quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O poder da unidade na igreja

Texto Base: 1º Coríntios-6:17
Podemos dizer que ao congregarmos possuímos um grande valor espiritual, mas quando congregamos e andamos em unidade ninguém poderá nos resistir. Em Mateus 16:18 nós vemos Cristo dizendo algo magnifico referente a igreja  Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Por isso precisamos compreender que se a igreja estiver em unidade nada pode contra ela.

1.    A UNIDADE É A ESSÊNCIA DO PRÓPRIO DEUS (I Co. 6.17):
O real valor da unidade encontra-se no Senhor, que tudo formou e tudo sustenta através de Seu amor e compaixão, sendo um só Deus e manifestando-se através da Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Assim como Eles encontram-se um no outro, sendo unidos, nós Neles fomos constituídos também unidade, isso significa que o nosso esforço, trabalho, evangelização, e todos os nossos atos, deveriam expressar a nossa unidade, que foi constituída na Trindade. O grande objetivo de Jesus Cristo é ter um corpo de pessoas, como Igreja, que não apenas se amem, mas que, por tanto se amarem, tornem-se um só homem “tendo em si o mesmo sentimento”, como Paulo aconselha, pensando a mesma coisa e sendo permeados pela mesma consciência, uma vez que o Cabeça, o Cérebro, e a Consciência da Igreja é Cristo.

2.    CARACTERÍSTICAS DOS INSUBMISSOS (Lc. 11.17):
Assim como a unidade é a essência de Deus, a rebeldia, a insubmissão e consequentemente a divisão, é a essência do próprio diabo. Muitas pessoas não têm percebido como Satanás tem infectado a Igreja com o espírito de rebeldia, disfarçado em críticas, opiniões e questionamentos que parecem até bem intencionados, mas que por trás é o espírito de rebeldia de Lúcifer. Algumas características de pessoas insubmissas: – eles têm dificuldade em reconhecer as autoridades; – eles têm dificuldades em obedecer as Leis, as regras e aos procedimentos; – normalmente são completamente independentes; – sempre acham que são melhores que seus líderes; – são rápidos em opinar; – conseguem levar outros a rebelião; – não foram tratados por Deus em sua rebeldia;

3.    COMO POSSO COOPERAR PELA UNIDADE NA IGREJA (At. 4.32):
Andando em unidade de propósito: A equação da morte é: Visão + Visão = Divisão – Tendo o mesmo coração (Fp. 1.27); – Tendo o mesmo pensamento (Fp. 4.2); – Falando as mesmas palavras (I Co. 1.10); – Tendo as mesmas atitudes (Gn. 11.6); A palavra de Deus, diz que não há limites para uma unidade de propósito e o Senhor disse: “Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentarem fazer”. Se esse princípio valeu para os homens na construção da Torre de Babel que estavam contra a vontade de Deus, imagine para a igreja que anda em unidade de espírito, alma, língua e obra.

CONCLUSÃO:
Queremos ser um povo só, falando uma só língua. Temos visto muitas coisas da parte de Deus, mas isso é só o começo daquilo que Deus fará através de nós, pois não haverá limites para aquilo que fizermos para o Senhor, pois onde há unidade, há a benção de Deus. Sempre que damos um passo em direção a unidade, Deus nos abençoa ilimitadamente.

Compartilhando a Palavra
1.Você é uma pessoa que colabora para que haja unidade nos lugares onde você frequenta?
2.Você é uma pessoa que pode declarar que é um com Cristo?
3.O que você tem feito para manter a unidade na sua casa, na célula, na igreja, etc...?
4.Segundo a palavra ministrada nós fazemos parte do mesmo corpo, você se sente assim?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O bom perfume de Cristo

“Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem." (II Coríntios 2:14-15.)

Sempre nos conduz em triunfo... Essa frase expressa uma profunda verdade. Ser conduzido em triunfo é muito mais que colecionar benefícios.
Quando entregamos a nossa vida ao Senhor e começamos a viver dentro da sua perspectiva, vamos nos deparar com situações adversas. Desafios, lutas, tempestades, batalhas etc.; muitas vezes vamos chorar, nos abater, pensar que não iremos suportar, e até mesmo querer desistir. Mas nesses momentos de fragilidade e até mesmo desespero, quando parecer que o céu sobre nós se entenebreceu, que estorvos tomaram a nossa vida, devemos saber: estamos sendo conduzidos por alguém que vê além do que tudo aquilo que os nossos olhos podem ver. Alguém que caminha por um caminho que é mais alto do que o nosso e que tem um plano bem definido para nossa vida.

Caminhar com Deus é ser dependente D´Ele. Muitas pessoas quando ouvem falar de Jesus e do Evangelho, logo miram os benefícios: vou ganhar, vou conquistar! Tudo é possível ao que crê! Ah, aquela casa aquele carro tão sonhado, chegou o tempo! Entretanto, a proposta de Deus para o homem vai além de coisas materiais e benefícios próprios. Deus quer fazer com que o homem reflita a Sua imagem e a Sua semelhança, que seja um canal de bênçãos.

