terça-feira, 27 de maio de 2014

REJEITANDO AS PROPOSTAS DE FARAÓ

Texto: Êxodo 8:25-28
Introdução: Na Palavra de Deus existem algumas alegorias que mostram as realidades espirituais. Uma delas encontra-se no Livro de Êxodo. O povo de Deus foi escravizado no Egito, por Faraó, durante muitos anos. Faraó é um símbolo do diabo, e o Egito é um símbolo do mundo. Todos nós no passado, fomos escravos de “Faraó”, no mundo. Éramos escravos da bebida, das drogas, do sexo, do dinheiro e enfim, de todo tipo de pecado. Mas um dia, Deus mandou Moises a Faraó, com a seguinte ordem: “Deixa meu povo ir” (Moisés, simboliza Jesus).

FARAÓ NÃO QUERIA LIBERTAR O POVO DE ISRAEL
Deus disse a Moisés que ordenasse Faraó para libertar o povo de Israel. Faraó, entretanto, não tinha a intenção de fazê-lo. Em cada um dos encontros que se seguiram, Faraó mostrou-se irredutível, mas o que ele queria mesmo era negociar com Moisés, e sempre acabava fazendo pequenas concessões.
Hoje, todos nós também lidamos com Faraó (o diabo). E o que Deus espera de nós é que ordenemos o inimigo a cumprir a vontade do Senhor.

a) De início, o monarca egípcio não deu crédito à Palavra do Senhor (Êx 5:2): Os novos convertidos são os que mais vivem, na prática, essas experiências. Depois da conversão, parece que as coisas tornam-se piores do que antes. A situação financeira, familiar ou profissional, parece ficar de pernas para o ar. Mas não se preocupe; é o diabo esperneando porque alguém escapou do controle dele.

b) Em seguida, Faraó acusou os filhos de Israel de estarem ociosos (Êx 5:8): Quando nos decidimos por Cristo, o mundo também nos acusa de ociosidade. “Gente ociosa” - dizem maldosamente nossos acusadores – “é que tem tempo de sobra para participar de reuniões de estudos bíblicos e de oração, encontros, seminários…” Alguns chegam a dizer que todo crente é preguiçoso.

c) E, por último, o imperador egípcio tentou induzi-los a crer que as palavras de Moisés eram palavras vãs e mentirosas (Êx 5:9): O propósito de Faraó é impedir que as pessoas ouçam a Palavra de Deus. Ele sabe que a Palavra tem o poder de transformar vidas. Como resultado de tudo isso, a vida do povo de Israel tornou-se muito mais atribulada.

AS 4 PROPOSTAS DE FARAÓ
1 – Sirvam ao seu Deus no Egito  (Êx 8:25-27): 
A primeira proposta de Faraó sugeria que o povo servisse a Deus, desde que não deixasse o Egito. O nosso adversário, no mundo espiritual, não se importa quando servimos a Deus no “Egito”. Entretanto, essa política de boa vizinhança entre a Casa de Deus e o “mundo” tem sérias implicações:
Em primeiro lugar, cria o perigosíssimo precedente de que, para servir a Deus, não precisamos da Igreja. O inimigo usa até mesmo as pessoas para nos convencerem de que podemos servir a Deus em nossa casa, sem nenhum prejuízo à nossa fé ou vida espiritual.
Em segundo lugar, estabelece o conceito de que, ao mesmo tempo, podemos servir a Deus e ao “mundo”. Não precisa haver separação nem diferença alguma. Em terceiro lugar essa política de boa vizinhança entre a Casa de Deus e o mundo, fortalece a visão de que a Igreja é simplesmente uma prestadora de serviços espirituais.

2 – Sirvam ao seu Deus fora do Egito, mas não muito longe (Êx 8:28): 
Apesar de gostarmos muito da palavra equilíbrio, não podemos esquecer que mornidão nada mais é que equilíbrio térmico, ou seja: um pouco de água fria com um pouco de água quente. O problema é que água morna (crente morno) produz náuseas em Deus (Ap 3.16).Precisamos chegar ao nosso destino final, na oração, nos dons, na Palavra, no evangelismo, no poder do Espírito Santo. Ainda é tempo de renunciar à mornidão de um cristianismo apenas de aparência, quando no íntimo subjaz o desejo de agradar o mundo.

