domingo, 25 de setembro de 2011

Diferenças entre membro de igreja X discípulo

Quarenta e oito diferenças entre um simples membro de igreja e a pessoa que assume o compromisso de ser um fiel discípulo de Cristo:
1. O membro espera pães e peixes; o discípulo é um pescador. (Mateus 4:19)
2. O membro luta por crescer; o discípulo luta para reproduzir-se. (João 15:8)
3. O membro faz apenas o necessário para ser aceito como membro, o discípulo empenha todas as suas forças em cumprir a missão que recebeu do Senhor (Eclesiastes 9:10)
4. O membro depende dos afagos de seu pastor; e quer ser servido, o discípulo está determinado a servir a Deus e ao próximo. (Salmos 100:2).
5. O membro gosta de elogios; o discípulo do sacrifício vivo. (Filipenses 2:17)
6. O membro entrega parte de suas finanças; o discípulo entrega toda a sua vida. (2 Coríntios 8:3-5).
7. O membro cai facilmente na rotina; o discípulo é um revolucionário e é renovado por Deus. (2 Coríntios 8:5).
8. O membro precisa ser sempre estimulado; o discípulo procura também estimular os outros. (1 Tessalonicenses 5:11).
9. O membro espera que alguém lhe diga o que fazer; o discípulo é voluntário em assumir responsabilidades. (Isaías 6:8).
10. O membro reclama e murmura; o discípulo obedece e nega-se a si mesmo. (Hebreus 13:17).
11. O membro é condicionado pelas circunstâncias; o discípulo as aproveita para exercer a sua fé. (Salmos 125:1).
12. O membro exige que os outros o visitem; o discípulo visita. (Atos 20:35).
13. O membro busca na palavra promessas para a sua vida; o discípulo busca vida para receber as promessas da Palavra. (Josué 3:5).
14. O membro só pensa em si mesmo; o discípulo pensa nos outros. (Filipenses 2:4).
15. O membro se senta para adorar; o discípulo anda adorando. (Salmos 34:1).
16. O membro pertence a uma instituição; o discípulo é uma instituição em si mesmo. (1 Coríntios 3:16).
17. Para o membro, a habitação do Espírito Santo em si é sua meta; para o discípulo, é meio para alcançar a meta de ser testemunha viva de Cristo a toda criatura. (Atos 1:8).
18. O membro vale porque soma; o discípulo vale porque multiplica. (Gênesis 9:7).
19. Os membros aumentam a comunidade; os discípulos aumentam as comunidades. (1 Coríntios 16:19).
20. O membro espera milagres; os discípulos os fazem. (Atos 19:11).
21. O membro velho é problema para a igreja; o discípulo idoso é problema para o reino das trevas.(Lucas 2:52).
22. Os membros se destacam construindo templos; os discípulos se fazem para conquistar o mundo.(Marcos 16:15).
23. Os membros são fortes soldados defensores; os discípulos são invencíveis soldados invasores.(Josué 1:3).

