terça-feira, 30 de outubro de 2012

SERVINDO AO SENHOR COM ALEGRIA



Texto: Salmos 100
1 Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.  2  Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.  3  Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.  4  Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.  5  Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.

 Introdução
O Salmo 100 não começa dizendo apenas “Celebrai ao Senhor”, mas: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras”. Ele não diz apenas “Servi ao Senhor”, mas: “Servi ao Senhor com alegria. Não está escrito somente “apresentai-vos diante dele”, mas: “apresentai-vos diante dele com cântico”.
Não é difícil de encontrar cristãos que não tem mais Alegria em Servir ao Senhor, não tem mais garra, pique, emoção. Os mandamentos do Senhor pra ele virou pesado, penoso. Todo cristão passa por cinco fases na sua vida: Fase do Descobrimento, da Paixão, do Realismo, da Acomodação e da Obrigação. Estas cinco fases será o tema que abordaremos nesta ocasião.

I – DEVEMOS SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA
A alegria é a mola propulsora do entusiasmo. A raiz da palavra Entusiasmo é Cheio de Deus.
A Alegria do Senhor é a nossa Força. Si estamos fracos é que esta faltando Alegria.
A alegria da ao homem Disposição de Servir.
Se alguém serve sem alegria, o trabalho não rende, não dá fruto, fica emperrado.
Se, porém, houver alegria, tudo fica mais fácil, os obstáculos são vencidos, as barreiras são quebradas.
Servir ao Senhor com alegria dá paz ao coração, dá ânimo a quem faz, e contagia a quem está em volta.
Quem serve ao Senhor com alegria faz bem feito, faz com cuidado, com zelo, com dedicação. Não precisa
ser fiscalizado. Porque faz com amor, com interesse, por fazer para Deus.

Ilustração: Certo homem era vizinho de uma igreja evangélica. Todos os dias de culto passava em frente do templo, olhava, mas não fazia questão de entrar. E assim passaram-se anos. Um dia, porém, aquele homem adentrou ao templo, ouviu a mensagem e, na hora do apelo, foi à frente, aceitando a Cristo como salvador. O pastor, muito feliz, fez questão de cumprimentar o novo convertido, dizendo-lhe: Estou muito feliz porque você ouviu a mensagem que preguei nesta noite, e aceitou a Cristo! Ao que o homem respondeu: Não, não foi por causa da mensagem. O que me fez entrar na igreja foi o sorriso daquele porteiro que fica lá, na frente do templo. Ele me contagiou. Sempre que passo, ele me cumprimenta com um sorriso. E isso me fez pensar que ele é feliz, e resolvi entrar e ser crente. Aquele porteiro soube fazer diferença. É que ele estava ali, não por sentir-se obrigado, mas por servir ao Senhor com alegria.

II – AS CINCO FASES NA VIDA DO CRISTÃO
1.      Fase do descobrimento: Nesta faze tudo é novidade, tudo é lindo. Descobre a Salvação, o Batismo, descobre os Dons. Descobre sua chamada, seu Ministério. Vive o primeiro amor na sua essência.
2.      Fase da paixão: Faze de colar adesivo gospel no carro, de só tocar musica evangélica, de ter no porta luva do carro pregações do pastor. De não perder um culto, de contribuir abundantemente. De não sair do culto sem cumprimentar todos seus irmãos.
3.      Fase do realismo: É a fase que começa a perceber que a Igreja é composta de seres humanos, com seus defeitos, com seus temperamentos. Descobre que há no meio da congregação pessoas com conflitos de caráter.
4.      Fase da acomodação: Esta fase pode chegar a ser a mais perigosa, as pessoas se acomodam negativamente, se conformam com os erros. Vai deixando para corrigir depois. Precisa orar mais, mas deixa para depois.
5.      Fase da obrigação: Certos adolescentes ou jovens vão à igreja por obrigação, por obedecer ao pai e a mãe. Adultos também se sentem assim,



III – SERVIR COM ALEGRIA - E ALEGRE A MIM TAMBEM
1.            Certos crentes precisam ouvir o que vou dizer agora, tem algumas coisas que você precisa deixar de falar, não só pelo Senhor, mas para mim que sou seu irmão a fim de que me sejas agradável. Estamos sendo observados (nuvem de testemunhas).  (Hb 12.1) Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Tem gente falando mal de nós. (1 Pe 2.11,12) Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.

