segunda-feira, 29 de setembro de 2014

AS ELEIÇÕES E A PARÁBOLA DE JOTÃO



Texto: Juízes 9.8-15

I – QUANDO OS BONS SE OMITEM, OS MAUS ASSUMEM O PODER
     1.1. A parábola afirma que inúmeras árvores foram cogitadas para reinar, sendo a oliveira, a figueira e a videira. Contudo, nenhuma delas quis assumir essa responsabilidade. Diante disso, não havia outra saída senão convidar o espinheiro para exercer tal função.
     1.2. Essa parábola ilustra que a presença de um mau governo se deve em função da omissão daqueles que poderiam fazer um bom governo.
  1.3. O apóstolo Tiago registra em sua carta: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tg4:17).
Martin Luther King Jr., pastor batista que lutou contra o racismo norte-americano, bradou: “O que me impressiona não é o grito dos tiranos, mas o silêncio dos justos”.
·      A Igreja brasileira, que deveria ser uma voz profética para bradar contra a impiedade de nossos governantes espinheiros, tem se prostituído com esse sistema corrupto.
·      Nós podemos ser as árvores frondosas deste país. Não podemos achar que todos os que exercem a política são espinhos!
·      Não anule o seu voto! Participe desse processo eleitoral. Não despreze a sua participação nesse momento político!

II – PARA SERVIR É PRECISO SACRIFICAR-SE; PARA SER SERVIDO É PRECISO SACRIFICAR OS OUTROS
      2.1. Eis o motivo pelo qual muitos não querem servir nem se transformar em benção na vida dos outros. Perceba que oliveira disse: “Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?” (v. 9). Da mesma forma, a figueira se esquivou: “Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores?” (v. 11). Semelhantemente, a videira apresentou sua justificativa: “Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens e iria pairar sobre vós” (v. 13).
      2.2. Como se pode observar, o serviço exige abnegação e sacrifício, qualidades que nem todos estão dispostos a buscar. As pessoas não estão interessadas em sair da sua zona de conforto para se envolver nos problemas dos outros.
2.3. Então, houve uma inversão abrupta da função pública, pois aqueles que deveriam se valer do cargo para servir os outros, utilizam o posto e suas prerrogativas para benefício próprio, em detrimento da opressão de seus súditos.
2.4. Ou seja, aquele que deveria ser um instrumento de benção, torna-se uma maldição. O espinheiro subjugou as demais árvores e passou a oprimi-las. Essa história é um retrato contemporâneo da política no Brasil.
2.5. E como podemos participar desse processo. Que atitude devemos ter diante desse ano eleitoral:
·      Primeira Atitude: Ore! 
·      Segunda Atitude: Vote com consciência!

III – VOTE NOS VALORES QUE DEFENDEMOS
       3.1. Não devemos votar porque admiramos determinado partido político, nem por que determinado candidato é famoso, bonito ou fala bem. Devemos antes considerar se esses candidatos estão alinhados com os valores que nós cremos e defendemos. Por isso, gostaria de mencionar pelo menos 10 princípios que você deveria observar ao definir o seu voto:
a) Somos pela vida e pela família; b) Somos contra a injustiça e a impunidade, c) Somos pela liberdade de expressão e de culto, d) Defendemos a propriedade privada, e) Somos pela distribuição justa de riquezas,  f) Somos contra a violência e a arbitrariedade, g) Somos contra a exploração do trabalhador, h) Somos contra o abandono e a mortalidade infantil, i) Somos pela preservação ecológica, j) Somos contra golpismos e governos ilegítimos

CONCLUSÃO:
Nós não cremos, que o reino de Deus será promovido através da política. Sabemos também que o mundo jaz no maligno. Na verdade o mundo é um lugar de trevas e, na sua essência, se opõe contra Deus. Todavia ainda assim a Bíblia nos estimula a lutar contra o mal e desfazer as obras do diabo. Enquanto estivermos que devemos ser sal e impedir que o mundo se deteriore tão depressa.
No dia 05 de outubro, exerça o seu direito de votar. Não seja induzido pela propaganda de boca de urna. Saia de casa com o número do candidato em quem você vai votar e faça isso de maneira que os interesses do reino estejam acima das suas preferências pessoais.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1)O que você pensa da afirmação de Martin Luther King Jr., “O que me impressiona não é o grito dos tiranos, mas o silêncio dos justos”. Compartilhe!
2) O que você poderia fazer para sair da sua zona de conforto? Compartilhe com o grupo!
3) Dos 10 valores que defendemos, quais deles mais te chamam a atenção?


