domingo, 27 de março de 2011

A vitória está naquilo que você ainda não consegue ver


Texto: 2 Reis 6:8-23

Introdução

O ser humano, conforme envelhece vai perdendo a capacidade de enxergar. E isso acontece com 99% das pessoas que completam 40 anos. Começa a ter dificuldade de enxergar de perto. Depois vem a catarata. O ser humano é assim. Na vida espiritual muitas vezes isso acontece. O cristão vai perdendo a capacidade de ver o que Deus está fazendo. Diante dos problemas que se avolumam bate o desespero, a falta de fé e o desânimo. Fato é que nós temos um Deus que age de forma diferente do padrão humano. A solução, a resposta, o caminho para a vitória muitas vezes está naquilo que você ainda não consegue ver. Apesar de você não ver a solução agora, o Senhor já sabe como será a vitória e na hora certa Ele revelará a solução.

O texto de 2 Reis 6.8-23 fala de um episódio quando Israel estava sendo ameaçado pela Siria. Leia o texto. Como é interessante a forma como Deus resolve os problemas! Ele usa soluções que não vemos a princípio.

1. A vitória está nas escolhas de Deus.

Deus escolheu Eliseu para orientar o rei de Israel na ameaça de guerra. O Senhor revelava a Eliseu os planos dos inimigos e ele repassava isso ao rei. Isso aconteceu tantas vezes que o rei da Síria achou que havia um espião no meio dos seus generais. Quando ele soube que era Eliseu que fazia essa orientação, mandou uma tropa para prendê-lo. Naquela guerra Deus escolheu Israel para ser vitorioso e a Eliseu como seu porta-voz. Deus não escolheu a espada, a lança, os carros e cavalos. Deus não escolheu a aliança com exércitos amigos. Não! A escolha de Deus foi pacífica. Na sua vida saiba de uma coisa: Deus escolheu você para ser um servo dele. Deus escolheu você para uma vida de santidade. Ele escolheu você para ser vitorioso no Seu exército, mesmo que você ainda não esteja enxergando isso. Quais são as ameaças que rondam a sua vida? Descanse nas escolhas de Deus.

2. A vitória está nos propósitos de Deus

Deus tinha um propósito para tudo aquilo. Por que Deus havia permitido que o exército inimigo cercasse a cidade onde estava Eliseu? Havia um propósito em tudo aquilo. O servo de Eliseu não estava vendo nem o propósito e nem o exército invisível que cercava Eliseu. Talvez você também esteja se perguntando quais os propósitos dos problemas pelos quais você está passando. Você não deve perguntar o “por que”, mas o “para que” das batalhas que você está enfrentando.

3. A vitória está nos métodos de Deus

Deus faz as coisas de uma forma totalmente diferente da nossa. Na minha opinião humana, Deus deveria destruir o exército invasor com aquele exército invisível, de carros de fogo. Iria ser uma batalha e tanto! Mas depois o exército da Síria voltaria a atacar Israel. Deus tinha seu próprio método. Ele o utilizou através de Eliseu. O exército inimigo ficou cego. Foram levados para dentro de Samaria e quando voltaram a ver estavam cercados pelo exército de Israel. Era só uma ordem e todos seriam mortos. Mas o método de Deus era diferente. Eliseu mandou dar um almoço para o exército Sírio e depois os mandou embora. Resultado: eles nunca voltaram a atacar Israel novamente.

O grande problema está quando queremos fazer tudo do nosso jeito. Mas a solução está nos métodos de Deus, ainda que não consigamos ver de início.

Conclusão

Acreditar naquilo que você ainda não consegue enxergar é definido com uma palavra = FÉ. Hb 11.1 diz: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Você não viu o Senhor Jesus na cruz naquele dia. Não viu com os olhos carnais, mas pode ver com os olhos espirituais. Isso é fé! A fé em Jesus salva.

É possível que você esteja se vendo cercado por problemas que parecem ferozes e insolúveis. Mas ore para que o Senhor abra os seus olhos e que você veja que “mais numerosos são aqueles que estão ao seu lado” do que os que estão com o inimigo.

Compartilhando a Palavra

1.Como anda a sua visão acerca das coisas espirituais em sua vida?

2.Para obter a vitória do Senhor, você tem feito do seu jeito? Ou tem esperado os métodos de Deus para alcançá-las?

3.Quando você se vê cercado de problemas que parecem insolúveis, qual tem sido a sua reação?

