quarta-feira, 29 de outubro de 2014

AVIVANDO OS DE UM TALENTO

Texto: Mateus 25:14-30 “14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.”

“Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você...” 2 Tm 1:6

O Senhor Jesus deixou claro que na vida da Igreja (seu reino) existem três tipos de crentes: os que receberam cinco talentos, os que receberam dois e aqueles que receberam apenas um talento.
O crescimento vitorioso da Igreja ou a sua apatia não depende dos que receberam cinco ou dois talentos. A maior responsabilidade está sobre os que receberam um talento.
De geração em geração todas as dificuldades se encontram não com os de cinco talentos, mas com os de um. A vida da igreja é arruinada quando os de um talento enterram o seu talento.
Muitas vezes nós erramos quando descartamos os de um talento. Precisamos ajudá-los a desenterrar o talento antes que o Senhor volte. Por que devemos desenterrar o talento?

Muitas pessoas acham que não receberam nada. Que receberam somente um talentinho. Desprezam o que Deus deu a elas. Vejamos quanto valia um talento em Israel.
Um talento de prata pesava cerca de 45 Kg e um talento de ouro cerca de 91 Kg
Se pegarmos o de ouro, mais valioso, hoje seria relativo a: R$ 10.192.000,00 (1 grama a R$ 112,00)
Então Deus já tem dado coisas extremamente especiais para nós. Você é uma pessoa rica, cheia de Deus, do Espírito Santo, eles são generosos e poderosos. Eles estão em nós! Portanto: Conheça seus talentos!

1. Enterrar é sinal de morte.
Tudo o que é morto é enterrado. Quando a Igreja se torna um grande cemitério de dons, talentos e habilidades então a igreja se enche de morte.
O peso de morte vem sobre a Igreja quando os de um talento se enterram no mundo. O problema é que os de cinco talentos acabam levando todo o peso. Poucos têm a exata percepção de como é pesado um ambiente de morte.

2. Enterrar é sinal de mundanismo.
Claramente se enterrar é se integrar com essa terra caída e debaixo de maldição.
Se aqueles que enterram o talento trazem a carnalidade para a vida da Igreja, como proceder? Devemos aprender a equilibrar dons e autoridade. Com relação ao dom precisamos dizer aos de um talento que eles devem exercitar seu dom, mas se o fazem de forma carnal precisamos exercer autoridade para dizer que não permitimos tal coisa.

3. Enterrar é sinal de apatia.
Precisamos dizer aos de um talento que o lenço serve para limpar o suor e não para embrulhar o talento. Creio que a apatia é um sinal de preguiça. Infelizmente muitos acham trabalhoso demais o serviço na Casa de Deus.
Veio, então, outro, dizendo: Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. Lc. 19:20.

4. Enterrar é sinal de infidelidade e ingratidão.
O servo infiel disse que tinha enterrado o talento porque sabia que o Senhor era severo.
Normalmente as pessoas que enterram o talento justificam-se dizendo que a igreja ou a liderança é muito exigente e severa. Dizem que não conseguem corresponder às expectativas por isso enterram o talento.
Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Mt. 25:24-25.

Baseados na Parábola podemos dizer que não há ninguém na igreja com mais de cinco talentos, por outro lado não há ninguém com menos de um talento. Qualquer filho de Deus, até aquele em pior condição espiritual, possui pelo menos um talento.
Essa geração somente será conquistada se os de um talento se levantarem.
Só podemos dizer que a igreja acontece de forma prática quando os de um talento saem para negociá-lo. Só há corpo quando cada membro funciona. Quando um membro funciona por cinco, temos aí uma aberração e não um corpo. No ministério de Jesus, na maior parte do tempo ele ministrava às pessoas, mas os discípulos também tinham que se envolver na organização. Ex. Multiplicação dos pães, Poço de Jacó, lugar da ceia, os diáconos em At. 06.