24. O membro cuida das estacas de sua tenda; o discípulo desbrava e aumenta o seu território.(Isaías 54:2).

25. O membro se habitua; o discípulo rompe com os velhos moldes.(1 Coríntios 9:22).

26. O membro sonha com a igreja ideal; o discípulo se entrega para fazer uma igreja real.(Romanos 15.1,2).

27. A meta do membro é ir para o céu; a meta do discípulo é ganhar almas para povoar o céu.(1 Timóteo 2:4).

28. O crente maduro finalmente é um discípulo; o discípulo maduro assume os ministérios para o Corpo.(1 Tessalonicenses 4:10).
29. O membro necessita de festas e eventos para estar alegre; o discípulo vive em festa porque é alegre.(Salmos 45:7).
30. O membro espera um avivamento; o discípulo é parte dele.(Romanos 12:11).
31. O membro agoniza sem nunca morrer; o discípulo morre e ressuscita para dar vida a outros. (I João 3:16).
32. O membro longe de sua congregação lamenta por não estar em seu ambiente; o discípulo cria um ambiente para formar uma congregação.(2 Coríntios 2:14).
33. O membro carrega uma almofada; o discípulo uma cruz. (Lucas 14:27).
34. O membro se considera sócio da Igreja; o discípulo é servo;(Romanos 6:19).
35. O membro cai nas ciladas do diabo; o discípulo as supera e não se deixa confundir.(1 Pedro 5:8).
36. O membro é espiga murcha; o discípulo é grão que gera espigas saudáveis.(Marcos 4:8).
37. O membro responde talvez! O discípulo responde eis-me aqui.(1 Coríntios 15:58) .
38. O membro preocupa-se só em pregar o evangelho; o discípulo em pregar e fazer discípulos.(2 Timóteo 2:2).
39. O membro espera recompensa para dar; o discípulo é recompensado porque dá.(Gálatas 6:7).
40. O membro passa a vida toda sendo pastoreado como ovelha; o discípulo apascenta os cordeiros.(João 21:17).
41. O membro se retira quando incomodado; o discípulo expulsa quem realmente quer incomodá-lo: os demônios.(Hebreus 10:25).
42. O membro leva a vida a pedir que os outros orem por ele; o discípulo ora pelos outros.(Efésios 1:16).
43. Os membros se reúnem para buscar a presença do Senhor; o discípulo carrega a Sua presença através do Espírito Santo.(João 14:17) .
44. O membro segue tentando limpar-se para ser digno de Deus; o discípulo não se olha mais e faz a obra na fé de que Cristo já o limpou.(João 15:3).
45. O membro espera que alguém lhe interprete as escrituras; o discípulo conhece a voz de seu Senhor e testemunha dEle. (1 João 2:27).
46. Muitos membros não se relacionam com membros de outras denominações; o discípulo ama e respeita a todos, pois isto é uma ordem de Deus, e só assim o mundo o reconhecerá como discípulo de Jesus.(João 13:35).
47. O membro depende de conselhos e incentivo dos outros para tomar uma decisão; o discípulo ora a Deus, lê a Palavra e em fé toma a decisão.(Salmos 119:100).
48. O membro espera que o mundo melhore; o discípulo sabe que não é deste mundo e espera o encontro com seu Senhor.(João 17:14)

domingo, 18 de setembro de 2011

Igreja em Células: Sim ou não?

Ele diz que muitas igrejas têm pequenos grupos de pessoas se reunindo semanalmente como parte de seus programas. Isto significa que elas são igrejas em células? Não, não realmente. O teste de perguntas a seguir foi desenvolvido por William A. Beckham ajuda a diferenciar entre uma igreja em célula e aquelas com estrutura e terminologia semelhantes, porém dinâmicas muito diferentes.

(Teste desenvolvido por Bill Beckam*) – O que se segue é um teste desenvolvido por Bill Beckham, famoso pesquisador sobre igreja em células. Ele chamou o seu teste de “Igreja em Células, sim ou não?”

O teste institucional: A igreja é um organismo vivo ou uma organização? Se você tivesse que acabar com o culto do domingo pela manhã e com o prédio, a igreja sobreviveria?

O teste da célula: O pequeno grupo é considerado a igreja em natureza, propósito e força? A igreja vê o pequeno grupo como a comunidade cristã básica? As pessoas têm problemas em chamar o pequeno grupo de igreja? O próprio Paulo não tinha problemas em chamar os grupos nas casas de igrejas.

O teste da fotocópia: A igreja pode se reproduzir? O modelo é transferível? Este não é um teste numérico, mas um teste de natureza e de vida.

O teste da simplicidade: A igreja é complexa em sua constituição e estrutura? É preciso uma pessoa de tempo integral para fazê-la funcionar? Uma igreja em células continuará a operar por meio de uma liderança de células simples mesmo que o esquema administrativo de governo desapareça.

O teste da Multiplicação: A igreja mostra esperança de se multiplicar? Ou a estratégia é baseada apenas na adição de novos membros? As células podem se multiplicar sistematicamente porque o ponto de crescimento acontece no nível integrado das células.
O teste adulto: A igreja alcança novos convertidos adultos? Ou apenas nascem novas crianças filhas dos crentes, as quais se tornarão os novos membros?

