segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

7 PASSOS QUE LEVA O HOMEM A CAIR



Textos-chave: Lucas 22:61-62 e I Coríntios 10:12
Pedro era um dos discípulos de Jesus. Ele havia andado com o Senhor por três anos e tornou-se um dos seus discípulos mais íntimos. Colecionou experiências tremendas como andar sobre as águas e ver Jesus transfigurado e cheio de glória no Monte. Entretanto, houve um momento de grande crise em sua vida espiritual, quando ele praticamente se desviou da fé, negando que seguia e conhecia a Cristo. Mas esse pecado foi apenas a “ponta do iceberg”, pois já vinha errando muito antes disso.  O galo cantou e “Pedro chorou amargamente”.

A pior coisa que pode acontecer a um crente é que ele se desvie da fé. Quando alguém que conheceu a Deus esfria espiritualmente e se afasta do lugar onde foi colocado, satanás vem com fúria sobre sua vida e o encontra sem cobertura. As consequências podem ser irreversíveis. É por isso que a Palavra nos alerta: “Aquele que está de pé, cuide para não cair”.  (1ºCor. 10:12)
Hoje na igreja muitos estão chorando amargamente e colhendo consequências terríveis pelas escolhas erradas que fizeram.
Entretanto, a queda de um verdadeiro cristão quase nunca acontece de repente. Ela é resultado de um processo, uma sucessão de brechas que vão sendo dadas até o golpe final do inimigo....
Ninguém cai de repente, ele vai caiiiiiiiiiiiinnnnndoooo.

Com base na vida de Pedro até negar Jesus, Vamos falar de alguns passos que nos leva a cair:
1.            DESATENÇÃO AOS ALERTAS DE DEUS – Lucas 22:31-32
Pedro foi avisado por Jesus sobre a guerra espiritual que estava se aproximando, mas não deu importância. Esse foi seu primeiro erro... Muitas vezes o Senhor nos alerta através da palavra, dos nossos líderes, de pessoas ligadas a nós, que estamos entrando num caminho perigoso ou correndo riscos. Quando não levantamos a guarda e menosprezamos o poder do inimigo ou do pecado, ficamos expostos e vulneráveis.
LEIAM A REFERÊNCIA  (I Pedro 5:8-9)
Não brinque com veneno, não brinque com fogo e não brinque com o pecado!
Você não é tão forte quanto pensa ser!

2.            EXCESSO DE AUTOCONFIANÇA – Lucas 22:33-34
Mesmo diante dos alertas do Senhor, Pedro confiou em si mesmo. Ele se sentia melhor que os demais. Ele já havia dito: “Ainda que todos estes te neguem, eu nunca te negarei” (Mateus 26:33).  
Ao invés de humilhar-se e depender da graça, ele confiou na sua carne e acabou sendo traído por ela. Nunca devemos confundir fé com autoconfiança! –
LEIAM A REFERÊNCIA (Jeremias 17:5-10)

3.            NÃO TINHA VIDA DE ORAÇÃO – Lucas 22:39-46
Orar é um exercício fundamental na vida do cristão. Em tempos de crise e tentação, mais ainda.
Quando oramos, demonstramos nossa dependência de Deus, sujeitamo-nos a Ele e quebramos o poder da nossa carne...
Jesus mandou que seus discípulos orassem para não serem expostos à tentação, mas eles dormiram (cederam ao cansaço). Foram indolentes e não perceberam o perigo que se aproximava. Esse foi um dos motivos pelos quais Pedro caiu.
Como está a sua vida de oração? 
- Quem fica de joelhos diante de Deus, fica de pé diante de qualquer circunstancia!!
- Se Satanás destruir sua vida de oração, ele já fez mais da metade.
- Ninguém crê mais firmemente no poder da oração do que o diabo; não que ele a pratique, mas porque ele sofre em consequência dela.