3 – Sirvam ao seu Deus, mas deixem a família fora disso (Êx 10:7-10): 
Caso falhem as artimanhas de “Faraó” para nos impedir de sair do “Egito”, certamente ele apelará para a intimidação, através de ameaças à nossa família, Ele não se “opõe” a que sirva a Deus, desde que deixe para trás filhos e cônjuge. Precisamos fazer nossas as palavras de Josué, que “eu minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Infelizmente, muitos irmãos têm deixado o diabo roubar-lhes os próprios filhos. Precisamos parar de barganhar com Faraó, e posicionar-nos para lutar e defender o nosso direito de servir a Deus com a nossa família, sem ingerência alguma do diabo. Precisamos lançar-nos aos pés do Senhor e dizer com ousadia: “Ou Deus faz, ou eu morro, mas a minha família servirá ao Senhor”.

4 –SIRVAM AO SEU DEUS, MAS DEIXEM OS SEUS BENS FORA DISSO (Êx 10:24):  
Não precisamos negociar coisa alguma com “Faraó”, Você não precisa aceitar a ideia de que Deus quer a pobreza e a miséria para você.  ”Faraó” fez tudo para impedir que o povo levasse seus bens, mas Deus não lho permitiu. (Êx 12:35-36). Quando entregamos nossas ofertas, destronamos “Faraó”, E o mais importante: abrimos as portas para que a bênção financeira venha sobre nós. Analisando as propostas de Faraó, descobrimos que o inimigo sempre cede – aos poucos, mas cede. Por isso, precisamos permanecer na posição correta e tomar cada parte da
herança que nos pertence. Portanto: pare de negociar com “Faraó”; não aceite nenhuma de suas propostas.

Compartilhando a Palavra
1.         Você tem lutado contra alguma dessas propostas de “Faraó”? Qual?
2.         Compartilhe as vitórias que Deus tem dado a você sobre as propostas de “Faraó”!

terça-feira, 20 de maio de 2014

COMPREENDENDO AS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA

Texto: Prov.3:6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Introdução:
Eu quero falar sobre o significado das circunstâncias da sua vida.
Vc já passou por uma fase da sua vida que vc mais queria saber era se aquilo era de Deus, ou se era do Diabo, provação...

Muitas pessoas lidam com as situações da vida usando uma expressão filosófica chamada manequeísta ( o que é bom é de Deus e o que é mal é do diabo).

Ex. Semáforo verde é de Deus, vermelho do Diabo.
Peguei o trem na hora é de Deus, perdi é do Diabo.
Você pode estar aceitando algo do diabo como sendo de Deus, ou o contrário você pode estar repreendendo uma situação sendo que é Deus.
Ex. Homem naufragado numa ilha e construiu uma cabana.

É vital perceber o significado das circunstâncias na sua vida.
Servir a Deus não é seguir fórmulas, mas nós precisamos discernir o significado das circunstâncias na nossa vida.

Portanto Vejamos, algumas situações que temos que discernir, para que possamos compreender melhor as circunstâncias da vida.

1-) Provação:
Tg 1:2-3 2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo (alegria) o passardes por várias provações, 3 sabendo que a aprovação da vossa fé, uma vez confirmada, produz a perseverança;
4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

O que é a provação ?

Definição da Olive Tree:
adversidade, aflição, aborrecimento:enviado por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de alguém.
A provação se manifesta com perseguição e aflição porque a situação não está como eu queria.

Deus precisa checar a sua fé e elas vem de diversas maneiras.
Ex.: Estou pregando sobre amor, e você atende ao apelo. Então, na segunda-feira Deus começa a levantar pessoas contra você.

E muitos nessa situação falam que é do diabo sendo que é Deus na vida dele.
Para mim que estou pregando acontece a mesma coisa. Eu sou o primeiro a ser checado.
Quantos testificam que já aconteceu isso? Você pede fé. E a situação aperta na sua casa.

Exemplo na bíblia de provação:

José do Egito - explicar o contexto de José
Davi perseguido por Saul.

Ele, Davi, foi perseguido, após ser ungido e profetizado que ele seria rei de Israel e uma perseguição sem motivo.

Davi estava aprendendo a submissão e dependência.

As provações algumas vezes vem em forma de pressão. A pressão vem às vezes para checar as motivações ou seja, quem você verdadeiramente é. Vem para que vc possa checar a sua realidade espiritual...
Ex.:" Fulano me perdoa, pois eu estava de cabeça quente quando falei aquilo para você"
Reconhece logo irmão q vc é carnal.

