terça-feira, 30 de abril de 2013

O CHAMADO DE DEUS


TEXTO: João 15:16-19  
“16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.”
Deus tem um chamado em nossa vida porem é necessário obedece-lo totalmente. Mas muita das vezes não é o que ocorre na vida das pessoas. Deus determina ou nos manda fazer algo e fazemos totalmente diferente. Nos manda a fazer sua obra, sua vontade e ganharmos vidas porem deixamos tudo para o amanhã.
A palavra de Deus diz em João 15:16 "Não foi vós que me escolhestes a Deus mas sim Deus que nos escolheu, para se afirmar e darmos FRUTO".
Tudo que pedimos a Deus Ele nos concede, porquanto estamos fazendo a vontade de Deus.
1-   MATEUS 28:19-20
"Portanto ide ensinai todas as coisas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado .E eis que eu estou convosco todos os dias até à consumação do século Amém".
Muitas pessoas acham difícil de fazer a vontade de Deus, de tudo àquilo que Ele nos manda fazer. Colocamos barreiras, circunstâncias pra não fazer a vontade do Pai.
2-    MARCOS 16:15-18
"Ide por todo o mundo pregai o evangelho a toda criatura. 16-Quem crer e for batizado será salvo: quem, porém não crer será condenado. 17- Estes sinais seguirão aos que crêem: em seu nome, expulsarão demônios; de modo falarão novas línguas; pegarão em serpentes e se beberem alguma coisa mortífera não lhes fará dano algum; se impuserem as mão sobre os enfermos ,eles ficarão curados".
Precisamos entender que o Espírito Santo é que nos conduz a fazermos a vontade de Deus. Precisamos fazer por amor da obra, não por interesse as bênçãos de Deus.
3-    ATOS 18:9-10
"E disse o Senhor, em visão,a Paulo : Não temas;ma eu sou contigo, e ninguém lançara mão de ti pra te fazer mal,pois tenho muito povo nesta cidade". Esta cidade é nossa! Recanto dos Humildes simbologicamente é a Cidade que Deus preparou pra conquistarmos! Então vamos fazer a vontade de Deus.

Compartilhando a Palavra
1.            Você tem tido convicção do chamado de Deus para a sua vida?
2.            Você tem aceitado o chamado de Deus em sua vida?
3.            A obediência é uma das características do chamado de Deus, Você tem obedecido a Ele?

