segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A GRAÇA DE DEUS QUE NOS CAPACITA

Textos: ATOS 4:33 “33 Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. E 14:26 “26  e dali navegaram para Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a obra que haviam já cumprido.
Por que a graça de Deus foi tão importante na experiência dos primeiros cristãos?
Por que a Igreja de Antioquia orou para que a graça de Deus estivesse sobre Paulo e Barnabé e mais tarde sobre Paulo e Silas quando partiram em suas viagens missionárias? Porque nós precisamos dela?
Alguém já disse que graça de Deus é presente dado sem que mereçamos.
A graça portuguesa vem do latim Gratus, agradável, amável.Dentro da teologia cristã, a “graça” vem indicar o favor divino; gratuitamente oferecido, com base na missão de Cristo, recebida através da confiança humana na palavra de Cristo.
O vocábulo: No grego é ‘charis’. A palavra traduzida por “graça” envolve muitos sentidos. Significa: Graciosidade, atrativos, favor, cuidados ou ajuda graciosa, boa vontade, dom gracioso.
O que significa Graça?
O significado mais comum da palavra Graça é “O FAVOR IMERECIDO DE DEUS”.
Em outras palavras significa que eu e você embora pecadores e merecedores do julgamento, Deus olhou para nós com amor e nos perdoou.
Isto é apenas a metade do seu significado.
Graça também significa “O PODER DE CAPACITAÇÃO DE DEUS” Efésios 6;10
A graça não somente nos aceita na família de Deus, mas também supre o poder que necessitamos para vivermos a vida cristã.
Vamos ler duas passagens da Bíblia que indicam os dois significado ou aspectos da Graça de Deus em todos os crentes.
1) Efésios 2;8-9 – favor imerecido de Deus
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.

2) Efésios 1;4-6 – O poder de capacitação de Deus
4 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;5 e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,6 para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado;
Veja nestes dois textos o que é a Graça de Deus. Veja que além de você não merecer nada e recebe o perdão mais também é Poder de Deus que transforma você em uma pessoa santa, irrepreensíveis diante dele em amor (II Cor 5:17).
O bom disto tudo é que esse poder é dado sem nenhum mérito de nossa parte.

VEJAMOS O EXEMPLO DESTA GRAÇA DE CAPACITAÇÃO.
A GRAÇA NA VIDA DOS HERÓIS DA FÉ.
Todos os heróis da fé começaram o seu caminhar com Deus ciente das suas próprias fraquezas e incapacidades e pecados.
Foi através desta graça de Deus e o seu poder de capacitação tornou-os o tipo de pessoas que Deus queria que fossem e a cumprir o plano e o propósito que Deus tinha na vida deles.
VEJA ESTA GRAÇA NA VIDA DE MOISÉS
Êxodo 3;11-13 e 4;1-13 Quando Deus disse a Moisés para descer ao Egito e dizer a Faraó para libertar da Escravidão os seus três milhões de pessoas escravas, a resposta de Moisés foi imediata.3:11 – Quem sou eu?3;13 – Quem és Tu?4;1 – Eles não crerão em mim
4;13 – Senhor envia outra pessoa.
É exatamente assim que nós somos sem a Graça Capacitadora de Deus.
Mas com a graça capacitadora de Deus, Moises desceu de fato ao Egito e com sinais e maravilhas tirou o povo da garra de Faraó.
Veja que a ordem do Senhor não era nenhuma tarefa fácil.
O Egito era império dominante da época.
Era uma nação maligna, e faraó o seu líder satânico, possuía autoridade que era divina segundo o que alguns afirmaram.
Todas as nações do mundo conhecido viviam com temor de Faraó.
Foi assim que Deus lhe havia dito para fazer.
VEJA OUTRO PERSONAGEM SOBRE A GRAÇA CAPACITADORA DE DEUS – GIDEÃO – Juízes 6;1-24 – O povo estava sete anos no cativeiro.
O chamado de Deus veio a Gideão para Libertar o seu povo dos exércitos conquistadores dos medianitas.
Israel durante sete anos só conhecia derrota e miséria – 6:1. 1 Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; por isso, o SENHOR os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos. (veja que você só estará seguro e livre da ira de Deus se você estiver disposto a dar atenção aos avisos de Deus) – 2 Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações. 3  Porque, cada vez que Israel semeava, os midianitas e os amalequitas, como também os povos do Oriente, subiam contra ele. 4  E contra ele se acampavam, destruindo os produtos da terra até à vizinhança de Gaza, e não deixavam em Israel sustento algum, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. 5  Pois subiam com os seus gados e tendas e vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir. 6  Assim, Israel ficou muito debilitado com a presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamavam ao SENHOR.
Quando Deus quer usar Gideão veja a sua resposta. V13 – 13 Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.
Até mesmo quando Deus encorajou a Gideão e prometeu estar com ele respondeu:
- Como posso salvar Israel?
- Sou o menor membro da minha tribo?
- O QUE FEZ GIDEÃO VITORIOSO?
A Bíblia disse que lutou apenas com 300 homens.
FOI A GRAÇA CAPACITADORA DE DEUS FEZ A DIFERENÇA.

