segunda-feira, 29 de julho de 2013

Comer ou não comer?

Texto: Êxodo 16:4
Introdução : Não podemos esquecer que, para fartar todo aquele povo, era necessária uma quantidade imensa de comida; pois, ao sair do Egito, eles eram seiscentos,  mil homens fora mulheres e crianças. Calcula-se que todo o povo de Israel era cerca de três milhões de pessoas.
Nunca houve historia de humildade uma operação de deslocamento humano tão extraordinário quanto essa! É difícil imaginar tanta gente peregrinando pelo deserto, sem sustento algum, sem meios naturais de sobrevivência, pois não tinham água nem plantavam e colhiam para que houvessem alimento. Mesmo assim, em quarenta anos de caminhada, não lhes faltou água nem comida, seus sapatos não desgastavam e suas roupas não envelheceram.
Os hebreus conviveram com os prodígios de Deus deles diariamente, experimentando Seu milagre todas as vezes que comiam e se vestiam. Assim, face ao poder infinito de Deus, sabemos que Ele poderia ter enviado qualquer outro alimento comum para que comessem e ficassem satisfeitos. Contudo, a questão não era apenas saciar a fome do povo, mas há um princípio espiritual que podemos aprender: nós somos aquilo que comemos.
Dietas de Deus e Dietas do diabo.
dieta egípcia
Torna as pessoas “egípcias” (mundanas);
Alimenta a carne;
Provoca a ira de Deus, pois os que estão na carne não podem agradar a Deus;
causa morte.
A dieta celestial
Torna as pessoas celestiais;
Cumpre o propósito de Deus;
Capacita-nos a cumprir o propósito de Deus.
→ Vejamos alguns tópicos para o alimento celestial.
1. O MANÁ É UM TIPO DE CRISTO ( Jo 6:31-35)
 O maná enviado por Deus para alimentar os hebreus é um tipo de Cristo, também enviado por Deus ao Seu povo, mas como alimento espiritual. Cristo veio para nos alimentar porque ao comermos dEle nos tornamos participantes de Sua natureza. Essa “dieta” é que nos transformará.
2. AS CARACTERÍSTICAS DO MANÁ (Jesus) :
a) Veio do céu (v. 4)
A primeira característica do maná é que ele é celestial. Não podemos explicá-lo, apenas desfrutar dele. Assim, muito embora também possamos explicar. Cristo em sua essência e composição, Ele é muito real. Apesar de ser invisível e intangível, é substancial e sustenta o Seu povo.
b) Como o orvalho (VV. 13,14)
O maná veio com orvalho. Vemos que o orvalho é a graça de Deus sobre nós. Em Lamentações 3:22-23 lemos que as misericórdias de Deus renovam a cada manhã, o que também nos lembra o orvalho. O maná vem sempre junto com a graça e a misericórdia de Deus.
c) De manhã (v. 12)
O fato de maná vir a cada manhã, nos mostra que devemos ter renovada a nossa fome por ele e saciá-la a cada novo dia. Cada dia é um novo começo com Deus.
Ninguém poderia guardar o maná para o dia seguinte, pois este se perdia, o que significa que a experiência espiritual de ontem não serve para hoje. O mantimento de ontem não pode nos sustentar hoje.
d) Pequeno (v. 14)
O maná era algo pequeno, significando que poderia ser ingerido com facilidade por qualquer uma de nós. O Senhor é tão grande que o universo inteiro não pode contê-lo, mas é tão pequeno que pode ser assimilado por cada um de nós e habitar em um pequeno espírito.
e) Fino (v. 14)
O maná era fino e uniforme. Por natureza, somos ásperos e desequilibrados, mas o Senhor é fino e suave. Qualquer um que tenha experiência com o Espírito há de notar o quanto Ele é educado, cavalheiro e gentil. Quando comermos do Senhor, também nos tornamos finos e sóbrios.
f) Redondo (v.14)
O fato de o maná ser redondo indica a eternidade de Cristo. P circulo é símbolo da eternidade, sem começo e sem fim. Cristo é a comida eterna, com um natureza eterna, para eterno suprimento do Seu povo. Ao comermos dele, também nos tornamos participantes de Sua vida eterna.
g) Branco (v.31)
Ser  branco significa ser limpo, puro, sem qualquer tipo de mistura ou mancha. A nossa pureza também está em nos alimentarmos do Senhor, comendo de Sua palavra. Ela é água que nos lava e santifica. Se comermos do Senhor diariamente, seremos cada vez mais puros e limpos e as manchas do nosso caráter vão sendo eliminados.
h) Como geada (v.14)
A geada é intermediaria entre o orvalho e a neve. Tanto o orvalho como a geada são refrescantes, mas a geada mata os germes. Assim também, cada vez que comermos do Senhor, somos refrescados e purificados de todo germe lançando pelo diabo e podemos vencer as tentações.
i) Moído, batido e cozido
O povo de Israel comia o maná moído, batido e cozido (Nm 11:8). O Senhor Jesus, como pão que desceu dos céus, foi trigo que teve que ser moído, batido e cozido na cruz, para que pudéssemos ter o Espírito Santo agora habitando em nós.
j) Sabor como óleo fresco
O gosto de azeite nos fala do óleo que tipifica o Espírito (Nm 11:8). Quando comermos o maná, estamos também nos enchemos do Espírito de Deus e do Seu frescor.
l) Sabor como bolo de mel (v. 31)
O óleo tem o aroma e o mel tem a doçura. Aroma e doçura são os dois aspectos mais importantes do paladar. A comida saborosa é sempre aromática. Quando comermos do Senhor, podemos sentir a Sua fragrância e doçura.
Conclusão
Nós somos aquilo que comermos .