4.            TENTATIVA DE LUTAR COM ARMAS CARNAIS E SOZINHO – Lucas 22:47-51
Pedro, ao ver Jesus sendo preso, puxou a espada e cortou a orelha de um homem chamado Malco (isso está relatado no Evangelho de João 18).
Ele achou que a violência seria uma arma adequada e Jesus o repreendeu por isso... Quando estamos numa crise, pioraremos a situação se usarmos armas carnais (violência, agressividade, mentira, ironia, vingança, etc...).
A única forma de sermos vencedores é termos atitudes espirituais pois a nossa luta não é contra carne.
LEIAM A REFERÊNCIA (EFÉSIOS 6:11-13)
Existem lutas que precisamos de ajuda, precisamos ouvir conselhos de alguém de Deus.
Alguém de Deus fala na sua vida? Seu Líder fala na sua vida? Seu Pastor fala na sua vida?
A opinião deles deveria contar muito para você, pois é por meio deles que você recebe as bênçãos.......... Peça ajuda! Não tente fazer coisas sozinho e do seu jeito!
5.            DISTANCIAMENTO DE JESUS – Lucas 22:54  
Seguir Jesus de longe é uma grande armadilha para muitos cristãos. Eles começam intensos, comprometidos, apaixonados, mas num determinado momento passam a dar lugar à frieza. Não oram mais, não leem a Palavra, faltam à maioria dos cultos, nas células e, quando, exortados, dizem que está tudo bem. Não sabem, porém, que caminham perigosamente para longe de Deus.
NÃO SAIA DO SEU LUGAR EM DEUS!!!
LEIAM A REFERÊNCIA  (Apocalipse 2:4-5)  
HOJE É NOITE DE VOLTAR PARA O SEU LUGAR EM DEUS!

6.            EXPOSIÇÃO A RELACIONAMENTO ERRADOS – Lucas 22:55-60
Precisamos nos relacionar com aqueles que não servem a Deus, para servi-los e dar testemunho do Evangelho. Porém, para isso precisamos estar firmes na fé e cobertos por relacionamentos espirituais. Em tempos de crise, é perigoso distanciar-nos dos irmãos e expor-nos a ambientes e pessoas que não amam a Deus. Foi isso que Pedro fez. Num momento de intensa guerra espiritual, ele buscou a roda dos escarnecedores e foi ali que ele caiu.
PEDRO NEGOU JESUS PORQUE ESTAVA COM PESSOAS ERRADAS!!!
LEIAM A REFERÊNCIA  (Salmos 1:1)
“QUANDO PESSOAS ERRADAS DEIXAM NOSSAS VIDAS, COISAS ERRADAS DEIXAM DE ACONTECER!”

7.            ENTREGA À ACUSAÇÃO E NÃO AO ARREPENDIMENTO – Lucas 22:61-62
Há uma grande diferença entre arrependimento e remorso.
O arrependimento é fruto de uma ação de Deus, nos mostrando que erramos e nos chamando a um conserto.
O remorso vem pela acusação do inimigo, mas é infrutífero.
Pedro, ao perceber que havia negado Jesus, submeteu-se à acusação e, ao invés de juntar-se aos irmãos, confessar seu pecado e retomar a fé, entregou-se ao choro amargo e buscou o isolamento. Isso quase o destruiu espiritualmente.
SERÁ QUE EXISTEM COISAS NA SUA VIDA QUE NÃO HOUVE UM ARREPENDIMENTO DE VERDADE? Apenas um simples remorso....
Não adianta apenas pedir perdão a Deus, mas é preciso se Arrepender!
Arrependimento é “metanóia” = transformação, conversão, mudança de rota”
Satanás não pode te levar para o inferno, ele não tem tanto poder assim.
A única coisa que pode te levar para o inferno é o seu PECADO.

Você pode dizer: “A carne é fraca!” Mas quem disse que o pecado é vitamina? Pare de alimentá-la!!!!!!!
Deus não tem problema com o nosso pecado, pecado Ele pode perdoar. O problema é nossa justiça própria......Gostamos de nos justificar!

Pecado tem que gerar nojo em você! Uma profunda dor! Uma mudança!
TALVEZ VOCÊ ESTÁ A BEIRA DE UM ABISMO E NÃO SABE!
CUIDADO, PODERÁ CAIR A QUALQUER MOMENTO....

Talvez você diga: “Mas Deus me entende...Não estamos na época da Lei e sim na Graça..... Não precisa ser tão radical assim.....”
No antigo testamento a lei dizia: Não matarás! Mas Jesus disse: Aquele que se irar com o seu irmão e o insultar já pecou.
No antigo testamento a lei dizia: Não adulterarás! Mas Jesus disse: Aquele olhar para uma mulher com intenção impura já adulterou com ela.
No escuro o bege parece ser branco, mas quando a luz brilhar será que não irá expor seus encardidos?
HOJE É DIA DE SE POSICIONAR EM DEUS!
Será que alguns passos que Pedro deu, você também não está dando???? Examine-se hoje a luz da palavra....
NÃO SE DEIXE CAIR!!! NÃO SE PERMITA SER MAIS UM...
NÃO ESPERE O FOGO APAGAR POR COMPLETO EM VOCÊ!!
NÃO ACEITE AS ACUSAÇÕES DO INIMIGO...
VOLTE PARA O SEU LUGAR NO SENHOR...
POSICIONE-SE HOJE!
Foi isso que Pedro fez quando teve a chance...
Jesus o encontrou na praia  e disse: “Pedro, tu me amas?” “Então apascenta minhas ovelhas.... volte para o seu lugar, volte a fazer aquilo que eu te chamei para fazerAleluia!
Compartilhando a Palavra
1.Qual destes 7 passos que falamos mais te persegue nesta caminhada com Deus?
2.Você tem alguém de Deus que fala em sua vida? E tem dado ouvido pra aquilo que ele fala?