O teste da perseguição: A igreja sobreviveria se fosse forçada a ficar subterrânea? Ela viveria sem a proteção institucional? A igreja em células sobreviverá por meio dos princípios do Novo Testamento, não importa o que aconteça em termos políticos, sociais, econômicos ou internos.

* Bill Beckam esteve pessoalmente em Santarém, Pará, em 1999. Lá ele pesquisou, ensinou e aprendeu com o MDA, que na época era um modelo recém criado.

A Importância da Igreja Local na Visão do MDA

UM POUCO DA GÊNESE DO MDA

(Por Abe Huber)

Durante alguns anos eu estudei os modelos de crescimento da igreja e acompanhamento de novos convertidos, assim como as estratégias de treinamento de líderes para continuar avançando o Reino de Deus na Terra. Por não sermos radicais nem dogmáticos, não copiamos integralmente nenhum dos modelos disponíveis de igreja em células. Não porque não quiséssemos ser parecidos ou identificados com qualquer grupo ou modelo, mas porque acreditamos que o Espírito Santo é original, criativo e contextual.

Cremos que quando nos colocamos diante Dele em íntima dependência, Ele nos guia naquilo que é o Seu melhor para a nossa vida, nossa família, nossa igreja, para nossa cidade e para todos aqueles dentro de nosso círculo mais íntimo de parceria e relacionamentos.

Estudando os diferentes modelos de igreja em células, observando-os de perto e gastando tempo com os líderes envolvidos em sua prática, encontramos vários bons modelos, como o “Modelo 5x5”, do Reverendo David Yonggi Cho, O “Modelo dos Grupos de Interesse”, do Dr. Ralph Neighbour Jr., e o “Modelo do Governo dos 12”, do Pastor Cesar Castellanos, da Colômbia. Todos eles são bons e funcionáveis nos contextos em que são aplicados, para aqueles que seguem seus princípios. Contudo, acreditávamos que Deus tinha algo específico para nós, com as nossas cores e nossa cara, capaz de florescer nos mais diferentes ambientes em que houvesse receptividade para o seu desabrochar. Queríamos algo adaptável, prático, descomplicado.

Entendemos que os modelos são feitos para as pessoas e não as pessoas para os modelos. Assim, em oração e dependência de Deus, chegamos às bases do Modelo de Discipulado Apostólico – MDA. Neste modelo, priorizamos as vantagens do discipulado um a um, ao mesmo tempo em que aproveitamos os benefícios dos outros modelos. Desta maneira, com base naquilo que o Senhor tem nos dado como a estrutura funcional do MDA, é possível para a Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão. Isto é o discipulado um a um em ação. Isto é MDA.

A ORGANIZAÇÃO DA VISÃO

A Missão Paz é uma organização co-irmã das Igrejas da Paz, exercendo para com estas supervisão apostólica e apoio organizacional, tanto na implantação como no acompanhamento de alguns dos trabalhos estabelecidos, principalmente por meio de cuidados na área de saúde, prevenção, educação, atividades sociais, etc. Ambas, Missão e Igreja, compartilham desta grande visão. Muitos homens e mulheres têm investido suas vidas para que tenhamos hoje o conteúdo desta visão. Meu irmão, o Pastor Lucas, fundador da Missão PAZ, morreu pela visão em 1994. Em 2002, minha mãe passou para o Senhor, e está plantada em solo santareno, depois de passar mais da metade de sua vida em terras brasileiras, anunciando o Evangelho. Meu pai morreu dormiu no Senhor em 2009, aos 89 anos de idade, 53 dos quais dedicados ao serviço cristão no Brasil. Outros irmãos e líderes têm tido (aparentes) perdas que somente a eternidade lhes poderá recompensar.

A visão foi gerada, floresceu e cresce num ritmo saudável e contínuo, mas a um alto custo para muitos de nós que continuamos a pagar este preço para que seus objetivos e metas sejam alcançados. A visão do MDA vem do Espírito Santo, e é somente pelo Espírito Santo que alguém pode implantá-la.