2.  Não estou aqui para agradar o homem: (1 Jo 4.20) Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

3.  Para de falar de lutas: Elas existem, são reais, mas se vives falando delas diariamente algo esta errado.

4.  Para de atribuir tudo a satanás: Às vezes acontecem coisas que é falta de sabedoria, falta de prudência. Tem gente que vive falado de satanás também com muita frequência. O propósito de uma Igreja é cultuar adorar a Deus, mas têm algumas que se especializaram em só falar de satanás. Onde estamos adorando de verdade a Deus, não podemos desvirtuar o culto falando de maldição, de opressão.

5.  Para de falar que é difícil: Veja que o Salmista disse o quanto é bom Servir ao Senhor (Sl 19.7-10) A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.

6.  Pare de combater o emocionalismo: Ao Servir ao Senhor com alegria, somos levados a viver diferentes emoções, choramos, cantamos, rimos, glorificamos. Somos exortados a Celebrar, Louvar, Aplaudir. Isaias 12.3 diz: E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. Tirar água de uma fonte em si já traz alegria, imagina tirar das Fontes da Salvação?

7.  Para de dizer que é penoso: (1 Jo 5.3,4) Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penososporque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Compartilhando a Palavra
1.Você é uma pessoa que tem servido a Deus com alegria e ousadia, ou tem se esforçado muito pra isso?
2. Em qual das cinco fases que compartilhamos hoje você esta vivendo?  fase do descobrimento, fase da obrigação, fase da paixão, fase do realismo, fase da acomodação.
Palavra pregada no dia 28/10/2012 na COPOLI pelo Pr.Alex Quina

Características de filhos e empregados


Texto: Gálatas 4: 7
De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.
Introdução
Nestes dias de mudanças e transições como igreja precisamos ter um fundamento sólido. Deus edifica a partir da paternidade. Fomos gerados por alguém. Durante a nossa jornada cristã teremos muitos pais espirituais. Algumas pessoas vêem o relacionamento dentro da igreja como sendo apenas hierarquia, status, organização. Temos funções no corpo, não cargo. Não é uma questão de alguém ser mais que o outro, apenas por termos funções diferenciadas.
Se temos filhos e os vemos como tais, não há a possibilidade de os mandar embora.  Esta paternidade espiritual não se limita à idade cronológica. Não importa o quanto os filhos são imaturos, negligentes, incultos – são filhos. Filhos não se escolhe. Você pode até achar que há outros mais inteligentes e especiais do que os seus filhos.
É possível ter gente na igreja que não recebe em dinheiro, mas tem trabalhado esperando receber algo em troca. “Eu trabalhei tanto nesta igreja, e olha aí o que eu recebi no final!”.

1.    Filhos edificam a casa.
Empregados simplesmente servem na casa. Filhos geram, empregados fazem coisas e somente fazem o que é mandado.
De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. (Gl. 4:7)
O empregado só faz o que é função dele; o filho se torna responsável pela casa. Empregado não está nem aí se algo se estraga, perde.

2.    Filhos incorporam o coração do pai e tomam o sucesso do trabalho do pai como sendo deles.
Empregados sempre querem tomar alguma coisa de seus pais, filhos herdam.  Todos começam a vida no reino tendo a oportunidade de serem fieis àquilo que pertenceu ao pai. Você recebeu dele o ministério. Lucas 16:12 diz: “E se no alheio não fostes fieis, quem vos dará o que é vosso?”.
É o pai quem põe seu filho nos ombros para que veja mais longe.

3.    Filhos são sempre voltados à família. Empregados são voltados às questões problemáticas do ministério.
Empregados dividem a família por causa de um problema. Eles não são da família. Filhos possuem a agenda do pai e não procuram fazer a sua própria obra. Filhos sempre pensam corporativamente; empregados focam nos seus direitos.