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina.



Texto: Provérbios 6:16-19
“Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”.
Introdução
O livro de provérbios nos traz uma série de instruções e advertências que nos mostram de forma muito clara o que Deus espera de nós, na medida em que Ele nos orienta e, também, nos coloca as coisas que O aborrecem.
Nos versículos que lemos estão expressas sete ações que são repugnantes ao Senhor e que devemos banir do nosso comportamento, pois não há menor condição de se ter uma relação duradoura com Ele cometendo esses erros, quais sejam: orgulho, mentira, assassinato, conspiração, ânsia por fazer o mal, falso testemunho e incitação à discórdia.
·                     Aborrecer quer dizer sentir horror àlguma coisa.
·                     Abominar é detestar.
Quando a Bíblia diz que Deus aborrece e abomina algumas coisas, devemos prestar atenção para evitar tais coisas em nossas vidas.

Examinemos estas sete coisas que contradizem o santo caráter de Deus:
A primeira das coisas que Deus se aborrece são olhos altivos.
Os olhos altivos de Saul foram a causa da perda do seu trono. Saul era orgulhoso e todo orgulhoso é rebelde. Todo orgulhoso é altivo de espírito. Em Provérbios 16:18 a Bíblia diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda”. A altivez de espírito de Saul aborreceu Deus que tirou o trono de Saul e o deu a Davi, um jovem rapaz que a Bíblia descreve como sendo um homem que andava segundo o coração de Deus. Quando andamos segundo o coração de Deus, nem mesmo os gigantes que se colocam em nosso caminho podem nos deter. O gigante Golias subestimou Davi e caiu. Quando andamos segundo o coração de Deus, sem altivez de espírito, herdamos posições de destaque e superamos gigantes porque a Bíblia diz em 2 Coríntios 3:5 “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus”.

A segunda coisa que aborrece Deus é uma língua mentirosa.
Das sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira e todo mentiroso será castigado por Deus (Sl 7.12-16). Muitos têm confiado na mentira achando que podem enganar o próprio Deus. 
Deus é verdade, e a mentira não vem dele (Jo 8.44). Temos que aprender falar a verdade (Ef 4.25). O verdadeiro discípulo é aquele que odeia e abomina a mentira e busca a verdade da Palavra de Deus (Sl 119.163). Jesus pediu que os seus discípulos fossem santificados na verdade (Jo 17.17). 
A língua mentirosa de Ananias e Safira, fato narrado em Atos 5, levaram-lhes à morte. Isso aconteceu porque Deus fica aborrecido quando mentimos. Deus não admite mentira, porque Ele é verdade e nos afirma isso em João 14:6 quando diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jesus é o próprio Deus. No Evangelho de João 1, a Bíblia diz que Ele estava no princípio com Deus e que todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez. Deus não admite mentira nem por brincadeira e diz em sua Palavra que todo mentiroso é filho do diabo e em Apocalipse alerta de que os mentirosos não entrarão no reino dos céus. Não esqueça de que Deus fica muito aborrecido quando você mente, mesmo que seja por brincadeira. De que fica aborrecido quando você conta vantagens para impressionar as pessoas. Mentir não é só dizer o contrario da verdade, mas, é também aumentar ou diminuir as coisas que foram ditas.
Tiago nos exorta com estas palavras: “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo” (Tg 3:1,2).

