segunda-feira, 26 de março de 2012

Você Quer o milagre?

Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Portadas Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos esperando que se movessea água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomandoo leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado. Jo. 5:1-9

Os milagres de Jesus eram extraordinários e milhares de pessoas o seguiam para receber a cura ou libertação. Diz o evangelho que Jesus curava a todos, nem um sequer ia embora sem receber o seu milagre. No entanto em Jerusalém havia uma multidão de enfermos que se ajuntava ao redor do tanque de Betesda esperando que um anjo movesse as águas. O primeiro que entrava na água depois do anjo movimentá-la era curado. No entanto havia milhares de enfermos que nunca eram curados. Eles poderiam ir a até Jesus, mas preferiam crer em algo místico.

Naqueles dias havia dois tipos de multidão que buscavam alguma bênção de Deus. A multidão do Tanque de Betesda, o pessoal que gosta de anjos, e a multidão que seguia a Jesus!
Aquela multidão que rodeava o Tanque é símbolo das inúmeras pessoas que esperam receber algo de um tipo de misticismo religioso. Milhões de pessoas aguardam receber alguma coisa de algum tipo de entidade espiritual que mude a sua condição de vida. Ao contrário destes, o grupo que segue a Jesus, é cheio de vida e satisfação. Constantemente podem ver as maravilhas de Deus através do Senhor!
Mas o Senhor é misericordioso e foi ao encontro de um homem que estava ali enfermo há trinta e oito anos. Aquele homem sequer sabia quem era Jesus. Mas ele foi alvo do amor do Senhor. No meio de tantos coxos, cegos e paralíticos o Senhor perguntou somente para ele: “você quer ser curado?”.

A condição do homem sem Deus
Essa história do paralítico pode ser também o retrato da sua história. Ele é o exemplo de alguém que ainda não tinha provado do melhor de Deus, da abundância que há em Cristo Jesus. Em João 10:10 o Senhor disse que o ladrão vem somente para matar, roubar e destruir, mas ele declara que veio para nos dar vida e vida em abundância. Você foi criado para ter uma vida abundante. Você não foi criado para a angústia, para a dor e o sofrimento. Você não foi criado para a enfermidade e nem para ser um inválido, mas foi criado para ser um instrumento nas mãos do Deus todo poderoso. Houve um dia em que Deus sonhou coisas boas a seu respeito. Antes que você surgisse no ventre da sua mãe, Deus já conhecia você e lhe chamou pelo nome. Mas algumas vezes os sonhos não se cumprem porque o inimigo entra em cena.
Aqueles sonhos que Deus sonhou a seu respeito, todos eles podem se tornar realidade. Você não tem que desistir da vida. Não há impossíveis para o nosso Deus. Ele é o Deus que pode todas as coisas.
Aquele paralítico nem imaginava que naquele dia ele seria alvo do amor de Deus. Ele nem conhecia a Jesus, mas o Senhor já o tinha visto pela sua graça.

a. Inválido
A primeira coisa que ficamos sabendo a respeito do homem é que era paralítico. Todos nós somos paralíticos por natureza, incapazes de andar nos caminhos de Deus, de estar de pé diante do Senhor. Portanto, aos olhos de Deus todos nós somos paralíticos e até nos arrastamos. Não consegue ser diferente do que é. Já prometeu
para si mesmo várias vezes ser diferente e não consegue cumprir. Já prometeu muitas vezes para os seus pais, para o seu cônjuge, para amigos, que iria mudar que seria diferente e mudaria de vida. Só para depois ver os seus pés tropeçando novamente. Mas você não desiste e tenta novamente. O resultado, porém, é uma queda após a outra. Você teme que Deus já não o aceite mais, todavia, para o Senhor você é apenas um paralítico, que não consegue caminhar e fazer o que é correto. Talvez você já tenha prometido a si mesmo parar de fumar e, cada vez que você promete é mais um na sua extensa coleção de fracassos. Você já se martirizou por causa do vício da bebida, e até se odeia por causa disso. Mas a sua história é o resumo das tentativas frustradas de um paralítico que tenta andar.

b. Uma existência perdida
O verso 5 diz que o homem era paralítico há 38 anos.
38 anos nos fala da história de uma vida inteira.
Você possui uma história, uma existência de invalidez, de incapacidade de cumprir os propósitos de Deus, de andar nos caminhos da vida.
Há trinta e oito anos, todos os dias ele se arrastava pelas ruas até chegar ao tanque de Betesda. E todos os dias dizia para si mesmo: “hoje vai acontecer alguma coisa! Hoje o anjo vai mover a água! Hoje eu vou receber a cura que eu espero!”.
Trinta e oito anos apontam para uma existência perdida.

c. Sem alegria
No verso primeiro lemos que naquele dia havia uma festa dos judeus. Jesus foi encontrar aquele homem no meio de uma festa. Mas apesar de ser um dia de festa, aquele homem não podia festejar. Para ele não havia alegria, só tristeza. Lá fora era festa, mas dentro daquele lugar não havia alegria alguma, apenas uma vida de semblante caído.
Talvez tenha anos que você não saiba o que é uma gargalhada, uma alegria genuína de rir sem se controlar. A sua história pode ser mudar hoje se você fizer de Jesus a sua alegria. Ele veio encontrar aquele homem num dia de festa para convidá-lo para celebrar uma nova vida.

d. Sem descanso
O verso 9 diz também diz que era dia de sábado. O sábado simboliza descanso. Mesmo que todos estivessem descansando aquele homem continuava rastejando, porque a sua própria existência era o cansaço de carregar o peso e o fardo do próprio corpo todos os dias. Para ele não havia descanso. Cada dia, inclusive aos sábado, ele ia para o tanque esperar o anjo mover as águas.
Você também não tem tido descanso, porque o verdadeiro descanso não é uma boa noite de sono ou um colchão gostoso para dormir. O verdadeiro descanso é a sua alma aliviada do peso da acusação e da condenação do pecado, das culpas de coisas feitas e não resolvidas. O verdadeiro descanso é poder dormir com a consciência limpa e dizer “eu não devo mais nada”. O verdadeiro descanso é o Senhor Jesus quem dá.
Eu posso me cansar fisicamente, mas dentro de mim eu desfruto de paz. É maravilhoso poder erguer aos mãos para adorar e não temer nenhuma condenação porque o sangue de Jesus nos lava de todo pecado. O Senhor o convida para o descanso. Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt. 11:28).

