segunda-feira, 25 de março de 2013

A MALDIÇÃO DAS EXPECTATIVAS.


Texto: Jr 17:5-10
Introdução:
Maldição significa infelicidade. Maldição tem haver com prejuízo, não viver bem. Não ir bem no casamento, profissão, finanças, ministério, espiritualmente, frutificando, não liderando nada (filhos,esposa, casa). Maldição tem haver com algo que colou na gente, mas muitas vezes, as maldições têm haver com atitudes erradas suas. Ex. Ao meio dia o sujeito fura o farol e arrebenta o beiço no caminhão, de quem é a culpa? Não há anjo que protege um sujeito desses. Namora todo errado, a culpa é de Deus. Você quebrou os princípios da palavra. Maldição tem haver com as consequências de suas atitudes erradas, sementes erradas, coisas que Deus não mandou você fazer. Ex Comprou além do orçamento, vai colher, foi sua escolha, sua atitude, não tem nada haver com Deus. A bíblia diz maldito, frustrado, infeliz, sem esperança, amargurado é o homem que tem expectativas, confia no homem. É maldito o homem que se estriba no outro homem, que você põem expectativas no outro, que espera aquilo que ele vai ser para você, que ele vai fazer para você, que ele vai falar para você, que ele vai dar, que ele vai desempenhar alguma coisa.
Alguns sinais de maldição

1- A MALDIÇÃO QUE PRENDE VOCÊ HÁ ALGUÉM POR CAUSA DA PRESUNÇÃO.!
Quando você presume. Quando você projeta suposições. Não presuma nada, pois quem presume erra. Presumir é por expectativas no que ele vai ser fazer, falar, dar. Você está na verdade se prendendo a alguém. Seja marido, filhos, esposa, pai, mãe. Maldição. Porque quando você cria essa expectativa do que você quer que ela faça. Quem presume, faz suposições erra. Hitler presumiu que invadindo a União Soviética ganharia a segunda guerra mundial. Muita gente presumiu muito mal, ex: Fernando Collor presumiu que em uma caneta daria para resolver o problema da inflação, acabou mau. Não presuma nada, não coloque suposições no que ele vai ser, falar, fazer ou dar. Ex: Expectativa naquilo que o líder vai fazer por você. Ex: Quando a pessoa tem um sonho e tem que se cumprir logo. (ou alguém promete algo e tem que ser agora.)

2- MALDIÇÃO DA DOENÇA EMOCIONAL
Aquela cara amarrada, aquela cara emburrada que projeta culpa nas pessoas.
Você pode aparecer pintado de ouro, a pessoa não te aceita, porque tem alguma coisa que você ainda NÃO FEZ, NÃO FALOU, NÃO DEU.
Aí o relacionamento fica pesado, doente.
Quando a maldição está instaurada e já trouxe doença emocional, você então traz sorvete para agradar, você liga, pede perdão, etc.

Mas não tem nada que você faça que mude essa atitude, porque a pessoa está doente no relacionamento.
É por isso que tem pessoas que não querem aprofundar relacionamentos através da célula e preferem criar cachorro, gato.

Então ele fica lá, o cachorro Bob, o Dic, o Pop, e tá bom demais.
É claro, cachorro não confronta, não reclama, só tem que limpar as cacas dele.
 Tudo isto vem de uma fuga emocional de irmãos que não entendem que as PESSOAS SÃO DIFERENTES umas das outras.
Tem pessoas que são amorosas, mas não demonstram choro ou toque, mas amam de verdade.
Pois tem gente que jura amores hoje e semana que vem está te apunhalando pelas costas.

Então a segunda maldição é a doença emocional, não flui, não tem aquela alegria, sem peso, de aceitar o irmão, aceitar o líder do jeito que ele é.
 Lembre-se: “As pessoas não são obrigadas a ficar suprimindo as nossas carências”.

3-MALDIÇÃO DO PESO TRANSFERIDO PARA O OUTRO
Irmãos, tem pessoas que estão doentes por causa de criar expectativas malditas.
Fazem com que seus líderes, irmãos, igreja, família e amigos se tornem ou realizem somente aquilo que lhe agrada e por mais que o outro tente, nunca conseguirá agradar ele.
Há mulheres que são insatisfeitas a vida inteira com seus maridos.

 Há homens que são insatisfeitos a vida inteira com o corpo ou aparência de suas esposas e assim PROJETAM CULPA, PRESSÃO E MEDO DE REJEIÇÃO em seus cônjuges e familiares.
Existem maridos e esposas que não falam nada e esperam reações baseadas em suas expectativas, eles não tem capacidade de serem sinceros, pois sabem que seus sentimentos de ciúme, ideais, proteção são frutos de sua carnalidade.