BAIXAR

domingo, 20 de março de 2011

DEUS COLOCA UMA VÍRGULA ONDE EXISTE UM PONTO FINAL


Texto: Gen.21:14-20
Introdução

Quantas vezes você passou por uma situação desesperadora como a de Agar? Quantas vezes você se sentiu abandonado em meio ao deserto?
Agar, a serva de Abraão, foi “despedida” pelo seu Senhor sem ter para onde ir.
Muitas coisas ela deve ter pensado naquele momento de tristeza , como meu senhor é frio, arrogante e tantos outro pensamentos que a consumia por dentro . Ela não havia os planos de Deus para sua vida.
E os servos de Abraão também devem ter pensado como despedi-la com a criança sozinhos ao deserto?
Apesar da bíblia não relatar imaginamos que da forma que Abraão a despediu houve muitos comentários.

Errante no deserto ela tem fome e sede, e percebe o desfalecimento de seu filho Ismael.
Ela colocou seu filho debaixo de uma árvore e se afasta, pois não queria ver seu filho morrer, pois não havia mais solução para suas vidas, pois só viam a morte a sua frente e o calor do deserto, fome e sede, sem direção, sem quem a ajudasse, sem moradia, sem nenhum amparo, sem amigos. Talvez hoje você se encontre assim. Mas Jesus esta contigo Não temas.

Observe Agar por um momento, Agar coloca um fim diante de toda situação ruim, ela resolve se afastar da criança para não vê-lo morrer.
Ismael e Agar choram sem parar, imagine como doía o coração daquela mãe, em meio a situação horrível para seu filho.
E em sua mente lembrava a tanto tempo servindo,sendo dedicada e derrepente sou dispensada do lugar onde vivi uma historia com meus Senhores.
Agar estava deprimida,confusa e só lhe restava o fim de tudo.

Mas Deus muda a atmosfera daquele lugar e trás a vida onde havia morte.
Deus ouve o choro de Ismael ! Tremendo é que Deus não ouviu o choro de Agar, e sim o do menino. Deus quer ouvir o TEU choro. Chore para Deus, ou seja, quebrante o seu coração na presença de Deus. Ele não Rejeita um coração quebrantado!
Derrepente bradou o Anjo do Senhor: Que tens Agar? Não temas, pois Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar que estas.
Agar no momento de desespero só via seu problema e não via que Ela tinha um Deus agora, o Deus de Abraão.
Ela se esqueceu que Abraão estava ouvindo sua esposa Sara para despedi-la, devido a zombaria a Isaque, esqueceu que eles atropelaram a promessa de Deus , esqueceu que Deus havia falado a Abraão que de Ismael também faria uma grande nação. Que isto não fosse pesado aos olhos de Abraão.

Quando Isaque nasceu parecia que a promessa ficou valendo somente para Isaque, porém Ismael também era filho de Abraão. E Deus estava no controle de tudo.
Ta chorando por quê? Ta sofrendo, ta ferido por quê?
Espere o agir de Deus e pare de pensar que é o fim, pois é o começo de uma nova historia.
Deus diz a Agar ergua-te, levante o rapaz. Deus abre os olhos de Agar, pois deveriam estar pesado de tanto choro, então ela vê a provisão de Deus o poço de água ao seu lado.
Esquecemos de Deus no momento de prova. Pois focamos só o deserto.
Mas Jesus nunca nos deixa....
Ele não deixa aquele que tem promessa sem provisão...
Jesus não deixa um filho seu provar da morte sem ver sua palavra cumprida.
Há promessas de Deus sobre tua vida. Não temas Jesus é Contigo!
E Deus limpara de seus olhos toda a lágrima ,e não haverá mais morte, nem pranto,nem clamor,nem dor,porque já as primeiras coisas são passadas.Apocalipse 21.4.

Compartilhando a Palavra

1.Segundo a palavra pregada muitas vezes, queremos colocar um ponto final em nossa vida. Você já quis

Colocar um ponto final em sua vida? Conte-nos um pouco da sua experiência

2. A critério do líder (seja criativo)

BAIXAR

domingo, 13 de março de 2011

O Reino de Deus em primeiro lugar


"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas". (Mt 6:33)

Viemos do mundo com a mentalidade muito competitiva, cheia de valores errados, prioridades invertidas e por causa disso sofremos demasiadamente. Dentre essas características, à também algo que Deus vai precisar nos sarar: Fazer as coisas por interesse pessoais. Muitas pessoas querem "ganhar ponto" com o líder e fazem tudo baseado apenas nessa motivação. Isso é péssimo para o seu caráter e não agrada o coração do Pai.

