segunda-feira, 18 de junho de 2012

VOCÊ É O QUE VOCÊ DECIDE SER II


Texto: Js24:15"Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei (decidam), hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR."
Hoje você tem decisões importantes a tomar. Permita que elas façam diferença, e elas certamente hão de fazer.
Veja a seguir alguns passos para que suas decisões sejam bem sucedidas:
1 - “Não se estribe no seu próprio entendimento”.
"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece- o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta- te do mal; 8 será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos." Pv 3:5-8
"O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo." Pv 28:26
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jr 17:9
A pessoa que confia no seu próprio entendimento não segue a vontade de Deus; por isso, em geral, ela toma decisões erradas. Por causa dos nossos corações decaídos, não temos a capacidade de tomar, por nós mesmos, decisões sábias. Portanto, devemos sempre buscar Deus e confiar exclusivamente n'Ele.
Em vez de confiar em nosso próprio entendimento, nas nossas emoções, devemos nos lançar ao Senhor, implorando-Lhe sabedoria e direção em cada decisão importante. Temos o Espírito Santo dentro de nós, e ele nos guiará a toda verdade!
"quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir." João 16:13
Ele prometeu guiar o Seu povo, mas devemos buscar a Sua orientação e não apenas presumi-la. Devemos reconhecê-Lo em todos os nossos caminhos. É uma tentação pensar: “Bem, o Senhor já sabe que necessito de Sua sabedoria e auxílio. Certamente, Ele vai nos dar, automaticamente” . De fato, Deus nos ensinou em Sua Palavra a orar específica e decididamente sobre todos os assuntos. Deixar de fazê-lo é dar um passo para se tomarem decisões erradas.
2 - Nunca tome uma decisão que o leve a desobedecer ao ensino da Bíblia. Dt30:16, Is 1:19.
"se guardares o mandamento que hoje te ordeno..." Dt30:16
"Se quiserdes e me ouvirdes (Palavra de Deus), comereis o melhor desta terra." Is 1:19
Qual é a vontade de Deus? Como podemos encontrá-la? Basicamente, a vontade de Deus é que obedeçamos a Sua Palavra. Jesus descreveu isto como “andar na minha palavra” . Qualquer decisão que nos leve a desobedecer a Bíblia é contrária à vontade de Deus, sem exceção alguma. Isto é que significa “viver pela fé” . Viver pela fé é simplesmente crer em Deus e obedecer a Sua Palavra (Romanos 10:17); significa tomar decisões embasadas na Bíblia, em vez de embasadas nos sentimentos, pensamentos e circunstâncias. Em seguida, devemos confiar em Deus, pois Ele abrirá as portas certas e proverá as necessidades.
3 - Não tema o homem; tema a Deus (Provérbios 29:25)
"Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no SENHOR está seguro." Pv 29:25
Jesus nos mandou  que amemos mais do que amamos nossos parentes mais amados. Vejam Lucas 14:26. O que Jesus quis dizer, quando ensinou que devemos aborrecer os nossos entes mais próximos e mais amados? Entendemos isto comparando Escritura com Escritura. Consideremos uma passagem paralela em Mateus 10:37. Quando Jesus disse que devemos aborrecer nosso pai, mãe, esposa, filhos, irmãos e irmãs, Ele estava dizendo que não devemos amá-los mais do que O amamos e amamos a Sua vontade. O Senhor exige que O coloquemos absolutamente em primeiro lugar, acima de tudo o mais.
4 – Honre suas autoridades. Rm 13:1
1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
Outro princípio importante para se tomarem decisões sábias é honrar a autoridade constituída por Deus. A Bíblia fala muito sobre isto. (Ver Romanos 13:1);1 Coríntios 11:3; Efésios 5:22; 6:1-3; 1 Timóteo 5:17; Tito 3:1; Tenho visto muitos crentes tomando decisões erradas, que os levam para longe de Deus, quando deixam de honrar e obedecer as autoridades que Deus colocou sobre eles. Muitas pessoas jovens têm cometido o erro de não honrar os pais e, por causa disso, fizeram maus casamentos, adquiriram amizades perigosas, freqüentaram escolas erradas, uniram-se a igrejas erradas, mudaram-se para lugares errados e tomaram outras decisões erradas, as quais poderiam ter sido evitadas, se tivessem, simplesmente, honrados os seus pais.
O mesmo erro tem sido cometido pelas esposas, que desobedeceram e não honraram seus maridos.
Este erro tem sido também cometido pelos membros da igreja que desobedecem e desonram os seus líderes.
5 - Busque conselhos, nunca decida sozinho. Pv 11:14
"Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança." Pv 11:14
"Sem diretrizes a nação cai; o que salva é ter muitos conselheiros. "- NVI
Se vivemos uma vida em comum com Deus, família, irmãos, nossas decisões afetam o coletivo.
O primeiro a ser consultado deve ser Deus. Jesus é chamado de conselheiro pelo profeta Isaias. Mas além do Senhor, você deve consultar seus pais, amigos, irmãos na fé etc. Na dúvida busque respostas na multidão de conselhos. Além de diminuir as chances de errar, se acontecer de você falhar, não falhará sozinho.
Agora não atenda a qualquer conselho, mas busque um conselho sábio (Provérbios 12:15; 19:20). Uma das maneiras mais importantes para se tomarem decisões sábias, segundo a vontade de Deus, é buscar um conselho piedoso, de pessoas sábias e maduras (Provérbio 24:6).
6 - Considere os resultados a médio e longo prazo, olhe para o futuro! 1Sm 17:24-27
Preocupe-se com o presente, mas principalmente com o futuro, pois é lá que você vai passar o resto de sua vida.
A maior parte das pessoas decidem levando em consideração somente o presente. Baseiam suas decisões em emoções circunstanciais não considerando o futuro. Alguns casais separam-se para resolverem de imediato o problema da "incompatibilidade de gênios", sem considerar o impacto na vida dos filhos a médio e longo prazo. Cristãos fogem de suas igrejas locais, para não se concertarem depois de cometerem algum erro. Jovens decidem casarem baseado no sentimento presente. Depois de alguns anos choram amargamente a decisão errada.
Todo jovem cristão deve seguir o exemplo de Moisés, indagando a si mesmo: “Se eu tomar esta decisão, o que vai me acontecer no caminho? Quais serão as conseqüências eternas, se eu desposar esta pessoa; se eu assumir este emprego, se eu buscar uma educação determinada [por mim, teimosamente, escolhida]; se eu me mudar para aquele país; seu eu for àquela festa; se eu continuar com esta amizade; se eu comprar aquela TV; se eu cantar aquela música; se eu for descuidado com o que vejo na Internet; se eu deixar meu coração se prender ao amor por este mundo...”
Davi foi alguém que enxergou a longo prazo antes de decidir enfrentar Golias.
24 Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente, 25 e diziam uns aos outros: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel. A quem o matar, o rei o cumulará de grandes riquezas, e lhe dará por mulher a filha, e à casa de seu pai isentará de impostos em Israel. 26 Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? 27 E o povo lhe repetiu as mesmas palavras, dizendo: Assim farão ao homem que o ferir. 1Sm 17:24-27

