos amigos e colegas nos afetam; às vezes profundamente. Seja cuidadoso ao escolher seus companheiros mais chegados. Passe seu tempo com as pessoas com quem deseja se parecer, porque você e seus amigos certamente parecerão uns com os outros. No texto bíblico, encontramos um maravilhoso conselho. Ao andarmos com os sábios estaremos alcançando cada vez mais sabedoria, e se, em vez disso, tivermos como companhia pessoas néscias, certamente iremos de mal a pior. Vemos jovens com um futuro promissor colocam tudo a perder, por causa das pessoas que escolheram para serem seus amigos. Não raras vezes, pessoas que foram criadas e educadas em lares estruturados, tendo pais que vivem uma vida equilibrada e que lhes deram todas as oportunidades para serem pessoas bem-sucedidas e respeitáveis, acabam, já na adolescência, se enveredando pelo caminho das drogas, da prostituição, do roubo, da corrupção e até mesmo do assassinato; situações criadas em função do grupo de pessoas que elas se relacionam.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1)Você costuma ter discernimento de circunstancias que envolve sua vida ou costuma andar pelo o que melhor lhe parece?
2)Antes de tomar decisões você busca saber a vontade de Deus em temor?
3)Com quem você costuma andar? Você considera esta pessoa sábia e uma boa companhia?