quarta-feira, 17 de julho de 2013

NEM UMA UNHA!!!

Texto Básico: Ex. 10: 25-26 . E também os nossos rebanhos irão conosco, nem uma unha ficará; porque deles havemos de tomar, para servir ao SENHOR, nosso Deus, e não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá. O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não quis deixá- los ir.

Introdução: Se pudéssemos resumir as preocupações que nos afligem no dia-a-dia, talvez resumiríamos em três modalidades:
1° Preocupação com a nossa própria vida no tocante a saúde física, emocional e espiritual;
2° Preocupação com a nossa família no que diz respeito ao bem estar; 3° Preocupação com os nossos bens materiais.
Essas preocupações estão sempre ocupando espaço em nossas mentes. Tudo que nos afeta faz parte de uma dessas três áreas. O problema é que o diabo também sabe disso. Jó 1:10 Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. E todos os ataques dele serão sempre na direção de nossas vidas, de nossas famílias ou de nossos bens. O diabo sempre vai guerrear conosco tentando atacar ou prender estas três áreas de nossas vidas. E às vezes temos a impressão que isso começa exatamente no momento de nossa conversão. Por que será?

            Vamos falar um pouco sobre O processo de conversão e as estratégias do diabo. Na bíblia, a saída do povo hebreu do Egito aponta para nossa conversão. O Egito aponta para o mundo, faraó aponta para o príncipe desse mundo que é o diabo e Moisés aponta para Jesus  o nosso Libertador.

            Você acha fácil sair do Egito (mundo)?  Êxodo 3:19-20 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte. Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.
De que forma as pessoas conseguem sair do “Egito” (mundo)? Ninguém sai do Egito se não for com mão forte. Hoje ainda é assim? Qual não sua opinião é a maior dificuldade para as pessoas saírem do “Egito”? O que o diabo criou para manter as pessoas no mundo? R. Os vícios. Qual é o primeiro passo para tirar as pessoas do “Egito”? R. Intercessão. As pessoas só serão libertas se causarmos danos ao reino de faraó (diabo). Como causaremos danos ao diabo? O que ele tem de mais precioso? Qual é o seu maior tesouro? R. São as vidas. Quando ganharmos essas vidas e edificá-las nos caminhos do Senhor Jesus, causaremos verdadeiro dano ao diabo. Você acha que tem gente que está dentro na igreja, mas vive no “Egito”? Como você identifica se isso está acontecendo? R. Se não há liberdade, há trabalhos forçados. Se a pessoa estiver vivendo assim, talvez esteja no “Egito”. Porque a onde a Espírito de Deus ali a Liberdade.

Mas então, quais são as estratégias do diabo?
            1. Primeira estratégia do diabo  
 Êxodo 5:6-9 Naquele mesmo dia, pois, deu ordem Faraó aos superintendentes do povo e aos seus capatazes, dizendo: Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como antes; eles mesmos que vão e ajuntem para si a palha. E exigireis deles a mesma conta de tijolos que antes faziam; nada diminuireis dela; estão ociosos e, por isso, clamam:Vamos e sacrifiquemos ao nosso Deus. Agrave- se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não dêem ouvidos a palavras mentirosas.
Qual é a primeira estratégia do diabo? R. É tentar de todas as formas que a pessoa não deixe o “Egito” (mundo). Isso acontece hoje conosco também? R. Sim. De que forma? Qual é a sua reação diante disso?