Eu fico bobo como tem gente que sem Deus vive querendo saber o que vai acontecer no futuro. Consultam horóscopo, videntes, lançam sortes para saberem sobre o amanhã. Os incrédulos não podem prever o futuro, porque andam nas trevas e não crêem na Bíblia. Embasam suas decisões inteiramente no que os seus olhos vêem. Levam em conta apenas as coisas transitórias, como dinheiro, prazer, prestígio, etc.
O crente tem uma luz que o incrédulo não tem. E, assim, pode tomar decisões sábias, embasadas no que ele aprendeu na Palavra de Deus,(1 Coríntios 3:11-15), podendo assim descansar em Deus.
Moisés um dia teve de decidir servir a Deus e quando decidiu por servir ao propósito, foi honrado. Daniel decidiu náo se contaminar com as iguarias do rei porque elas eram consagradas a outros deuses e foi honrado por Deus. Noé decidiu fazer a arca, e se tornou justificado. Abraão decidiu servir ao Senhor e foi. Davi decidiu não tocar no ungido de Deus.Pedro decidiu obedecer a Deus mesmo que isso custasse a sua vida. Paulo decidiu morrer para ele mesmo e viver para Cristo. Jesus decidiu morrer por nós e ocupar o nosso lugar na Cruz e por isso foi levantado ao terceiro dia e hoje está asse taco a destra do Pai.
Você tem que decidir sair dessa vida medíocre, sair dessa estagnação. Você hoje tem de decidir sair dessa aventura extraconjugal. O diabo está preparando um prato lindo de ver, mas recheado de veneno. Você precisa decidir continuar casado (a) com seu cônjuge.
Você vai decidir hoje assumir responsabilidades no reino de Deus, pare de retardar o processo. Por que você ainda não abriu uma casa de milagres??? Não seja tropeço em seu próprio caminho!
Você precisa decidir ser fiel ao Senhor nos seus dízimos e ofertas. Pare de roubar a Deus!!! Decida-se por honrar ao Senhor com suas primícias e bens!!!
Você precisa decidir prestar conta da sua vida, parar de andar sozinho. A causa de você não se ver livre desse pecado nojento é por que você não abre o coração, não confessa pecado!
Você tem de decidir parar de usar essa maldita droga. Decida fechar seus ouvidos para a voz do diabo que diz: "É só um baseadinho".
Você precisa decidir liberar perdão pelo mal que te causaram, pela perseguição, pelas palavras que disseram a você. Decida dar um basta!
Você precisa decidir crescer como ministro do Senhor, como ganhador de almas e multiplicador de discípulos!
Quantos querem decidir melhorar hoje??? Quantos decidem dizer "eis-me aqui Senhor usa-me a mim".