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ALIANÇA DE MILAGRES



Vem ai a segunda etapa da nossa Campanha do primeiro semestre, apartir do dia 6 de maio, será um tempo para sermos benção na vida de outros que estão passando por momentos difíceis em suas vidas, como: problema na família  separações, desemprego, insonia, depressão, medo, vícios, dividas, doenças incuráveis, etc…
O propósito desta campanha é orar em prol de um pedido especial, orar em prol de um milagre…  Nos reunimos, trocamos algumas idéias sobre fé e oramos!
Mas porque orar junto? A oração em concordância tem mais poder!
Enfim… todos estão convidados!
Entenda um pouco mais desta campanha!!!
ENTENDA O QUE É ALIANÇA DE MILAGRES
1.- EM QUE CONSISTE A ESTRATÉGIA – Vamos explicar a cada discípulo das nossas células o valor de aceitar o desafio de abençoar alguém que tenha um problema em sua vida, anunciando-lhe o evangelho da salvação. O primeiro passo, será buscar pessoas que ainda não tenham uma experiência com Jesus ou, que estejam desviadas, e que tenham uma dificuldade assumida (enfermidades, conflitos, divisão na família, dificuldades financeiras, etc. (não devemos propor a aliança para membros ou freqüentadores de outras igrejas evangélicas). Ao encontrar esta pessoa, o crente vai propor-lhe entrar numa aliança de dez semanas de oração por um milagre em sua vida, oferecendo-se a, durante DEZ SEMANAS, orar DIARIAMENTE por aquela causa. A condição é que a pessoa aceite entrar nessa aliança e se disponha a participar de uma reunião UMA VEZ POR SEMANA para orarem juntos e compartilhar um pouco sobre o motivo da oração. Ela deve também aceitar usar uma fita no braço como sinal e lembrete da aliança. A cada visita, levaremos uma breve palavra evangelística e de consolidação à pessoa, oraremos por ela e trocaremos a fita por outra, até que se complete o prazo do compromisso.
1. A visita semanal – Este encontro semanal é a chave. Por isso devemos ser ABSOLUTAMENTE FIÉIS em termos de horário e propósito. O local escolhido deve ser estratégico, ou seja, deve ser conveniente para o não convertido e deve proporcionar liberdade para um breve repartir da palavra e oração. Se for na casa da pessoa, melhor ainda, pois toda a família pode ser alcançada. Nada impede que uma família toda ou várias pessoas entrem na mesma aliança de oração. Bem, a cada visita, o crente terá um assunto simples a compartilhar, de maneira informal e descontraída. Publicaremos esta série de dez ministrações em folhas impressas com cores apropriadas e também no nosso site (www.cql12.com.br). Assim elas estarão disponíveis a toda a igreja. Esta reunião não deve demorar mais que uma hora (a não ser que a própria pessoa evangelizada demonstre claramente querer investir mais tempo).