A impotência da religião
Esse homem estava procurando sua cura no misticismo religioso. Você também certamente já procurou resposta em muitos lugares, em todo tipo de religião. Mas a religião não é a resposta. O cristianismo, porém, não é uma religião. Cristianismo não é uma questão de participar de um culto e nem de obedecer a regras e regulamentos. Cristianismo é uma pessoa: Jesus Cristo. O Senhor não disse que veio nos ensinar um caminho para o céu. Antes ele disse: “eu sou O caminho”. Ele não disse que veio para nos mostrar como ter vida, mas
Ele disse “Eu sou a vida”. Ele não disse que veio nos ensinar uma verdade, ele disse: “eu sou a verdade”. Cristianismo é a pessoa de Jesus vivendo dentro de você. Não é uma questão de religião, mas é Jesus vivendo dentro do nosso coração.

a. A porta das ovelhas
Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Jo. 5:2
No verso 2 ficamos sabendo que aquele homem estava junto a porta das ovelhas. Cada detalhe na Palavra de Deus é significativo e profético. Em João 10:7 Jesus diz que ele é a Porta das Ovelhas.
Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Jo. 10:7
Aquele homem estava junto a porta da ovelhas, mas ele não sabia que aquela porta era profética. O Senhor Jesus disse que ele é a porta das ovelhas e quem entrar por ele vai encontrar pastagem. Ele é a porta e depois é o caminho e no meio do caminho é também o pasto verde e a água fresca para as ovelhas. Ele é tudo de que precisamos a provisão completa de Deus para as nossas vidas.
Eu estou convidando você para entrar por esta porta. Aquele homem inválido estava junto da porta, mas não tinha entrado por ela. Você também hoje pode estar ao lado da porta e nem percebeu que Jesus o convidava para entrar por ela.

b. O tanque de Betesda
A Palavra de Deus também diz que o lugar onde o homem estava se chamava Betesda, que significa “casa de misericórdia”.
Junto ao tanque estava a porta, e o tanque se chamava Betesda, ou “casa de misericórdia”. Mas não havia misericórdia para aquele homem. Trinta e oito anos esperando, sem receber misericórdia. Depois de trinta e oito anos apareceu alguém! Que surpresa! Eu imagino que naquele sábado ele acordou bem cedinho e se arrastou pelas ruas para se colocar ao lado do poço. Eu fico pensando se naquele dia ele tinha alguma noção do que iria acontecer com ele. A mesma coisa pode acontecer como você. Você começou essa campanha de oração talvez sem esperar muita coisa. Mas hoje algo poderoso pode acontecer na sua vida. Sua história pode ser mudada de uma vez por todas. Você acordou hoje para um dia como qualquer outro, mas Jesus Cristo resolveu se encontrar com você.

O poder de Jesus
Jesus perguntou-lhe: “Você quer ser curado?” De todas as pessoas enfermas ali, Jesus escolheu aquele homem para ser curado. Mesmo que ele não reconhecesse a Jesus, ele foi o alvo do amor do Senhor.
Para o enfermo o Senhor pergunta “Você quer ser curado?”
Para o aleijado por mágoas do passado, Jesus pergunta: “Você quer ser liberto?”
Para o acorrentado pelos segredos do pecado Jesus pergunta: “Você quer ser solto?”
Para os que lutam uma guerra contra o vício Jesus pergunta: “Você quer vencer?”
Para quem ainda não pediu coisa alguma o Senhor pergunta: “Você quer ser salvo?”
Para todos nós que precisamos de Sua cura e do seu toque em qualquer parte de nossas vidas, Ele pergunta: “Você quer ser curado?”
Para receber a cura que Ele tem para você, é preciso desejar de todo o coração. Devemos responder: “Sim, Senhor, estou pronto para deixar o passado para trás de mim.” A resposta do homem à pergunta de Jesus nos introduz na segunda parte da conversa.
Diante da pergunta do Senhor o homem deu uma resposta que não respondia coisa alguma.

a. A desculpa do homem
Ele disse: “não tenho ninguém para me ajudar a entrar no tanque quando a água é agitada. E quando eu estou tentando entrar, alguém sempre desce antes de mim.” O homem não respondeu a pergunta de Jesus, mas ofereceu uma desculpa por que ele não havia sido curado ainda: “Eu estou sozinho, não há ninguém para me ajudar, ninguém se importa comigo!”
Não podemos deixar de sentir pena daquele homem, sozinho no mundo, sem família e sem amigos. “Senhor, eu não tenho ninguém para me ajudar.” Esse é realmente um grito trágico, mas ainda é não responde à pergunta: "você quer ser curado?” Ele estava apenas dando uma desculpa.
Muitas pessoas que passam por problemas e enfermidades se tornam lamuriantes e cheias de autopiedade. “Ninguém me ajuda! Estou sozinho e abandonado!” Dizem elas tentando ter a compaixão dos outros. Mas o que toca o céu é a nossa resposta de fé à pergunta do Senhor.
A resposta do homem parece indicar que ele queria somente que Jesus o ajudasse a levá-lo para a piscina: Sua resposta é para sensibilizar a Jesus para fazer o que ele queria. O Senhor, porém, não segue os nossos planos, antes nós devemos seguir o dele.
A resposta do homem era também um tipo de reclamação.
É como se ele dissesse: “não há ninguém para me ajudar! Eu não posso me ajudar e parece que Deus não está fazendo nada para mim também!”.
Quando Jesus perguntar: “você quer ser curado?” Qual deve ser a sua resposta?
Quando Jesus perguntar: “você quer ser curado de seu passado de dor?” Não responda: “você não tem idéia de como as pessoas me machucaram!”.
Quando Jesus perguntar: "você quer ser liberto das cadeias do pecado?” Não diga: “Eu simplesmente não consigo me controlar!”
Quando Jesus disser: “você quer ser livre das drogas?” Não responda: “O vício é uma doença e não é minha culpa”?
Quando Jesus perguntar: "você quer ser salvo?" Não se desculpe dizendo: “Eu não sou tão ruim como as outras pessoas.”
Para receber o milagre que Jesus tem para sua vida, você deve pôr de lado todas as suas desculpas.

b. A cura pela fé
No verso oito Jesus lhe disse: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.” O Senhor traz a cura para você hoje da mesma maneira que Ele o fez naquela época. Ele não veio ao homem com uma atitude meramente sentimental aceitando as suas desculpas. Jesus não disse: “pobre de você!” Mas, em vez disso lhe deu uma mensagem de vida e cura. O homem reclamou: “Eu não tenho ninguém.” mas Jesus estava dizendo: “eu estou aqui por você!” Não adianta se arrastar nas esteiras da auto piedade, você precisa responder para aquele que pode trazer vida para o seu corpo doente, cura para as suas emoções danificadas e força para a sua fé enfraquecida.
Somente ele pode dizer com toda a autoridade: “Levanta-te e anda!”.

Eu não quero que você entenda essa palavra como um tipo de evangelho de auto-ajuda. A cura é realizada 100% pelo poder de Deus, tudo é feito por Cristo, por causa da graça, mas há um fator da responsabilidade humana aqui.
Pense sobre isso comigo. Quem curou o homem na piscina? Jesus. Mas quem tinha que obedecer e caminhar? O homem.
Quem nos salva dos nossos pecados? Jesus. Quem deve se arrepender e crer? Todos nós. Quem nos santifica e nos dá o poder para vencermos o pecado? Jesus. Quem deve decidir segui-Lo dia a dia e fazer a sua vontade? Nós.