Compartilhando a Palavra
1.    Qual a maior decisão que você já tomou até hoje? Compartilhe.
2.    Existe alguma decisão em áreas da sua vida que ainda precisa ser tomada?
3.    A cargo do líder. (pode formular uma pergunta dentro da palavra ministrada)



terça-feira, 12 de junho de 2012

Você é o que você decide ser.



Texto: Dt 30:15-20
Introdução

Um grande caminho começa com um primeiro passo, com uma decisão. O restante do percurso fica por conta de suas consequências. Isso por que toda decisão gera um consequência. A cada decisão começamos a escrever ou reescrever uma nova história, que pode ter um final feliz, ou trágico.
Onde você está hoje é o resultado das suas decisões de ontem. Onde você estará amanhã dependerá das decisões que você estará tomando hoje. Carl Baker

Os desdobramentos das nossas decisões diárias tem poder para desencadear consequências a curto, médio e longo prazo. A vida gira em torno das decisões que tomamos.
As decisões que fazemos iniciarão um processo de transformação nas nossas vidas. As decisões ou escolhas de hoje, refletirão em seu casamento, família, profissão, educação; mas de todos os resultados consequentes das suas decisões, o principal deles é quem você vai se tornar a partir das decisões que você faz.
Digo isso por que você e eu temos uma responsabilidade fundamental e determinante no tocante ao nosso futuro. O futuro começa agora, com as suas decisões. Embora algumas pessoas acreditem em destino predeterminado, o futuro não tem nada haver com esse "destino fatalista", mas tudo a ver com as decisões que tomamos agora.
Tomar decisões, optar por caminhos é uma tarefa cotidiana ao homem, todos os dias nós decidimos o que será feito de nossas vidas em pequenas parcelas de decisões que tomamos escolhas que refletirão em cada um de nós, ou decisões que podem ser visíveis a todos os que nos cercam, por exemplo, decidir-se por fixar residência em outra cidade; mudar de emprego, etc. Isso certamente vai envolver pessoas que te cercam.
Uma grande responsabilidade nos foi dada, um grande desafiio nos foi proposto, o desafio de decidir!
Alguém disse que "somos livres para decidir, mas prisioneiros das consequências das nossas decisões." Então, devemos ter muita cautela na hora de tomar decisões em nossas vidas pra não tomarmos decisões erradas.
Todavia, pior do que decidir errado é a atitude da indecisão.
Veja o caso de Israel quando foi confrontado pelo profeta Elias.
"Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui- o; se é Baal, segui- o. Porém o povo nada lhe respondeu." 1Re 18:21
O povo de Israel está desviado dos caminhos do Senhor, e Elias, o profeta de Deus naquela época confrontou o povo para que decidisse qual a sua fé.
A indecisão é uma prisão! Não me refiro a momentos de indecisão, mas a passividade constante.
A indecisão neutraliza o homem e impede que algo diferente aconteça. Se queremos resultados diferentes em nossas vidas, devemos tomar decisões. A indecisão o leva a ser reprovado pelo Senhor Jesus.
Na Carta à igreja em Laodicéia Jesus disse:
"14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar- te da minha boca..." Ap 3:14-16
O morno será vomitado, pois o morno é aquele que não decidiu ser quente nem frio.
A indecisão precisa ser combatida, pois não há neutralidade no reino do espírito. "Quando você tem que fazer uma escolha e você não a faz, isto já é uma escolha".

Porque algumas pessoas são sempre indecisas?
1.Por que decisão gera responsabilidade. 
Algumas pessoas não querem responsabilidade. Não aceitam liderar uma célula para não terem de prestar conta. Não decidem casar pois não querem responsabilidade com um cônjuge, querem ficar dependendo dos pais. Não assumem um compromisso com uma igreja local, para não serem acompanhadas.

2. Por que tem medo dos resultados. 
E se eu casar e não der certo? E se eu dizimar será que vai me faltar? Se eu perdoar será que ele vai mudar? Se aceitar o convite do pastor para o ministério? Será que isso é de Deus? Na parábola dos talentos o servo que recebeu apenas um talento, receoso, com medo, enterrou o seu talento e por isso foi severamente exortado pelo seu senhor. Mt 25:14-30
Veja bem, as pessoas mais influentes na nossa sociedade, as personalidades que revolucionaram cidades e nações, muitas vezes erraram em muitas decisões que tomaram. O benefício é que mesmo errando em algumas decisões, aprenderam com os erros.