4.    Filhos usam a linguagem da família, empregados usam a terminologia própria.
Filhos dizem: “Nós, nosso”. Empregados dizem: “Eu, meu, deles”. Quando o pai está sob ataque o filho diz: “Nós estamos sendo atacados”. O empregado sempre fala como quem está do lado de fora. Esperam salário e cedo ou tarde cobrarão recompensa.
Perguntaram a um pastor da Universal porque eles falavam todos do mesmo jeito: “É porque nós temos o mesmo coração”.
O filho fala: “A nossa igreja tem muita coisa que mudar!” O empregado sempre aparece com uma lista de defeitos dentro da igreja.

5.    Filhos honram a autoridade. Empregados negociam, expondo a nudez.
Filhos nunca ficam felizes expondo a nudez do pai. Empregados usam a nudez da autoridade para buscar promoção. Veja o exemplo de Noé e seus filhos (Gn. 9:20).
Quando a família é atacada os filhos resistem o inimigo. Sl. 127:5 “Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta”.
Aljava é um recipiente para se colocar setas ( flechas); largo e aberto na parte superior, estreito e fechado na parte
inferior, que se coloca pendente no ombro.

6.    Filhos espontaneamente honram a seqüência de comando. Empregados questionam esta seqüência.
Quando o pai coloca alguém sobre os filhos, estes não procuram se ligar a outro ministério. O teste que separa o empregado do filho é este “Você pode se submeter a alguém de quem você não gosta?”. Um bom soldado se submete a qualquer comandante.

7.    Filhos querem compartilhar suas vidas com o pai.
Os filhos assumem a visão da casa, porque a visão do pai vem antes da visão da família. Eles não procuram mudar a visão da família, antes eles trabalham pela visão que já existia antes deles chegarem.

8.    Filhos ligam pessoas novas à família. Empregados ligam pessoas novas a si mesmo.
Filhos não possuem agenda própria. Empregados não estão edificando a casa, estão edificando sua própria visão dentro da casa.

9.    Filhos localizam a edificação. Empregados focalizam as aparências.
A importância e a auto-estima do filho procedem do pai. Os empregados precisam inflar números para parecerem bem-sucedidos.
Quando você não é valorizado por seu pai, você precisa se valorizar por aquilo que consegue fazer.

10.  Filhos compartilham sua vida. Empregados somente dizem o que querem que você saiba.
Vida íntima consiste naquilo que realmente pensamos, sentimos e acreditamos. Um filho compartilha seu coração. Empregados querem sempre parecer estar bem. João 15 diz: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu pai vos dei a conhecer”.

11. Filhos assumem a disciplina. Empregados culpam outros.
Empregados não suportam disciplina. Não podem assumir a responsabilidade porque se sentem inseguros. Têm receio de serem demitidos ou rejeitados. Esse é um teste fundamental para saber se alguém é filho ou empregado: “Ele pode se submeter à disciplina”.

12. Filhos podem ser ajudados no seu potencial. Empregados já chegam crescidos. Nada pode ser acrescentado.
Empregados, sabem tudo. Não estão dispostos a aprender. Filhos querem aprender e se esforçam para fazer o melhor com um espírito de excelência. Filhos estão dispostos a assumir a culpa e a responsabilidade porque estão seguros de sua posição de filhos.
Quando edificamos sobre filhos, o fruto permanece. Precisamos escolher pessoas com as quais podemos nos edificar. Pessoas que tenham um coração correto e uma atitude de espírito de um filho. Não devemos escolher empregados por causa de suas habilidades naturais. Devemos gerar filhos.

Conclusão
1.Qual a sua postura aqui na COPOLI (igreja). Você se vê como filho ou empregado?
2.Você se sente solto na igreja, ou está vinculado a alguém?

Palavra pregada no dia 21/10/2012 na COPOLI pelo Pr.Alex Quina







AS 3 VOZES QUE ATUAM NA IGREJA.