Muitos não compreendem esta verdade e, como resultado têm dado demasiadas desculpas. Não estou dizendo que nós somos os mestres do nosso próprio destino ou que temos o poder em nós mesmos, mas a Bíblia diz que nós fomos feitos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou.
Agir como se fôssemos derrotados é negar a verdade da palavra de Deus e chamá-lo de mentiroso.
Jesus veio e morreu na cruz para sofrer a condenação dos nossos pecados. O seu sangue nos lava do pecado e nos livra da escravidão. O fato de que ele ressuscitou dos mortos demonstra sua vitória sobre a opressão de Satanás. Agora podemos ser participantes da sua vitória quando nos achegamos a ele com fé. É por isso que ele lhe diz: “Levanta-te e anda.”
Teria sido fácil para o homem na beira do tanque rejeitar a ordem de Jesus. É preciso fé para obedecer à Sua instrução aparentemente impossível e deixar a dor para trás. A obra de Deus em nossas vidas é realizada apenas pela Sua graça, mas para experimentá-la devemos nos levantar e dar um passo de fé.
O Senhor chegou para aquele homem e lhe perguntou: “Você quer ser curado?” Ele respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.” (v. 7).
Quando vejo a água movimentando, bem que eu tento, eu me esforço, me arrasto, tento de todas as formas me debater, mas eu não consigo me mexer, porque não tem ninguém. E todas as vezes que o anjo mexe eu não sei se fico alegre ou se eu fico angustiado, não se estou tomado as vezes de um ódio profundo, uma revolta ou se eu me encho de esperança para uma próxima vez. E eu imagino aquele homem naquela angústia
e o Senhor apenas diz para ele “Você quer?”
O Senhor pergunta para você hoje também. Você quer mudar de vida? Você quer mudar de história? Você quer começar de novo? É possível começar outra história com Jesus.
Você pode entrar pela verdadeira porta das ovelhas e mergulhar no verdadeiro tanque onde existe água viva esperando você. Mas você não precisa esperar o anjo movimentar porque Jesus disse que ele é a água da vida que está disponível para todo aquele que crer.
Se você crer os céus se abrirão, cadeias de escravidão, de vício, de pecado serão quebradas na sua vida.
A própria enfermidade do corpo será curada pelo poder de Deus. O Senhor deseja curar as enfermidades do corpo e da alma do homem. Muitas pessoas estão aleijadas pelo sexo e pela promiscuidade.
Outros estão aleijados pelo ódio, rancor e ressentimentos enraizados na sua alma. Há aqueles que estão
aleijados pela desonestidade, pelo roubo, pela ganância pela inveja. Não se iluda com a religião e o misticismo.
Deus marcou um encontro com você. Se você se entregar nas mãos deles ele poderá não somente transformá-lo, mas curá-lo hoje também.

c. A cura mantida pela obediência
No Verso 14 encontramos uma séria advertência do Senhor para aquele homem que havia sido curado.
Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. Jo. 5:14
Descobrimos aqui que o pecado era a causa da enfermidade daquele homem. O Senhor não disse que todas as pessoas enfermas estão sofrendo por causa de algum pecado. Não
estamos autorizados a julgar o sofrimento de ninguém. Mas certamente podemos dizer que o pecado pode trazer muitas enfermidades sobre nós.
Quando o Senhor curou o paralítico não lhe mandou arrepender dos seus pecados e nem lhe colocou condição alguma, apenas o mandou levantar e andar. Por causa da sua resposta de fé ele foi curado, no entanto o Senhor agora mostra que a cura precisa ser mantida. A cura deve ser mantida pela obediência a Palavra de Deus. O Senhor Jesus deixou bem claro que se o homem continuasse a viver no pecado alguma coisa pior poderia lhe acontecer.
A pergunta de Jesus ecoa através dos séculos para você hoje: “Você quer ser curado?” Hoje o Senhor espera pela sua resposta. Você vai continuar permitindo que o pecado prenda a sua vida? Ainda continuará vivendo uma vida vazia e sem sentido? Será que você ainda vai dar as mesmas velhas desculpas? Ou você vai ouvir a palavra de Jesus e alcançar o seu milagre. Em nome de Jesus “Levanta-te e anda”?

segunda-feira, 12 de março de 2012

Questões no meio da tempestade

Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? Marcos 4:35-41
As tempestades não são raras no mar da Galiléia. Ele está rodeado de montes e ao norte está o maravilhoso morte Hermon com seu pico nevado. Algumas vezes o ar frio vindo do topo do Hermon desce até se encontrar com as águas quentes do Mar da Galiléia. A força do vento frio se encontrando com o ar quente pode ser explosiva. E foi assim que aconteceu naquele dia. Jesus e seus discípulos estavam no meio do lago quando a tempestade veio repentinamente. Era algo aterrorizante e pareceu aos discípulos que eles não iriam sobreviver.
Eu creio que o Senhor tinha em mente todo esse cenário para se revelar de uma forma que os discípulos ainda não o conheciam. Creio que hoje você também conhecerá aquele que tem o poder de repreender os ventos e calar o mar. Pode ser que você esteja passando por uma tempestade e esteja lutando com as mesmas perguntas e questões dos discípulos. Para alguns a tempestade é financeira. Para outros, é uma questão de saúde. Outros ainda estão sendo inundados na área dos relacionamentos. Você tentou ser uma boa pessoa e fazer a coisa certa, e ainda assim você sente como se estivesse afundando, e você quer saber a mesma coisa que os discípulos queriam saber: “Jesus, o Senhor não se importa se eu me afogar”?