Você que, está em uma célula, portanto deve assumir a motivação de somar para salvação de nossa nação.

Nossos vícios de interesses pessoais não devem tomar o lugar da motivação correta, principalmente o lugar no Reino de Deus que deve estar em primeiro lugar em nossos corações.

Não fique correndo atrás de algo que lhe promova, isso não é atitude de alguém que foi escolhido para fazer parte do Reino. Não faça algo visando um reconhecimento ou uma posição de status na igreja. Até quando você adiará a decisão de assumir a sua posição no Reino de Deus com a motivação correta.

Nossos interesses pessoais devem morrer e os interesses do Reino de Deus devem viver e ser movidos de forma correta.

Não devemos brigar uns com os outros por posição ou por qualquer outra situação. Precisamos ter cuidado e arrancar essas enfermidades da competição, cada um realizando seu trabalho com alegria, abençoando todos que precisam da nossa ajuda.

Como proceder Sua mentalidade deve ser de construção, descobrindo quais as implosões que podem chegar até nós. Permita-se ser tratado em suas áreas de debilidade o mais rápido possível. Ao detectar alguma coisa estranha em sua vida, corra e feche a brecha urgentemente (Ef. 4:27-28). Se você tem encontrado dificuldades e sente que ainda a uma tendência à prostituição, à mentira, à avareza ou outras obras da carne, corra e peça ajuda ao seu líder. Ele removerá o material implosivo.

Nossas atitudes dão pistas acerca de nossa vida.

Alguns, por exemplo, vivem comprando e não pagam. Quando Jesus se assentou com pecadores e foi criticado, todos saíram parecidos com Jesus, mas Ele não saiu parecido com ninguém. Assim também deve acontecer conosco.

Passou o tempo em que nos alimentávamos da palha que o vento levava, e chegou o tempo de comermos o trigo que foi trabalhado e processado para nós. Nossa palavra deve ser de influência, de mudanças, de quebra de fortalezas, ainda que estejam lhe criticando, porque, quando virem o resultado, glorificarão a Deus.

Entendendo a aliança Precisamos caminhar na aliança entendendo que ela está acima dos sentimentos. Ela supera tudo e nos faz vencer todas as nossas fraquezas.

Devemos ser valentes para cuidar da aliança, pois se ela for quebrada abre-se uma entrada de maldição.

Na hora da fraqueza é preciso agüentar firme, porque nem tudo na aliança é alegria.

Uma aliança é feita por duas partes sem direito a desistência. Pode parecer difícil, mas é algo nobre, por isso a Bíblia diz que não devemos entrar em um jugo desigual. Não há comunhão entre Deus e o diabo, entre luz e trevas (II Co 6:14-18). Somos chamados na Bíblia de homens de aliança, e ela é de vida ou de morte: "Onde quer que tu fores, irei eu; onde quer que pousares, pousarei eu. Onde tu fores sepultada aí eu serei sepultada, porque o teu Deus é o meu Deus" (Rute 1:16-17).

A aliança é uma convocação para caminharmos juntos até a morte. Uma aliança é para sempre, não se dissolve. A sua aliança com Jesus deve ser indissolúvel, eterna. Viva as cláusulas da aliança, de uma chamada para caminhar junto eternamente. Não permita que nada nem ninguém roube o lugar do Reino de Deus em sua vida. Jesus deve estar sempre em primeiro lugar na sua vida.

Compartilhando a Palavra

1.Você tem priorizado o reino de Deus ou ainda existem coisas que te impedem de você buscar com mais intensidade?

2.Jesus tem sido prioridade em sua vida?

3. Obs:(A critério do líder)

BAIXAR


Conhecendo a fidelidade do nosso homem interior


(II Cr 34:12) Para eu ser fiel verdadeiramente, preciso ter um conceito do homem interior. Quem eu sou por dentro? Um dos maiores problemas do homem é querer viver a imagem de uma outra pessoa.

(II Cor 4: 16) Este versículo mostra que ainda que o nosso homem exterior vá se gastando, o nosso homem interior vai se renovando todos os dias. (Rm. 6:4) diz que o homem interior está se renovando para que possa andar em novidade de vida. Qual é a novidade? Nossa vida tem que ser uma vida de novidade. Você precisa todos os dias ter uma novidade boa para testemunhar o poder de Deus.