3. Por que não querem correr riscos. 
Quantos de nós conhecemos a frase: "Quem não arrisca não petisca." Não hã decisão que não traga um risco implícito. Quem não decide não corre riscos, mas também nada consegue. É certo que você pode frustar em suas decisões, mas você nunca saberá se acerotou ou não se não decidir.
· Decidir viver é correr o risco de morrer.
· Decidir amar é correr o risco de ser rejeitado.
· Decidir investir em alguém é correr o risco de ser abandonado.
· Decidir investir é correr o risco de perder seu investimento.
· Decidir prestar vestibular é correr o risco de reprovar.
Aprendemos a caminhar por que corremos o risco de cair. Tentamos e não desanimamos por causa dos primeiros tombos, ou seja, das primeiras derrotas. Se você não decidisse andar, não cairia algumas vezes e não andaria hoje. Se você não decidir casar, ficará solteiro o resto da vida. Conseguimos o primeiro emprego arriscando-nos a levar um “não”; passamos no vestibular decidindo sob o risco de reprovar, como a maioria. Não haveria a menor possibilidade de conseguir qualquer uma dessas vitórias sem a predisposição de decidir.

4. Por que são vencidas a procrastinação. 
Eles sempre estão dizendo: "deixa para amanhã", "amanhã eu resolvo isso", "depois resolveremos sobre isso". Maridos dizem para suas esposas: "eu não quero falar sobre isso", e não se decidem por resolver suas vidas. ficam adiando os serviços que precisam ser executados. Não arrumam o interruptor, a porta do guarda roupa, o portão, a campainha etc. Na semana que vem eu resolvo isso. Assim vão empurrando com a barriga, deixando para amanhã o que devem fazer hoje!
Se você já leu a Bíblia no livro de Êxodo, estará lembrado de um fato engraçado, que aconteceu à Faraó. Deus desejava libertar o seu povo da escravidão do Egito, sob o comando de Faraó. Mas Faraó, de coração duro, não deixava o povo sair. Então, Deus mandou dez pragas sobre os egípcios. Praga de piolhos, praga de moscas, praga de gafanhotos... e mandou também a praga das rãs – e a Bíblia diz que houve rãs por toda a parte. Devia ter sido uma bagunça: rãs pulando nos corredores do palácio, entrando para a cozinha, pulando sobre as panelas! ...outras, alcançando os quartos e subindo nas camas... Tenho certeza de que a Sra Faraó, pressionou o marido para desistir logo e acabar com as rãs. Aí, então, finalmente, Faraó chamou Moisés e disse: “Muito bem, eu desisto”. Então Moisés perguntou: “E quando você quer que eu acabe com as rãs?” E a resposta de Faraó foi clássica. Ele disse: “...Amanhã”. Ex 8:8-10
Devia estar louco! Por que esperar tanto tempo para acabar com as rãs?

Decisões são determinantes.
Uma decisão muitas vezes é um caminho que não tem volta. Por isso precisamos ter muita atenção antes de tomar uma direção. Sua vida é algo muito sério para ser levada como uma brincadeira ou jogo de sorte. Você tem buscado o discernimento de Deus antes de tomar uma decisão? Pense muito e ore mais ainda para depois decidir qualquer coisa.
Voltando ao texto de Dt 30, preste atenção nestas palavras: "Se guardares o mandamento..." Isso nos ensina que diante da bifurcação da decisão, Deus nos dá uma condição. Para todos os momentos de decisão em nossas vidas, Deus terá uma direção segura. Veja que o Senhor Deus está falando de uma atitude decisiva e condicional. A palavra "Se" é uma preposição condicional".
Isso nos fala sobre um futuro determinado pelas decisões que tomamos hoje. Alguém pode pensar que isso foi dito somente ao povo de Israel daquela época, mas é importante dizer que este é um princípio intertestamentário. Valeu para os homens daquela época e vale para nós nos dias de hoje. Abrange as duas alianças.
Você e eu temos uma responsabilidade determinante no tocante ao nosso futuro, que é decidir o nosso presente.
Homens como Josué, tem muito a nos ensinar sobre escolher ou decidir.
"Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei (decidam), hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." Js 24:15

Compartilhando a Palavra
1.Você é uma pessoa decidida ou indecisa? Compartilhe.
2.Você já tomou alguma decisão que sofre as consequências dela até hoje? Compartilhe.
3.Existe algo em sua vida que você ainda não decidiu, e por isso sofre consequências? Compartilhe.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