Porém esperam que seus cônjuges ou filhos reajam conforme o seu desejo, contudo eles não avisam qual é sua expectativa.

 Tem crentes que colocam expectativas em igrejas (o pastor ia curar, a igreja ia dar jeito na esposa).
A Bíblia nos exorta irmãos: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” Gl 5.1

Você vai se frustrar com seu marido, com seus filhos... se você não der liberdade para as pessoas que estão a sua volta.
A frustração que é maldição tem gosto amargo e te leva a viver como solitário.

Cuidado quando você cria expectativas que são malditas, pois quando elas dependem do homem nos agradar nos tornamos malditos por causa da expectativa neles, e aí queremos muitas vezes tirar 40 litros de leite de uma vaca que só pode dar 15 litros.

4- A MALDIÇÃO DA FRUSTRAÇÃO. VAI VIVER NO DESERTO.
V.6 Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará no lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
Vai viver no deserto, na sequidão. Não tem ninguém que consegue ficar lá com você. Aí ele fez expectativas em uma igreja, frustrou-se, por que colocou suas expectativas no homem. Não conseguirá ficar em lugar nenhum, porque frustou-se com o homem, com a esposa, com o pastor, com a igreja. Ex. filhos. O filho tem que ser o crente perfeito, que um coral de anjos cante quando ele entrar na igreja. Tem pessoas que já estão indo para o quinto casamento, porque, o problema é o outro. Não o problema é você que exige um padrão impossível de se cumprir. O padrão que você exige é muito alto.Você vai se frustrar com muita gente: Com o chefe, com a esposa, com o discipulador, com o líder, com o seu pastor, com seu filho, sua esposa, etc. Se você não aprender a lidar com isso, vai viver no deserto.

5- A MALDIÇÃO DOS RELACIONAMENTOS QUEBRADOS.
Aqui ninguém conversa mais, não tem dialogo, comunhão. Solidão. Só sobrou eu e meus cachorros. Ex. Ano passado irmãos que falaram que iriam sair da igreja por minha causa!!Talvez nunca brigaram, mas por conta da cobrança do que ele tem que ser, falar, fazer ou dar, pronto rachou. Aí a unção para de fluir.

Conclusão.
As pessoas que convivem com você são livres. Seus filhos, pais, chefes, pastores, etc. É preciso entrar em acordo. Há coisas que tem que ser conversadas. Entender isso pode levar você a dois fins, se tornar um Judas ou um Eliseu. Sabe irmãos, temos que tomar cuidado com isso, pois nós estamos aprendendo a viver em comunhão, a ser discípulo e discipulador, mas nunca devemos esquecer essas coisas, porque depois de um tempo o andar junto, algumas pessoas ao invés de virarem Eliseu viram Judas.

Perguntas do Compartilhar
1- Onde você tem colocado suas expectativas, no Senhor, em você ou nos outros?
2- O que você entende no versículo 5 quando o Senhor fala que “maldito é o homem que confia no homem.
3- Como anda a sua confiança em Deus? Explique um pouco.

terça-feira, 19 de março de 2013

Vivendo debaixo dos céus abertos


Texto: Deuteronômio 30:15-19 15Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal;16  se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la.17  Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires,18 então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. v19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.
Vivendo debaixo dos céus abertos é o que importa!
Céus abertos é acesso fácil ao trono!
É vida abundante cheio do Espírito!
Igrejas podem ter ou não céus abertos!
Ministério!
Negócio!
Casamento!
Preste bem a atenção no que Deus ministrará esta noite.
Deus chamou o céu e a terra :-Céu, venha cá, Terra vem aqui! Hoje vocês serão testemunhas da escolha do homem! Nós vamos ouvir o que o Francisco irá escolher! Vamos ouvir o que ele irá dizer!Preste bem a atenção céu e terra, dependendo do que o Francisco escolher, se ele escolher o caminho de benção e de vida, vocês estou autorizados, tem compromisso debaixo da minha ordem de cooperar com ele. Se você escolher o caminho da benção, o caminho da vida, você céu tem a minha ordem de abrir as janelas e abençoar o Francisco. Você terra abençoará tudo que o Francisco fizer aqui nesta terra debaixo da minha ordem.
O que é céu aberto? O que eu quero dizer quando falo sobre um céu aberto? Um "céu aberto" na terra é um lugar de fácil acesso a Deus.
É um estilo de vida, de conduta, de escolhas certas.
Deuteronômio 27:26 Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém!
Deuteronômio 28:11 O SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te.12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.
Deuteronômio 28:23 Os teus céus sobre a tua cabeça serão de bronze; e a terra debaixo de ti será de ferro.
Você pode escolher debaixo de qual céu viver?
Sua vida demonstra isso?
A grande questão na vida é, o Céu está aberto sobre a minha vida?