O mundo será ganho pelo corpo, não pelos membros mais talentosos. As portas do inferno não resistem o corpo, mas elas resistem quando apenas alguns membros talentosos se levantam.
João Wesley, o pai do metodismo, teve um ministério impactante, devido ao fato de que ele sabia ativar os de um talento. Milhares foram ativados e tornaram-se líderes de células. A mensagem de Jesus ganhou o mundo, através do metodismo ativado/avivado.
Não pense que o fato de termos muitos crentes num local ali temos a igreja. Somente o corpo de Cristo é a igreja, e o corpo depende do funcionamento de todos os membros.
A igreja é simplesmente todos os de um talento servindo.
No dia em que todos os de um talento se levantarem então veremos que o corpo de Cristo está entre nós, teremos a realidade da vida da Igreja.

Conclusão:
Hoje quando olhamos ao derredor ficamos perplexos nos perguntando: “onde está a Igreja?” Parece que não há uma expressão viva do corpo de Cristo na cidade. Isso acontece porque não acreditamos de todo o coração que em uma igreja todos os membros possam funcionar. Acredite em cada membro de todo o coração. Faça-o trabalhar persuadindo-o por todos os meios possíveis. Não o substitua, não o despreze, não o julgue intratável e desqualificado. Se Deus está em paz de chamá-los para ser parte do corpo, você precisa estar em paz treinando-os para isso.


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

IGREJA: A COMUNIDADE DO CARISMA



Texto: 1CO 12:4-22
A 3 ESTRATÉGIAS USADAS PELO DIABO
1ª Desviou a atenção da cabeça (Cristo): Fazendo com que a cabeça que é Cristo, não seja mais o centro da igreja e nos desviamos para muitas coisas.
2ª Paralisar os membros: Tornando-os inativos, exemplo disso é o clericalismo, foi uma estratégia que ele usou para paralisar os membros, é aquela ideia de que na Igreja, háalguns que foram chamados por Deus para funcionar, e a grande maioria fica apenas sentado, ouvindo o que os outros tem a dizer.
3ª Esfacelar o Corpo produzindo divisão: Da mesma forma ele procura fazer hoje na igreja local, desvia a atenção do Cabeça, paralisa os membros e esfacela o corpo causando divisão.
PRECISAMOS ATIVAR OS MEMBROS PARALIZADOS
De tudo o mais importante e prioritário, o alvo final é edificar o Corpo e para isso ele tem que ser ativado, porque nós ainda vivemos com uma quantidade enorme de membros paralisados, de servos que enterraram seus talentos.
ESTAMOS ATIVANDO 25%
Mesmo sendo visão em células, nossa visão ainda não se abriu e ainda estamos trabalhando só com um grupo para que aquele grupo faça a obra de Deus.
A obra não deve ser feita só com o pastor ou líderes, não é esse o propósito de Deus, Deus levantou pastores e levanta líderes, mas o objetivo é que esses homens possam levantar os demais, ativando todo o Corpo.

SETE CRENÇA DE UMA IGREJA CARISMÁTICA

1- ACREDITA QUE CADA MEMBRO TEM PELO MENOS UM DOM ESPIRITUAL
1CO 12:12-13 12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
 13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo.
O princípio básico é que não existe servo que não tenha recebido pelo menos um dom espiritual
 Na Casa de Deus ninguém pode desculpar-se dizendo que não recebeu dom algum.
- Todos os filhos são servos e
- Todo servo recebeu pelo menosum dom espiritual.
- Todo salvo é membro do corpo e se é membro ele possui um dom. 
Não existe ninguém com menos de um, ou seja, nenhum irmão pode ser deixado de lado.
TODOS OS MEMBROS SÃO NECESSÁRIOS
1Co 12:20-22 20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.
21 Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.  22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;
MUITOS ACHAM QUE TEM PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM FAZER NADA
Todos tem pelo menos um dom, só precisa ser ativado. Muitas vezes temos a idéia de que alguns irmãos não conseguem fazer nada, mas se ele é servo de Deus, ele ganhou um dom.