Prova: no momento em que Jesus seria levado para ser crucificado, Pedro enfrentou um prova de amor e lealdade, mas Jesus já sabia, que Pedro o negaria...

Deus irá nós provar, assim como a prata é provada pelo fogo. Ex. Fogo do ourives...

Pedro no exemplo que eu acabei de citar teve a experiência da Revelação, depois da luz no monte, e em seguida o teste prático.
Muitas das vezes na hora da provação, parece que as coisas ñ tem muito sentido.   Ex. Deus provando A fé de Abraão (Isaque)

Deus quer que você aprenda não mais na sua força ou empolgação humana, mas andar confiado na força Dele.

O que fazer?
Responder e crer
(ler Jô 22:28 Também determinarás algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.
Quando eu não respondo a provação eu então passo para o segundo estágio que é a disciplina de Deus.

2-) Disciplina de Deus
Hebreus 12:6-8 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.

No exemplo de Jonas ele foi tragado por um grande peixe. Ficou sem ouvir a Deus e numa situação de profunda tristeza.
Se eu não me corrigir, Deus vai me expor.

Ex. Davi após cair em adultério
Ex.: 2 Sm 12:12 Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol.

Os historiadores dizem que Davi escondeu por 6 a 8 meses.
Era para Davi ter ido para a guerra junto com as suas tropas, mas ele ficou no palácio. 2 Sm 11:1
O que Davi fez escondido, Deus disse que iria publicar a luz do dia. (2 Sm 16:21-22) Absalão teve relações sexuais com as concubinas de Davi ao ar livre numa tenda montada no palácio.

Se você persiste em alimentar o erro, Deus vai expor você.

Muitos diante da provação culpam o diabo e diante da disciplina de Deus culpam o homem.

O que fazer?
Humilhe e obedeça!!! E fique quieto. Arrependa-se!
Porque tanto Davi como Jonas entraram em disciplina porque não obedeceram.

Ex.: Davi com toda a força preferiu fugir de seu filho Absalão e se esconder novamente, todavia, agora não era mais uma situação de prova, mas de disciplina. (2 Sm 16:11)
Jonas no ventre do grande peixe clamou: (Jn 2:1;7)
3-) Semeadura e colheita
(Gl 6:7- Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.)

Semeadura e ceifa não tem nada haver com o diabo. É o principio da semeadura.
ex. Pessoas que vem do mundo e tem colheitas ruins.
Não esqueça da regra de ouro:

1-    Cada semente gera de acordo com a própria espécie;
2-    Você não colhe no mesmo instante que planta;
3-    Você não colhe na mesma medida que planta.
A lei natural que Deus estabeleceu.

Veja a colheita de Davi:
1) Deus enviou a vergonha do incesto, entre seus próprios familiares, filhos - Tamar e Amnom ( 2 Sm 13:1-23) para lhe lembrar a podridão moral que ele mesmo semeou;

2) Enviou a morte de Amnom (2 Sm 13:28-29), para lhe lembrar a morte de Urias;

3) Enviou o usurpador do trono, na pessoa de seu filho, Absalão (2 Sm 15:1-18), para lhe lembrar que usurpou o lugar de Urias (2 Sm 11:3)

O que fazer?
Na provação eu dou respostas a Deus e creio, na disciplina você se humilha e na semeadura você deve clamar misericórdia e pedir que Deus transforme maldição em benção.

Ex.: Rm 8:28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Esse exílio, para Davi, foi uma benção. Ele Escreveu os salmos 3, 4, 27,41, 55, 61, 62 e 63.

Deus disciplinou a Davi e olha o que ele aprendeu:

1-     Humilhar-se; “Sara a minha alma, porque pequei contra Ti” (Sl 41:4) confessando os seus pecados, passou por um avivamento espiritual
2-     Confiar no Senhor somente; “Só ele é a minha rocha e a minha salvação”(Sl 62:1-2)
3-     Não se irar inutilmente; “Iraivos e não pequeis”(Sl 4:4)
4-     Louvar a Deus no sofrimento; “Bendito seja o Senhor”(Sl 41:13)
5-     Amar a casa do Senhor (Sl 27:4-6)
6-     Deixar a vingança com o Senhor; “A ti, Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras” (Sl 62:12)

4-) Ataque do diabo
O que diferencia o ataque da provação?