Texto: Oséias. 4: 6.
O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

A todos os instantes de nossa vida temos que tomar decisões;
Você já teve que tomar uma decisão séria? Qual foi a escolha mais importante da sua vida?
·         Casamento.
·         Ou mudança de emprego.
·         Ou uma decisão séria e seu ministério.

DEVEMOS BUSCAR A VONTADE DO SENHOR QUE É BOA PERFEITA E AGRADÁVEL
Existem três tipos de vozes que constantemente falam aos nossos ouvidos com o intuito de dirigir as nossas vidas.
Essas vozes brigam por nossa atenção e direção de nossas vidas. E a nossa condição hoje é resultado de ouvirmos uma dessas vozes. Qual é a voz que está dirigindo a sua vida? Gostaria de compartilhar sobre essas três vozes que no direcionam.

1. A VOZ DO HOMEM!
Jeremias 17:9 – 10. 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Há uma expressão muito ouvida em novelas, filmes, em palestras, já conhecidas por todos “siga o que seu coração mandar”.
Mas todas as vezes que seguimos o nosso coração estamos nos enganando a nós mesmo.
Todos nós se seguíssemos o nosso coração não estaríamos nem na igreja, nem orar, nem célula, nem discipulando, etc.

Mas será que a palavra de Deus também pensa assim, (siga o que seu coração mandar).  será que ela concorda com essa frase? Salomão, homem mais sábio que já existiu disse em...
Provérbios 4:23
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.
BLH 23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (não tem nada há ver com Deus ou com o diabo)
Ele pede que acima de tudo, que a principal coisa, que aquilo que nós devemos mais cuidar é o nosso coração, outras versões colocam pensamento, pois nesse contexto coração são nossas motivações, intenções, vontade, onde procedem todas as saídas da vidas, sonhos, decisões, metas.
Mas devemos guardar nosso coração de quem afinal?
·         Do casamento errado.
        Da mudança de emprego.
·         Mudança de cidade.
·         Da célula que você faz parte.

Devemos guardar o coração de nós mesmos. A natureza do nosso coração é enganosa e traiçoeira, em nosso coração e vontades naturais não habita bem algum, Paulo constatou isso, e se queixou em Romanos 7:18
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Paulo lamenta a luta que ele tem que fazer para ele conseguir fazer o bem, porque isso vai contra a vontade de sua carne e seu coração. Sabemos que não é fácil dizer não ao pecado, é uma luta constante, e muitas pessoas tem aceitado ser derrotado pela prostituição, pela bebida e outros vícios, pois acham que é normal, “é a idade, eu não sou de ferro, sou homem, sou mulher, e é minha natureza não posso fazer nada, como vou lutar contra meu desejo”, por isso que o mundo la fora está cheio de homossexuais, adúlteros, fornicadores, beberrões e tantos outros, porque resolveram seguir seus extintos, seu coração, e não sabem que eles são enganoso, e mais do que isso, perverso! Sua doença é incurável! Quem é capaz de compreende lo? nem nós mesmo compreendemos, e somos traídos por ele, aí você pensa “estamos lascados não tem solução pra nós” Paulo também acho que se desesperou, veja o que ele diz no vs. 24 do capitulo 7 de romanos.

Quem é capaz de compreendê-lo (coração)?
Jeremias 17:10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
·       Ou seja, frutos são consequências de nossas obras,
·       Nossas obras são consequências do desejo do nosso coração,
·       Logo se nosso coração é corrupto e perverso, nossos frutos não serão nada bons e nosso fim será horrível,

Mas Davi por conhecer isso clamou ao Senhor no Salmo 139:23-24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Você tem pedido para o Senhor sondar o seu coração e guia-lo?
Não adianta nada dizer que O aceitou, que o ama se não deixar que ele examine-o e convença das suas motivações erradas, e deixe-o guiar por um cominho eterno.
Peça para o Senhor o examinar, peça para que ele lhe mostre onde você está errado, quais são as atitudes que você deve mudar. Veja

Atente para essas três passagens a mais.
Provérbios 28:26. Os que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará.