2. ACREDITA QUE CADA MEMBRO PRECISA POTENCIALIZAR O SEU DOM
Saber que tem um DOM é uma coisa outra é usar esse dom para a edificação do corpo.
1Tim 4:14 Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
Paulo exorta seu filho Timóteo para que ele não negligencie o dom que recebeu do Senhor através de imposição de mãos do presbitério.
Obviamente se estava sendo exortado é porque por algum motivo ele não estava usando seu dom.
MOTIVOS QUE LEVAM AS PESSOAS NÃO USAREM SEU DOM
1-    Não sabem qual é o seu dom.
2-    Tem medo de utilizar seu dom
3-    A igreja não estimula o uso dos dons
4-    Passou por muitas decepções e não quer usar mais o dom
Devemos olhar para cada irmão que o Senhor nos deu como uma obra em potencial.

3. ACREDITA QUE A OBRA É FEITA POR TODO O CORPO E NÃO APENAS POR ALGUNS
1Co 14:26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.
E para sermos igreja a principal necessidade é que todos os membros funcionem. Cada membro precisa ser ativado.

4. ACREDITA QUE PARA SERMOS UMA IGREJA GLORIOSA DEPENDEMOS DO DOM ESPIRITUAL E NÃO DO TALENTO NATURAL

A DIFERENÇA ENTRE DOM ESPIRITUAL E TALENTO NATURAL
O mundo será ganho pelo corpo, não pelos membros mais talentosos, e a Igreja não será edificada da mesma forma que o mundo edifica, pois não estamos edificando a mesma obra, estamos edificando uma obra espiritual.
Somos presos muitas vezes por uma visão natural da obra de Deus, pensamos que temos que estar na televisão, em lugares grandiosos, porque acreditamos que isso seja um meio de alcançar a geração sem precisar de depender do Corpo.
O mundo vai ser conquistado pelo Corpo funcionando e não por aquele membro mais talentoso.
As portas do inferno não resistem ao Corpo, mas elas resistem quando apenas alguns membros talentosos se levantam.
MUITOS CRENTES EM UM LOCAL NÃ0 SIGNIFICA IGREJA, A IGREJA É QUANDO TODOS ESTÃO ENVOLVIDOS

5. ACREDITA QUE O PROPÓSITO DE DEUS É PARA TODOS INCLUSIVE PARA AQUELES QUE ENTERRARAM SEU DOM
 Os de cinco e dois talentos não precisam muito da nossa liderança, mas os de um talento são realmente difíceis de lidar. Constantemente eles querem retroceder e enterrar o talento novamente. 
A DIFICULDADE DE ATIVAR OS DE UM TALENTO
Não é mesmo fácil ativar o membro de um talento. Normalmente eles não são cheios de vida e vigor espiritual, mas são passivos e indiferentes. Precisamos orar por eles e continuar insistindo. 
É preciso dizer que além de apatia, existe também muita indisposição e preguiça.
ENQUANTO O 5 TALENTOS E O DE 2 SAIU IMEDIATAMENTE O DE UM APENAS ENTERROU
 Precisamos vencer isso com oração, mas nunca pense que um membro assim não tem jeito. 

6. ACREDITA QUE CADA DOM PODE SER APERFEIÇOADO, AINDA QUE NÃO HAJA PERFEIÇÃO
Neste mundo depois que Adão caiu nada é perfeito. - Não existe casamento perfeito,
- Não existe pastor perfeito
- Não existe igreja perfeita e também não existe irmão perfeito.
Se não existe nada perfeito por que vamos querer que no tocante aos dons espirituais queremos encontrar perfeição?
Tem apóstolo que vai errar.
Tem profeta que vai errar
Tem mestre que vai errar
Todos nós estamos sujeitos a isso.