O que o diabo faz é conhecido:
Jô 10:10 O ladrão...
  • tentação; sedução, opressão, enfermidade, acusação, engano e morte.

O que é do diabo é para oprimir, para escravizar. E você não tem que se conformar com isso.
Ah, mas eu não tenho esse discernimento.

O que fazer?
Tg 4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas [resisti] ao Diabo, e ele fugirá de vós.
Resisti o diabo e ele fugirá de você.
Se depois de resistir os ataques eles permanecerem é porque é Deus e não o diabo.

Conclusão:
Vamos orar neste momento e pedir para que o Senhor possa nós dar discernimento, percepção, pedir para que o Espírito Santo traga luz ao nosso coração.

Compartilhando a Palavra
1.A quem você atribui as lutas, dificuldades, etc... Que você tem passado? Compartilhe.

2. Você já passou por uma fase da sua vida que você mais queria saber era se aquilo era de Deus, ou se era do Diabo? Compartilhe.

terça-feira, 13 de maio de 2014

A VOCAÇÃO DE SER MÃE

Texto: Is. 49.14-15 “Mas Sião diz: O Senhor me desamparou o Senhor se esqueceu de mim. 15 Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.”
O AMOR EM ESCALA DE VALORES
Numa escala de valores acho que ficaria assim:
Primeiro amor de Deus e em seguida vem o amor de mãe.

O AMOR DE MÃE VEM DE DEUS
Podemos definir o ser “mãe” como uma vocação nascida do coração de Deus, porque a fonte do seu amor é o amor de Deus.
O amor de uma mãe, apesar de ser imperfeito, é o mais parecido com o amor do Pai.
Que maravilha chegar a esta constatação: A vocação do ser “mãe” é o Amor!

3 VERDADES SOBRE AS MÃES
1- MÃES QUE MARCARAM SUA ÉPOCA
A Biblia esta repleta de mulheres que foram usadas tremendamente por Deus e através de sua existência marcaram a sua geração.
Podemos mencionar algumas entre muitas outras.
Débora, à frente do próprio tempo
Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juíza. Foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo político com excelência. Ela se definia como "mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação.

Ester, a corajosa
Foi a rainha mais importante que Israel já teve. Judia e órfã, ela foi criada por um parente. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez de tudo pelo povo judeu. Tem um livro da Bíblia só dela.

Sara, a esposa perfeita
Esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho que daria origem a todo o povo de Israel.
Sara foi à mulher escolhida para dar à luz essa criança. Ela era chamada de “mãe de multidões” e vista como o modelo ideal de mulher casada.

Sara era estéril e mostrou ter muita fé quando não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu.
Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão.
Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi.

Rute, a companheira fiel
Rute se dava muito bem com a sogra, Noemi. Quando ficou viúva, se apegou muito à sogra, a ponto de acompanhá-la até Belém. Lá, se casou com Boaz e reconstruiu a própria vida. Jesus é um dos descendentes de Rute.
A amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento. Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra.
“Onde quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16).

2- MÃES SÃO MULHERES QUE SUSTENTAM A IGREJA
A igreja vai bem quando as mulheres vão bem
Geralmente toda igreja tem mais mulher que homem, talvez só nos presídios haja essa exceção.  
Em qualquer lugar do planeta vai ter nas igrejas mais mulheres do que homens.
Em média é 2/3 de mulheres para 1/3 de homens, pode perceber que a nossa igreja não é diferente.
Por que é assim?
Por que Deus estabeleceu deste forma, Ele vai usar a mulher para destruir ao Diabo.
Pode perceber com relação às coisas do Espírito:
- a mulher é mais sensível
- mais discernidora
-mais intensas em Deus
E quando as mulheres entram no padrão que Deus estabeleceu a igreja é forte.
O que seria das igrejas sem as mulheres?
O que seria das nossa igreja sem as mulheres?
Tira as mulheres das igrejas para você vê o que sobra.
Alguns podem dizer não é o marido o cabeça da mulher? Em certo sentido sim.
Mas na experiência temos visto que a capacidade da mulher influenciar o marido é muito grande.
O fato é que pode ser no sentido positivo ou negativo.
Em nossa igreja temos percebido em muitos casos que o marido às vezes não está bem em virtude do envenenamento de sua mulher.
Por outro lado, a mulher também na maioria das vezes, influencia o marido positivamente e acaba sendo fonte de inspiração para ele.