2. O sinal da aliança – Usaremos uma fita como sinal da aliança. É um ato profético, além de um argumento para comprometer a pessoa e lembrar-nos do nosso papel. Serão dez fitas, cada uma com uma palavra ou frase escrita sobre um tema diferente e com textos em cores diferentes (justamente o tema que será compartilhado na visita). A cada visita, após compartilhar brevemente aquele assunto, o crente trocará a fita no seu braço e no braço da outra pessoa. Isso significa que eles estão avançando na aliança.
3. O processo de evangelismo e consolidação – Você verá que os temas das ministrações serão progressivos e levarão a pessoa a uma entrega de sua vida a Cristo, a visitar a célula e finalmente ao Encontro com Deus. Os temas, pela ordem, são: 1) Aliança com Deus, 2) Fé, 3) A Chave da Benção, 4) Removendo Obstáculos, 5) Entrega, 6) O Poder da Concordância, 7) Perseverança, 8) Conquista, 9) Nova Direção, 10) Nova Vida. Na sexta ministração, a pessoa será convidada a acompanhar-nos à célula, para que outros juntos concordem com o milagre. Nas duas últimas ela será preparada para o Encontro (onde será cortada a última fita).
2. O PROPÓSITO DA ESTRATÉGIA – Nosso alvo com esta estratégia é, em primeiro lugar, abençoar as pessoas, manifestando a elas o amor de Deus. Em segundo lugar, queremos conduzi-las a um encontro transformador com Cristo. Por isso, é importante que todo o processo seja regado com muita oração. Os milagres precisam acontecer! A conseqüência final disso será a conversão de muitas vidas e a abertura de novas células. Aqueles que estiverem em “aliança de milagres” com várias pessoas ao mesmo tempo, podem trabalhar abrindo com elas “célula-embrião”, onde sejam ministradas em grupo.
3. O RESPALDO DA ESTRATÉGIA – Claro que precisamos ter um forte respaldo para que os milagres aconteçam e a colheita seja abundante:
- Torre de Oração – Temos que fortalecer a Torre de Oração, ampliando o número de atalaias e colocando como prioridade a intercessão pelas vidas que estiverem em “alianças de milagres”. Gente orando 24 horas por dia por isto!
- Ambiente preparado na célula – Como as pessoas serão desafiadas no processo a irem à célula, é importante que esta esteja pronta para acolhê-las com carinho e interesse. Quando um visitante chegar com a “fitinha” no braço, deve ser cercado pela atenção de todos e deve haver um período de intensa oração pelo seu desafio. Afinal, ele estará ali por causa do “poder da concordância” que lhe foi ensinado.
O Encontro com Deus –  Uma fita especial deve ser dada no Encontro.
O GERENCIAMENTO DA ESTRATÉGIA – Todo o gerenciamento da estratégia será feito pelos líderes de células e seus discipuladores. Como precisaremos fazer milhares de fitas e isso custa dinheiro, não queremos que haja desperdício. Assim, cada líder receberá uma quantidade de fitas compatível com o tamanho de sua célula e irá distribuindo de dois em dois pares, à medida que seus discípulos avancem em suas “alianças de milagre”. Também será através das células o controle da consolidação dessas pessoas e de quantos estão aptos para o Encontro.
Segue abaixo o material que usaremos nesta campanha durante 10 semanas. É só baixar...