VENCENDO A SÍNDROME DO GAFANHOTO


Texto: Números 13:1-3;26-33. 
INTRODUÇÃO 
É lamentável constatar como tantos cristãos vivem dominados pelo complexo de inferioridade, e se encontram esmagados pela baixa auto-estima, com a auto-imagem achatada, e por causa disso, não produzem mais qualquer fruto no reino de Deus. 
Há muitas pessoas que vivem amargando e curtindo um profundo sentimento de auto repúdio e desvalor. 
Há muitos que olham para dentro de si mesmos e enxergam-se com lentes embaçadas e olhos míopes, nutrindo conceitos distorcidos. E assim tornam-se pessoas amargas, que não sentem a vida avançar e progredir. 
Quem eram os 10 espias de Israel: 
Eles eram príncipes, nobres, homens de valor. Foram escolhidos criteriosamente por serem fortes, inteligentes, líderes. 
Representantes ilustres de suas tribos. Moisés os enviou para conhecerem a terra prometida e depois, com relatos vivos, incentivarem o povo a lutar com bravura na sua conquista. Eles foram. Passaram lá 40 dias. 
Ficaram deslumbrados com a exuberância da terra. Era uma terra fértil, boa, “que manava leite e mel”. Era tudo quanto Deus já havia falado. Eles voltaram da jornada com os frutos excelentes da terra. 
Todavia, na hora de dar o relatório, disseram a Moisés que a terra era boa, mas devorava seus habitantes. 
Disseram que não conseguiriam entrar lá; pelo contrário, morreriam no deserto, comendo pó, pois lá havia gigantes ameaçadores e imbatíveis. E, aos olhos deles, eles eram como gafanhotos. Ex. 13:33 
Como eles se sentiam: 
Eram príncipes, mas sentiram-se diminuídos diante dos gigantes. 
Eram nobres, mas sentiram-se desprezíveis. 
Eram valorosos, mas sentiram-se como PEQUENOS GAFANHOTOS Foram tomados por um sentimento doentio de autodesvalorização e, consequentemente, de impotência que chamaremos de SÍNDROME DO GAFANHOTO. 
Mas o pior em tudo isso foi que eles conseguiram contaminar todo o Israel 
Afetaram com seu pessimismo e toda aquela multidão se alvoroçou rebelada contra Moisés, insurgindo-se contra Deus, porque foi envenenada pela síndrome de gafanhoto. 

Mas o que esta síndrome produz?

Vejamos os sintomas desta síndrome do gafanhoto em Nm 13 e 14.
1 - Senso de fraqueza, Nm 13.31a.
Eles começaram a dizer- “Não poderemos subir…” . 
Assim eles anularam a Palavra de Deus, duvidaram do seu poder e só enxergaram os obstáculos.
Tiraram os olhos de Deus e só olharam para as circunstâncias adversas.
Naufragaram como Pedro no mar da Galiléia; e estremeceram como Geazi, o servo de Elizeu.

2 - Complexo de inferioridade, Nm 13.31b.
Eles dizem sobre o povo que habitava na terra: “…porque é mais forte do que nós.” 
De fato, as cidades que eles deviam conquistar eram grandes. Mas o Deus deles era o Todo-Poderoso.
Mas o medo era tão grande que eles se tornaram mensageiros do Caos (Nm 13.32).
O texto diz que: “…. diante dos filhos de Israel infamaram a terra”. 
É importante perceber que quando as pessoas estão contaminadas pelo maldito vírus do pessimismo, elas difamam a Deus e dispensam suas bênçãos.
Alguns Escarnecem das promessas divinas e se tornam pregoeiros do desânimo.
Em nome de Jesus não permitamos que o desanimo tome conta de nossos corações.

3 - Baixa auto estima, Nm 13.33a.
Eles diziam: “…e éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos”. 
Eles eram príncipes, mas se encolheram. Sentiram-se como insetos, sob a bata dos gigantes.
De príncipes a gafanhotos, de filhos do rei a insetos.
A Baixa auto estima afeta cristãos, fazendo-os se sentir índigos e incapazes de fazer qualquer coisa no reino de Deus. Muitos deixam de produzir frutos e servir a Deus por causa da Baixa estima.
Não perca mais as oportunidades espirituais que Deus coloca diante de você por causa de uma baixa auto estima.

4 - Visão distorcida da realidade, Nm 13.33b.
Os espias: “…éramos como gafanhotos aos seus próprios olhos”. 
Aqueles espias raciocinaram assim: eles são gigantes, e nós pigmeus; Eles são fortes, e nós fracos; eles são muitos, e nós poucos; eles vivem em cidades fortificadas, e nós no deserto; eles são guerreiros, e nós peregrinos. Como eles olharam as coisas? Pelo avesso.
Enxergaram as coisas como o inimigo queria que enxergassem. Por isso, arrastaram-se no pó, sentiram-se indignos, menos que príncipes, menos do que homens, menos do que gente, menos do que gafanhotos, insetos.
Cuidado: não veja as circunstancias sob a ótica de Satanás, que é uma ótica de derrota, fracasso, pessimismo, desanimo, revolta, e sensação de que tudo esta perdido.
Peça a Deus: “Senhor abre meus olhos para que eu veja esta situação do modo como o Senhor a vê, com uma visão de vitória, e fé que remove montanhas”.

OS EFEITOS DA SÍNDROME DE GAFANHOTO
Há uma lista grande de consequências da síndrome de gafanhoto que podem ser encontradas no capitulo 14 de números:
1. Induz o povo ao desespero, Nm 14.1:
“…e o povo chorou aquela noite”.