            2. Segunda estratégia do diabo
 Êxodo 8:25 Chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse:Ide, oferecei sacrifícios ao vosso Deus nesta terra.
Qual é a segunda estratégia de faraó (do diabo)? R. Liberar. Mas, dentro do “Egito” (mundo). Quando faraó viu que Moisés não iria desistir de tirar o povo do Egito e o poder de Deus estava fazendo estrago, então ele fez uma nova proposta a Moisés. Você já recebeu ou tem recebido alguma proposta de “faraó” (diabo) para permanecer no “Egito” (mundo)? Que tipo de proposta tem sido? O que você tem feito com relação a essas propostas? O diabo vai falar: - você pode sair, mas não vá muito longe. Isso aponta para que? R. Isso aponta para uma mistura do santo com o profano. É quando o diabo convence você que o vício que você tem não é pecado. Que você pode ter relações sexuais fora do casamento que não há problema algum. Faça como Moisés não aceite as propostas de faraó (do diabo). O problema não é o faraó te propor isso, esse é o papel dele, o problema é você aceitar isso!

3. Terceira estratégia do diabo
 Êxodo 10:8-11 Então, Moisés e Arão foram conduzidos à presença de Faraó; e este lhes disse:Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus; porém quais são os que hão de ir? Respondeu- lhe Moisés:Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos, e com os filhos, e com as filhas, e com os nossos rebanhos, e com os nossos gados; havemos de ir, porque temos de celebrar festa ao SENHOR. Replicou- lhes Faraó:Seja o SENHOR convosco, caso eu vos deixe ir e as crianças. Vede, pois tendes conosco más intenções. Não há de ser assim; ide somente vós, os homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.
Qual é a terceira estratégia de faraó (do diabo)? R. Adore sem sua família. O que acontecerá se você aceitar essa proposta de faraó (do diabo)? R. Sua família permanecerá no “Egito”. Qual deve ser a sua resposta a essa proposta do diabo? R. Iremos todos. Não vai ficar ninguém no “Egito”. (Líder da célula: Nesse momento profetize que as famílias dos irmãos sairão do “Egito”)

4. Quarta estratégia do diabo
Êxodo 10:24 Então, Faraó chamou a Moisés e lhe disse:Ide, servi ao SENHOR. Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado; as vossas crianças irão também convosco..
Qual é a quarta estratégia de faraó (do diabo)? R. Adore sem os seus bens. Qual foi a resposta de Moisés a essa proposta? R. “Nem uma unha ficará”. O diabo tem tentado segurar os seus bens no mundo? Muitos acham essa proposta atraente pegam os seus bens e aplicam, a serviço do mundo. Você acha normal perder os seus bens no mundo? Não aceite isso na sua vida. Não aceite perder emprego ou uma promoção que é sua. O propósito de Deus não é te livrar das tribulações, mas te livrar nas tribulações, pois elas te farão crescer no Senhor.

CONCLUSÃO
Irmão, o que você precisa entender é que o diabo não deixará você sair do Egito juntamente com sua família e seus bens sem guerra. Jesus triunfou sobre o diabo na cruz e venceu o mundo, então nós também, Nele, venceremos. Porém, não sem antes termos uma luta ferrenha. Temos que causar muito estrago no Egito antes do diabo liberar o que é nosso. Esse estrago é ganharmos vidas e edificá-las. Quanto mais causamos estragos, mais rapidamente ele nos libera. Mas não podemos negociar nada com o diabo. Simplesmente requereremos o que é nosso. Aquilo que Deus nos Deus. Você está de posse de tudo que o Senhor lhe deu? Não? Então vamos a luta! Não viva em harmonia com o diabo! Não há possibilidade de luz e trevas andarem juntos! Vamos para guerra recuperar o que é nosso por direito!