terça-feira, 23 de abril de 2013

OS BENEFÍCIOS DE FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS


TEXTO: Efésios 2:19                                                                                                                   
Introdução: Deus quer uma família, e nos criou para ser parte dela. Esse é o segundo propósito de Deus para nossa vida, o qual planejou antes que nós nascêssemos.
Quando colocamos nossa fé em Cristo, Deus se torna nosso Pai, nós nos tornamos seus filhos e os outros crentes se tornam nossos irmãos e irmãs; e a igreja se torna nossa família espiritual. Cada ser humano foi criado por Deus, mas nem todos são filhos de Deus. A única forma de entrar na família de Deus é nascendo novamente dentro dela. Nós nos tornamos parte de uma família humana em nosso primeiro nascimento, mas nos tornamos membro da família de Deus pelo segundo nascimento. Deus nos deu o privilégio de nascermos de novo, de modo que agora somos membros da família do próprio Deus.
O convite para sermos parte da família de Deus é universal, mas há uma condição: a fé em Jesus.
1 - NA FAMÍLIA DE DEUS MANTEMOS O FERVOR ESPIRITUAL: No momento em que nascemos espiritualmente na família de Deus, recebemos alguns presentes espantosos: o nome da família, a aparência da família, os privilégios da família, o acesso à intimidade da família e a herança da família! A Bíblia diz: Por ser filho, Deus também nos tornou herdeiros. Podemos ter garantia que por mais que nós sejamos um adorador do Senhor jamais conseguiremos adorar tão profundamente sozinhos do que quando estivermos junto dos irmãos.
Não é difícil imaginar o que acontece com uma brasa sozinha, fora do braseiro. Nós podemos perceber que cada vez que nos reunimos estamos nos aquecendo mutuamente. Só de encontrar um irmão e ganhar um abraço, o nosso espírito já é aquecido.
2 - NA FAMÍLIA DE DEUS RECEBEMOS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS (Mt. 18:20): A unção que se manifesta na comunhão é maior do que a unção individual. Se nós juntamos a nossa unção um com o outro temos uma unção maior, então imaginemos o que acontece quando uma multidão resolve ministrar a Deus. A unção é poderosa ali. Evidentemente Deus nos ouve em nosso quarto e podemos experimentar unção sozinho em oração, mas a unção na congregação é maior, por isso sua experiência pode ser mais intensa.
No decorrer dos anos temos aprendido que existe uma graça que é liberada sobre nós individualmente, mas há outro nível de graça e desfrute que somente podemos receber quando estamos reunidos com os irmãos. É a graça coletiva.
3 - NA FAMÍLIA DE DEUS SOMOS PROTEGIDOS ESPIRITUALMENTE (Ec. 4:9-12): A Igreja é que nos fornece uma cobertura para a nossa vida espiritual aonde os irmãos oram uns pelos outros, pessoas irão nos discipular e nos proteger nos momentos de fraquezas e dificuldades que passamos em meio a nossa caminhada cristã, por isso nunca podemos querer levar a vida cristã solitária.
A comunhão da Igreja é segurança espiritual para você. Por meio dela, seu fogo é mantido e suas batalhas são vencidas. Aprendemos em Eclesiastes que o cordão de três dobras não se rompe facilmente.
4 - NA FAMÍLIA DE DEUS DESFRUTAMOS DA COMUNHÃO COM OUTROS FILHOS (I Co. 12:27): Um dos nomes dados pelo Senhor a igreja, é o Corpo de Cristo, constituindo-se Ele como "cabeça do mesmo", "como também Cristo é a cabeça da igreja" Efésios 5:23. Deus está mostrando o valor de cada membro e sua importância, pois ao ser parte do corpo, ninguém sobra ou fica sem utilidade, pelo contrario, todos são necessários e ajudam-se mutuamente.
Para aprender a ter comunhão e formar laços de amizade é preciso vincular-se as atividades da igreja, pois somente ir aos cultos ou reuniões congregacionais não é suficiente. Devemos buscar tempo para compartilhar, podemos sair juntos para comer, falar ao telefone, visitar-nos mutuamente e participar das diferentes atividades da igreja, como os encontros, a escola de ministério ou vinculando-nos a um ministério que nos permita explorar os talentos que Deus nos deu.
5 - NA FAMÍLIA DE DEUS APRENDEMOS COM OS IRMÃOS MAIS MADUROS (Ef. 4:12): A Igreja permite que os diferentes ministérios se desenvolvam. Para tal podemos contar com pessoas com um desenvolvimento espiritual mais elevado que o nosso, com uma maior experiência em seu caminhar com Cristo. Pessoas designadas pelos pastores que podem dar-nos um conselho sábio quando dele precisarmos. Devemos estabelecer como princípio, buscar pessoas confiáveis e guiadas por Deus quando virmos que algum pecado ou mau hábito está nos governando, que não o podemos vencer ou que é mais forte que nossa vontade.
Devemos evitar terminantemente buscar quem não conhece a Deus. Eles não possuem a sabedoria divina e podem induzir-nos a tomar decisões das quais nos arrependeremos mais tarde. (Pv. 12:5).