O que significa não confirmar as palavras desta lei.
Não confirmar as palavras desta lei é falar, agir contra.
Jesus nunca disse não para lei.
O que Jesus disse:
Mateus 5:17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.
Quem está na nova aliança está cumprindo a lei.
Deuteronômio 27:26 Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém!
Não quer dizer que não teremos lutas!
Exemplo é Jesus! Viveu debaixo dos céus abertos!
Mateus 3:13 Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse.14 Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Aos 12 anos somente Jesus aparece, mas ainda não inicia seu ministério. A bíblia não diz mais nada sobre Ele, mas aqui em Mateus 3, exatamente quando o céu se abre tudo começou. Aqui começou o ministério verdadeiro de Jesus. Porque o diabo não quis ter com ele antes. Porque ele não foi tentado antes, porque no dia que o céu abril o diabo. Você chamou o céu e a terra como testemunha. Agora começa a batalha.
Jesus foi aprovado, porque ele enfrentou o diabo debaixo de céus abertos. Muitos perdem as batalhas porque o céu esta fechado. Mas quando o céu está aberto, qualquer batalha esta vencida. O ponto central é que o céu abril. Naquele momento o potencial foi liberado. Começamos a ver então um ministério debaixo de céus abertos.
Na cidade samaritana, no poço de Jacó, mesmo cansado Ele parou para beber água, ele não fez propagando, não fez campanha, nem mesmo convocou um exercito para orar, Ele apenas estava lá, a mulher chegou, ele tocou em seu espírito, um avivamento aconteceu, que mover é esse. O que ele fez? qual movimento, que esforço ele teve. Nada, apenas ministrou debaixo de céu aberto.
Está cidade não vai se converter com estratégias humanas. Nem mesmo iremos ver famílias restauradas aqui porque aprendemos a ministrar, o que precisamos é ter os céus abertos sobre nós.
Ele ia para o deserto, o povo ia atrás dele. Era um imã ambulante.
Isaías 53:1 O povo diz: “Quem poderia crer naquilo que acabamos de ouvir? Quem diria que o SENHOR estava agindo? 2  Pois o SENHOR quis que o seu servo aparecesse como uma plantinha que brota e vai crescendo em terra seca. Ele não era bonito nem simpático, (não tinha aparência nem formosura) nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse.
Mesmo no deserto, estar no deserto não quer dizer que o céu está fechado. Podemos até passar por desertos, mas mesmo assim o céu estar aberto.
A nossa luta é manter o céu aberto.
Nós somos igreja, somos chamados para viver debaixo de céus abertos.

Jesus viveu debaixo da obediência às autoridades!
Mateus 3:14 Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e
Cumprir esse mandamento!
Quem era maior? Mas quem veio primeiro?
Os céus não se abriram para os rebeldes!
Quem fala na sua vida.
Alguém te confronta! Você se submete!
Há uma condição genuína de submissão para seu pai, mãe, etc.
Hebreus 5:8 Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente.

Jesus viveu uma Vida de Cruz!
É fazer a vontade de Deus!
Maior marca de alguém que cumpre esse mandamento!
Alguém perdoador!
A cruz é o Caminho que abriu os Céus para Jesus. Quando Jesus vem ao Jordão para ser batizado por João para iniciar o seu ministério terreno, assumindo a forma de Servo, abrindo mão de sua glória Ele estava desde o inicio tomando sua cruz. E após sair das águas do batismo e cumprir toda justiça de Deus três coisas acontecem:
Os céus se abrem.
Mateus 27:13-14 Então, lhe perguntou Pilatos: Não ouves quantas acusações te fazem? Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador.
Mateus 18:21 Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?
A parábola do credor incompassivo!
Dez mil talentos a outra 100 denários.
A primeira impagável, a segunda insignificante!
Mateus 18:35 Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.
Cumprir este mandamento!
Praticar o perdão diariamente em casa!
1 Pedro 3:7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade,(com respeito) porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.
Exemplo é Estevão!
Atos 6:5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo,...
Atos 7:55  Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, 56  e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.
Estevão viu o céu aberto. O que ele tinha!