A INFLUENCIA DAS MULHERES INFLUENCIA UMA NAÇÃO
E esse poder das mulheres não se resume a apenas a casa e a igreja, isso influencia até mesmo uma cidade e uma nação.
A nação que as mulheres têm uma postura moral correta, sóbria, inteligente, a nação prospera.
Por outro lado quando as mulheres usam o poder que têm para a decadência e a imoralidade, o pais se torna decadente também.
E o diabo sabedor desse poder da mulher procura se infiltrar no meio das mulheres com enganos e sofismas.
A coisa fica pior quando a mulher que é feminina resolve negligenciar esse principio espiritual e começa viver uma vida masculina dentro de casa.
E aí vamos ter um casamento de dois homens dentro de casa onde não há dependência, submissão e neste ponto que está a raiz dos problemas conjugais e familiares.
Neste ponto famílias são destruídas e igrejas são divididas tudo por que a mulher não sabe ser mulher.

-  MULHERES TÊM MAIOR REALIDADE ESPIRITUAL
Portanto, as mulheres tem um poder muito grande nas igrejas quer seja de abençoar ou amaldiçoar.
O fervor das mulheres na oração. Normalmente as mulheres oram com mais facilidade, Homens têm que fazer muito esforço maior. E isto não é só na igreja evangélica, vai ver na renovação carismática, quem é que ora lá? As mulheres.
Se fala muito em Pai de santo, mas são poucos os pais, em sua grande maioria são mães de santo.
Deus deu esse poder para as mulheres para benção e para a maldição. Ele determinou que a mulher é que vai destruir o diabo. E se queremos ser usados por Deus temos que entrar nesse padrão de vida feminina de fraqueza, fragilidade e submissão.
- MULHERES SÃO MAIS GENEROSAS PARA O INVESTIR NO REINO DE DEUS
O ministério de Jesus foram as mulheres que sustentaram financeiramente
Lc 8:2-3 e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, que era alto funcionário do governo de Herodes; Susana e muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos.

Normalmente as mulheres são mais generosas do que os homens. È função da natureza feminina gerar. E esse gerar não é só gerar filhos. È gerar o ambiente de casa.
O Livro de Provérbios diz que a mulher sábia edifica a sua casa   
  Em Maria se cumpriu a promessa feita em Genesis ela foi que gerou a promessa de Deus em Jesus. Seu calcanhar foi ferido, mas ao terceiro dia ressuscitou e Ele pisou na cabeça da serpente,
Assim como estas mulheres foram sustentáculos no ministério de Jesus e na vida da igreja primitiva, o Senhor está chamando as mulheres desta geração para usar seu poder positivamente para manter o testemunho de Jesus nesta cidade. 
As mulheres sãos aquelas que movem a igreja, mas por outro lado nelas encontramos muitos problemas na igreja por causa das irmãs.
- MULHERES É QUE MOVEM A VIDA DAS IGREJAS
Por outro lado você sabia que a maioria dos avivamentos vieram por ação das mulheres
- MULHERES SERÃO OS AGENTES DE DEUS PARA DESTRUIR O DIABO
Gn 3,15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Deus disse que colocaria inimizade entre o homem e a serpente ( o diabo) ou entre a mulher  e o diabo?
Foi através de quem que o diabo conseguiu injetar o pecado na raça humana através do homem ou da mulher?
Esse fato poderia ser motivo de vexame e vergonha para mulher, pois os homens poderiam dizer vocês mulheres foram culpadas da nossa queda.
Mas Deus através da promessa de Genesis 3.15 redimiu a mulher, ou em outras palavras: A mulher foi responsável pela queda, mas ela será usada para a redenção.
A mulher por um lado é representada por Eva, por onde entrou o pecado, mas por outro lado ela é Maria por onde foi gerado a Salvação.
Por traz desse verso a um principio, para ser útil para Deus tem que ter a vida feminina, Inclusive o homem.
Isso significa quando o homem quer ser usado por Deus tem que ser em fraqueza, fragilidade, dependência e submissão, pois foi assim que Deus estabeleceu que é a mulher que vai esmagar a cabeça da serpente.