Compartilhando a Palavra
  1. Como está a sua vida agora que você faz parte da Família de Deus?
  2. Você tem participado das comunhões entre os irmãos e das atividades da igreja? Como tem sido?
  3. Compartilhe suas experiências com Deus em momentos reunidos com os irmãos.       
  4. BAIXAR

terça-feira, 9 de abril de 2013

SETE FIGURAS QUE SIMBOLIZAM A IGREJA GLORIOSA


TEXTO: Ef.1:9-10                                                                                                                                  
Introdução: A igreja é o conceito mais magnífico jamais criado. Sobreviveu a abusos persistentes, terrível perseguição e foi negligenciada em larga escala. A igreja durará por toda a eternidade e, porque é o instrumento de Deus para o ministério aqui na Terra, ela é realmente a maior força na face da Terra.
HOJE COMPARTILHAREMOS SETE DESSAS FIGURAS QUE ILUSTRAM O QUE É SER IGREJA
1 – O MISTÉRIO DE DEUS: Paulo diz que a Igreja é o mistério de Deus. Em Efésios o mistério de Deus é a Igreja. A Igreja nada mais é que Cristo em nós. Isto não é uma mera ilustração, de fato a divindade veio habitar dentro da humanidade para glorificá-la. Não é que Deus colocou um pouco do seu poder em nós, ele colocou-se a si mesmo em nosso espírito humano (Cl. 1:26-27).
2 – O CORPO DE CRISTO (Ef.1:22-23): A Igreja é a Plenitude de Cristo, ou seja, a Igreja somos nós, e nós somos a expressão de Cristo. Isso significa que quando Deus quer se revelar a alguém Ele mostra Cristo através da Igreja.
O corpo é a expressão de uma pessoa. Ninguém pode conhecer alguém se não conhece o seu corpo. Esse Corpo está crescendo e sendo aperfeiçoado, não adianta ficarmos olhando os defeitos do Corpo e nos desconectar. Como igreja nós temos avançado para ser plenitude e expressão como o Senhor espera.
3 – A OBRA PRIMA DE DEUS (Ef. 2.10): Feitura no grego significa poyema que significa “obra prima”. Deus criou o céu a terra o mar e tudo o que neles há, mas só para uma Deus chamou de Obra Prima – a Igreja do Senhor Jesus.
A Obra Prima não está acabada, finalizada. E a conclusão acontecerá quando formos glorificados naquele dia que “seremos tal como Ele É”. Está chegando o dia que a glória de Deus será vista através dos filhos de Deus. A criação aguarda com muita expectativa esse dia, que esta vida que está oculta em nós vai se manifestar, naquele dia todos poderão contemplar a Obra Prima que o Espírito de Deus fez em nós, a sua Igreja.
4 – O REINO DE DEUS (Ef. 2.19): Reino aponta para as pessoas seguirem um Rei por amor. A Igreja também é o Reino e nós somos cidadãos deste Reino. O que é um cidadão? Cidadão é um morador de uma cidade de um país. Assim vemos que a igreja é o reino de Deus. O termo “concidadãos” indica um reino, pois ser concidadão refere-se a participar de certos direitos civis, e direitos civis estão sempre relacionados com uma nação ou reino. A igreja é o reino de Deus, e nós somos os cidadãos desse reino, com direitos e responsabilidades.
CARACTERÍSTICAS DO REINO (Rm. 14:17)
Justiça: Porque, Cristo Jesus nos justificou pelo seu sangue. Nós fomos justificados fé, nós somos é justo aos olhos de Deus.
Paz: Este reino é um lugar de paz. Se você não vivendo em paz você não esta vivendo a realidade do reino.
Alegria: Não vamos viver rindo o tempo todo, mas facilmente alguém tem que conseguir tirar um sorriso de você.
5 – FAMÍLIA DE DEUS (Ef. 2.19): Em nossa casa espiritual temos uma grande dispensa e ele já nos deu a chave para pegarmos tudo o que precisamos. O que significa pertencer a uma família? Significa que somos filhos. O filho tem direito á Herança. Filho tem a natureza do Pai. Filho tem a chave da dispensa. Você sente-se a vontade na casa do Pai?

6 – A NOIVA E ESPOSA DE CRISTO (Ef. 5.31-32): Esse é outro grande mistério que Paulo fala: “Um dia a divindade vai se casar com a humanidade”. Assim como o homem se torna uma só carne através do relacionamento com sua mulher, um dia Deus se tornará um com a humanidade. Como será isso? Paulo fala que é um mistério. Cristo é o noivo e a igreja é a noiva. Por isso o Senhor deixou sua glória a sua casa para desposar a sua noiva. Quando falamos da igreja como noiva, estamos falando de paixão. A principal característica de noivo (a) é sua paixão e o sentimento mais forte de quem é noivo é a vontade de casar. A pessoa apaixonada é percebida pelas pessoas, pois um apaixonado não fala de outra coisa. Quem é apaixonado geralmente é extravagante, faz qualquer coisa para agradar o seu amado (a).
7 – O EXÉRCITO DE DEUS (Ef. 6:11-12):
O texto de Daniel capítulo 10 nos ensinam algumas lições espirituais:
1). Estar nas regiões celestiais significa que estamos envolvidos numa grande batalha (Dn. 10:12-13);
2). A batalha espiritual pode atrasar as vitórias (Dn. 10:13-14);
3). A oração e o jejum é a principal arma nesta batalha;
4). Nas regiões celestiais as nossas orações são ouvidas;
5). Não precisamos temer a batalha espiritual (Dn 10:18-19);
6). Obteremos vitoria nesta batalha através da oração e perseverança.