terça-feira, 9 de julho de 2013

TROQUE SUA GARRAFA

Texto: Lc. 5:36-39
INTRODUÇÃO
   O vinho tem inúmeros significados na Bíblia, ele aparece citado 204 vezes na Palavra de Deus e vai muito além de uma simples bebida, ele simboliza prazer, enchimento do Espírito Santo, alegria, deleite, etc. É algo espiritual que devemos aprender e aplicar em nossas vidas.
         Mas há algo aparentemente contraditório na Palavra, uma vez que ela diz que o vinho novo é melhor do que o velho. Isso parece contraditório porque sabemos que os vinhos mais apreciados, mais valorizados e mais caros são aqueles de safras mais antigas, são aqueles mais velhos.
   Outro dia vi uma reportagem em que uma garrafa de vinho Bordeaux datada de 1811 foi vendida por U$ 185.000.
         O conceito natural é esse: safras novas não tem qualidade e consequentemente são mais baratas. Já as mais antigas são melhores e consequentemente mais caras. Mas porque então a Bíblia diz o contrário? Porque alguém que já bebeu do vinho velho ou beber o novo diz que o velho é melhor? Porque preferimos o velho se a Palavra de Deus nos afirma que o novo é melhor?
         Sabemos do conceito natural a respeito do vinho, mas não somos seres naturais e nem a Palavra de Deus trata se assuntos naturais, mas sim espirituais. Gostaria de analisar então alguns princípios a respeito desse vinho novo:

1.     DEUS NÃO TRABALHA COM COISAS VELHAS
Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo (Is. 43:18-19).
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2Co 5:17).
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade (Lm 3:22-23).
         A vida com Deus é novidade de vida, é renovo. A Sua palavra nos exorta a não ficarmos preso ao passado, a coisas velhas, ao que já vivemos e experimentamos anteriormente por melhor que tenha sido.
Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante (Ec. 7:8).
 Deus trabalha conosco de glória em glória, ou seja, o melhor de Deus ainda está por vir na sua vida. Talvez você já foi usado para ganhar almas, para curar pessoas, para libertar cativos, mas acredite em mim: o melhor de Deus ainda está por vir.

 A Palavra nos garante que coisas maiores do que as que Jesus fez nós faremos. Mas para isso temos que viver o hoje, o presente. Beber do vinho novo e não ficar presos ao vinho velho que já está conosco.
Quando você se converteu o Espírito Santo derramou uma porção de vinho na sua vida e eu tenho certeza que isso foi algo glorioso e poderoso. Mas imagina se você vive 5, 10, 15 anos de vida cristã com esse mesmo vinho, simplesmente pelo fato de ele ser bom demais. Você estará perdendo o melhor de Deus. Não experimentará de coisas maiores porque não tem a disposição de beber do vinho novo. A vida com Deus é novidade de vida!

 2.     VINHO NOVO REQUER ODRES NOVOS
Tudo o que é novo de certa maneira nos incomoda, deixa-nos inseguros, sem parâmetros, sem experiências anteriores. Tira-nos de nossa “zona de conforto” e isso mexe conosco, trata com nosso ego.
Queremos estar no comando, estar no controle da situação. Com o vinho velho já estamos ambientados e acostumados. Sabemos como e onde usar, a medida que devemos beber ou distribuir.
O vinho novo é desconhecido e trata como odre, por isso vinho novo deve ser colocado em odre novo. Quando vamos receber um vinho novo ou nos renovamos ou aquele vinho irá nos arrebentar.

Os odres no tempo de Jesus eram feitos de couro de animais e todo material de couro quando vai envelhecendo vai ressecando. Quando colocava-se um vinho novo em um odre velho o odre arrebentava e desperdiçava todo o vinho, uma vez que o odre estava ressecado pelo tempo e o vinho novo está ainda em processo intenso de fermentação. A fermentação do vinho com a falta de hidratação do odre produzia uma mistura imprópria e ocasionava a perda de ambos.

Deus segue agindo da mesma maneira: recebemos uma porção nova como igreja; muitas vezes através de uma conferência, de uma palavra profética liberada, de um retiro, algum marco que Deus estabeleceu. Dali pra frente é vinho novo. Observe como após esse marco muitas pessoas vão ficando para trás. Muitos se desviam, mudam de igreja, abandonam o barco, vários odres recebem vinho novo, mas permanecem velhos, não se renovam e por isso arrebentam.
Sabe por que muitos não querem experimentar do vinho novo? Não querem se envolver nos eventos chave? São odres que não querem ser renovados, preferem viver desfrutando do vinho velho que já tem.