As tempestades da vida
Há três coisas que a Palavra de Deus nos mostra a respeito das tempestades.
Em primeiro lugar as tempestades são inevitáveis. Elas simplesmente virão em algum momento. Todos nós passaremos por tempestades em algum momento de nossas vidas. Simplesmente porque elas fazem parte da existência nesse mundo caído. Ninguém vai passar por essa vida em brancas nuvens e dormindo em plácido repouso. Todos enfrentaremos tempos difíceis.
Os discípulos tinham passado o dia ouvindo o Mestre e fazendo sua obra, mas isso não os isentou da tempestade. Eles amavam a Jesus e tinham deixado tudo para segui-lo, mas isso não os poupou da tempestade. As aflições e as tempestades da vida fazem parte da jornada de todos nós.
Às vezes, Deus vai nos conduzir a uma tempestade. Este é o lugar onde nossas expectativas em Deus são testadas. Nós esperamos que Deus só nos leve para águas tranqüilas, pastos verdejantes e céus ensolarados. Temos muita dificuldade de entender um Deus amoroso que nos permite passar por tempestades e lutas quando seguimos a sua vontade.
Em segundo lugar as tempestades são imprevisíveis. Elas desabam repentinamente. As pessoas tentam de todas as formas preverem como será o seu dia, se terão uma boa ou má semana, mas simplesmente não é possível prever as calamidades da vida.
As tempestades podem transformar cenários domésticos em lugares ameaçadores. O Mar da Galiléia era um lugar muito conhecido daqueles discípulos. Alguns deles eram pescadores profissionais e cruzaram aquele mar várias vezes lançando suas redes. Muitas vezes, as tempestades mais terríveis que enfrentamos na vida não vêm de horizontes distantes, mas apanham aquilo que era comum em nossa vida e bota tudo de cabeça para baixo. Eu sempre me espanto como em um breve momento as nossas vidas podem ser mudadas para sempre. Um telefonema, uma conversa, uma curva adiante e tudo muda.
Em terceiro lugar as tempestades não fazem acepção de pessoas. Elas acontecem a pessoas boas e a pessoas ruins. Acontecem com crentes e incrédulos, com pessoas educadas e pessoas analfabetas, com ricos e com pobres. Elas vem sobre todos nós. Em Mateus 5:45 o Senhor diz que faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Ser cristão não nos isenta das tempestades.
Alguns imaginam que os problemas vêm somente sobre os desobedientes, mas isso não é verdade. Os discípulos enfrentaram a tempestade justamente porque obedeceram a ordem do Senhor para passarem ao outro lado. Jonas enfrentou a tempestade porque fugia da vontade de Deus, mas Paulo enfrentou a tempestade justamente porque fazia a vontade de Deus. As tempestades virão, mas como passaremos por elas já é uma outra questão.
Precisamos lembrar que os discípulos passaram pela tempestade mesmo com Jesus presente no barco. O fato de Jesus estar conosco não nos poupa das tempestades. Ser cristão não é viver numa redoma de vidro, numa estufa espiritual. Jesus foi a uma festa de casamento e, mesmo ele estando lá, faltou vinho. Um crente que anda com Jesus pode também enfrentar terríveis tempestades.
Por dois anos, os cientistas isolaram-se em um ambiente artificial chamado Biosfera 2. Dentro de sua comunidade auto-sustentável, eles criaram uma série de mini-ambientes, incluindo um deserto, uma floresta tropical e até mesmo um lago. Quase todas as condições de tempo puderam ser simuladas com exceção de uma, o vento. Ao longo do tempo, os efeitos do seu ambiente sem vento tornaram-se evidentes. Muitas árvores de acácia se curvaram e caíram mesmo estando num ambiente controlado. Sem o stress do vento para fortalecer a madeira, os troncos cresceram fracos e ela não conseguia sustentar o seu próprio peso.
Não chegamos ainda no céu onde tudo será perfeito e onde a vontade de Deus é perfeitamente realizada. Nós temos escolhas e às vezes cometemos erros e por causa disso nos ferimos. Esta é a razão porque temos de orar para que a vontade de Deus seja feita na terra assim como é feita no céu.
Vemos então que as tempestades são inevitáveis, imprevisíveis e imparciais. Então a questão fundamental é: qual será a minha resposta no meio da tempestade? Gostaria de compartilhar as três perguntas que foram feitas no meio do temporal. Normalmente são as mesmas que fazemos no dia mal.

1. Mestre, não te importa que pereçamos? (4:38)
Essa é a primeira questão que levantamos no meio da tempestade. Simplesmente não entendemos a tranqüilidade de Jesus no meio da nossa tempestade. Você já teve a impressão de que o Senhor o abandonou? Parece que suas orações não são ouvidas e ele se esqueceu de você? O maior drama dos discípulos não foi a tempestade, mas o fato de Jesus estar dormindo durante a tempestade. Na hora do maior aperto dos discípulos, Jesus estava dormindo.
Nos últimos anos eu tenho viajado toda semana. Eu estou sempre dentro de um avião indo ou vindo de algum lugar. Nessas viagens já atravessei muitas turbulências. Numa delas muitos dos compartimentos de bagagem acima das cadeiras se abriram e muitas malas caíram. A tensão foi muito grande. Várias vezes tem acontecido do piloto fazer a sua aproximação para pousar e repentinamente ele acelera o avião e decola novamente. Eles dizem que é um procedimento normal, mas as pessoas sempre ficam assustadas. Numa ocasião, trinta minutos depois de decolar de Brasília, o piloto avisou que uma luz que não podia acender estava piscando no painel. Por causa disso teríamos de voltar. Quando porém chegamos ele disse que não poderíamos pousar pois havia muito combustível, então teríamos de dar voltas para gastá-lo. Pode parecer que não houve nenhum risco real, mas as pessoas ficaram angustiadas e dava para ouvir o barulho das orações. Não foram poucas as vezes que passei por turbulências tão grandes que as pessoas começaram a gritar e até a orar em voz alta. Hoje eu entendo porque muitas vezes as pessoas aplaudem quando o avião pousa, é uma maneira de liberar a tensão.
Em todas as minhas viagens eu sempre tenho confiado no piloto. Nunca me ocorreu dar uma olhada na cabine para ver se ele estava dormindo. Eu não creio que isso seja algo que eles façam normalmente. Mas no texto que acabamos de ler nós temos Jesus, o piloto do barco, dormindo. Eu creio que isso não deu aos discípulos um sentimento muito confortável.
No meio da tempestade algumas vezes, temos a sensação de que Deus está dormindo. Equivocadamente pensamos que ele não está atento às nossas lutas e isso gera uma grande angústia em nossa alma. Por causa disso os discípulos questionaram: “não te importas que pereçamos?”
Essa pergunta dos discípulos se parece mais com uma crítica do que com um pedido de ajuda. Isso é um perfeito retrato da atitude de muitos durante a tempestade. Preferem reclamar de Deus do que orar com fé. Às vezes é mais fácil reclamar de Deus do que depositar a ansiedade aos seus pés e descansar no seu poder.
O diabo procura colocar em nossa mente a ideia de que o Senhor não se importa. Por isso a pergunta é também um grito de pânico. O perigo maior que enfrentavam não era a fúria do vento ao redor deles, mas a incredulidade dentro deles. No meio da tempestade somos tentados a pensar que o Senhor não se importa com a nossa dor e o nosso sofrimento.
Precisamos sempre nos lembrar que não há Deus como o nosso que trabalha por aqueles que nele esperam. Quando ele permite a tempestade é porque quer nos levar a um novo nível de fé, quando vermos o seu poder liberado sobre os ventos do diabo.
No meio da tempestade as pessoas sempre se perguntam: “o que fiz de errado? Onde está a brecha em minha vida? Por que tenho de passar por isso?” Os discípulos entraram no barco porque Jesus lhes dera uma ordem e mesmo assim, enfrentaram a tempestade. Eles estavam no centro da vontade de Deus e ainda enfrentaram ventos contrários. Eles estavam onde Jesus os mandou estar, fazendo o que Jesus os mandou fazer, indo para onde Jesus os mandou ir e mesmo assim, enfrentaram a luta. A tempestade veio mesmo tendo obedecido a Jesus (4:35).
Digo isso não para que você se conforme com as lutas, mas para que a sua fé não seja solapada pelas acusações na mente. Tenho acompanhado muitos irmãos passando por tempestades e eles precisam sempre vencer os pensamentos de acusação de que são terríveis pecadores e que merecem o que estão passando. Ou então pensamentos de justiça própria, quando se revoltam pensando que não merecem passar por essa tribulação pois são cristãos exemplares. As duas atitudes procedem do maligno e visam destruir a nossa fé. Precisamos rejeitar esses tipos de pensamento.
Jonas enfrentou uma tempestade porque desobedecia a Deus; os discípulos porque obedeciam. Você tem enfrentado tempestade pelo fato de andar com Deus, de obedecer aos mandamentos de Jesus? Ou você tem sofrido tribulação por causa de sua infidelidade a Deus?
Há momentos que sofremos, não por estarmos na contramão, mas por andarmos pelo caminho direito. O mundo odiou a Cristo e também vai nos odiar. Seremos perseguidos por vivermos na luz.