3º Ele era um homem cheio de fé!
Fé não é sentimento. Não estou vendo, mas estou crendo!
Ele creu até o fim!
Romanos 10:17  E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

4º Ele era cheio do Espírito Santo!
Gastava tempo com Deus.
Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, (caminho, mandamento) 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
Cumprir essa ordem!
Lembra, é um estilo de vida!
5º Falo com a minha garganta engasgada. Falo com temor! 
5º Ele decidiu dar a vida por Jesus!  
Na hora da morte ele viu o céu aberto.
O céu só se abre para aqueles que morreram:
Para si mesmo;
Para o pecado;
Para os prazeres deste mundo;
Para a opinião dos outros;
Lucas 9:24 Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.


terça-feira, 5 de março de 2013

POR QUE DEUS PERMITE QUE COISAS RUINS ACONTEÇAM A PESSOAS BOAS?


Texto: Isaias 53:1-12
Introdução
Existem tantas histórias de abuso, doença, relacionamentos quebrados, traição, dor, ferimentos, decepção, mágoa, crime e morte.
E muitas pessoas estão fazendo a pergunta:
 "Por quê? Por que Deus permitiu isso? "
JESUS NUNCA ILUDIU NINGUÉM
Ao contrário de alguns outros líderes religiosos que escreveram fora a dor e o sofrimento como sendo apenas ilusões.
 Jesus realista. Ele nos disse a verdade. Ele disse em João 16:33: "Você vai ter sofrimento neste mundo."
Ele não disse que você poderá passar por aflições  - ele disse você vai passar por elas sim.

Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?
4 RESPOSTAS AOS "Por quês?"
A primeira resposta: DEUS NAO E CRIADOR NEM DO  MAL E NEM DO SOFRIMENTO
Isso responde a pergunta que você ouviu tantas vezes:
A resposta é: Ele fez! Gênesis 1:31 diz: "Deus viu tudo o que ele tinha feito, e que era muito bom."
Mas se Deus não é o autor da tragédia ou para o mal ou a morte, de onde eles vêem?

O livre arbitrio
E quando Deus decidiu criar seres humanos, ele queria que experimentar o amor.
Mas, para nos dar a capacidade de amar, Deus tinha para nos dar livre arbítrio para decidir se a amar ou não amar.
 Por quê? Porque o amor sempre envolve uma escolha.
Se fomos programados para dizer: "Eu te amo", não seria realmente amor.
Romanos 8:22 diz: "Sabemos que toda a criação tem gemido como em dores de parto até o presente momento."
Em outras palavras, a natureza anseia pela redenção para vir e para que as coisas sejam definidas e direitas. Essa é a fonte de desordem e caos.
Vamos dizer isso muito claro uma vez mais:
Deus não criou o mal e nem o sofrimento.

Segunda resposta: DEUS PODE E QUER TRANSFORMAR O SOFRIMENTO EM ALGO BOM
Ele faz isso cumprindo Sua promessa em Romanos 8:28: "E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito".
Observe que o versículo não diz que Deus fez o mal e o sofrimento, no entanto, ELE pode fazer que o mal pode surgir uma coisa boa.
 E observe que o versículo não diz que todos vão ver imediatamente ou mesmo nesta vida. Pode ser que você veja ou não.
Mas a verdade e que Deus vai fazer com que todas as coisas contribuam para aqueles que amam a Deus.
A promessa e para aqueles que o ama
 E perceber que Deus não faz esta promessa para todos.
Ele faz a promessa solene de que ele tomará as circunstâncias ruins que nos acontecem e causar boa a surgir se estamos comprometidos em segui-Lo.

O exemplo de josé no egito
O Velho Testamento nos dá um grande exemplo na história de José, que passou por um sofrimento terrível, que este foi vendido como escravo por seus irmãos, injustamente acusado de um crime e falsamente preso.
 Finalmente, depois de uma dúzia de anos, ele foi colocado em um papel de grande autoridade, onde ele poderia salvar a vida de sua família e muitos outros.
Ele promete que Ele pode e vai tomar as dores que você está enfrentando e tirar algo de bom  de tudo isso.