3.            ANA A MULHER QUE SE TORNOU MÃE APESAR DAS ADVERSIDADES
Existem mulheres que depois que se tornaram mães a sua vida foi mudada completamente. Enquanto outras tiveram muitas lutas para se tornarem mães..
Ana
“Levantou-se Ana [...] Ela, com amargura de alma, orou ao Senhor, chorou muito.” (1Sm 1.9a-10.)
Ana tinha uma grande angústia em seu coração:
Ela era estéril. Nunca poderia gerar filhos. O passar dos anos ia consolidando sua tristeza.
Sentia-se incapaz de corresponder ao amor de seu marido, dando-lhe um fruto desse amor: um filho; semente abençoada para perpetuar o nome da família e consagrar a união dos dois
Ela tomou a atitude decisiva de guerrear no mundo espiritual: orar com toda intensidade, com suas lágrimas, com o coração transparente e sincero. Ana se derramou em súplicas diante de Deus.
“E fez um voto, dizendo: 'Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha'.” (v.11.)
Demorando-se ela no orar perante o Senhor, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso Eli a teve por embriagada.” (v.12-13.)
Ao orar com toda a intensidade de sua alma, Ana agora iria enfrentar um julgamento falso a seu respeito.
“Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. Não tenhas a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso de minha aflição é que tenho falado até agora.” (v.15.)

E o sacerdote Eli trouxe uma palavra profética para Ana:
[...] “Vai-te em paz e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.” (v.17.)
Era exatamente dessa palavra que Ana precisava: paz e confirmação da vontade de Deus em seu coração.
Ela tomou posse da paz, e o texto nos diz que ela, a seguir, seguiu seu caminho e comeu, e já não era triste o seu semblante, aleluia!
Ali, naquele momento aconteceu a cura da alma de Ana.
Foi quando se derramou de coração, diante do Senhor; quando enfrentou incompreensão e calúnia e manteve-se firme em seu propósito de buscar a Deus, é que Ana experimentou a paz para prosseguir vivendo, crendo e sonhando os sonhos de Deus para si...

terça-feira, 6 de maio de 2014

O QUE DIRIGE SUA VIDA?

Texto: Efesios 1:11 “Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo. Efésios 1,11 NTLH

É em Cristo que descobrimos quem somos, e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Deus [...] ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos. Efésios 1,11; Msg
O homem sem propósitos é como um barco sem leme — um vira-lata, um nada, um ninguém. Thomas Carlyle

INTRODUÇÃO: Tudo começa em Deus
A questão não é você. O propósito de sua vida é muito maior que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações.
Se você quiser saber por que foi colocado neste planeta, deverá começar por Deus.
Você nasceu de acordo com os propósitos Dele e para cumprir os propósitos Dele.
A procura pelo propósito (sentido) da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente começamos pelo lado erradonós mesmos. Nós fazemos perguntas voltadas para a nossa pessoa, como: “O que eu quero ser? / O que eu deveria fazer com a minha vida? / Quais são meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para o futuro?”. Mas concentrarmo-nos em nós mesmos jamais desvendará o propósito de nossa vida. A Bíblia diz: A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida.
  • Uma coisa que precisamos entender é que todos nós fomos chamados por causa de um propósito bem específico. E a grande questão é que nós pensamos que este assunto de cumprir o propósito é algo que esta relacionado somente para aqueles que tem um chamado ministerial (explicar os 5 ministérios). Aposto, Profeta, Evangelista, Pastor e mestre.

  • Todos nós temos que cumprir um propósito para o qual fomos criados. Deus não criou o homem aleatoriamente. Deus formou cada um de nós para cumprir algo muito bem definido.

Jr1:5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações
Não podemos brincar com os desígnios da nossa criação. Você crê que há um propósito bem definido para sua vida?
·                     Tudo que fazemos tudo que realizamos é espiritual – totalmente espiritual. Não há para Deus distinção entre coisas administrativas ou eclesiásticas, para Deus o que importa é o propósito Dele para a sua vida. E se o propósito é administrativo faça bem feito, pois, o Senhor vai te cobrar, e bem cobrado por isso. Pois este é o plano Dele para a sua vida, Ele projetou isso quando te criou.