3.     VINHO NOVO REPRESENTA PAGAR PREÇO NOVO
E ninguém, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é excelente (Lc. 5:39).
Gosto da versão da Bíblia King James nessa passagem, ela diz que ninguém tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é bom o suficiente!
  Muitos não querem o vinho novo porque ele implica em pagar um preço novo. Para se ter vinho novo é preciso preparar a terra novamente, é preciso sair para plantar, é preciso cuidar da plantação novamente removendo pragas, pestes. É preciso colher novamente e tudo isso dá trabalho, demanda esforço, dedicação.
         Vinho novo representa recomeço, e nem todos tem a disposição de recomeçar. Deus é o Deus dos recomeços, mas nós não gostamos disso. Nossa tendência natural é se contentar com aquilo que já temos, com o vinho que já plantamos, já colhemos e já estamos desfrutando dele.
         Muitos ouvem que há um vinho novo e que ele é melhor, mas pensam: o que eu tenho já é bom o suficiente!
         O velho é bom, é até mesmo excelente segundo a palavra, mas Deus te criou para que você experimente não o bom e nem o excelente, mas o sobre-excelente!
Porquanto, na verdade, o que, outrora, foi glorificado, neste respeito, já não resplandece, diante da atual sobreexcelente glória. Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente (2Co 3:10-11).

CONCLUSÃO
   Não se contente com aquilo que você já tem. Não se contente em ser apenas um crente abençoado, um irmão que tem uma vida com saúde, prosperidade, paz. Isso é pequeno, é medíocre, isso é vinho, mas é vinho velho.
     Deus te criou de modo assombrosamente maravilhoso para que você expresse a glória dEle nessa terra, para que você seja ministro e faça a diferença.
   Seja renovado por Deus nessa noite, ainda que isso represente pagar o preço novamente, pagar um preço mais alto, mas troque sua medida. Troque sua garrafa por uma nova, vinho novo, novidade de vida!

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1.Você estaria disposto a trocar o odre na sua vida, para que o vinho novo de Deus possa vir sobre a sua vida?
2.Você tem pagado o preço para ter o vinho novo de Deus? Compartilhe.

3.Como esta o seu odre nestes dias? Compartilhe.

terça-feira, 2 de julho de 2013

TROCANDO AS SUAS VESTES.

Texto: Isaías 52:1 -2; Isaías 61:1-3.

Deus para falar conosco, por muitas vezes em sua palavra usa simbolismos. Exemplo: Egito= mundo, Faraó=Satanás,Canaã=Vida Eterna. A igreja = é chamada de noiva, corpo, lavoura, edifício, exército. Os simbolismos na bíblia são constantes para exemplificar algo que: aconteceu, está acontecendo ou que irá acontecer. Eu quero falar nesta noite sobre alguns simbolismos proféticos que Deus usa em nossas vidas para falar conosco, tratar conosco, e em muitas situações nos levar a novos níveis em Deus. Vestes é um símbolo profético que anuncia muitas coisas em nossa vida. Quando há necessidade de mudarmos de níveis, estágios, ciclos, Deus vai agir em nossas vidas trocando nossas vestes.
Essa mudança pode acontecer em dois níveis:
Nós decidimos mudar nossas vestes ou Deus nos forçara a mudar nossas vestes.
muitas pessoas com vestes de choro, Veste de vergonha, Vestes de fracasso, Vestes de derrota,Vestes de incapacidade, Vestes de enfermo, Vestes de opressão, de depressão, de solidão.
Alguns exemplos bíblicos:
José. 1ª Troca de vestes através da ação divina. Gênesis 37:23-34.
A bíblia diz que eles rasgaram suas vestes. Eles não sabiam o que estavam fazendo. Eles estavam profetizando uma mudança, um agir novo de Deus na vida de José.
José. 2ª Troca de vestes através da ação divina. Gênesis 39:7-12.
De uma forma profética, a esposa de Potifar deu encima de Jose, ele escapou das garras dela, mas foi parar no Carandiru. Só que a esposa achou que ela estava fazendo algo para se poupar, se proteger, mas ela estava profetizando. Ela estava declarando, Jose, Deus quer te levar para outro nível. Tire as vestes.
José 3ª Troca de Vestes. Atitude de José. Gênesis 41:14.
Desta vez não arrancaram as vestes de José, e sim ele decidiu trocá-las. Por quê? Porque estou indo para outro nível. Estou indo para o palácio.
José 4ª Troca de Vestes. Ação divina. Gênesis 41:38-41.
Colocaram em José vestes de rei. Quatro momentos proféticos na vida de José em que ele trocou as suas vestes. Quatro momentos que foram proféticos e mudaram a sua história. Na vida espiritual também é assim. Quando algo está para acontecer Deus quer que mudemos de vestes.