A terceira coisa que aborrece Deus são mãos que derramam sangue inocente.
As mãos assassinas de Caim derramaram o sangue inocente de Abel. Caim foi amaldiçoado por Deus. Isso aconteceu porque Deus se aborrece quando derramamos sangue inocente. Inocente é alguém que não tem culpa. Derramar sangue de uma pessoa inocente, por maldade, por falta de controle emocional, mesmo que seja pouco, deixa Deus muito aborrecido. Se as coisas não estão dando certo para você não atribua culpa a ninguém. Não saia por aí distribuindo ofensas e atitudes que ferem as pessoas. Não desconte em quem está perto de você as suas frustrações, mágoas e decepções. A falta de equilíbrio emocional leva à violência e a violência gera morte. A Bíblia diz em Salmos 140:11 que todo violento será perseguido com golpe sobre golpe. Se você é violento está escrevendo a sua própria sentença e deixando Deus muito aborrecido com suas atitudes.

A quarta coisa que aborrece Deus é um coração que trama projetos iníquos.
Você já tramou algo, visando prejudicar alguém?
Hamã tramou projetos iníquos contra Mordecai, tio de Ester e tudo o que havia tramado se voltou contra ele mesmo, porque Deus se aborrece quando tramamos projetos iníquos. Certamente você não se esqueceu de que Deus se torna nosso adversário quando tramamos projetos iníquos, de que coloca seus anjos para impedir que nossos planos se concretizem. Às vezes Deus até permitirá que aquilo que você arquitetou aconteça, mas você pagará no futuro um preço muito alto.

A quinta coisa que aborrece Deus são pés que se apressam a correr para o mal. Prov.1:15-16
A desobediência de Adão aborreceu Deus. Seus pés apressaram-se a correr para um mal, apresentado emergencialmente como uma coisa boa. Em consequência disso Adão perdeu todas as regalias do lindo paraíso que Deus havia feito para ele.
Os pés de Sansão o levaram a correr para o mal e como consequência disso aquele nazireu, homem consagrado a Deus, forte, valente e destemido foi humilhado diante de um povo incrédulo e hostil. Quando deixamos que nossos pés nos conduzam para o mal, aborrecemos Deus que permitirá que sejamos humilhados e hostilizados. Devemos dedicar nossos corpos como sacrifícios vivos para fazer a vontade do nosso Criador e Redentor:
Romanos 12:1-2
A sexta coisa que aborrece Deus é uma testemunha falsa que profere mentiras.
Se você não viu, não estava presente no ato do ocorrido, você não pode ser testemunha. Deus se aborrece com aquele que serve de testemunha sem ter presenciado o fato. Deus denomina essa pessoa de falsa testemunha. Deus se aborrece com a falsa testemunha que profere mentiras.
Muitas pessoas aceitam serem falsas testemunhas para se promoverem ou se beneficiarem à custa da desgraça de outras pessoas. É por isso que Deus se aborrece com esse tipo de pessoa. Em II Samuel 2, a Bíblia narra a história de um amalequita que tentou tirar proveito da morte de Saul, inventando uma história fantasiosa. Disse que havia presenciado o fato, disse inclusive que havia participado dele, mas era uma testemunha falsa proferindo mentiras. Irritado o rei Davi, mandou matá-lo. Tome cuidado. Ofereçam o que lhe oferecerem, não seja uma testemunha falsa que profere mentiras porque Deus se aborrecerá com você.
O texto de nossa meditação diz que a sétima e última coisa não só aborrece Deus, mas é por Ele abominada.
A palavra abominação evoca uma atitude de rejeição. No A.T, abominação era tudo aquilo que era rejeitado por ser impuro, reprovável, nojento e maldito. A idolatria e a magia eram consideradas, como ainda são, abominações. Tudo que e abominável afasta as pessoas de Deus.