Veja último exemplo da graça de Deus.
A GRAÇA DE DEUS NA VIDA DO APOSTOLO PAULO
.
2 Coríntios 11; 22 São hebreus? Também eu; são israelitas? também eu; são descendência de Abraão? também eu;23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes;24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um.25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.28 Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas.29 Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?30 Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.32 Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos, para me prender;33 mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mãos.
PAULO QUANDO ELE COLOCOU DEUS EMPRIMEIRO LUGAR.
- Várias prisões, açoite sem medidas.
Perigo de morte nas viagens, nos rios e com ladrões, correu perigo dos da sua raça, na sua cidade, dos gentios, no deserto, no mar e dos falsos irmãos. Levou 40 açoites menos um.
Noite e dia no abismo. Naufragou.
Sofreu fadiga, muito trabalho, muitas vigílias, passou fome, passou sede, jejuns, passou frio, ficou nu. QUEM SUPORTARIA TUDO ISTO SEM A GRAÇA.
- Paulo quando apanhou levando mais de 72 açoites, chicoteadas, e depois apedrejado, Ele não tinha Plano de Saúde para ser tratado, quem cuidou de Paulo?
Que Hospital ele ficou internado?
- E Quando Paulo ficou velho quem cuidou dele na velhice, Ele não tinha aposentadoria? Quem cuidou dele? Quem foi responsável pela sua aposentadoria?
Filipenses 4:19 ele disse; O meu deus segundo a sua riqueza haverá de suprir cada uma das nossas necessidades”.
A NOSSA INTENÇÃO NÃO TIRAR DE VOCÊ O PLANO DE SAUDE E NEM A SUA APOSENTADORIA.
A NOSSA INTENÇÃO É TIRAR VOCÊ DE CONFIAR NESTAS COISAS E COLOCAR A SUA CONFIANÇA EM DEUS. Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;” (I Timóteo 6:17)
Quem suportaria esse tipo de sofrimentos sem a graça capacitadora de Deus?
Paulo chegou a dizer que a graça de Deus era abundante na sua fraqueza.
O poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza.
ESSA GRAÇA É QUE FAZ COM QUE EU E VOCÊ VENÇA OS DESAFIOS QUE SURGEM NA NOSSA VIDA.

Compartilhando a Palavra
1.Você tem desfrutado da graça de Deus em sua vida? Compartilhe.

2.Dentro daquilo que foi ministrado nesta noite, O que significa a graça de Deus para você? Explique.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

PASSEMOS PARA O OUTRO LADO

TEXTO: Lucas 8:22-34
Introdução: Há três pontos neste texto que eu quero compartilhar com vocês: 
a. A ordem de Jesus para passar para o outro lado 
b. O que havia do outro lado que moveu Jesus a dar esta ordem 
c. A tempestade no caminho para impedir que os discípulos chegassem do outro lado 
Mateus narra que Jesus e os seus discípulos haviam trabalhado arduamente curando e ministrando. Era noite e provavelmente os discípulos preferiam descansar, mas Jesus deu uma ordem.

I. A ordem de Jesus para passar para o outro lado.

1. Tem momentos que Deus nos diz: “Levanta-te, deixa o que estás fazendo e faça o que eu te digo”. 
 É melhor obedecer, ainda que o nosso desejo seja outro. 
Deus sempre tem um propósito quando nos ordena algo.
2. Passa para o outro lado pode significar coisas distintas para cada um de nós hoje. 
 A cada pessoa nesta noite Deus está convidando. 
Para comprometer-se mais com Deus 
Para deixar este trabalho que te rouba o tempo 
 Para abandonar esta relação que está afetando sua vida espiritual 
Para consagrar-se mais a Deus(oração, jejum, estudo) 
Para dar a Deus, o que é de Deus(dízimos, ofertas) 
Para deixar de ser um na multidão para ser um cristão que Deus usa.

II. O que havia do outro lado.
Jesus estava interessado que ele e seus discípulos chegassem ao outro lado para resgatar a um homem que estava em uma situação critica. Foi o único motivo da viagem de Jesus. A cidade de Gadara que havia sido destruída em várias ocasiões havia sido muito sofrida 
1. A condição do Gadareno. 
Endemoninhado, um espírito imundo o possuía 
Vivia nos sepulcros (entre os mortos) 
Era alguém Fora de controle 
Atado com cadeias e grilhões, andava gritando, andava se ferindo com pedras.