2. Por que sois assim tímidos? Por que não tendes fé? (4.40)
Essa foi a segunda pergunta no meio da tempestade. Foi o Senhor quem perguntou aos seus discípulos: “por que vocês não crêem?”.
A pergunta do Senhor não era meramente retórica. O Senhor queria lhes mostrar que eles não precisavam temer coisa alguma, pois havia muitas razões para que eles cressem e descansassem.
Em primeiro lugar eles deviam crer na palavra de Jesus. O Senhor havia dito a eles: “passemos para a outra margem”. O Senhor não disse: “passemos para o meio do mar para naufragarmos”. O Senhor já havia determinado que eles chegariam ao destino.
Nossa fé é sempre baseada na Palavra de Deus. No meio da tempestade somente podemos vencer o medo e o pânico se tivermos clareza a respeito da sua palavra. Os discípulos deveriam se lembrar que quando o Senhor fala ele cumpre a sua palavra. Podem passar o céu e a terra, mas as palavras do Senhor não passarão. Ele não é homem para mentir. Ele é a verdade. Os discípulos tinham ouvido o Senhor dizer isso, portanto o destino deles era a outra margem e não a morte no meio do mar.
Jesus não disse que a viagem seria calma e fácil, mas ele garantiu que chegariam ao destino. A Palavra de Deus não promete uma vida sem luta e sem tempestades, mas nos promete uma vida de vitória no meio da luta.
Em segundo lugar eles deviam crer na presença de Jesus. Havia uma tempestade, mas o Senhor estava com eles no barco. As circunstâncias não são maiores que o nosso Deus. Não estamos navegando sozinhos. Ele está conosco no barco.
Experimentar a presença do Senhor nos livra do medo. Davi diz que ainda que andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum (Sl 23:4). Não porque o vale seria um caminho maravilhoso. Não porque a circunstância era fácil de enfrentar, mas porque a presença de Deus estava com ele. “Tu estás comigo”! Esse deve ser o seu grito no meio da tempestade. Na verdade precisamos declarar para o vento e para o mar quem está conosco no barco.
O Senhor já havia dito que onde estivesse dois ou três reunidos no nome dele ali ele estaria (Mt. 18:20). Ele também disse aos seus discípulos: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28:20). Os discípulos se entregaram ao medo porque esqueceram-se de que Jesus estava com eles. O Rei do céu e da terra estava no mesmo barco e por isso, o barco não podia afundar.
Em terceiro lugar eles deviam crer na paz de Jesus. Ora o Senhor estava dormindo. Enquanto a tempestade rugia com toda fúria, Jesus estava dormindo um sono profundo. Jesus sabia que a tempestade viria e mesmo assim foi dormir. Os discípulos deveriam saber que o Senhor não os abandonara, mas estava demonstrando como devemos lidar com as tempestades da vida. No meio da luta precisamos crer e descansar.
Em quarto lugar eles deviam crer no poder de Jesus. O Senhor tem toda autoridade no céu e na terra. Ele mesmo disse que antes de Abraão existir “Eu Sou”! Ele é o criador do vento e do mar. Nada pode estar fora do controle das suas mãos. Não devemos permitir que haja tempestade em nosso coração. Pode estar trovejando e ventando lá fora, mas dentro de nós deve reinar a paz da presença do Senhor.
Por último eu creio que quando o Senhor acalmou a tempestade ele estava mostrando a seus discípulos que eles já tinham autoridade sobre os demônios. Certamente eles não perceberam que aquela tempestade era algo espiritual. A palavra que o Senhor usou para repreender o vento e o mar é a mesma que ele usou para expulsar os demônios. Era como se Ele estivesse dizendo para a tempestade: “seja amordaçada”! Como se estivesse amordaçando um cão com raiva. Isso dá indicação de que esta tempestade não era comum, mas um enviado de Satanás.
Já passei por tempestades na vida que certamente poderiam ser descritas como satânicas na origem. Você pode perceber dentro de você quando isso acontece. Quando essas tempestades vêm, você deve proteger a sua mente, porque você vai começar a receber todo tipo de pensamento contrário. Precisamos lançar mão da autoridade do nome do Senhor e mandar que todo espírito maligno saia.                                                          Nossa maior tentação é pensar que as tempestades são apenas eventos naturais. Quando as tempestades acontecem em nossa vida elas sempre são o resultado da atuação dos espíritos malignos. Você somente pode exercer fé se tiver clareza disso.
Então, se você estiver lendo esta mensagem e você perceber que há coisas acontecendo as quais você não sabe explicar, você deve silenciar as tempestades hoje.
Se você concluiu que em vez de ir para a frente, você está indo para trás, há uma tempestade que precisa ser silenciada.
Se você percebe que aqueles que não merecem o sucesso, estão superando você, enquanto você está sendo tirado da sua posição, há uma guerra para você lutar.
Se você tem enfrentado um problema que tem se tornado teimoso e não quer ir embora, então você tem uma tempestade diante de você.
Quando alguém está sendo governado por forças contrárias à sua vontade, há uma batalha para lutar.
Quando surge um ódio repentino entre marido e mulher, essa não é uma tempestade comum, mas uma batalha contra os espíritos nos ares.
Quando um aluno brilhante, repetidas vezes não consegue se sair bem durante o exame, há uma tempestade espiritual.
Quando uma pessoa normalmente feliz torna-se cada dia mais triste e deprimida, há vento espiritual soprando sobre o mar.
Quando uma criança que sempre foi obediente, de repente torna-se desobediente, a ventania precisa ser silenciada.
Quando você se vê escravizado por um hábito que você não pode controlar, há uma tempestade para ser vencida.
Não se iluda, as tempestades são produzidas pelos espíritos que atuam nos ares. Você pode usar da sua autoridade para amordaçar o vento e calar o mar.

3. Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? (4.41)
Essa foi a pergunta que todos fizeram. Esse milagre do Senhor foi completamente diferente de todos os outros que os discípulos haviam presenciado. Aqui o Senhor demonstrou claramente que tem autoridade sobre todas as coisas, incluindo o vento e o mar. É somente no meio da tempestade que podemos conhecer quem de fato é o Senhor.
É terrível ser cego, mas o cego não podia ver quem era Jesus, até que ele foi curado. O surdo não podia ouvir Jesus, até que seus ouvidos se abriram. A aflição do homem coxo trouxe Jesus para o seu lado e ele foi capaz de pular e dançar para expressar que ele amava o Mestre e queria segui-lo. O pecado tinha arruinado Maria Madalena até que Jesus a libertou e ela foi capaz de entender quem ele era.
É em momentos de crise que nós realmente compreendemos quem é Jesus. Se você colocar sua fé e confiança no Senhor, você terá uma maior compreensão de si, uma relação mais profunda com ele, e um novo amor para ele quando a tempestade acabar. Você vai ver o seu poder sobre a escuridão e a profundidade do seu amor para você. Jesus está nos dizendo para viver pela fé, não pelo medo.
Disseram-me há muitos anos que a melhor madeira para fazer móveis é encontrada nas montanhas frias onde os ventos sopram constantemente, e as tempestades caem com frequência. Da mesma forma, algumas das pessoas mais fortes que conheci são aquelas que têm sido constantemente expostas às tempestades da vida. Lembro-me de ouvir um militar dizendo que no exército eles o colocavam em todo tipo de situação difícil que podiam imaginar, de modo que pudesse estar preparado para a guerra. O Senhor também nos permite atravessar tempestades para nos dar firmeza e força para a guerra espiritual. Na verdade as tempestades são sempre pedagógicas. É no meio da tempestade que temos a revelação de quem é o Filho de Deus. Assim nossa fé é fortalecida e depois de passarmos pela luta e vermos o poder de Deus nunca mais seremos os mesmos.
A pergunta que os discípulos fizeram é essa: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” Agora eles sabiam quem ele era.
Quem é ele? Ele é Jesus o filho do homem. Ele está dormindo no barco no meio da tempestade. Ele é o verbo que se fez carne. O Deus que se fez homem. Aquele que nem o céu dos céus pode conter foi enfaixado em panos e colocado numa tumba. Mas ao terceiro dia ressuscitou porque é Senhor sobre a vida e a morte.
Quem é ele? Ele é Jesus o Filho de Deus. É aquele que se levanta e repreende o vento e o mar. Toda a natureza foi feita por ele e está debaixo da sua autoridade. Ele é o verdadeiro Deus que subjuga as obras do inferno e manifesta a realidade do reino dos céus.
Quem é ele? Ele é Jesus o Salvador que libera a sua vida para que experimentemos a sua autoridade na terra. Ele é o Cristo ressurreto que veio habitar em nós e ser a nossa vida. Ele é o Senhor sobre todas as circunstâncias. Ele é o soberano sobre toda a criação.
No meio da sua tempestade você pode experimentar o milagre. Ele está vivo e está presente no barco da sua vida. Não tema os ventos do mal, nem o mar da morte pois o Senhor da vida tem o controle e ele repreenderá o vento e levará você a salvo. Simplesmente creia. A tempestade vem, mas ele vai acalmá-la a qualquer momento.

terça-feira, 6 de março de 2012

Por que minha montanha não se move?

Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este mon-te: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Mc. 11:22-23
Frequentemente encontro irmãos passando por uma grande aflição. Em tempos assim as pessoas se enchem de questionamentos sobre sua fé. E uma pergunta que sempre fazem é essa: “porque minha montanha não está se movendo?”
A resposta a essa questão é extremamente importante. Na Bíblia podemos aprender que...
·         Existem montanhas que deverão ser escaladaspela força do combate espiritual. A essas montanhas você simplesmente não poderá ordenar que sejam lançadas fora, mas você terá de lutar para subir ao seu topo, isso para estar mais perto de Deus.
·         Existem também as montanhas que você não poderá escalar, mas elas deverão ser conquistadas.
·         E por fim existem montanhas em sua vida que você as comandará e elas serão lançadas no mar.
Saber que tipo de Montanha você está enfrentando é fundamental para determinar a sua atitude diante dela.
É certo que nesses dias há uma montanha diante de você. Que o Senhor lhe dê sabedoria para enfrentar corretamente ao monte que se colocou na sua vida.
As montanhas nas escrituras falam de desafios, obstáculos e também de lugares de uma comunhão íntima e especial com Deus. A verdade é que geralmente as montanhas nos falam sobre as nossas dificuldades, obstruções e barreiras.
Mas graças a Deus, que nos prometeu fazer os nossos pés como os da corça e nos fazer caminhar nas nossas maiores alturas. "ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas". Sl 18:33
A respeito das montanhas que encontramos no nosso caminho devemos entender que:
1. Algumas montanhas devem ser escaladas
O primeiro aspecto que quero compartilhar é que existem montanhas na vida que não são para serem comandadas e nem escaladas, mas devem ser escaladas um passo de cada vez.
O monte Sinai ou Horebe, como também é chamado nas Escrituras é o lugar onde Deus deu a Moisés os Dez mandamentos. Foi para lá também que Elias fugiu quando fugia de Jezabel. Há um concenso entre os teólogos que o Sinai aponta para um lugar de se ouvir e falar com Deus de se ter comunhão com Deus. O percurso para se escalar o Sinai é de quase 4.000 metros a partir da base até o cume; é um pico de quase 3 mil metros de altura. Peregrinos no local são avisados de que eles devem tomar bastante água durante a caminhada que dura cerca de três horas e é sempre feita a noite.
Agora pense por um momento o que deve ter sido para Moisés escalar o Monte Sinai. Lembre-se que ele tinha 80 anos, e não existia uma escada esculpida na rocha para que ele pudesse escalar.
A viagem provavelmente envolveu em muitos momentos suas mãos e joelhos.
Deus poderia ter falado com Moisés onde ele estava, mas o Senhor em vez disso disse a ele: “sobe para cá!” (Ex 24:12)Isso nos mostra o princípio espiritual de que todas as coisas de Deus nos são dadas pela graça, mas todas elas envolvem um trabalho com Deus em perseverança.
Se este monte Sinai nos fala de comunhão com Deus, entendemos que a oração pode ser comparada ao trabalho de escalar uma montanha. Para ouvir e receber de Deus Moisés precisou escalar a montanha. Para ouvirmos e recebermos de Deus, precisamos orar.
A subida de Moisés ao monte é um símbolo da oração. Para a sua subida não havia escadas, nem corrimão, nem elevador, nem atalhos e nenhuma maneira fácil de chegar até em cima. Isso nos ilustra pelo menos três princípios sobre a oração:
a. Não há nenhum substituto para a oração
Nós somos a geração dos substitutos. Temos um substituto para o sal, açúcar, manteiga, leite e também temos um substituto para os dentes, cabelo, para a visão ruim e audição ruim. Mas não há absolutamente nenhum substituto no mundo para a oração! Jesus disse em Mateus 17:21 que certas castas de demônios somente saem pela oração e o jejum.
Deus não aceita oferta de dinheiro como um substituto para a oração. Deus não aceita participar do culto da igreja como um substituto para a oração. Deus não aceita a empatia para com as pessoas como um substituto para orar por elas.
O fato é que se Moisés não tivesse escalado o Monte Sinai, ele não teria recebido tudo o que Deus tinha para ele. Não havia outro caminho para Moisés receber de Deus as suas promessas. Ele tinha de obedecer e subir o monte. Da mesma forma simplesmente não há outra forma de obter nosso milagre a não ser por meio de oração. Há algumas coisas na vida que simplesmente não vão mudar até que você suba ao monte para ter comunhão com o Senhor.
Ore e ore até que algo aconteça.
b. Não há nenhum atalho para a oração
A oração é uma montanha na vida para a qual não existe atalhos. Eu desejaria poder dizer que nunca tive dificuldade para orar, mas a luta é real. Parece que nunca tenho o momento apropriado para orar, minha mente vagueia, sinto-me indisposto e às vezes a oração me parece um verdadeiro fardo. Algumas vezes a oração flui facilmente, mas quase sempre a oração exige disciplina e perseverança semelhante a uma subida à montanha. A oração é um trabalho com Deus que grande parte das vezes será exaustivo e extenuante.
Para mim, os primeiros cinco minutos de oração são os mais difíceis. É como se eu tivesse que romper para um nível mais elevado antes que eu sinta maior liberdade na oração. Moisés, porém, deve ter achado a sua escalada mais difícil quanto mais perto do cume ele chegava. De qualquer maneira esta é a analogia: Deus não falou a Moisés até que ele tivesse terminado a sua escalada. Às vezes, temos de insistir diante de Deus, antes de percebermos o testificar da sua resposta.
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6
Tiago 5:16 diz: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” A palavra grega traduzida por “eficaz” nesse versículo é “energeo” de onde provem a palavra energia. A oração simplesmente libera a energia celestial do trono de Deus.
Muitos sonham com a possibilidade de existir um botão para se apertar e facilmente se ligar e desligar as coisas. Mas com relação a oração não existe tal botão fácil. A bênção porém é que quanto mais você ora, mais fácil e agradável a oração vai se tornando. Quanto mais vezes subimos a montanha, mais fácil se torna a escalada.
c. Não há recompensa fácil, mas os que oram recebem
A montanha pode ser difícil de escalar, mas o topo da montanha é um lugar de recompensa. Somos recompensados com as respostas às nossas orações, mas melhor ainda somos recompensados com a comunhão com o Pai.
Alguém disse que: "Quando o homem trabalha, o homem trabalha; mas quando o homem ora, Deus trabalha".
O pastor Ed Rene Kivtz disse que a medida da estatura de um homem de Deus é do Joelho para cima, ou seja, é quando ele está de joelhos que de fato é reconhecido como um homem de Deus.
Ao orar junto com outros irmãos, você aumenta seu “poder de fogo” contra o inimigo, pois no reino de Deus, quando dois ou três se reúnem em nome de Jesus, o efeito não é de soma, mas de multiplicação.
Quando D. L. Moody (famoso evangelista americano que "ganhou" aproximadamente 1.000.000 de almas para Cristo) viajou 4.000 milhas para ouvir Spurgeon, ele refletiu desta forma – "O que mais me impressionou não foi o louvor, apesar de que acredito nunca ter ouvido tão grande cântico congregacional; não foi a exposição do Sr. Spurgeon , apesar da excelência da mesma, nem mesmo foi o seu sermão que mais me impressionou; mas foi a sua oração. Ele parecia ter tão grande acesso a Deus que podia trazer para baixo o poder do céu; este foi o grande segredo de sua influência e de seu sucesso."
2. Algumas montanhas devem ser conquistadas
·         Nós gostamos quando, pela graça de Deus, estamos autorizados a subir o monte e desfrutar de comunhão em sua presença.
·         Mas existem montanhas que você deve conquistar. São montanhas que lhe foram dadas por Deus, mas ainda assim você precisa conquistá-las.
Não adianta tentar evitar essas montanhas. Se foi Deus quem a colocou para ser conquistada e nos desviamos dela, lá na frente o Senhor a calocará novamente em nosso caminho.
Calebe disse a Josué: “dá-me a minha montanha”. Se você tentar falar a uma montanha que deve ser conquistada, nada irá acontecer.
Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. Js 14:12
Calebe tomou posso da palavra e da promessa de Deus, mas os anaquins eram gigantes que viviam em cidades fortificadas na montanha. Quando os espias viram aqueles homens o coração deles derreteu de medo.
Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos. Nm 13:33