A sétima coisa que aborrece Deus e que Ele abomina é semear contendas entre irmãos.
Semear contendas entre irmãos é fazer fofoca. É ser fuxiqueiro. É gostar de disse-me-disse. Deus rejeita esse tipo de atitude. Deus considera impuro, reprovável, nojento e maldito quem gosta de fofoca, de fuxico, de disse-me-disse.
Semear contendas entre irmãos é uma atitude diabólica, por isso Deus não somente se aborrece como também abomina. Aos olhos de Deus essa atitude é abominável porque afasta as pessoas, encaminhando-as a uma vida de amargura, frustrações, decepções e vingança.
Evite qualquer tipo de fofoca, de fuxico, de disse-me-disse. Quando alguém se aproximar de você para falar algo que denigra a imagem de outra pessoa, seja educado e diga que você não gostaria de saber, tomando essa atitude, você estará se poupando de partilhar com aquele que semeia contendas o seu pecado.
Controle sua curiosidade. Mesmo quando o fuxiqueiro disser a você: “Tem certeza de que não quer ouvir?”. Diga: Tenho !
Quer outra solução? Todas as vezes que uma pessoa lhe procurar para falar algo dos outros aproveite e una suas mãos a dela, firmemente, depois a convide a orar com você naquele momento mesmo. Ore a Deus pedindo que livre aquela pessoa do pecado que Deus abomina. Terminada a oração, dê um abraço em seu irmão e leia para ele o texto bíblico de nossa meditação.
Em Levítico 19:16 a Bíblia diz: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR”. É uma ordem de Deus. Não ande como mexeriqueiro, dando conta da vida de um e de outro, pois a Bíblia diz que cada um dará conta da sua própria vida diante de Deus.
Se as pessoas sempre procuram você pra contar as coisas é porque vêem em você um mexeriqueiro em potencial. Ninguém procura ninguém sem um objetivo. Quando lhe procuram sabem que você passará a conversa adiante. Olha a ordem de Deus: Não ande como mexeriqueiro entre teu povo.
Em Provérbios 11:13 a Bíblia diz: “O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre”. Quando você fica sabendo de algo você sai por ai procurando saber a verdade, ou guarda e ora pela pessoa? Se você sai por ai tentando descobrir você é um mexeriqueiro. Se você guarda e ora pela pessoa você é fiel de espírito.
Em Provérbios 20:19 a Bíblia nos dá um conselho. Diz assim: “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios”. Se você conhece alguém que não controla sua língua, não se envolva com ela.
Não esqueça: semear contendas entre irmãos é o pecado que Deus abomina. Guarde-se dele. Que Deus nos abençoe.

Compartilhando a Palavra
1.Destas 7 coisas que aborrecem a Deus, qual mais te aborrece? Compartilhe.
2.Existem alguma destas coisas compartilhadas, que ainda te persegue para que você a pratique?
3.Alguma vez você já mentiu para se beneficiar? Compartilhe.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O Valor das Primícias


Textos: Pv 3:9-10; Mt 6:24; Rm 11:16) 
O princípio das Primícias e o seu efeito espiritual em nossas vidas
O que significa PRIMÍCIAS?
Se você somente recebesse instruções, mas não entendesse o motivo delas, não obedeceria com muito mais dificuldade?
Para compreendermos as instruções de Deus temos que começar explicando os propósitos.
O primeiro princípio que devemos aprender é que as PRIMÍCIAS estão na Bíblia.
Segundo: Qual o seu efeito sobre a minha vida espiritual?

O que significa PRIMÍCIAS?
Como substantivo, “primeiro” significa a primeira pessoa ou coisa mencionada.
Como adjetivo, “primeiro” significa o número um dentro de uma série, no início do tempo, acima em importância, escalão, fundamental e básico.
Fundamental é aquilo que é colocado primeiro, o alicerce.

Ser o primeiro não significa ser uma peça isolada, mas significa aquilo que serve de base para todos os demais.
Esse princípio pode ser observado na construção de um prédio. O alicerce vem primeiro e tudo o mais depende dele.
E na vida espiritual? Como você tem alicerçado sua vida financeira.
Por que devemos trazer a oferta das primícias?
·                     Rm 11:16  E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.

·                     Pv 3:9-10  Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10  e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
Mt 6:24 - 24  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mamon).

Como é que você lida com o primeiro?
O único que Deus coloca em igualdade a ele é mamom. Ele é um deus. Não podemos servir a dois senhores. (Mt 6:24; Lc 16:13)
A maneira como lidamos com o primeiro mostra nossa lealdade e amor ao Senhor.
E isso vai determinar o nível de bênção que você vai desfrutar durante a sua vida.

Como é que você lida com o primeiro?
Onde aplicamos em primeiro lugar, o nosso dinheiro, o nosso tempo, os nossos sonhos, a nossa energia, a nossa alegria vai mostrar onde está o nosso coração.
Deus não aceita ser o segundo, Deus só aceita ser o primeiro. Ele tem que estar acima de tudo. O lugar de Deus é o primeiro, em todas as áreas, inclusive na área financeira.
O primeiro é o lugar de honra e não deve ser dado a outro. Este é um dos nomes do Senhor: Ap 1:8, 21:6, 22:13
Por isso as primícias representam um princípio espiritual e não apenas uma questão de oferta.
Primícia é uma questão de honra! Quem você vai honrar em 2010?

Como é que você lida com o primeiro?
O segundo não é o vencedor! O lugar de honra em um pódio é o primeiro. Não coloque outras coisas antes do Senhor: Deus – família – igreja. Como separar a cabeça do Corpo. Padrão: Js 24:15
Vice não governa. O primeiro é que governa. Quem vai governar sua vida? As primícias representam um lugar no seu coração, na sua vida espiritual.