Como a visão é proveniente de Deus, não nos sentimos proprietários, donos dela, apenas instrumentos que Deus pode usar para comunicar estratégias e ferramentas para o cuidado individual e coletivo de Seu povo. Assim, todos os que amam sinceramente ao Senhor e querem fazer uso deste modelo, têm plena liberdade no Senhor de sentir-se parte da visão, de correr com ela, de considerar-se da “família MDA”, que não é uma criação nossa, mas de Deus.

Recentemente, com o intuito de melhor assistir aos líderes e igrejas que querem mais do MDA, foi criada a Associação MDA, a qual é uma ferramenta de Deus para apoiar no implante e acompanhamento do MDA nos seus diversos níveis. Veja link neste mesmo site. Não temos intenção comercial, mas recomendamos a aquisição dos produtos que aparecem MDA Shop. Eles estão ajudando centenas de líderes, e podem ajudá-lo também, com certeza.

A visão não é algo imutável, fechada, inerrante como o cânon das Escrituras, ao qual não se pode acrescentar nem dele tirar coisa alguma. O sucesso e a eficácia da visão dependem de nossa capacidade de contemplar e ouvir corretamente a visão e o falar de Deus. Estamos escrevendo a visão, gravando-a, aperfeiçoando-a de acordo com a direção de Deus e o fluir do Espírito Santo. Estamos levando a sério o que disse o Senhor ao profeta Habacuque: “O Senhor me respondeu, e disse: escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo” (Hb 2.2). Louvamos a Deus por aqueles que têm parado, lido e tirado proveito dos benefícios que ela pode oferecer. Com certeza sua carreira será mais veloz, mais direcionada e menos cansativa depois disso.

A Missão PAZ tem como finalidade fundar cem mil (100.000) igrejas, e isto é só o começo! Assim, a visão do MDA e da Igreja da Paz tem tudo a ver com este alvo. Jesus disse: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33).

Deus está implantando o Seu Reino aqui na terra, e isso fica muito claro e definido na Sua visão para nós: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra…” (Gênesis 1.28). Assim, a essência da vontade de Deus para nós consiste em buscar primeiramente o Seu Reino e sua justiça para todas as áreas da vida, e em obediência aos mandados de “crescer” e “multiplicar”.

Adão e Eva gozavam de perfeita comunhão com Deus e assim refletiam perfeitamente a Sua glória. Na medida em que eles obedecessem à ordem de crescer e se multiplicar, toda a terra ficaria cheia da glória de Deus como as águas cobrem o mar. Mas ainda não foi com eles. Deus repassou, agora, essa co-responsabilidade para nós.

O PLANO DE DEUS É IMUTÁVEL

O plano original de Deus nunca mudou. Mesmo que o homem natural, por causa do pecado, não reflita a glória de Deus, aquelas pessoas que verdadeiramente já nasceram de novo refletem esta glória. Dessa maneira, a ordem de Deus continua a mesma: “Eu quero o meu Reino implantado sobre toda a terra, e isto vai acontecer quando os meus filhos colocarem o meu Reino em primeiro lugar, crescerem e se multiplicarem até que toda a terra esteja cheia de pessoas que reflitam a Minha glória”.

É fácil dizer que estou buscando em primeiro lugar o Reino de Deus. Mas, na prática, como posso fazer isto? Em que contexto devemos buscar o Reino de Deus?

Jesus disse: “Eu edificarei a minha Igreja…” (Mateus 16.18). Em outra ocasião, ele disse: “Quem comigo não ajunta, espalha” (Mateus 12.30). Em outras palavras, o Reino de Deus aqui na Terra se manifesta e é centralizado na Igreja do Senhor Jesus.

A IGREJA DO SENHOR JESUS É O CORAÇÃO DO REINO DE DEUS

De acordo com as palavras do próprio Senhor Jesus, a menor expressão de “Igreja” é um ajuntamento de duas ou três pessoas reunidas em Seu nome, conforme Mateus 18.20. Há muitos ajuntamentos grandes que não são feitos no nome do Senhor. Por esse texto, vemos que o Senhor está falando da Igreja Local, seja ela composta por dois ou três, por três ou trinta mil, ou por mais.

