terça-feira, 14 de agosto de 2012

UM LEGADO PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO!



Texto: Salmos 78.1-8
Introdução: (Ilustração do Jovem e o Velho)
            Nós precisamos enxergar um pouco além de nós mesmos. Precisamos ter o coração para a próxima geração.  Precisamos fazer algo hoje, para deixar uma herança para aqueles que virão depois de nós.
             Esse Salmo de Asafe é uma ordem que Deus deu a o seu povo. O verso cinco diz que ele estabeleceu um testemunho em Jacó e instituiu uma lei em Israel e deu uma ordem aos pais. Que testemunho foi esse? Qual foi a lei? E a ordem o texto se refere? De que aquela geração deixasse uma herança para outra geração.
            Deus não queria que as próximas gerações seguissem o exemplo negativo das gerações passadas. Então ele convoca a geração presente a deixar um testemunho, um ensino uma herança que pudesse perpetuar o conhecimento de Deus nas gerações vindouras.
            Esse apelo é para nós também. Nós temos a mesma responsabilidade diante de Deus de deixar uma herança através da nossa vida, da nossa experiência com Deus, uma herança espiritual que vai assegurar que as próximas gerações continuarão servindo e seguindo ao Senhor.
            Portanto, o que devemos deixar para a próxima geração?
F.T.: Temos que deixar para a próxima geração...
I – UM EXEMPLO DE CONFIANÇA EM DEUS(Vv. 6,7)
     1.1. Senão observe o que nos diz os versos 6,7:a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; 7   para que PUSESSEM EM DEUS A SUA CONFIANÇA.
     1.2. Nós vivemos no meio de uma geração que acredita em tantas coisas absurdas, mas não acredita em Deus. As pessoas acreditam em horóscopo, acreditam em superstições, acreditam em duendes, em cristais em fantasma, mas acreditam pouco em Deus.
     1.3. Muitas crianças crescem acreditando em mula sem cabeça, em papai Noel em coelhinho da páscoa em bruxa, no gênio da lâmpada. Porque as escolas ensinam isso, muitos pais ensinam isso. Mas quem se preocupa em ensinar a confiar em Deus?
·        Deus está convocando uma geração que se coloque como modelo, com exemplo e homens e mulheres que acreditem em Deus! Que ponham em Deus a sua confiança. Para que fique um modelo, um testemunho, um exemplo de alguém que confia no Senhor.
1.3. Nesse sentido o nosso desafio é duplo:
a) Primeiro precisamos deixar um testemunho para que a próxima geração creia em Deus: Se não testemunharmos a nossa fé de maneira proposital, corremos o risco de ter uma geração cada vez mais cética, mais ateia, mais distante de Deus.
b) Segundo precisamos deixar um testemunho para a próxima geração creia no poder de Deus: Nós precisamos ter mais experiências espirituais com o poder de Deus. Experiências de milagres para deixar um modelo para a próxima geração.
* Se nós hoje não aplicarmos fé para milagres, aproxima geração será uma geração natural. Precisamos crer mais. Precisamos que os nossos filhos vejam em nossa vida um modelo de homens de fé.
* A fé que nós temos não pode ser apenas teoria. Tem que virar experiência na nossa vida. Senão vira discursos vazio.

F.T.: Temos que deixar para a próxima geração...
II – UM EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA A DEUS(V.7)
      2.1. Veja o que nos diz o verso 7: “para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, MAS LHE OBSERVASSEM OS MANDAMENTOS.”
     2.2. A segunda herança que precisamos deixar para a próxima geração é o exemplo de obediência a Deus. Se nós não nos dispusermos hoje a obedecer a Deus, a próxima geração vai achar que não vale a pena obedecer.
     2.3. Isso é muito importante. Porque nós fazemos parte de uma geração que não gosta de obedecer, que questiona tudo: os valores, os princípios, as direções que são dadas. Via de regra, as pessoas fazem o que querem e não o que é certo.
  • Essa é a mentalidade do mundo hoje: Se você fez algo errado, mas está se sentindo bem consigo mesmo, é isso que importa”.
  • Então as pessoas não querem mais obedecer. Não estão mais preocupados em fazer o que é certo, mas o que as fazem sentir-se bem.
·        A nossa geração não quer obedecer, que fazer aquilo que acha melhor. E Deus precisa levantar entre nós homens que sejam referenciais. Homens do mesmo tipo de Abraão, que muitas vezes não entendeu, mas mesmo assim obedeceu!
·        O alvo de Deus é que a geração de hoje estimule a próxima geração a observar os mandamentos do Senhor.
·        Nós não podemos pactuar com essa geração rebelde e insubmissão que se recusa a obedecer ao Senhor.
·         Temos que marcar a próxima geração com o princípio da obediência!
·        Que as crianças de hoje olhe para nós e fale acerca da nossa obediência. Que fomos homens e mulheres que obsevavam os mandamentos do Senhor.