7.   ACREDITA QUE DELEGANDO RESPONSABILIDADE É A MANEIRA MAIS APROPRIADA PARA ATIVAR CADA MEMBRO 
Se você quer ver um membro sendo ativado, dê espaço pra erro, deixe o irmão errar, não espere ele não cometer nenhum erro, para só então, fazer parte do trabalho, envolva-o desde já.
O SEGREDO FAZER VISTA GROSSA
Precisamos aprender a fazer vista grossa com pequenos erros. Grandes erros, só gente grande comete, os irmãos cometem erros pequenos, a não ser que seja um erro muito repetitivo e esteja prejudicando, contudo temos que ter paciência.
O corpo de Cristo não é uma doutrina, é algo vivo. Somente quando cada membro funciona é que temos o Corpo de Cristo. Somente onde há um corpo é que temos a igreja. 
Não adianta apenas pregar sobre o corpo, precisamos permitir que ele se expresse e demonstre as suas funções.
Não precisamos ter receio. Uma vez que é o corpo de Cristo, as funções aparecerão. Se de fato é o corpo de Cristo devemos acreditar que ele pode funcionar. 
Não tem como ativar um membro sem desafiá-lo, sem algo que você designou pra ele fazer, designou pra ele ser responsável.
Não adianta só exortar “tem que fazer, tem que funcionar”, diga claramente, o que você espera dele, como ele pode cooperar.

CONCLUSÃO 
Hoje, temos diante de nós, a visão de Deus para produzir uma revolução.
 Que tipo de obra estamos fazendo?
 Há somente alguns que trabalham?
 Há vários líderes talentosos que fazem todo o trabalho?
 Todos os servos do Senhor tem um lugar na Sua obra?
 Nisso, está o segredo do sucesso do propósito divino. Se não ativarmos todos os membros do Corpo, não teremos a igreja de forma viva e prática.
Essa geração só vai ser conquistada no dia em que o Corpo for ativado, quando todos os membros estiverem desempenhando sua função no Corpo.
Só podemos dizer que uma comunidade é Igreja na prática, quando esses irmãos de um talento estiverem funcionando.
ILUS. O IRMÃO COM UMA CAIXA DE SOM NA CABEÇA

terça-feira, 7 de outubro de 2014

O PROPÓSITO DA IGREJA

Texto: Mateus 16.13-19
O homem em seu proposto original foi estabelecido para expressar a glória de Deus.
O propósito da criação do homem então pode ser resumido em dois:
a) Expressar a glória de Deus; b) Representar o governo de Deus.
            Deus entregou a Adão o governo da terra. E disse a ele: “Como meu representante, você deve governar e exercer a minha autoridade. Eu não estarei aqui diretamente, mas você estará em meu lugar”. 
            Mas, no dia que Adão e Eva entram em desobediência e comem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele perde o governo da terra, e entrega a chave da autoridade nas mãos do diabo. 
            E esse homem agora caído, ele perde a sua capacidade de exercer o governo sobre a terra e passa a ser subjugado pela terra de muitas formas, entre elas o homem passa ser dominado por uma planta: álcool, fumo, cocaína, etc.
            Portanto, em primeira instância o homem não perdeu o poder, a santidade nem o amor. Ele não perdeu isso porque não foi isso que Deus lhe deu. Ele perdeu um reino. Ele não perdeu uma igreja, ele não perdeu um culto. Ele perdeu um reino!
            Por isso, o alvo de Deus hoje é restaurar o homem para que o homem possa tomar de volta o reino que foi perdido no Éden para o Diabo, e possa entregá-lo novamente ao Senhor Jesus. 
Vejamos pois o que Jesus tinha em mente quando ele estabeleceu a sua eclésia:
F.T.: Em primeiro lugar a eclésia tinha o propósito de...
I – LEGISLAR(Vv.13,18)
1.1.  Quando Jesus teve essa conversa com os seus discípulos ele estava numa cidade chamada Cesaréia de Filipe, onde segundo alguns historiadores Jesus estava diante de um monte onde havia várias estátuas de imperadores e seus ministros.
1.2.  Esse grupo de ministros que auxiliava o imperador, era chamado de ekklesia. Eram os seus ministros. E foi olhando para essas estátuas de imperadores com seus ministros que Jesus falou a Pedro: “Eu também vou estabelecer a minha ekklesia”.
1.3.  E essa palavra ekklesia, foi traduzida para nossa  Bíblia como igreja no sentido paroquial. Mas inicialmente ela não tinha esse sentido religioso de culto, mas de uma assembléia formada pelos cidadãos de um reino para deliberar acerca dos assuntos sociais, políticos, religiosos e tudo o que dizia respeito ao reino. 
1.4.  A ekklesia se reunia para estabelecer os decretos do rei em todo domínio do reino.  O rei tinha uma vontade. Ele reunia a sua ekklesia e dizia qual era sua vontade, e essa ekklesia definia a aplicação dessas leis para que a vontade do rei fosse estabelecida em todo o seu domínio.
·  Há um decreto do céu que está destinado para terra, mas precisa de gente com a mentalidade de reino, para operar a conquista!
·  Deus estabeleceu sua vontade em sua Palavra, e nós somos aqueles que vamos decidir o que será feito aqui na terra. A igreja tem o poder de legislar, de definir os rumos da nossa geração.