Como eu posso conhecer o homem interior?

1. Deixando as lembranças do passado

(Js. 24:14) Há pessoas que vivem dizendo "eu tinha, eu adquiria". Vivem no passado, esquecem que o seu passado foi apagado e não lembram que Deus quer construir uma nova história.

Muitos de nós gostamos de ficar mexendo com os erros e o que não deu certo no passado. Mas lembre-se pecados confessados são pecados já apagados pelo sangue de Cristo (Mq 7:19), e Deus não lembra mais deles (Is 43:25). É necessário que deixemos as lembranças do passado, como diz a Bíblia: deixando as coisas que para trás ficam, prossigamos para o alvo da suprema vocação (Fp 3:13-14).

Há pessoas que vão andando e voltam para olhar para o pecado, para atrás, para o passado. Quem olha para trás, vira estátua de sal na história (Gn 19:26). Ou seja, quando você olha para trás, petrifica sua fé.

Prossiga para o alvo. Você precisa sabe qual é o seu? Todos nós precisamos ter alvos. Quem não tem, sempre volta ao passado. Só volta ao passado aqueles que não têm desafios no presente e alvos para o futuro. Então, satanás os segura, os prende e quer que estejam sempre voltando ao ponto de onde o Senhor já os tirou.

Às vezes pensamos que estamos libertos e não estamos. Deus vai nos dar muitos testes para que nos conheçamos por dentro. O homem interior curado não tem recaída de caráter. É curado; pode até ser tentado, mas ser tentado é um privilégio, porque é uma oportunidade que Deus está nos dando para dizermos não ao pecado (I Cor. 10:13). Por isso, conheça a você por dentro. Você precisa se conhecer interiormente para que possa compreender o projeto de Deus na sua vida (I Pd. 1:7).

2. Deixando os costumes antigos.

(Zc. 1:4) Se você tem algum costume do passado, saiba que Deus vai renovar o seu homem interior. Seja qual for o ponto de contato com esses costumes, você receberá libertação quando entender que nasceu de novo (I Pe 1:23), e que Jesus atravessa a história de vida entre você e o pecado, entre você e um costume antigo que fazia mal à sua vida espiritual, como a maneira de falar, de agir, de se comportar, uma arrogância, uma vaidade, alguma coisa dentro do seu coração.

Se o diabo conseguiu lhe prender nesse histórico, Jesus lhe dá uma libertação integral, basta apenas você receber. Deus não quer nenhum de seus filhos presos a lembranças e a costumes do passado, nem quer nos curar hoje para amanhã voltarmos a Ele com a mesma situação. Portanto, mude decidindo não se corromper. Não se deixar corromper é a testificação no nosso espírito que nascemos de novo. Todos os dias vamos encontrar barreiras e situações difíceis e nossa alma vai responder no nível em que nós estivermos. Deus sempre está aumentando nosso nível de libertação e cura interior, para que nossa história seja diferente.

3. Renovando o homem interior para conhecer a fidelidade.

Como o homem interior pode ser fiel? Entendendo que Jesus não morreu na cruz apenas para dar uma "melhoradinha" na nossa vida, mas para nos mudar completamente, para nos trazer uma mudança integral, e assim permanecermos fiéis a Ele em todos os momentos, em qualquer lugar (I Tes 5:23).

A sua santidade será medida na sua intimidade com Deus, porque está escrito que a intimidade do Senhor é para aqueles que o buscam (Sl 25:14), aos quais Ele revela a sua aliança e a sua fidelidade.

É quando estamos sozinho que provamos se somos fiéis, que sabemos se nascemos de novo, se amamos ou não a Jesus, se Ele é ou não é o Senhor da nossa vida. Quem você é quando está em casa sozinho? Quem é você quando ninguém está olhando? Se você consegue ser fiel consigo, consegue ser fiel com qualquer pessoa. Se você consegue ser honesto consigo, consegue ser honesto com qualquer pessoa.

Deixe Deus mudar o seu homem interior e torne-se uma pessoa de êxito, próspera. Deixe as lembranças do passado e os costumes antigos. Abra seu coração para que o Senhor cure suas feridas. Ele tem interesse de trazer cura para sua vida.


BAIXAR