1) Ao contrário do que dizem muitos livros famosos, filmes e seminários, você não irá descobrir o significado de sua vida olhando dentro de si mesmo.
É provável que você já tenha tentado isso. Você não criou a si mesmo, logo não há jeito de dizer a si mesmo para que foi criado!
Ex.: Se eu lhe entregar uma invenção desconhecida
Você não terá como saber sua serventia nem a própria invenção terá a capacidade de lhe dizer. Somente o criador ou o manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade.
Da mesma forma, você não pode chegar ao propósito da sua vida concentrando-se em si mesmo. Você deve começar com Deus, seu Criador.
Você só existe porque Deus deseja que você exista.
Você foi feito por Deus e para Deus — e, enquanto não compreender isso, a vida jamais terá sentido. É somente em Deus que descobrimos nossa origem, nossa identidade, o que significamos, nosso propósito, nossa importância e nosso destino.
Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída. Muitas pessoas tentam usar Deus para sua auto-realização, mas isso é contrário à natureza e está fadado ao fracasso. Você foi feito por Deus, e não o contrário; viver é deixar Deus usá-lo para seus propósitos, e não você usar a Deus para o que deseja. A Bíblia diz: A obsessão consigo mesmo nesses assuntos leva a uma situação sem solução; a atenção para com Deus nos leva a uma vida livre e abundante.
2) Você não vai encontrar seu propósito de Vida em Livros de auto-ajuda
Livros de auto ajuda ensinam:
  • importância aos seus sonhos.
  • Defina claramente seus valores.
  • Estabeleça algumas metas.
  • Não desista jamais”. Etc....
É lógico que essas recomendações frequentemente levam a grandes êxitos. Pode-se em geral ser bem-sucedido ao buscar uma meta, se houver concentração para o fim proposto. Tudo vai te levar a alcançar seus objetivos pessoais, tornando-se um sucesso pelos padrões do mundo, e ainda assim falhar em alcançar os propósitos para os quais Deus o criou.
3) O que você precisa de revelação.
Podemos nos voltar para o que Deus revelou sobre a vida em sua Palavra. O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntando ao inventor.
Descobrir o propósito de sua vida funciona da mesma forma: pergunte a Deus.
Deus não é apenas o ponto de partida de nossa vida: é a fonte dela. Para descobrir o propósito para sua vida, volte-se para a Palavra de Deus, e não para a sabedoria do mundo.
Você deve edificar sua vida sobre verdades eternas, e não sobre psicologia popular, histórias inspiradoras e estímulos para alcançar o sucesso. A Bíblia diz: É em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida.
Muito antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos erguido nossas esperanças [...] ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos!
Algumas afirmações a seu respeito
  • Você é uma criação original, preciosa e perfeita, denominada como notável homem ou mulher de Deus.
  • Você tem essa aparência por uma razão.
  • Nosso Deus não cometeu nenhum erro. Ele o teceu no útero, você é exatamente o que ele quis fazer.
  • Os pais que você teve foram escolhidos por ele, e, a despeito de seus sentimentos, eles foram feitos sob medida para os planos que Deus tem em mente, e estão aprovados pelo Senhor.
  • Você é quem é, amado, porque há um Deus!

1.     - O QUE MOVE A SUA VIDA?
A palavra mover significa impulsionar, dirigir, controlar ou direcionar.
Outra definição é fornecer a força motriz. O que está guiando e motivando a nossa vida nessa terra? As coisas eternas ou temporais?
Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo.
Qual a força que dirige sua vida?
Neste exato momento, você pode estar sendo dirigido por um problema, por pressão ou por um prazo limitado. Você pode estar sendo dirigido por uma lembrança dolorosa, um temor pungente ou uma crença inconsciente.
Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo, vejamos 5 coisas mais comuns:

1.             - Muitos são dirigidos pela culpa
Tais pessoas passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando sua vergonha. Pessoas dirigidas pela culpa são manipuladas por suas lembranças. Elas permitem que seu passado controle seu futuro. Elas freqüentemente culpam a si mesmas por sabotarem o próprio sucesso.
Exemplo Bíblico de Caim
Quando Caim pecou, sua culpa o fez cair da presença de Deus, e Deus disse: Você será um fugitivo errante pelo mundo.
                Isso descreve a maioria das pessoas hoje em dia — perambulando pela vida, sem propósito. Somos produto de nosso passado, mas não temos de ser prisioneiro dele.

O propósito de Deus não é restringido pelo seu passado.
-Ele tornou um assassino chamado Moisés em um líder.
-Um covarde chamado Gideão em um corajoso herói.
-Davi um jovem desprezado pela família, adultero, assassino... Em um grande rei.

Deus pode fazer coisas maravilhosas com o resto de sua vida.
Deus é especialista em dar às pessoas um novo começo. A Bíblia diz: Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos!