Toda a congregação chorou. Só viram as impossibilidades e não as possibilidades de Deus.
Ficaram assombrados, estupefatos, arrasados! Não viram saída!
Não enxergaram uma luz no fim do túnel. Para eles não havia solução. Por isso se entregaram ao choro do desespero e da derrota.

2. Induz o povo à murmuração, Nm 14.2a.:
 “Todos os filhos de Israel murmuravam…” .
Na hora das dificuldades, em vez do povo se voltar para Deus como libertador, eles o viram como opressor!
Acusaram a Deus, murmuraram contra Ele.

3. Induz o povo à ingratidão, Nm 14.2b.:
 “…antes tivéssemos morrido no Egito”.

O povo, alvoroçado, esqueceu-se da bondade de Deus.
Esqueceu-se dos livramentos do Senhor e das vitórias de Deus.

4. Induz o povo à insolência contra Deus, Nm 14.3a.: “E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada…”.
Insolência é: atrevimento, grosseria, desaforo.
Contaminados pela síndrome dos gafanhotos, o povo acusou a Deus. Infamaram o Senhor!
Insultaram com palavras descaridosas o Deus Todo- Poderoso. Disseram com insolência que Deus era o causador do seu infortúnio e o responsável pela crise que eles estavam vivendo.

5. Induz o povo à apostasia, Nm 14.3b.:
“Não seria melhor voltarmos para o Egito?”

Não há nada que entristeça mais o coração de Deus do que ver o seu povo arrependido de ter-se arrependido.
Nada fere mais o coração de Deus do que ver o seu povo ultrajar a sua graça e querer voltar atrás, sentindo saudades do Egito – do seu passado miserável de trevas e escravidão, como se aquilo tivesse algum lampejo de bondade.
Aquele povo enfastiou-se de Deus, da sua direção, da sua companhia e de seu sustento.
Eles se esqueceram dos benefícios de Deus e dos açoites dos carrascos egípcios!

6. Induz o povo à amotinação, Nm 14.4.:
“Levantemos um capitão e voltemos para o Egito”.

O povo, insuflado pelos espias, queria agora outros líderes que os guiassem – mas era de volta para o Egito!
Eles se rebelaram contra Deus e rejeitaram o conselho de Moisés, 14.5-10.

7. Induz o povo à rebeldia contra Deus, Nm 14.9a.:
“Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor…”.

Amar mais o Egito do que o Deus da promessa é rebeldia!
Não crer na Palavra de Deus e se intimidar diante dos gigantes deste mundo é rebeldia!
Não andar pela fé é rebeldia!

8. Induz o povo à perseguição da liderança instituída por Deus, Nm 14.10.:
“…toda a congregação disse que os apedrejassem”.

Em vez de obedecer à voz de Deus, o povo rebelde decidiu apedrejar os líderes que Deus havia constituído.
Na verdade, eles não queriam mudar de vida obedecendo ao que a liderança estava orientando e, por isso, queriam mudar de liderança.

O QUE FAZER QUANDO SE CONSTATA QUE O POVO ESTÁ AFETADO PELA SÍNDROME DE GAFANHOTO?
1 - Em primeiro lugar é preciso quebrantar-se diante de Deus, Nm 14.5,6.:
“Então Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos… e Josué e Calebe rasgaram as suas vestes…”
Na hora da crise aguda não adiante discutir, brigar, argumentar, fomentar, jogar uns contra os outros e espalhar boatos. É preciso quebrantamento, humildade, boca no pó.

2 - É necessário firmar-se nas promessas infalíveis de Deus, Nm 14.7.:
“A terra pelo maio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa”.
Não devemos nos deixar ser influenciados pelos comentários, pelas críticas e pela epidemia do desânimo.
Pelo contrário, é preciso nos arraigarmos na Palavra de Deus e colocar nela toda a nossa confiança.
Aprendamos a não permitir que nossas vidas sejam influenciadas negativamente por palavras negativas.

3 - É necessário conhecer as estratégias de Deus para a vitória, Nm 14.8,9.:
“Se o Senhor se agradar de nós, Ele nos fará entrar nessa terra…”  v.8.
Nestas horas precisamos confiar no Senhor, e confiar na sua estratégia.
Josué precisou confiar na estratégia que Deus estava lhe dando de andar por 07 vezes em torno das muralhas de Jericó. Naamã precisou confiar na ordem que Deus lhe dava para mergulhar 07 vezes no rio Jordão para ser purificado.
Pergunta ao Senhor acerca de qual é a estratégia de vitória que Ele estabeleceu para esta situação em tua vida.