F.T.: Temos que deixar para a próxima geração...
III – UM EXEMPLO DE CONSTÂNCIA(V.8)
      3.1. O verso 8 diz que as gerações não deveriam herdar o exemplo dos que vieram antes, que tiveram um coração inconstante. V.8:e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante.”
     3.2. Inconstância é uma característica da nossa geração de não ir até o final em nada. Todo mundo começa, mas poucos de fato perseveram até o final.
     3.3. É difícil você encontrar alguém que está por anos a foi fazendo a mesma coisa. Em geral quando você conversa com as pessoas elas estão sempre começando algo.
·        As pessoas não são constantes nos estudos. Não são constantes no casamento. Não são constantes nos relacionamentos. Não são constantes na profissão e também não são constantes na fé.
·        Eu creio que nesse texto Deus estava se referindo a fé do povo. O povo oscilava muito entre crer e obedecer a Deus. Hora eles gritavam: “O que tu disseres nós faremos”. Hora diziam: “ Por que nos tirastes do Egito?”
·        Era um povo que não sabia ao certo o que queria fazer da vida. Teve momentos que Josué, e mais tarde Elias tiveram que confrontar o povo dizendo: “Vocês tem que escolher a quem você s vão servir”. Porque um dia vocês vêm sacrificam a Deus, outros vocês se prostram diante de Baal...!
·        Portanto, nós precisamos ter essa preocupação de deixar o exemplo de CONSTÂNCIA para a próxima geração. Que nós sejamos modelo de pessoas que têm uma fé firme que não vai se diluindo com o passar do tempo, mas pelo contrário, que vá se fortalecendo!
·        Temos que deixar essa herança, esse legado, esse referencial de uma fé firme e constante em Deus!
·        Que os nossos filhos depois de nos observarem por anos, possam ter segurança para servir a Deus. Porque um dos papéis do pai e dar segurança para os filhos!

F.T.: Temos que deixar para a próxima geração...
IV – UM EXEMPLO DE FIDELIDADE:
       4.1. Veja o que nos diz o verso 8: “e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.”
       4.2. Precisamos falar um pouco sobre a fidelidade. Porque se nós formos uma geração infiel. Nossos filhos seguirão nosso exemplo.
       4.3. A infidelidade é também reflexo da ingratidão do coração. Nós vemos no Antigo Testamento que  Deus dava tudo ao povo mas o povo sempre caminhava no caminho da infidelidade.
       4.3. E no Salmo 78, Deus convoca a geração presente a estabelecer um modelo, para que as gerações futuras não sigam no caminho de infidelidade do passado. 
·        Não tem sido muito diferente nos nossos dias! Na hora do aperto as pessoas fazem votos a Deus, fazem juras de amor. Prometem mundos e fundos. Mas quando são abençoadas esquecem-se completamente de Deus!
·        No que tange ao dinheiro, a gente vê que as pessoas colocam dinheiro em tantas coisas. Elas gastam sem pena quando vão ao shopping, quando viajam, quando querem comemorar uma vitória. Mas retorna muito pouco para Deus.
·        Você precisa saber que se você hoje for fiel, a geração que vai sair de você vai usufruir das bênçãos da sua fidelidade. Mas se você for infiel, além de não deixar bênção, você deixará um legado de infidelidade.
·        Não adianta a gente deixar livros escritos, e mensagens gravadas sobre fidelidade se a nossa vida não for um modelo de fidelidade. Pois como diz o ditado: “AS PALAVRAS CONVENCEM MAS OS EXEMPLOS ARRASTAM”
·        A próxima geração precisa entender pelo nosso exemplo que vale a pena ser dizimista. Que vale a pena sustentar a obra de Deus. Que vale a pena investir no reino de Deus.
·        Precisamos marcar a próxima geração com o modelo de fidelidade!

Conclusão: Precisamos que todos se posicionem para marcar, influenciar e deixar uma herança para a próxima geração. Mas hoje, eu quero fazer um desafio direto aos pais. Qual o legado que você deixará para a próxima geração?
Que você possa deixar um legado de CONFIANÇA – OBEDIÊNCIA – COSNTÂNCIA e FIDELIDADE.

Compartilhando a Palavra
1.Você é uma pessoa que hoje pensa em deixar um legado para a sua geração futura ou só pensa no que você pode ter nos dias de hoje?
2.O que você tem feito para que a sua geração futura possa continuar o ministério que Deus tem confiado em suas mãos?
3.Você tem sido um exemplo de CONFIANÇA – OBEDIÊNCIA – COSNTÂNCIA e FIDELIDADE, aos seus filhos tanto biológicos quanto espirituais?
BAIXAR


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Saindo da caverna e subindo o monte


Texto: I Reis 19.9-18
Introdução:
Há momentos em nossas vidas que queremos nos isolar. Ficar sozinhos e não ver ninguém. Também existem coisas que somente você sabe e mais ninguém. É um cantinho profundo de sua alma onde guarda seus segredos que não conta pra ninguém.
Esta é a caverna da alma humana. Onde jogamos nossas tristezas e erros para ninguém ver e de vez em quando fugimos para lá. Quando lá chegamos Deus se encontra conosco. Olhe para Dentro de si. Onde é sua caverna?