O que significa Primícias?
Os primeiros resultados da colheita {Êx 23.19}. O seu primeiro resultado é para quem? Férias, 13 salário, rendimentos...
Figuradamente: o primeiro presente que Deus dá aos fiéis {Rm 8.23}; o primeiro a crer {Rm 16.5}; o primeiro na ressurreição da vida {1Co 15.23}; o primeiro lugar entre as criaturas {Tg 1.18}; os primeiros a serem apresentados a Deus {Ap 14.4}. – Arrebatamento? Primícias.

Como as primícias são representadas?
As primícias devem ser exteriorizadas, representadas por atitudes práticas.
Aquilo que fazemos demonstra o nosso coração.
O mundo espiritual tem uma pergunta: “Quem é o primeiro em sua vida?”
Só é primícia se for o primeiro!
A primícia não é uma oferta comum. Ela é uma oferta sacrificial, representativa para o ano.
Deus também deu uma oferta das primícias? JESUS! Ele deu o melhor.
Como as primícias são representadas?
Por que a Celebração é realizada no Domingo, O primeiro dia da semana? Para dar ao Senhor a primícia.
O dízimo só é dízimo se for o primeiro. 10 notas de um real, qual é o dízimo?
A benção que glorifica a Deus é aquela que lhe atribui o primeiro.
Rm 11:16 – Só santifica se for o primeiro.

Quando trazemos as primícias?
Ne 10:35  E que também traríamos as primícias da nossa terra e todas as primícias de todas as árvores frutíferas, de ano em ano, à Casa do SENHOR;

Por que devemos trazer a oferta das primícias?
1 – Porque é um mandamento Bíblico:
·                     Pv 3:9  Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;
·                     Rm 11:16  E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.

2 – Porque vencemos MAMON:
·                    1 Timóteo 6:10  Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
Pensamos que já vencemos Mamom mas quando somos confrontados pela Palavra o nosso coração é exposto.
·                     Êxodo 18:21  Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; Vencedores aborrecem a avareza.

3 – Porque Deus quer nos ensinar:
Temos dois tipos de ensino sobre finanças: o da riqueza e da miséria.
O da riqueza diz que a vontade de Deus é nos fazer ricos e o da miséria nos ensina a conformar com a pobreza.
A vontade de Deus é que sejamos prósperos. Existe uma diferença entre ser rico e ser prospero.
Por que devemos trazer a oferta das primícias?

4 – Porque recebemos talentos:
·                     Mateus 25:15  A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.
Prestaremos contas para Deus não só das almas que ganharmos mas também dos talentos que recebemos.
5 – Porque o primeiro é de Deus:
Primeiro é posição de honra. Uma questão de primazia. (Natal)
Tudo aquilo que você coloca em primeiro lugar estabelece um comando sobre sua vida. É o Senhor. Ele estabelece o governo em sua vida. (Pagamentos)
Sempre colocamos em primeiro lugar aquilo que tememos mais.

A primeira porção tem a bênção de Deus.  Rm 11:16. O primeiro tem poder sobre o resto.
O primeiro exige fé. Quando você coloca o Senhor em primeiro, Ele pode agir no restante sobrenaturalmente. (Aluguel)
A religião não coloca Deus em primeiro lugar, mas em qualquer lugar.
Quem é o primeiro em sua vida? Quem você consulta primeiro antes de tomar uma decisão.
Quando Deus não é o primeiro entramos no princípio de Lúcifer: Is 14:12.
O resultado de colocarmos outro no primeiro lugar é maldição.

Conclusões
Não entregue o seu dízimo como algo que sobrou, entregue-o em primeiro lugar. Antes de pagar qualquer coisa separe, santifique aquilo que é do Senhor.
Não traga as suas primícias de maneira inconsciente. Deus quando deu sua primícia deu o melhor, Jesus (I Co 15:23). Corra o risco com Deus. Ele manda você O provar. Prove-O! Não viva uma vida fora daquilo que Jesus te prometeu.
O domingo é de Deus I Co 16:1-2. Quantos desprezam este valor. Isso é um sinal espiritual em nossas vidas e famílias. Domingo é o melhor tempo que podemos dar a Deus. Faça o propósito de não faltar mais nenhuma reunião, nenhum domingo.
O primeiro dia da semana é uma oportunidade de honrar a Deus. Não de para outros a primícia d sua semana, de para o Senhor.