Joaquim, rei de Judá. 2 Reis 25:27
Rei Joaquim estava anos no Carandiru, vestido de uma roupa de uma listra só. Ninguém nem se lembrava mais dele. Só que no primeiro ano, o filho de Nabucodonosor decide dar anistia e libertar especificamente o rei Joaquim que é rei de Judá. A bíblia diz que ele mudou suas vestes, porque sua festa estava para começar. Essa história de Isaias fica bem clara, quando o Espírito Santo vem ele troca às vestes dos que estão em luto e dá vestes de louvor. Há muitos que estão vestidos de luto, mas nesta noite a tua festa está chegando.

Ester. Havia uma trama diabólica para destruir todos os hebreus. Ester 5:1.  
Ela entra em jejum, não tinha ainda entrado no palácio. Havia um decreto do rei que se alguém entrasse sem audiência marcada oficialmente, poderia ser morto pelos guardar. A não ser que se o rei estendesse o cedro de misericórdia, os guardas não matam. Ela coloca vestes reais, porque ela sabia que algo ia começar acontecer. Antes que aconteça, ela já estava de vestes reais.

Eliseu e Elias. Ambos trocaram as vestes. 2 Reis 2:12-13
Elias rasgou suas vestes, pois ele estava dizendo, chegou a minha vez. Não posso mais andar com essas vestes, porque chegou o meu dia. Ele rasga as suas vestes e coloca a que Elias deixou cair, pois Elias também estava trocando de vestes.

Davi. Quando as esposas e crianças foram levadas ao cativeiro. 1 Samuel 30-7.
Ele se reanimou em Deus, mandou trazer a estola sacerdotal.

O que diríamos dos levitas, sacerdotes.
Nos santos do santos. Havia um decreto de Deus, eles têm que trocar de vestes. Ninguém entrava lá, sem trocar de roupa.

O cego Bartimeu. Vestes falam de identidade. Marcos 10:49-50
Suas roupas falam de quem você é. Como sei que a pessoa é bombeiro, médico, policial, promotor da justiça, enfermeira. Bartimeu tinha uma roupa especial para mendigar. No dia que Jesus o chamou, ele primeiro tirou de si a capa lançou fora. Ele estava dizendo: -Chegou a minha vez, não posso ir com esse traje à presença do Rei.

Rute e Noemi. Perderam tudo. Rute 3:1
 A história de Rute nunca mais foi a mesma. Começou com mudança de vestes. Não é para mostrar sua beleza, mas para Rute é uma declaração de mudança de vida. Antes da mudança acontecer, troque as roupas.

Jacó. Gênesis 27:1, 14-16 e 22.
Qual a razão principal ao colocar a melhor roupa para se apresentar ao pai cego? Posicionamento, declaração, momento profético.

10º Jesus. E o que diremos do próprio Senhor.
Jesus se despiu de sua Glória. Ele tirou sua roupa de glória e vestiu roupas de servo.
Ex.: A tradição dos velórios em Gana.
Às vezes o defunto fica na fila de espera durante um ano até sua grande festa e enterro. A tradição diz que os familiares ficam com vestes de luto até o enterro.  Depois dos 40 dias da data do enterro, algo é feito, um ritual tradicional de troca de vestes é realizado simbolizando uma mudança interior. É tremenda essa parte da tradição, pois é exatamente como a bíblia diz em Isaías 52:1 -2; Isaías 61:1-3.

Conclusão:
As vestes apontam para algo que deve acontecer em nosso interior. Em alguns momentos o Senhor nos força a trocar de vestes, em outros, nós que decidimos trocar as vestes como o Bartimeu, Davi, Eliseu, Rute, Ester. Nós somos filhos do Rei, e o Senhor já liberou vestes reais para nós. Muitos filhos de Deus ainda não tomaram posse das vestes reias e muito menos lançaram fora as vestes antigas que podem ser muitas: Vestes de rancor, ingratidão, depressão, medo, mentira, lascívia, incapacidade, pessimismo, esterilidade, ira, borococho (cara amarrada), etc. Eu te convido a permitir o Espírito Santo revelar quais são as vestes que precisam ser lançadas fora para as novas vestes de sacerdote, realeza, santidade passarem a ser constantes em sua vida.

Compartilhando a Palavra
1.Como anda as suas vestes diante do Senhor hoje? Compartilhe.
2.O que você estaria disposto a fazer para trocar as suas vestes, diante do Senhor?
3.Pra você o que significa trocar as vestes no Senhor?