A Igreja do Senhor Jesus tem duas dimensões na Terra: a Igreja Mundial e a Igreja Local. Como eu posso ter certeza de que estou colaborando com Deus na edificação da Igreja Mundial do Senhor Jesus? Somente se eu estiver envolvido ativamente na Igreja Local! Se eu não estiver envolvido na edificação da Igreja Local, eu não estarei edificando como eu devo a Igreja Mundial do Senhor Jesus.

Estamos trabalhando com Deus ou contra Deus? Talvez muitos não saibam disso, mas quem não está envolvido na visão da Igreja Local, ajudando-a a crescer e se multiplicar em quantidade e qualidade, está na realidade trabalhando contra Deus, ainda que seja por omissão. Isto é muito sério. Deus coloca importância máxima sobre a Igreja Local, porque ela é o coração da Igreja do Senhor Jesus aqui na Terra.

CONCLUSÃO

O Apóstolo João, em Apocalipse 1.10-11, ouviu a voz do Senhor Jesus por trás de si. Mas quando se virou para ver o Senhor Jesus, ele viu primeiramente sete candeeiros de ouro (Apocalipse 1.12), para só depois ver o Senhor Jesus (Apocalipse 1.13). “Os sete candeeiros são as sete igrejas” locais (v. 20). Creio que, simbolicamente, este quadro mostra que para termos revelação do Senhor Jesus temos também que ter a visão da Igreja Local. Onde estava Jesus? No meio dos sete candeeiros (v. 13). No meio das Igrejas Locais.

Concluímos disso tudo que é impressionante a importância que Deus põe na Igreja Local. É a partir dela que Ele manifesta a Sua vontade na Terra, evangeliza, ganha, consolida, edifica, treina, envia, e começa de novo todo o processo, com um exército cada vez mais aumentado de soldados equipados, servos compromissados com os valores e princípios do Reino, seja na sua casa, com seu vizinho, na sua cidade, ou nos confins da Terra. Em todo lugar, porém, a Igreja Local deve estar pulsando como o coração central do Reino de Deus.

Quanto ao MDA, sua função é promover um compromisso pleno, uma paixão abrasadora e uma intimidade profunda com Jesus, desde o relacionamento pessoal um a um do discipulado, até o enchimento de toda a Terra com a glória de Deus, como as águas cobrem o mar. Até lá, isto é só o começo!

O Pr. Abe Huber é o homem que Deus tem usado para desencadear o movimento poderoso e revolucionário de discipulado e cuidado apostólico chamado MDA. Formado em Teologia e Música Clássica nos EUA, ele pastoreia a Igreja da Paz Fortaleza e dá supervisão para a Sede Regional Santarém das Igrejas da Paz e outras centenas de igrejas. Com 5 anos de inaugurada, a igreja de Fortaleza conta com cerca de 4.000 membros e mais de 400 células, além de 32 igrejas plantadas no Ceará.

domingo, 11 de setembro de 2011

Como Realizar os Sonhos Humanamente Impossíveis

Neemias 2:1-10

Em Cristo a vitória é possível apesar das circunstâncias impossíveis. A cidade de Jerusalém estava em condições desesperadora: insegurança pública, injustiça social, opressão dos inimigos, pobreza, miséria e opróbrio. Durante 120 anos milhares de habitantes conviveram com a ruína da cidade e não fizeram nada... o que o povo precisava era de um líder com um plano de ação e que os conduzisse na construção da cidade e dos muros.

Neemias enxergou o problema e a solução sem nunca ter estado em Jerusalém, um líder vê mais longe que os outros e vê antes dos outros. É preciso enxergarmos além dos problemas, além dos gigantes...
O povo unido precisou apenas de 52 dias para reconstruir o muro de Jerusalém que estava derrubado havia 120 anos...( Ne. 6:15).
Deus nos prometeu vitórias e não ausência de lutas. “O vencedor não é aquele que nunca sofre derrotas, é aquele que nunca desiste”. Os inimigos fizeram oposição continua, tentando desanimar o povo, fazendo ameaças, fazendo falsas acusações, fizeram de tudo para tentar paralisar a obra...