CONCLUSÃO
Como esta sua vida neste instante?
Como você está se sentindo?
Você é príncipe ou gafanhoto?
Lembre-se que Deus tem filhos aos quais Ele deu posição de príncipes. Seus filhos são príncipes porque Ele é o Rei. E a terra prometida é o lugar onde os filhos, os príncipes de Deus devem viver!
Portanto, é hora de tapar nossos ouvidos às vozes agourentas do pessimismo e nos erguer com santa ousadia para uma vida vitoriosa.
É preciso erradicar do coração esta semente maligna da síndrome de gafanhoto!
E Há 3 princípios de Deus que você não pode esquecer:
Primeiro: você não é o que pensa que é.
Segundo: você não é o que as pessoas dizem que é.
Terceiro: você é o que Deus diz que você é.

Compartilhando a Palavra
1) Você é uma pessoa corajosa?
2) Se Deus pedir a você para liderar uma célula, você toparia o desafio? (Lembre-se, Deus fala por meio do convite que seu líder celular faz a você para ser seu auxiliar).
3) Você que é líder ou auxiliar, tem enfrentado os desafios da liderança com garra, confiando na graça de Deus?

Vencendo a síndrome de Laís.


Textos: Jz 18:1-2; v7-8; v27-29
Introdução
A tribo de Dã, uma das doze tribos de Israel, ainda não havia conquistado para si território mesmo estando a cerca de 300 anos na terra. Conforme o verso 2, os líderes da tribo enviaram cinco homens de valor para procurar uma terra que eles pudessem tomar por herança. Os espias foram e viram uma cidade chamada Laís. Então, eles apresentaram um relatório aos líderes, sobre o povo da terra, a disposição da terra, e a energia necessária para tomá-la. E o relatório foi que a cidade de Laís seria facilmente conquistável. Aquela cidade era tão mal governada, tão mal guardada, que seria uma presa fácil para o invasor.
Para se ter um ideia da fragilidade daquela cidade, foram necessários somente 600 homens para conquistá-la. Ao entrar em Canaã a tribo de Dã continha em seu exército cerca de 64.000 homens. Mas apenas 600 foram necessários para conquistar Laís (Jz 18:21). Ao comparar o versículo 7, com os versículos 27 e 28, encontramos quatro razões porque aquela cidade pôde ser tão facilmente conquistada. E essas mesmas razões que fizeram a cidade de Laís, um lugar vulnerável, facilmente conquistável, são as mesmas razões que podem nos tornar vulneráveis, facilmente conquistáveis, nos levar à queda.
Nesta história podemos observar que o estilo de vida dos habitantes da cidade de Laís nos trazem algumas lições importantes sobre como não devemos viver. Explicar o que é Síndrome:
Conjunto de sinais e sintomas observáveis em vários processos patológicos diferentes e sem causa específica.