1.2 - Muitos são dirigidos pelo rancor e pela raiva
Eles se apegam a mágoas, sem jamais superá-las. Em vez de aliviarem sua dor através do perdão, revivem-na de contínuo em sua mente. Algumas pessoas dirigidas pelo rancor “se fecham” e interiorizam sua raiva, enquanto outras “explodem” sobre os outros.

Ambas as reações são perniciosas e não trazem nenhum benefício.
O rancor sempre machuca mais a você que a pessoa que trouxe tal indignação. Enquanto aquele que o ofendeu provavelmente esqueceu o insulto e seguiu com sua vida, você continua angustiado em sua dor, perpetuando o passado.

Os que o magoaram no passado não podem continuar a magoá-lo, a menos que você se agarre à dor através do rancor. O que passou, passou! Nada poderá mudar o passado. Você apenas machuca a si mesmo com sua amargura. Para seu próprio bem, aprenda com o passado e então afaste-se dele.
A Bíblia diz: Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte.

1.3 - Muitos são dirigidos pelo medo
Todos possuem medo, a diferença é que não deixar o medo limitar a sua vida.
Estudiosos afirmam que 80% dos nossos medos nunca acontecerão...
Ex: Parte boa do medo. Só morre afogado quem não tem medo de água.

Seus temores são provavelmente o resultado de experiências traumáticas e de expectativas ilusórias, do crescimento em um lar extremamente severo ou mesmo de predisposição genética.
Independentemente do que tenha causado tal situação, pessoas dirigidas pelo medo com freqüência perdem grandes oportunidades por terem medo de correr riscos. Em vez disso, elas se comportam de maneira cautelosa, evitando riscos e tentando manter a situação vigente.

O medo é a auto-imposição de um cárcere, que o impedirá de se tornar o que Deus pretende que você seja. Você tem de agir contra isso, com as armas da fé e do amor. A Bíblia diz: No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

1.4 - Muitos são dirigidos pelo materialismo
Seu desejo de adquirir se torna o único objetivo na vida. O impulso de sempre querer mais se baseia no conceito errado:
-Ter mais o tornará mais feliz;
-Ter mais o tornará mais importante;
-E ter mais o tornará mais protegido.
Mas os três pensamentos são falsos. Posses somente trazem felicidade temporária.
Uma vez que as coisas não se modificam, acabamos nos entediando e então passamos a desejar modelos mais novos, maiores e melhores.

Também é um mito a concepção de que, quanto mais possuir, mais importante serei”.
Autoestima e patrimônio não são a mesma coisa. Seu valor não é determinado pelas suas posses, e Deus deixa claro que as coisas mais valiosas da vida não são os bens!

O mito mais freqüente a respeito do dinheiro é o que diz que, quanto mais dinheiro se tem, mais protegido se está. Isso não é verdade. Riquezas podem ser perdidas em um piscar de olhos, em virtude de uma enorme quantidade de fatores incontroláveis. A verdadeira proteçãopode ser achada naquilo que nunca poderão tomar de vocêseu relacionamento com Deus.

1.5 - Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação
Eles permitem que as expectativas dos pais, esposas, filhos, professores ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros poderiam pensar. Infelizmente, os que seguem a multidão acabam normalmente perdidos nela.

Não conheço todas as chaves do sucesso, mas uma chave para o fracasso é tentar agradar a todos.
Ser controlado pelas opiniões dos outros é uma forma segura de deixar de lado os propósitos de Deus para sua vida. Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores.
Existem outras influências que podem dirigir sua vida, mas todas levam ao mesmo impasse: potencial não-aproveitado, estresse desnecessário e uma vida não-realizada.

Esta mensagem mostrará como ter uma vida dirigida por propósitos — uma vida guiada, controlada e direcionada pelos propósitos de Deus.
Nada é mais importante do que conhecer os propósitos de Deus para sua vida, e nada pode compensar o prejuízo de não conhecê-los: nem o sucesso, nem as riquezas, nem a fama, nem os prazeres.

Sem um propósito, a vida é um movimento sem sentido, uma atividade sem direção e acontecimentos sem motivo. Sem um propósito, a vida é trivial, mesquinha e inútil.

Compartilhando a Palavra
1.Segundo a palavra ministrada, algum desses exemplos citados, Dirige a sua vida???
2.O que tem dirigido a sua vida nesses últimos dias? Compartilhe.

3.Com suas palavras explique o que é ser dirigido por algo???