Deus havia mandado Elias ir para o monte de Deus (v.8). Mas chegando lá ele entrou em uma caverna para ninguém ver ele, por que estava fugindo de Jezabel (v.2).
Elias estava em um momento de solidão e tristeza. Estava sofrendo de auto-compaixão. Achava que estava sozinho (v.10 e 14) e que todos eram contra ele. O Senhor perguntou a Elias duas vezes “Que fazes aqui Elias?” (v.9 e 13). E da mesma forma quando você entra na caverna Deus te pergunta “o quê você está fazendo aqui?”.
Por que Deus perguntou de novo a Elias? Creio que a resposta dele não tinha sido suficiente. Quando Deus nos pergunta algo sobre nossos pecados, não adianta ficar se justificando e colocando a culpa em outras pessoas.
O que você está fazendo na caverna?

Vamos refletir sobre as ordens que Deus deu a Elias e saber o que fazer quando entramos na caverna:
1- Sai da caverna: v.11a “sai”
A primeira ordem que Deus dá para Elias é sair da caverna. Ali não era o lugar que Deus queria que ele estivesse. A caverna é um lugar de medo e covardia. Deus não quer seus servos escondidos e sim dispostos para lutar.
Quantas vezes em nossas vidas, na hora dos problemas em vez de avançarmos recuamos e nos escondemos. Esse não é o papel de um servo de Deus “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1.7).
Não fique curtindo depressão. Levante-se e saia desta caverna!
                       
2- Suba o monte: v.11b “põe-te neste monte perante o Senhor”
A presença de Deus o lugar onde devemos estar. Fora da presença de Deus não há felicidade nem paz.
Elias havia ido até ali para subir ao monte e se encontrar com Deus e não podia desanimar logo neste momento.
Elias viu um ‘forte vento’, depois um ‘terremoto’, logo em seguida ‘um fogo’ e o Senhor não estava em nenhum deles, mas quando surgiu um ‘cicio tranquilo e suave’ [uma brisa leve] (v.11,12) Deus falou com Ele.
Às vezes queremos ter uma experiência com Deus que seja sobrenatural, mas o que Deus quer é ter um relacionamento conosco. Não fique procurando Deus em coisas grandes, procure nas pequenas e você achará.
O monte é o lugar de ter experiência com Deus. Você pode fazer de sua casa, da igreja ou qualquer lugar um monte de oração (Mateus 6.6).
Quando oramos deixamos este nível terreno e subimos às regiões celestiais (Efésios 1.3).
Suba o monte da oração, Deus quer falar com você!

3- Unge Meu escolhido: v.15,16 “vai, volta o teu caminho para o deserto de Damasco e chegando lá unge a Hazael ... Jeú ... Eliseu”
Depois de sair da caverna e subir o monte, Deus mandou Elias voltar pelo caminho do deserto e ungir o novo rei da Síria, o novo rei de Israel e Eliseu para ser profeta em seu lugar. Isso significava que haveria uma mudança em tudo ao seu redor.
Ungir reis, sacerdotes e profetas era função de um grande profeta (I Samuel 16.12,13). Com isso Deus estava mandando Elias ir fazer o seu trabalho e não ficar questionando que está sozinho.
Deus nos usa para levantar pessoas para fazer a sua obra mesmo que pensemos que não tenha ninguém. As mudanças acontecem através de nós. Não podemos ficar parados esperando. Precisamos agir urgentemente.
Quando a unção de Deus está sobre nós Deus nos usa para contagiar outros com esta mesma unção (I João 2.27). Abençoe pessoas. Deus te ungiu para ministrar a bênção aos outros.
O Senhor te usará para ungir e levantar outras pessoas!
Pare de reclamar e reaja!

CONCLUSÃO:
“também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal e toda boca que o não beijou” v.18
Você não está sozinho!
Elias disse para Deus que estava sozinho, por isso estava na caverna e o Senhor lhe respondeu que ele não estava só, pois Deus havia conservado sete mil pessoas que não dobraram seus joelhos e nem beijaram o ídolo Baal.
Por mais que vejamos o mundo corrompido “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12) mesmo assim precisamos crer que “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.” (Romanos 11.5).
Quando enfrentar crises, não fique na caverna. Saia e suba o monte de Deus. Seja um profeta e ajude o Senhor a levantar mais escolhidos. Você não ficará sozinho por que Jesus mesmo estará contigo (Mateus 28.20) e levantará outros (Mateus 19.29).

Compartilhando a Palavra
1. Você já passou por momentos que por causa das crises você se escondeu na caverna? Compartilhe.
2. Quando você enfrenta crises, lutas, adversidades e etc... Você tem subido ao monte ou tem se escondido na caverna?
BAIXAR