Compartilhando a Palavra
1. Como você tem se encaixado em relação a cada uma destas figuras da igreja? Existe alguma delas que você tem dificuldades para expressar?
2.Como você tem feito para se revestir e guerrear nos lugares celestiais?
3.Qual importância de termos um grande movimento de oração em nossa igreja e células?
4.De que forma essa campanha tem afetado sua vida?
5.Compartilhe o que Deus tem feito em sua vida nesses dias de jejum e oração.

terça-feira, 2 de abril de 2013

A VERDADEIRA PÁSCOA!



TEXTO: ÊXODO 12.1-14
Dificilmente, nesses últimos dias, alguém pode dizer que não teve contato com a comemoração da Páscoa ou com algum assunto ou fato relacionado com essa celebração. Porém, quase ninguém sabe o verdadeiro significado e origem desta festa. A verdadeira Páscoa não está relacionada ao coelho - que é um animal citado no velho testamento como imundo, que não se podia comer. O símbolo da Páscoa é o cordeiro, sem defeitos e manchas. A páscoa foi uma ordenança antes da décima praga ordenada por Deus no Egito quando Israel estava no tempo da escravidão. O cordeiro serviria para proteger o povo do anjo da morte que haveria de passar sobre o Egito, e decretar a libertação total do povo de Deus. Um cordeiro deveria ser morto e seu sangue colocado nos umbrais da porta da casa. Aonde tivesse o sangue do cordeiro haveria livramento. Aquele cordeiro era a expiação e ele traria o livramento à casa. O cordeiro e a forma que ele era servido nos passam a verdadeira mensagem sobre a Páscoa:

F.T.: Em primeiro lugar...
I – O SANGUE DO CORDEIRO
1.1.    O sangue do cordeiro era um sinal para o anjo da morte. O anjo destruidor que haveria de passar pelo Egito, onde tivesse um primogênito de homem ou de animal seria ferido de morte. Seria uma noite de grande tristeza, de choro e de lamentação sobre o Egito.
1.2. Mas Deus disse: que quando o anjo passasse pela cidade nas casas que estivessem marcadas com o sangue do cordeiro nos umbrais da porta, o anjo da morte passaria por cima.
1.3. A palavra PÁSCOA, vem do hebraico PESSASH que significa exatamente PASSAR POR CIMA.
1.4. Então observe que o que dar significado a páscoa é o sangue do cordeiro como marca sobre a nossa vida, sobre a nossa casa sobre a nossa família. Jesus foi reconhecido por João Batista como “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
 Não importa se você é rico ou pobre, se tem grau universitário ou é semianalfabeto. A única coisa que vai importar quando o anjo da morte estiver passando é se existe uma marca do sangue do cordeiro em sua vida.
 Páscoa não é ovos de chocolate, nem coelhos. Páscoa é a proteção de sangue de Cristo sobre a nossa vida que nos liberta do poder da morte.

F.T.: Em Segundo lugar...
II – AS ERVAS AMARGAS
2.1 O Cordeiro era servido com ervas amargas. Aquelas ervas simbolizavam os sofrimentos e dificuldade do povo no cativeiro. O cativeiro no Egito representa a escravidão do pecado no mundo. O mundo tem uma vida de escravidão e amargura, devido à opressão do diabo.
2.2 A Páscoa é o anúncio da nossa libertação. O Egito simboliza o mundo sem Deus. Faraó simboliza o Diabo que oprime as vidas. A páscoa simboliza a libertação do mundo, do pecado e do poder do Diabo em nossa vida.
2.3. As ervas amargas era o memorial do término do tempo de angústia e de amargura. Durante 430 anos mais ou menos, o povo hebreu foi escravo no Egito. Mas agora era chegado o tempo de libertação.
·        Eu não sei a quanto tempo o Diabo tem oprimido a sua vida;
·        Eu não sei a quanto tempo você está vivendo escravo dos vícios do cigarro, da bebida alcoólica, das drogas, dos jogo de azar e da pornografia.
·        Mas eu tenho uma boa notícia para você, hoje você pode ser liberto completamente pelo poder do nome de Jesus. Um cordeiro foi imolado por sua vida. É chegado o fim do tempo de escravidão e amargura.