Salmo 81:11 Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Pelo que eu os entreguei aos desejos do seu coração, e andaram segundo os seus próprios conselhos.
EM UM DIA DE FÚRIA, MOISÉS DEIXOU DE ENTRAR NA TERRA PROMETIDA. (Nm. 20; 11). Foi a ira que tirou Moisés de viver o melhor.
A maioria das pessoas colhem os frutos de atitudes baseadas no coração, e depois vem para o pastor juntar os cacos.

2. A VOZ DO DIABO!
Mateus 16:23. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
O DIABO E O HOMEM SEMPRE ESTARÃO CONTRA O MOVER DE DEUS!
Podemos ver que o diabo fala na mente do homem, Pedro é um exemplo disso;
Logo após ter recebido a revelação de Deus, deu ouvidos ao diabo.
Muitas pessoas não vivem o melhor de Deus por dar ouvido a voz do diabo;
  • Aceitação. (ouço a voz do diabo e tomo aquilo como realidade)
  • Verbalização (ouço a voz maligna e ainda declaro o que ouvi)
  • Opressão (ouço a voz do diabo já se tornou uma fortaleza, e tomo isso como convicção)
  • Possessão (Já se tornou uma casa para satanás)
Mateus 12:43-45. Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando por repouso, porém não encontra. Por isso diz: voltarei a minha casa de onde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.

Marcos 3:14-15 Então designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar, e a exercer a autoridade de expelir demônios.

Marcos 6:12-1312 Então os discípulos foram e anunciaram que todos deviam se arrepender dos seus pecados.
13 Eles expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, pondo azeite na cabeça deles.

Os discípulos foram enviados para expulsar demônios!
Ele governa Através da opressão.
Ou seja, crentes que tiveram um novo nascimento e ainda vivem na pratica do pecado;
E o principal, influência, manipulação.
É por isso que existe muita gente acumulada de bom ensino, mas não tem vitória, não tem testemunho no âmbito familiar, não consegue romper em muitas áreas, pois está vivendo debaixo de influência maligna sim, esta sendo manipulado sim, conduzido por espíritos demoníacos.
Por isso que ainda temos tantos crentes que tem uma língua maldita, outros tão avarentos que na hora de contribuir gelam.
Outros não se alegram com a prosperidade dos outros, e outros continuam com as mesmas briguinhas.

Você conhece pessoas que estavam na igreja e hoje estão com a vida destruída?
Começa com um pensamento do diabo, depois vira uma vontade para depois virar uma ação!
Por isso que precisamos entender que a mente não é somente a sede da alma, mas é também um campo de batalha espiritual.
VOCÊ JÁ TEVE O DIA DE DESÂNIMO? É na mente que vamos alcançar a vitória ou a derrota.
(“HAA DEUS MANDOU EU PARAR”   PELO CONTRÁRIO DEUS SEMPRE VAI MANDAR VOCÊ AVANÇAR)
2 Coríntios 10:3 3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5  e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,

QUANTOS ESTÃO ENTENDENDO ATÉ AQUI?
Não devo dar ouvidos ao meu coração.
Devo resistir a voz do diabo.

3. A VOZ DE DEUS.
É a voz que devemos ouvir e ser guiados por ela.
Romanos 12:2. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Gálatas 5:17.  Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
A principal causa de morte espiritual no Corpo de Cristo é o isolamento. É lamentável quando ouvimos pessoas dizendo: “Cristo sim, Igreja não”.  
Como é possível aceitar a Cristo e rejeitar Seu Corpo? Isso mostra que não discernem o Corpo e, por isso, estão morrendo.
Não entendem que Cristo não é apenas a cabeça, mas o corpo inteiro.

A VOZ DE DEUS NESTES DIAS É SOBRE A UNIDADE DA IGREJA!
Mas por que é tão difícil viver em unidade? Por que a nossa carne é contra a vontade de deus.
Salmos 133:1. Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.3  É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.

Nenhum membro pode se recusar a envolver-se no Corpo!
Orar juntos!
Orar uns pelos outros!
Palavra pregada no dia 14/10/2012 na COPOLI pelo Pr .Alex Quina