Vejamos então algumas lições sobre as características dos habitantes desta cidade:
1) Eles eram acomodados! Vida boa e tranqüila! v. 7
"e viram que o povo que havia nela estava seguro..."
Havia uma prosperidade econômica, muita circulação de dinheiro, e essa prosperidade, comodidade financeira deixou os habitantes de Laís totalmente tranquilos, sem preocupação. Para que se preocupar se tudo está bem? Devemos lembrar que Laodicéia também era uma cidade próspera. Na última carta que o Senhor escreveu às Igrejas, no sentido profético ela é especialmente dirigida à Igreja dos tempos finais e assim aos crentes de hoje. Laodicéia representa aquela Igreja que se afastou do Senhor, que deixou Jesus do lado de fora. Os crentes de Laodicéia diziam: "Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma...". Ap foras
Consideravam como mérito exclusivamente seu, o fato de terem sucesso. Toda esta preocupação com as coisas materiais causou naquela igreja mornidão espiritual devido à acomodação. Em resposta a essa postura arrogante e de soberba da igreja de Laodicéia Jesus disse: "e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Ap 3:17b "Dinheiro na mão é vendaval...", diz um velho sucesso da música popular brasileira. Vendaval que pode tirar o sono, destruir a saúde, demolir a paz, sepultar a confiança, detonar relacionamentos, dividir famílias e indispor nações umas contra as outras. Conheço muitas pessoas que por terem prosperado e alcançado cega estabilidade financeira, esqueceram-se de Deus.
Não sejamos como os de Laís!!! Não sejamos acomodados e tranquilos, descansados em nós mesmos.
Eu quero continuar servindo a Deus em gratidão e nunca deixar meu compromisso com esse Deus maravilhoso!!!
2) Eles viviam isolados! v. 7
"...também estava longe dos sidônios e não tinha trato com nenhuma outra gente." v. 7b
Eles não tinham relacionamento com outras pessoas. Eles eram tão cheios de si, que achavam que não precisavam de ninguém. Não precisavam da consideração de ninguém. Não precisavam da atenção de ninguém. Eles viviam como uma ilha. Eles vivam longe dos Sidônios e de todos os povos. Eles não se preocupavam e não precisavam de ninguém, eram auto suficientes.
Muitos acham que também podem viver sozinhos! Prestar conta da minha vida para quem? E para que? Na minha casa, vida, ninguém se mete! Eram pessoas orgulhosas, não se misturavam com ninguém!
Para que estar envolvido com essas reuniões de célula? Algumas pessoas vivem isoladas do convívio da igreja local, porque não querem ser descobertas. Estão vivendo escondidas e isso evidencia pecado.
As poucas vezes que vemos Deus pedindo para homens ficarem a sós é para oração e santificação, nunca para fuga e isolamento. Isolamento é sinal de orgulho!
As pessoas que decidem viver isoladas, ao invés de construir pontes, constroem muros em volta de sí. Estes fogem do propósito eterno de Deus que é relacionar.
3) Eles viviam desprotegidos! v. 10, v. 28
"Quando lá chegardes, achareis um povo confiado..." v. 10
"Ninguém houve que os livrasse, porquanto estavam longe de Sidom e não tinham trato com ninguém" v. 28
Não faziam questão de fechar as portas da cidade! Quando alguém chegava em Laís, sempre encontrava as portas da cidade abertas! Eles achavam que nunca nada de mal iria acontecer. Sabe aquele sentimento do tipo: "Eu jamais pensei que isso poderia acontecer comigo!" "Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão." 1Ts 5:3
Em Mateus 26:41, o Senhor Jesus alerta a igreja: "Vigia e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." Podemos ler também em Lucas 21:36: "Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem."  E na carta de Paulo aos Efésios 4:27 a Palavra do Senhor relata: Não deis lugar ao diabo. Isto porque em I Pedro 5.8, 9 está escrito: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo."
Amado, você já presenciou o ataque de um leão faminto a sua presa? A palavra relata exatamente assim a atuação de satanás, nosso inimigo.  Para que ter proteção espiritual? Não podemos viver assim! Eram tranquilos. Não havia quem lhes oprimisse. Eram prósperos e tudo estava indo bem!
4) Viviam sem cobertura espiritual! v. 28
"Nenhuma autoridade havia que, por qualquer coisa, o oprimisse; também estava longe dos sidônios e não tinha trato com nenhuma outra gente." v. 28
Eles viviam sem governo! Não prestavam conta a nenhuma autoridade. Porque eu preciso que alguém me dê cobertura espiritual, está tudo tão bem. Na minha vida ninguém se mete na minha igreja ninguém se mete. Eles não sentiam falta de nenhuma autoridade! Eram totalmente independentes!
"Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada. "(NTLH) Hb 13:17
Eles foram vencidos facilmente por 600 homens. v. 27 Como enfrentar esse problema?
Não foram 6.000 mil homens, foram apenas 600. Eles entraram e acabaram com tudo. A surpresa desagradável apareceu de repente. Esse é o retrato de quem vive isolado, acomodado, desguarnecido, sem proteção espiritual.
Para que contar essa história? Para termos uma compreensão de como o mundo vive hoje e como igreja deve lutar contra tudo isso. Isso tem acontecido no mundão ai fora. É por isso que depressão é uma das maiores pragas, desgraças nos dias de hoje. O mundo virtual é muito convidativo e há muitas pessoas mergulhando fundo neste mundo hoje, onde não se olha no olho, onde não se sente o calor humano, não se escuta o bater do coração. Tudo muito longe, tudo muito superficial.
A Solução é Olhar para o Coração de Deus!
O que queima no coração de Deus? Estabelecer seu reino através da vida de cada seguidor! Através da igreja! Através das pessoas cumprindo o propósito eterno de Deus!
Onde pisamos, o reino está entrando!
O coração do reino é a Igreja local. Ela é Corpo de Cristo! Igreja é o remédio para acomodação, frieza, mornidão quando fazemos parte ativamente dos alvos, projetos, etc. da igreja. Todos nós fomos chamados por Deus para fazer parte ativamente do corpo de Cristo e assim estabelecer seu reino na terra.
O coração da igreja local e a célula! Célula nunca sai da moda! É a melhor ponte de transição para consolidar alguém! É nas células que conseguimos vencer a barreira do isolamento. Nas células vencemos nossas guerras com mais facilidade

Conclusão: Os males da solidão
Pesquisa aponta que viver isolado faz tão mal a uma pessoa quanto fumar 15 cigarros por dia. Nós não aceitamos este estilo de vida, pois o fim sempre é o mesmo: derrota. Por isso cremos que caminhamos na direção certa quando ensinamos que cada crente deve ter um bom acompanhamento espiritual através do discipulado, célula e igreja do Senhor Jesus.
Compartilhando a Palavra
1.Você se identifica com alguma destas características do habitantes de Laís?
2.Você é uma pessoa que se relaciona com facilidade com os outros, ou a certa dificuldade pra isso? Compartilhe.
3.No seu ponto de vista como a igreja de Jesus deve agir para não ser como os habitantes da cidade de Laís?