1 – O que fazer quando nossos sonhos e planos parecem impossíveis de serem realizados?
a) Tenha certeza do chamado de Deus para sua vida; foi assim com Neemias. (Ne. 2:12).
b) Os desafios a nossa volta são trombetas de Deus a nos desafiar para causas grandes, nobres e relevantes. (Ne.1:3,4).
c) Quando abrimos nossos olhos para a realidade à nossa volta, nosso coração é aquecido, os nossos pés são acelerados, as nossas mãos são acionadas e a obra é feita. (Ne.2:17, 18).
d) Neemias chorou, orou e jejuou durante quatro meses antes de começar a agir – nós precisamos fazer o mesmo, antes de buscarmos recursos da terra, precisamos buscar os recursos do céu... (Ne 2.1; 1:4).
e) Neemias entendeu que a reconstrução precisaria passar pela decisão política do rei. O rei Ataxerxes havia decretado a paralisação da reconstrução da cidade (Ed 4.21), só um milagre poderia reverter a decisão política do rei, contudo, os impossíveis para os homens são possíveis para Deus.(Lucas 1:37).
f) É preciso aguardar o tempo certo de agir. É preciso ter sabedoria para saber a hora certa de agir em nome e no poder de Deus... (Ne 1.11).

2 – Tenha atitudes corretas diante das pessoas (Ne 2.1-9).
a) Neemias demonstrou grande tristeza diante do rei (Ne 2.1). Porque o problema do povo de Deus agora é o seu problema...
b) Neemias sente o fardo do povo sobre os seus ombros, ele não esconde os seus sentimentos, não sente vergonha do seu povo; está pronto a sacrificar sua estabilidade financeira, seu status, seu conforto, suas conquistas, sua prosperidade, para reconstruir a cidade de seus pais...
c) Levante-se uma grande obra pode começar se você se levantar e colocar-se nas mãos de Deus dizendo: usa-me, o Senhor vai fazer faça em mim e através de mim...
d) Neemias demonstra fidelidade ao rei (Ne 2.3). Ele era um homem de absoluta confiança em sua posição. Fidelidade é uma marca dos homens usados por Deus...
e) Neemias demonstra tato na abordagem, com habilidades para fazer perguntas(Ne 2.3). Não citando o nome da cidade de Jerusalém (Ne 2.3). Ele levantou a questão da memória dos seus ancestrais, dos seus pais.
f) Neemias demonstra clareza em seus propósitos. Alvos claros objetivos específicos, propósitos bem delineados:
- Ele precisava que o rei mudasse a política acerca de Jerusalém (Ne 2.5).
-
Ele queria ser enviado pelo rei com a missão de reconstruir Jerusalém (Ne 2.5).O seu chamado era de Deus, mas precisava ser enviado pelo rei...
- Ele precisa de cartas de recomendação do rei (Ne 2.7). Para fazer bem a obra de Deus precisamos de planejamento, estratégia e prudência.
-
Ele precisa da aprovação, e de provisão para a obra (Ne 2.8). Neemias calculou os custos da obra antes de lançar no projeto. Não se faz a obra de Deus sem recursos. Ele pede a quem pode atender. Precisamos saber o que pedir, quando pedir e para quem pedir.
-
Ele precisava de proteção para a viagem (Ne 2.9). A proteção divina não anula a prudência humana.

3 – Vença a resistência levantada pelos inimigos (Ne 2.10).
a) Conheça a identidade dos inimigos. Sambaláte e Tobias tentaram desanimar o povo... Sambaláte era o governador de Samaria e Tobias um membro nobre dos amonitas...
b) Conheça a atitude dos inimigos. O sucesso da obra de Deus deixa o inimigo furioso... os guerreiros de Deus sempre vão despertar a ira e a fúria dos inimigos...
c) Conheça a motivação dos inimigos. Eles estavam furiosos porque Neemias se levantou para procurar o bem dos filhos de Deus. Quando alguém luta pela igreja e se levanta para reconstruir a casa de Deus desperta a fúria do diabo... Ex. Moisés ... Paulo...
d) Vença a resistência do inimigo buscando a direção de Deus (Ne 1.11; 2.4).
e) Vença a resistência do inimigo tributando à Deus o sucesso de sua causa (Ne 2.8-9). A mão de Deus está conosco para nos dar sempre proteção, direção e provisão. É de Deus que vem a nossa vitória (2 Co 2.14; Is 54:17).
f) Vença a resistência do inimigo pela oração, jejum, louvor, pela Palavra de Deus, pelo sangue de Jesus e pelo poder e autoridade do nome de Jesus.

g) Deus é inimigo dos meus inimigos e adversário dos meus adversários. (Ex. 23:22).