Compartilhando a Palavra
1.Quem tem sido o primeiro em sua vida?
2. Você teme mais a Deus ou aos seus credores?
3. Você tem sido fiel em suas finanças para com o Senhor?

domingo, 6 de janeiro de 2013

O QUE FAZER ATÉ QUE A PROMESSA SE CUMPRA?





 Texto: Jeremias 29:4-14
Introdução
Deus é um Deus de promessas. Estudiosos da Bíblia dizem que existem mais de 365 promessas na Bíblia, ou seja uma para cada dia do ano.
Mas a nossa grande dificuldade esta entre a promessa e o seu cumprimento, entre a promessa e a sua materialização. Alguma vez você já fez esta declaração: “mal posso esperar até que...?” Aqui estão algumas possibilidades de como podemos terminar essa frase.
• Eu mal posso esperar até que tenha meu próprio negócio.
• Eu mal posso esperar até que eu me forme.
• Eu mal posso esperar até que eu tenha um salário melhor.
• Eu mal posso esperar até que eu esteja casado.
• Eu mal posso esperar até que eu tenha sucesso.
O que o Senhor quer que façamos quando nos encontramos em um dessas  situações do tipo “até que”? Esse é o tempo em que a promessa de Deus ainda não se cumpriu ou é o tempo em que enfrentamos a sua disciplina. Em Jeremias 29 encontramos uma dessas situações.
Este é o texto da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém aos anciões e ao povo que Nabucodonosor havia levado para o exílio em Babilônia. Essas pessoas estavam pensando: “o que vamos fazer até que o exílio acabe?” Deus lhes deu uma resposta.
O povo vivia uma situação angustiante. Israel tinha desobedecido a Deus e caído na idolatria e na apostasia espiritual.
Os profetas de Israel estavam profetizando falsamente e o profeta Jeremias era o único profeta que tinha profetizado juízo enquanto os outros profetizavam o que Deus não dissera.
Nabucodonosor invade Israel, destrói a cidade e o templo, e leva todos os utensílios sagrados para Babilônia. A nação estava completamente arruinada.
O povo agora estava vivendo como cativos em Babilônia. Apesar disso havia a promessa de Deus de que eles retornariam, mas a promessa ainda demoraria a se cumprir. Eles viviam justamente no intervalo entre a promessa e o seu cumprimento.
Talvez você esteja vivendo hoje o tempo em que a promessa de Deus ainda não se cumpriu, ou talvez seja o tempo em que esteja enfrentando a disciplina de Deus.
Essas pessoas estavam pensando: “o que vamos fazer até que o exílio acabe?” Deus lhes deu uma resposta. 
Na resposta do Senhor podemos observar 4 princípios.

1. TENHA A PERSPECTIVA DE DEUS SOBRE A SUA SITUAÇÃO
No versículo 4 lemos: “Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia.”
Quem levou o povo de Israel para o cativeiro? Foi Deus!
Muitos colocam o diabo por de trás de toda circunstância desagradável. Muitos só vêm o diabo numa situação desagradável. Mas existem muitas situações dolorosas que passamos pela vida, em que não é o diabo que está por detrás, mas é o próprio Deus.
Ver o diabo nas circunstâncias já é um avanço, pois significa que cremos no mundo espiritual. Mas os genuinamente espirituais vêem a mão de Deus em todas as circunstâncias.
Deus os havia colocado na Babilônia por uma razão. Esta é uma verdade difícil de aceitar. Antes que o Senhor possa cumprir seu propósito em sua vida, pode ser que você tenha de passar por muitas situações difíceis.
Este é um dos aspectos mais duros de crer a respeito da soberania de Deus. A soberania de Deus significa que Deus sabe, permite e até envia os julgamentos em nossas vidas. Portanto, é absolutamente vital que tenhamos a perspectiva de Deus sobre a nossa situação.
A perspectiva é sempre importante. A perspectiva correta pode aliviar a nossa dor.
A morte de Jesus na cruz é outro exemplo de perspectiva divina. Sua morte parecia tão inútil. Para os seus primeiros seguidores, sua morte parecia ser uma derrota. Mas, do ponto de vista de Deus a sua morte ofereceu esperança para a humanidade. Da perspectiva de Deus a sua morte ofereceu a vida eterna.