F.T.: Em segundo lugar a Eclésia tinha o propósito de...
 II – INFLUENCIAR(V.18)
       2.1. Os gregos chamavam de eklesia o corpo de ancião que na porta da cidade  se reunia para legislar a vida política econômica e social dessa  sociedade que eles representava. Mas quando Jesus, esteve na terra, o mundo de sua época estava sob o domínio do império romano. E o império romano usava a ekkesia como uma forma de aculturar os povos conquistados.
      2.3. Roma chamava de entre o povo comum, cerca de 300 homens, e os enviava ao país conquistado com o objetivo de formar uma colônia e através dessa colônia influenciar com a cultura, com as músicas, com a culinária, com a arquitetur, até que o povo se tornasse como os romanos.
·      A igreja primitiva não tinha templo, mas tinha ekklesia leal ao reino que estava implantando a cultura do seu reino em outros territórios. E esse é o propósito da ekklesia: implantar a cultura, os valores do reino de Deus aqui na terra.
·      Essa era a idéia do Senhor: Estabelecer uma igreja que pudesse se infiltrar na sociedade e implantar os valores do seu reino.

F.T.: Em terceiro lugar a Eclésia tinha o propósito de...
III – DOMINAR(V.18)
     3.1. Mas uma vez, precisamos ter em mente, que quando Jesus disse: “estabelecerei a minha igreja” Ele não tinha em mente um templo. Ele não estava pensando em um prédio. Ele não estava pensando num grupo de pessoas cantando. Ele estava pensando numa elite chamada para legislar, para influenciar mas também para dominar estabelecendo o seu governo na terra.
     3.2. Era a eckkesia que estabelecia as estratégias de guerra. Isso é algo importante para nós. Porque mais uma vez, esse conceito vai nos ajudar a determinar o propósito das nossas reuniões.
     3.3. Quando a ekklesia romana, se reunia, estava preocupada com as novas conquistas. Que estratégias iriam usar, quando fariam, como fariam. Quem seria enviado primeiro e quem iria depois.
·        Da mesma forma a reunião da célula é o lugar onde estabelecemos as estratégias para conquistar os objetivos reino de Deus.
·         Vamos estabelecer os decretos do Senhor aqui na terra; Vamos influência esse mundo com a cultura do reino dos céus; Vamos fazer uma grande conquista para restaurar o domínio e o governo do Senhor.

Compartilhando a palavra
1)  Cite os três propósitos que Jesus tinha em mente quando ele estabeleceu a sua igreja?
2)  Qual desses três propósitos mais desafia você hoje? Por quê?
3) Como sua visão tem sido afetada a partir da compreensão da palavra eclesia, falada por Jesus? Você se sente desafiado?