O sonho humanamente impossível da reconstrução de Jerusalém tornou-se realidade porque um homem colocou-se nas mãos de Deus. Igreja olhe para as oportunidades e não para os obstáculos.
-
Confie em Deus de todo o coração. (Ne. 4:4,5).
- Respeite e vença a oposição. (Ne. 4:9).
-
Reforce os pontos fracos. (Ne.4:13).
-
Tranqüilize as pessoas. (Ne.4:14).
- Recuse-se a parar o seu trabalho para Deus. (Ne. 6:3).
-
Renove continuamente sua fé e seu ânimo, a fé e o ânimo das pessoas. (Ne. 4:16-23)
- “Não são os grandes homens que transformam o mundo mas, homens fracos nas mãos do grande Deus”.

Compartilhando a Palavra

1.Existe algum sonho que ao teu ver parece impossível acontecer em sua vida?

2.O que você faria para ver o impossível acontecer em sua vida?

BAIXAR

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CURSO DE TREINAMENTO DE LIDERES PARA CRIANÇAS



Acontece neste feriado de 7 de setembro mais um CTLPC em nossa igreja apartir das 8:00hs da manhã venha participar você também.

Eu fiz a terra e criei nela o Homem

Texto: Isaias 45.1-18,22

Contexto histórico: O profeta Isaias chamado" profeta do Antigo Testamento", o texto o descreve como "filho de Amoz", marido de uma profetisa e pai de dois filhos( que deveriam ser sinais para a nação de Israel).Ele pertenceu a uma família Real dotado de uma espiritualidade profunda, bem- educado e capelão da corte de quatro reis de Judá por um período de 50 anos aprox. Isaias foi talvez a figura mais monumental dos séculos intermediários da historia de Israel.

Neste cap. Deus trazendo profecias de consolação p/ o povo. O Senhor mostra a Sua Grandeza para restaurar Israel com Ciro onde ele foi o Rei da Pérsia, como instrumento para cumprir os seus propósitos, embora ele não conhecesse o Senhor. O costume hebraico era ungir com óleo aqueles que assumiam posição de liderança. A mão direita e a mão de forca ou de poder (v.1).O Senhor ate nos dias de hoje, continuara mostrando a nos sua grandeza para que saibamos os seus atributos, ele fará isso sempre porque o pai quer revelar para seus filhos o direito que seus filhos tem por herança divina tanto na terra como no céu.

1 .O pai mostrando o seu poder que e indiscutível (ver.1-14)

2.O Senhor nos criou para reinarmos sobre a terra.(Gen. 2.15)

O povo de Israel estava prestes a sair do jugo da Babilônia, era um importante adversário do povo de Deus nos tempos antigos. A Babilônia para nós no dia de hoje tipifica satanás, o mundo, que tem como promessa destruir a obra que Deus fez um dia no jardim do Éden.

Que tem como nome Ser Humano. Ressaltando que ele só pode te destruir se você assim o permitir.

Chegaram fazer aliança com outras nações para dar total apoio a Assíria, Babilônia entre outras potencias daquela época tudo para acabar com Israel. Mas o Poder estava do lado dos herdeiros do Senhor e as suas promessas jamais falhara.

Para encerrar o Senhor disse mais: Olhai para mim e sede salvos, vos todos os limites da terra; porque eu sou o Deus, e não há outro. (ver.22)

Compartilhando a Palavra

1) Depois de você ter conhecido o Senhor como seu Pai, o que você já conquistou em sua vida?

Palavra Ministrada pela Pr. Erika Justino 04/09/2011

BAIXAR