2. PROCURE SER PRODUTIVO ONDE VOCÊ ESTÁ
Às vezes culpamos a nossa situação pela nossa falta de frutos na obra de Deus. É fácil dar desculpas.
• Vou servir a Deus quando me sentir melhor.
• Vou servir a Deus quando as coisas derem certo em casa.
• Vou servir a Deus quando as condições ficarem melhores.
Veja o que o Senhor disse ao povo no nosso texto.
Construam casas e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas. Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos. Vocês devem aumentar em número e não diminuir. Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão. (Jr. 29:5-7 NTLH)
Em vez de culpar a sua situação Deus queria que eles transformassem a sua situação.
Deus disse para o povo que deveriam trabalhar e abençoar Babilônia. Eles deveriam orar pela cidade onde estavam na Babilônia.
Mesmo que Vocês estejam passando por um deserto, um momento difícil onde os resultados não aparecem. Continue vivendo como que se deve viver, não fique deprimido.
No Salmo 137 podemos ver como o povo ficou deprimido em Babilônia.
Em vez de se rebelarem ou se prostrarem na depressão, Deus queria que eles transformassem a situação difícil em que se encontravam.
“Da perspectiva divina uns foram enviados e outros exilados”. Você pode ser um cativo ou um enviado, tudo depende da sua perspectiva. Qual a diferença entre enviado e cativo? É a nossa atitude. O cativeiro foi um meio de se espalhar o conhecimento de Deus pelo mundo. Mas quando espalhamos o conhecimento já não somos cativos, mas enviados.
Temos dificuldade de viver e dar o nosso melhor quando não estamos no lugar do cumprimento da promessa. Jerusalém é o meu alvo, mas enquanto não chego lá vou fazer de Babilônia um lugar feliz.
A postura de muitos em momentos assim é ignorar o desígnio divino e se rebelar contra ele.

3. IGNORE AS PESSOAS QUE SÃO NATURAIS E INCRÉDULAS
Leiam o Texto Jr. 29:8-9
Esses falsos profetas eram pessoas sem fé. Eles não falavam da parte de Deus.
Um exemplo de pessoas incrédulas que têm o poder de influenciar são os espias enviados por Moisés. A Palavra do Senhor diz que 12 foram enviados para espiar a terra de Canaã.
Quando os espias voltaram eles deram um relatório maravilhoso da Terra Prometida. Eles falaram de seus frutos e da sua prosperidade. No entanto, 10 dos espias foram negativos, e apenas dois deles foram positivos. Se os dois espias positivos tivessem escutado o relatório da maioria, teriam sido derrotados também.

4. CONFIE NOS PLANOS DE DEUS
Leiam o Texto (Jer. 29:10-13)
Esse texto nos mostra algumas verdades a respeito dos planos de Deus.
a. Deus é um Deus de planos e propósitos
Quando nos submetemos debaixo da mão de Deus precisamos ter certeza que ele tem um plano para nós. Há um propósito divino para ser cumprido em nossas vidas.
b. Deus é um Deus de tempos e ciclos
O Senhor diz ao povo que havia um tempo determinado para que o propósito se cumprisse. Dez ciclos de sete anos estavam determinados. Não temos como acelerar o cumprimento do propósito de Deus, mas temos como atrasá-lo.
Havia um dia marcado para o Senhor Jesus nascer e havia um dia determinado para a sua morte. Ele devia nascer em Belém e morrer em Jerusalém na Páscoa. Deus também determinou tempo e ciclos para a nossa vida.
c. Os planos de Deus são bons
Mesmo que tenhamos de passar por testes e provações, precisamos ter em mente que o Senhor está apenas nos treinando e qualificando para coisas maiores que ele planejou a nosso respeito.
O Senhor está mais preocupado com a nossa obediência do que com o nosso conforto. Se Deus quisesse que aquelas pessoas ficassem confortáveis ele nunca teria permitido que elas passassem 70 anos na Babilônia. O objetivo final de Deus para a sua vida na terra não é o seu conforto, mas o desenvolvimento do seu caráter. Ele deseja nos fazer semelhantes a Jesus. Algumas vezes Deus nos permite passar pelo deserto para edificar em nós o seu caráter e para testar nossa obediência. Lembre-se sempre que o Senhor tem pensamentos bons a seu respeito, mas lembre-se também que os pensamentos dele são mais altos que os nossos pensamentos. Leiam estes dois textos, Jer. 29:11; Is. 55:8-9


Compartilhando a Palavra
1.Em 2013 como será a espera da promessa em sua vida, com murmuração ou confiante no que Deus vai fazer?
2.Quando você esta passando uma situação difícil em sua vida ha quem você tem retribuído a isto? Compartilhe.