2. Jesus libertou o Gadareno. 
a. Foi à única coisa que Jesus fez em Gadara. 
b. Jesus queria ver aquele homem livre e que os seus discípulos vissem sua condição e o que ele Jesus, pode fazer quando lhe obedecemos e passamos para o outro lado 

3. O que há do outro lado hoje? Porque Jesus deseja que passemos para o outro lado? 
Existe uma população crescendo a passos gigantescos 
Um avanço das seitas 
Deterioração na estrutura da família, divorcio, filhos desamparados, abuso doméstico 
Uma população envolvida no alcoolismo, nas drogas e etc. 
O suicido que tem aumentado assustadoramente 
 A imoralidade sexual (homossexualismo, lesbianismo, prostituição, crianças fazendo sexo, indústria pornográfica, tendo ganhos bilionários, pedofilia. 
Corrupção dos lideres do governo 
As drogas destruindo nossos jovens 
Os meios de comunicação, sendo usados para destruir 

4. A igreja é responsável de sarar o mundo 
Somos o sal da terra, Somos a luz do mundo 
Deus nos chama para passarmos para o outro lado para sarar o mundo 
A igreja não pode estar alheia à situação do mundo 
É certo que o inimigo se levantará forte nos últimos dias, mas também para os 
“últimos dias, Deus derramará do seu Espírito sobre toda carne” 

III. Uma tempestade os impedia de chegar ao outro lado
Se levantou uma tempestade, mesmo obedecendo uma ordem de Jesus. O inimigo se levantará para que você não chegue do outro lado. Mas “... as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor”. 
1. Existe muitas pessoas na igreja que estão em meio a uma tempestade. 
Enquanto lutamos contra a tempestade o Gadareno continua preso 
2. Jesus acalma a tempestade 
Jesus estava na polpa do barco (parte de trás) 
Jesus quer estar na proa da sua vida (seu capitão) 
Coloca Jesus na frente e ele acalmará a tempestade.

Conclusão: Precisamos de uma igreja disposta a passar para o outro lado. Com Jesus como nosso capitão podemos chegar ao outro lado. Há um Gadareno que continua preso se ferindo, enquanto continuamos sem obedecer a Jesus.

Compartilhando a Palavra
1.O que você esta disposto a fazer para passar para o outro lado?

terça-feira, 5 de novembro de 2013

O CHAMADO DE DEUS NA VIDA DO HOMEM PARA UM PROPÓSITO

Texto:1Samuel 9:1-3  “1 Havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, benjamita, homem de bens. 2 Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo. 3 Extraviaram- se as jumentas de Quis, pai de Saul. Disse Quis a Saul, seu filho:Toma agora contigo um dos moços, dispõe- te e vai procurar as jumentas.”

Saul foi escolhido por Deus para ser o rei de Israel em quanto Saul estava obedecendo a vontade de Deus tudo estava dando certo a parti do momento que o seu Ego começa a falar mais alto ele começo si perder na trajetória da vida dele.

1-Samuel unge Saul como rei de Israel .
Assim também é o líder quando ele é ungido por Deus , e não entendeu o propósito .
 (1samuel 10;1-3 ) tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse ; Não te ungiu  , por ventura o Senhor por príncipe sobre a sua herança , o povo de Israel ?

2- O povo escolheu Saul para seu rei.
Muita das vezes Deus manda ungi um líder para liderar, e ele acha que é o homem, que ungiu ele como líder e a célula não flui.
(1sameul10-17)  Convocou  Samuel o povo ao senhor ,em Mispa.   

3- Saul vence os amonitas .
(1samuel 11-1.) Então subiu Naás , amonita e sintiou a jabes-gileade; e disseram todos os homens de jabes a naás : faze aliança conosco , e te serviremos .

4- Samuel resigna o seu cargo.
Quando o líder entende o propósito de Deus , ele encara qualquer situação e a célula começa a fluir .
(1samuel 12;1.) Então , disse Samuel a todo o Israel : eis que ouvi a vossa voz em tudo quanto me dissestes e constitui sobre voz o rei .

5-  Saul oferece sacrifícios e Samuel reprova-o
Quando o homem tem o chamado de Deus que não entende o propósito faz tudo errado e ai Deus rejeita a ele .
  (1samuel13;8-9.)  E Esperou Saul sete dias , segundo o prazo determinado por Samuel ; não vindo, porém , Samuel a gileade o povo se foi espalhando dali .Então, disse Saul : Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacificas . E ofereceu o holocausto .

Conclusão .
O homem quando não entende o propósito de Deus o que sobra pra ele é morte espiritual assim foi a vida de Saul  ate ele aceito o propósito mais não busco a entender .
Nós na visão em Células, deveremos a cada dia buscar mais a entender o propósito de deus para que a nossas células venha crescer e se multiplicar , quando todos da equipe trabalharem juntos no mesmo espírito e na mesma unção a sua célula será uma Benção , busque sempre em oração e deus faz com que todos nós venha entender  o seu propósito e toda células serão abençoadas e todo o ministério será uma Benção .

Compartilhando a Palavra
1) O que falta em você para entender o propósito de Deus ?
2) Ate quando você vai ficar sem entender o propósito do chamado de Deus ?

3) Você está disposto a fazer a vontade de Deus ? Ganhe sempre uma vida para Jesus e leve pra célula .