Calebe, porém, era um homem cheio da visão celestial. Ele viu o impossível e creu que o Senhor poderia lhe dar a montanha. Ele não considerou nem por um instante a possibilidade de seguir o caminho mais fácil.
Algumas coisas na vida simplesmente nunca serão nossas se não pagarmos o preço. Mesmo que sejam coisas que o Senhor já nos deu, existe uma conquista a ser feita. A terra de Canaã foi dada ao povo de Deus, mas eles deveriam se apropriar dela enfrentando cada inimigo e derrotando-os.
Eu sempre gosto de dizer que:
A parte de Deus é dar, mas a nossa parte é apropriar.
Muitos têm recebido bênçãos tremendas de Deus, mas não tiveram fé e ousadia para se apropriarem delas ou simplesmente esperavam que elas não envolvessem esforço algum.
A Palavra de Deus diz que o Senhor enviou vespas para expulsar alguns dos inimigos que habitavam Canaã, mas muitos outros foram deixados para que Israel exercitasse fé para se apropriar da herança (Ex. 23:28).
A triste verdade, porém, pode ser vista no livro de Juízes. Os filhos de Israel não expulsaram os inimigos como o Senhor já lhes havia advertido que deveriam fazê-lo.
Porém, se não desapossardes de diante de vós os moradores da terra, então, os que deixardes ficar ser-vos-ão como espinhos nos vossos olhos e como aguilhões nas vossas ilhargas e vos perturbarão na terra em que habitardes. Nm 33:55
Muitos cristãos guardam lugares no seu coração de onde eles nunca expulsaram o inimigo, e o resultado são problemas constantes. Normalmente permitimos áreas não conquistadas em nossas vidas por causa de desculpas incrédulas que damos a nós mesmos.
Quando entraram em Canaã a tribo de Efraim procurou a Josué dizendo que precisavam de mais espaço, pois eram numerosos. Josué mandou que eles conquistassem mais território, mas a postura deles era de tomar algo que já tivesse sido conquistado.
"Então, o povo dos filhos de José disse a Josué: Por que me deste por herança uma sorte apenas e um quinhão, sendo eu tão grande povo, visto que o SENHOR até aqui me tem abençoado? Disse-lhe Josué: Se és grande povo, sobe ao bosque e abre ali clareira na terra dos ferezeus e dos refains, visto que a região montanhosa de Efraim te é estreita demais. Então, disseram os filhos de José: A região montanhosa não nos basta; e todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os que estão em Bete-Seã e suas vilas como os que estão no vale de Jezreel. Falou Josué à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Tu és povo numeroso e forte; não terás uma sorte apenas; porém a região montanhosa será tua. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e até às suas extremidades será todo teu; porque expulsarás os cananeus, ainda que possuem carros de ferro e são fortes." Js 17:14-18
A tribo de Efraim reclamou que eles não tinham espaço suficiente. Josué lhes responde, dizendo para conquistarem a montanha. Eles, porém, tinham uma desculpa: “mas eles têm carros de ferro!” Todos nós temos em nossa estante uma coleção de desculpas que usamos quando queremos explicar o nosso fracasso em conquistar nossa montanha pessoal.
O problema é que essas desculpas só funcionam com outros que também gostam de usá-las. Com Josué as coisas foram diferentes.
Josué em um momento de inspiração pastoral lhes diz: “vocês são um grande povo, com grande poder. Vocês podem estender as suas fronteiras e vão expulsá-los, mesmo que eles sejam fortes e tenham carros de ferro.”
Não sei se aquela tribo queria um território mais fácil ou se queria que Josué fosse lutar por eles. Mas Josué não tirou deles a responsabilidade nem por um instante. Nós também não podemos nos eximir, pois temos uma palavra: “Maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo” (I Jo 4:4).
Enquanto você se concentra nos carros de ferro, você vai caminhar em derrota. Mas quando você se volta para Cristo que está em nós, você experimentará a vitória.
Há momentos em que Deus sobrenaturalmente lida com os nossos problemas, outras vezes ele é o nosso líder de torcida nos dizendo para sermos ousados e fortes no Senhor. Ele nos observa para ver o que faremos.
O Senhor quer nos ensinar a pelejar, por isso ele permite que haja diante de nós montanhas dominadas pelo inimigo. As montanhas são nossas, mas precisamos tomá-la das mãos do adversário. Isso certamente é um teste para todos nós.
É um fato de que quando nascemos de novo fomos feitos nova criatura, mas também é um fato que estamo sendo transformados pela renovação da mente. Há uma medida que é realizada unicamente pelo Senhor, mas há uma grande parte que exige a nossa cooperação. O Senhor já nos deu a montanha, mas precisamos subir e conquistá-la.
Deus permite que alguns problemas e lutas continuem em sua vida para testá-lo.
Não perca tempo esperando que o Senhor os livre deles, mas posicione-se agora mesmo, pague o preço e os expulse para fora da sua montanha.
3. Algumas montanhas devem ser comandadas
Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá. Mt 21:21
A verdade que o Senhor nos ensina claramente nesse texto é que podemos ordenar que montanhas sejam lançadas no mar.
Evidentemente este versículo não é um cheque em branco para cumprir todos os nossos desejos carnais, mas é uma visão da maneira de como Deus quer que as coisas sejam feitas.
Muitos ensinam que há poder em nossas palavras, mas eu não creio que nossas palavras tenham algum poder, eu creio que a Palavra de Deus tem poder. E quando a Palavra de Deus está em nossos lábios, montanhas podem ser lançadas ao mar.
Existem montanhas que devem ser escaladas e outras conquistadas, mas há outras montanhas que devem ser ordenadas para que saiam de sua frente.
Precisamos ordenar ao monte. Em Marcos 11 o Senhor disse: “Tende fé em Deus, porque se alguém disse a esse monte: ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele”.
Essas palavras não são uma oração comum. Não diz a Deus: “ó Deus, por favor, tira esta montanha e lança-a no mar.” Mas o que diz ele, realmente?  Diz: “Se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te ao mar”.
Aqui o Senhor Jesus não nos manda falar com Deus; mas nos instrui a dar ordens ao monte. Não um falar com Deus, mas um ordenar ao monte: “Ergue-te e lança-te no mar”. Falar ao monte ordenando-lhe que se lance no mar é um tipo de oração que chamamos de oração de fé ou oração de autoridade. Oração de autoridade não é pedir algo a Deus, mas usar a autoridade de Deus a fim de lidar diretamente com os problemas. Tal oração precisa ser aprendida por cada vencedor. Todos os vencedores precisam aprender a falar ao monte.
Qual é o significado de um “monte”? Monte pode representar a dificuldade que se põe em nosso caminho; é tudo o que bloqueia a nossa vida de modo que não podemos prosseguir. Quando você e eu encontramos um monte, que fazemos com ele? Muitos, quando o encontram em suas vidas ou trabalhos, começam a orar, pedindo que Deus o remova. Contudo, Deus mesmo nos ensina que nós devemos falar ao monte. É preciso ordenarmos ao monte: “Ergue-te e lança-te no mar”.
Pedir a Deus que remova o monte e ordenar ao próprio monte que se mova são duas coisas inteiramente diferentes. Vir a Deus e pedir-lhe que aja, é uma coisa; comandar diretamente o monte, para que se retire, é completamente outra. Você não deve ignorar essa palavra de ordem. Use a autoridade de Deus e fale diretamente à dificuldade, dizendo:
“Em nome do Senhor Jesus, eu lhe ordeno que me deixe” ou “Não permitirei que continue na minha vida”. Você pode usar a oração de autoridade contra tudo o que o atrapalhe dizendo: “Sai da minha vida!” Você pode, por exemplo, falar ao seu mau humor assim: “Sai da minha vida agora”; ou ordenar à doença: “Sai de mim, pois pela vida do Senhor eu me levantarei”. Não é falar a Deus, mas ao monte que o atrapalha, declarando: “Ergue-te e lança-te no mar”. Isto é oração de fé e autoridade.
O que capacita você a fazer a oração de autoridade é a completa fé sem duvidar de que o que faz está de acordo com a vontade de Deus. Sempre que não sabemos a vontade de Deus, somos incapazes de ter fé.  Assim a oração de autoridade está baseada no conhecimento claro da perfeita vontade de Deus que enche o nosso coração de fé.
Tenho visto carros quebrados funcionarem, dinheiro aparecer, pessoas serem curadas e milagres acontecerem. Às vezes preferimos orar sobre os problemas, mas há problemas a respeito dos quais precisamos ordenar que saiam. A menos que você faça as coisas do jeito de Deus, você não vai obter resultados de Deus. Existe uma estratégia diferente para lidar com cada tipo de montanha.
Apelo:
Formar grupos de cinco pessoas colocar um irmão sentado no centro com uma cadeira e orar profetizando com imposição de mãos.