Para refletirmos a imagem e semelhança do Senhor, é necessário que sejamos trabalhados, burilados, formados. E para que cheguemos nesse nível, o Senhor usará do Seu caminho que é perfeito, nos conduzindo, muitas vezes, por situações que para nós são difíceis demais. José era um jovem sonhador, com promessas maravilhosas para sua vida. Sonhos proféticos ele havia tido, mas foi levado por um caminho de dor. Jogado em um poço fundo e escuro, sozinho e desamparado, sem amigos, familiares ou qualquer pessoa que o amasse por perto. Vendido como escravo, acusado de assédio, trancado em uma cadeia, anos a fio sofrendo, tantas coisas que nenhum de nós gostaríamos de sofrer. Mas quero lhe dizer uma coisa: ele estava sendo conduzido em triunfo e exalando o bom perfume de Cristo.

Só Deus sabe por qual caminho necessitamos passar para que alcancemos a altura de sua visão, pois, como sabemos no final da história José se encontra em uma posição única alcançada por um homem no reino de Faraó. O papel que José desenvolveu foi tão sublime e importante, que ele não só foi o administrador da maior potência do mundo na época, como geriu alimento para todo esse povo.

Não poderia ser qualquer um para fazer o que José fez, portanto, se a sua vida têm sido uma somatória de lutas, angústias, desertos... Não desista, não pense que o Senhor abandonou você, saiba que o simples fato de poder levantar todas as manhas o faz mais que vencedor. O que vai determinar o final dessa caminhada será a sua fé, pois é somente em meio a lutas que podemos ver que o Senhor realmente está nos conduzindo em vitória.

Por isso não desista e não pare de crer os Sonhos de Deus jamais vão morrer. Caminhe e saiba que a despeito de qualquer situação o bom perfume de Cristo é o que fará a diferença em sua vida.

Ilustração
No livro O apostolo dos pés sangrentos conta-se a historia de um indiano que se chamava SUNDAR SINGH conta-se que Há no Himalaia um ponto em que florescem lindas flores; mas quem ali se demora logo adormece. Os que moram na vizinhança aspiram sempre o perfume de outra planta, antes de passarem por ali, a fim de contrabalançar os seus efeitos. Quando ouvi contar isso, imaginei que as flores fossem venenosas, mas logo replicaram que não, pois quem ali adormecia, geralmente conservava a vida até doze dias depois e quando morria era em consequência da fome ou da sede. Há também no mundo coisas que em si não são más, mas que apagam a nossa fome e sede espiritual, vindo assim a determinar a nossa morte. E como na outra planta cujo perfume mantém acordados os que por ali passam também a oração nos manterá vigilantes entre as atrações do mundo.

Compartilhando a Palavra
1.Qual o cheiro que você tem manifestado como igreja e pessoalmente?
2.Você tem exalado o perfume de Cristo por onde você tem andado?

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Deus das causas impossíveis!

Texto: Êxodo 14:1-14
Introdução: Quando, às vezes, parece que tudo está perdido:
O povo saiu do Egito debaixo de uma Promessa: A terra de Canaã.
Mal acabara de sair, parecia que tudo era uma farsa, uma enganação;
Estavam parados, encurralados e o inimigo vinha armado até os dentes;
O povo ficou apavorado, angustiado, amargurado e teve muito medo;
Para o povo, a causa já estava perdida.
As perguntas eram: Cadê a Promessa? Cadê a vitória; a bênção que tanto nos prometeu?
Onde Deus está?

I. Quando, às vezes, tudo parece que está perdido: Deus libera uma palavra de vitória. v. 13-14.
Não se preocupem, não percam a fé,
 Aquietai-vos: Parem de falar besteiras, parem de murmurar, reclamar.
 Vede: Abra seus olhos e vejam;
 Lucas 1:30-31; 35 “Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.”
• “Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.”.
 Deus quer que concebamos a Palavra pelo ouvido e geremos a Promessa de Deus.

II.  Quando, às vezes, tudo parece que está perdido: Deus nos manda marchar. v. 15.
 Marchar: Postura de um verdadeiro soldado; verdadeiro exército.  Para onde? Rumo à promessa de Deus, pela fé.  Rumo à frutificação e multiplicação  Rumo à vitória e a conquista.
 Às vezes, o problema é tão grande que ficamos como que paralisados, sem ação,
 Deus te manda Marchar, Não é andar, mas marchar;  Marchar rumo à terra Prometida, rumo à vitória, rumo à bênção;  Marche em direção às águas, Batismo, Purificação, Libertação.
 Os líderes são os determinadores de ritmo.
 É nas águas que Deus vai derrotar o inimigo, Águas do Espírito, se envolva com Ele, Mergulhe nEle, seja Batizado Nele, MARCHE. (VS. 27-28)
Mexa-se, povo de Deus! Saia da inércia!

III.  Quando, às vezes, tudo parece que está perdido: Deus escreve uma nova historia em nossa vida. Êxodo 14:30-31 - 15:1-2.
 Depois do mar, vem sempre o novo cântico;
 Sl. 40:2-3 “ Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.”
Depois do batismo no mar, tem sempre festa ao Senhor (15:20)

Conclusão:
Há uma causa difícil ou impossível em sua vida? Não há o que temer.
Se você crer, Você não morrerá enquanto Deus não cumprir as Promessas em sua vida.
Eu não morrerei enquanto o Senhor não cumprir em mim, todos os sonhos que Ele mesmo sonhou pra mim. Aleluia!!!

Compartilhando a Palavra
 1.Há uma causa difícil ou impossível em sua vida?
2.Neste Ano de Milagre, você acredita que as causas impossíveis, podem se tornar possíveis em sua vida? Em qual (is) área (as)?