Deus tornou a pior coisa e fez dela a melhor
Deus tornou a pior coisa que já aconteceu na história do universo - a morte de Jesus na cruz do Calvário, Ele a transformou-a na melhor coisa que aconteceu na história da humanidade. Isaias 53:4 
 A abertura dos céus a todos os que O seguem.
Ele vera o fruto de seu trabalho e ficara satisfeito.
Então, se Deus pode tirar a circunstância pior imaginável e transformá-lo em situação muito melhor.
APLIC. Por que ele não pode tomar as circunstâncias negativas da sua vida e criar algo de bom com eles?   Ele pode e Ele o fará! Deus pode usar o nosso sofrimento para nos atrair a Si mesmo,  para moldar e aperfeiçoar nosso caráter, de influenciar os outros para ele, ele pode tirar algo de bom com a nossa dor em uma infinidade de maneiras ... se nós confiarmos e segui-Lo.
Terceira resposta: DEUS DESEJA QUE OLHEMOS A VIDA COM A PERSPECTIVA DA ETERNIDADE
A nossa geração é do Evangelho: fest food, coisa rápida.
- Elevador fica apertando o botão pra ele descer mais rápido
- Pastor eu vo fazendo xixi e apertando a descarga, "pra não perder tempo"
Muitas vezes você vai ouvir as pessoas dizerem:
"Se Deus tem o poder de erradicar o mal e o sofrimento, então por que Ele não faz isso?"
RESPOSTA: Porque Ele não fez isso ainda não significa Ele não vai fazê-lo.

A história ainda não acabou
E a Bíblia diz que a história deste mundo ainda não acabou.
- Ele diz que o dia virá quando a doença e a dor será erradicada.
- As pessoas vão ser responsabilizados pelo mal que cometeram
- A Justiça será feita de uma forma perfeita.
Esse dia chegará, mas ainda não chegou.

Alguem pode perguntar...
- Então, o que está segurando Deus para não fazer isto?
Deus quer a salvação de todos
Mas na verdade parece que Deus esta retardando na expectativa de que as pessoas que amamos e estão fora de seus caminhos ainda vão colocar sua confiança Nele e passar a eternidade no céu.
Ele está atrasando tudo fora de seu amor por você. Segundo Pedro 3:9 diz: "O Senhor não retarda a sua promessa, como alguns a julgam demorada. Ele é paciente com você, não querendo que ninguém pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. "
Para mim, isso é evidência de um Deus amoroso, que Ele se importa muito com você e com toda sua família e com todos os seus amigos.
Paulo também escreveu Romanos 8:18: "Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós."
E Ele o fará.
Deus promete um tempo quando não haverá mais choro, sem mais lágrimas, não mais dor e sofrimento, quando nós estaremos nos reunindo com Deus em perfeita harmonia, para sempre.
Deixe as palavras do Primeiro Coríntios 2:9 mergulhar em sua alma: " Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus tem preparado para aqueles que o amam"
Um dia toda lagrima cessara e nos estaremos com o pai para eternidade...
Isso é absolutamente de tirar o fôlego, não é ?
quarta resposta: DEUS NOS RESPONDE AO SOFRIMENTO NAO COM UMA EXPLICAÇÃO, MAS COM A SUA ENCARNAÇÃO
Tem pessoas que querem explicação a respeito do sofrimento mas Deus não da explicação:
não deu explicação para Paulo para José...
Ele se fez homem para entender o sofrimento em sua encarnação.
O sofrimento é um problema pessoal, que exige uma resposta pessoal.
E Deus não é uma divindade distante, isolada, e desinteressado.

 Ele entrou em nosso mundo e experimentou pessoalmente a nossa dor.
- Você está quebrado? Ele foi quebrado, como o pão para nós.
- Você está sendo desprezado? Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens.
- Você esta sofrendo? Ele era um homem de dores e experimentado no sofrimento.
- Você foi traído? Ele foi traído por 30 moedas.
53:2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.
Será que Ele pode descer em todos os nossos infernos? Sim, Ele faz.
Porque se você colocou sua confiança nele, então ele está em você. E, portanto, seus sofrimentos são seus sofrimentos, sua tristeza é a sua tristeza.
Nós todos vimos exemplos de como o mesmo sofrimento que faz com que uma pessoa vire amarga e rejeite a Deus e se torne dura e brava e carrancuda.
 Pode causar a outra pessoa UMA RESPOSTA TOTALMENTE DIFERENTE. E ela se volte para Deus, para tornar-se mais suave e mais amorosa e mais carinhosa , e com muito mais compaixão para ajudar outras pessoas que estão com dor.
Perguntaram para um filoso o que é maturidade espiritual.
Ele respondeu é receber golpes da vida e nao ficar magoado com Deus
 O sofrimento não tem a última palavra mais. A morte não tem a última palavra mais. Deus tem a última palavra!