F.T.: Em Terceiro lugar...
III – OS PAES ASMOS OU ÁZIMOS (Êx. 12.35,36)
3.1. O cordeiro também era servido com pães asmos. Os pães asmos eram pães sem fermento, chamado de “pão da miséria e da aflição” não podia ser consumido nem possuído fermento nas casas dos Israelitas, do 14º até o 21º dia da celebração da páscoa, sob pena de morte. Estes pães eram a lembrança de que na noite da saída do Egito não houve tempo para levedar as massas para os pães, pois o povo saiu “às pressas”.  As pessoas querem escolher o momento de se entregar a Jesus mas há uma urgência nesta decisão.
3.2. O fermento penetra na massa em um processo chamado de fermentação que é uma espécie de degeneração. O fermento é um símbolo da corrupção e do pecado, que precisa ser removido. Em  Mt 16.6 a bíblia diz “E Jesus lhes disse: Olhai, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”.
3.3 Se o fermento fala de pecado, orgulho e jactância, o pão asmo representa verdade e sinceridade. Vejamos o que a bíblia diz em 1ª Coríntios Cap. 5. Vs 6 a 8 6  Não está certo que vocês estejam orgulhosos! Vocês conhecem aquele ditado: “Um pouco de fermento fermenta toda a massa. ”
7  Joguem fora o velho fermento do pecado para ficarem completamente puros. Aí vocês serão como massa nova e sem fermento, como vocês, de fato, já são. Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício.
8  Então vamos comemorar a nossa Páscoa, não com o pão que leva fermento, o fermento velho do pecado e da imoralidade, mas com o pão sem fermento, o pão da pureza e da verdade.
Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado”.
3.4 Jesus é este pão sem fermento, pois nele não havia pecado por isso ele diz em João 6. Vs 51 “eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.” Jesus é este pão que se fez pobre para nos enriquecer. Ele se fez maldito para que fossemos abençoados. A Páscoa sem o cordeiro não tem sentido algum e o cordeiro era comido com ervas amargas e pães sem fermento. Jesus Cristo é identificado como o cordeiro pascoal, cujo sangue derramado livra-nos da morte e abre-nos caminho, para a saída definitiva, da terra da servidão para a liberdade.
·        Jesus se entregou naquela cruz. Ele o pão vivo que desceu dos céus e Ele pode dar o pão que daria pelo mundo que era a sua carne. Páscoa fala de Jesus indo a cruz e vencendo a morte.
·        O que é a morte ? A morte não é deixar de existir. A morte física ocorre quando o espírito e a alma deixam o corpo. Quando se quebra a unidade entre o espírito, a alma e o corpo então acontece a morte física. Para vencer a morte, Jesus precisava de uma ressurreição física , ressurreição do corpo  . Um corpo de carne e osso e não um espírito (Lc 24:39-40). Para provar isso Jesus comeu na presença dos discípulos ( Lc 20:20;24-27).
·        A ressurreição de Cristo é, portanto, aquilo que faz a grande diferença entre a fé cristã e a religião dos homens. Homens como Buda, Maomé, Alan Kardek e outros, fundaram suas religiões. Mas onde estão hoje? Estão mortos. Isto prova que não venceram o salário no pecado.
·        Por isso, para o crente, a páscoa não é só um domingo, mas todos os dias estamos vivendo na Páscoa, porque vivemos todos dias as bênçãos de sermos livres do nosso inimigo, pois Jesus o venceu, ao vencer o pecado e a morte. Por Isso o diabo vê o sangue de Jesus sobre as nossas vidas e PASSA POR CIMA, sem nos atingir. E sabemos de uma coisa: Não existe páscoa sem Jesus!  

Compartilhando a Palavra
1)           Você tem experimentado a provisão do sangue do cordeiro em sua vida?
2)           Você tem comemorado a páscoa diariamente? Por quê?