terça-feira, 23 de setembro de 2014

ATITUDES QUE GERAM O PROPÓSITO



Texto: Rt. 2.1-7                                              Introdução: O livro de Rute tem uma infinidade de princípios norteadores para uma pessoa que enfrenta adversidade e nos mostra como podemos sair de uma situação de total falência e ter a sorte mudada para cumprir o propósito de Deus.
Rute resolveu ajudar a sua sogra a fazer alguma coisa pela sobrevivência de ambas, indo buscar as sobras da colheita nos campos vizinhos. Lá no trigal, encontrou uma pessoa que mudaria o rumo de sua vida: Um homem chamado Boaz, que se levantou como o grande remidor de Rute.
Dentro da cultura judaica, o remidor era alguém que assumia a responsabilidade de sustentar a família de um parente morto. Rute então se valeu do remidor, casou-se com ele, e teve o seu futuro completamente mudado. De uma vida sem perspectiva nenhuma, Rute conseguiu redesenhar seu destino e trazer à luz o propósito de Deus, tornando-se avó do rei Davi, a linhagem da qual futuramente viria o Messias ao mundo.

Vejamos 3 atitudes que geram o propósito:
1) A INICIATIVA (Rt.2.2):
Observe que não foi a sogra que pediu para ela ir. Ela é quem pediu a sogra para deixar que fosse. A iniciativa foi de Rute. Ela não esperou que algo acontecesse por si só. Ela se dispôs a ir à luta.
Isso é um princípio: Mudanças acontecem quando nos dispomos a mudar!
Quando queremos que uma situação não continue do jeito que está precisamos agir. Tem muita gente que conta só com a sorte! Eles querem que algo aconteça inesperadamente e mude a sua vida para sempre. Mas não tem a disposição de se levantar e fazer algo para que essa mudança aconteça.
Há uma frase de Thomas Jefferson, terceiro presidente norte americano que diz: “Tenho percebido ao longo dos anos que quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho!”
Você precisa acreditar no poder da iniciativa, de se levantar da cama e fazer algo para mudar a situação presente.
Fé não é um conceito teórico. Fé é ação. Tiago chega a dizer que a fé sem obras é morta. Você precisa sair da emoção para assumir uma ação consciente que leva a agir na direção do propósito de Deus!

2) A OUSADIA (Rt.2.2,10-11):
‘Eu vou de campo em campo, quem deixar eu entrar apanharei as sobras, vou me arriscar.’ Ela não tinha garantia de que alguém iria deixá-la entrar. Ela se arriscou!
Em Deuteronômio 23 e 24, a Lei de Moisés estabeleceu que deveria deixar as bordas dos campos sem colher, para que os pobres viessem respigar e não houvesse necessidade em Israel.
Mas na prática em Israel os donos dos campos não deixavam qualquer um entrar. Eles determinavam quem iria entrar e quem não iria. Também em ocasiões especiais, como em tempos de guerra ou de seca, os donos restringiam a entrada em seus campos.
Já estava na época da colheita quando Rute disse: ‘Eu vou procurar um campo de cevada e nesse campo eu vou respigar, pode ser que me permitam ou pode ser que me expulsem. Um risco que eu vou correr. Mas eu vou. Pode ser que alguém me diga: Entre! E pode ser que alguém me diga: Cai fora! Mas eu vou!’
-Diante das circunstâncias adversas, não tema! Não retroceda! Coragem! Deus está ao seu lado: “O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?” Salmo 118.6
O Reino de Deus é para os ousados espiritualmente. Gente que acredita, que se lança, corre riscos. Gente que não se deixa vencer pelo medo. Porque o medo nos paralisa, mas a fé nos impulsiona para frente.
A ousadia é fruto de um coração que acredita! Vença o medo e comece a agir na direção do propósito de Deus!

3) A PERSEVERANÇA (Rt.2.3):
Depois disso tem uma pausa, um ponto e vírgula e em seguida diz: ”por casualidade”. Você sabe por que esse “por casualidade” aconteceu na vida de Rute? Porque ela estava no lugar certo, na hora certa.
Aconteceu algo acidental! Uma grande coincidência dela cair exatamente no campo de Boaz, que era parente de Elimeleque e homem riquíssimo.
A verdade é que quando você tem algumas atitudes, torna-se um ímã que atrai bênçãos. Eu diria que Rute estava no lugar certo, na hora certa.
Muita gente aborta o propósito de Deus por falta de perseverança. Às vezes a pessoa está a um passo da vitória e desiste!
Vá até o fim com Deus! Enquanto houver fôlego caminhe, corra na direção do propósito de Deus!’ Enquanto muitos vivem a correr atrás das bênçãos, a unção de Boaz persegue aqueles que têm o coração para Deus e a determinação de não desistir nunca. Coloque a sua vida nas mãos de Deus e coincidências incríveis começarão acontecer na sua vida.

Compartilhando a Palavra
            1.     Quais foram as atitudes de Rute que permitiram que o propósito de Deus fosse gerado?
  1. O que podemos aprender com ela para também gerar o propósito de Deus em nossas vidas?