terça-feira, 25 de novembro de 2014

DOIS GRANDES MILAGRES

Textos: Atos 2:42-47 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Atos 3:1-12 1 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. 2 Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola.4  Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós.5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa.6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram;8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.9  Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus,10 e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.11 Apegando-se ele a Pedro e a João, todo o povo correu atônito para junto deles no pórtico chamado de Salomão.12 À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?
O QUE NOS TEMOS AQUI É A DESCRIÇÃO DE DOIS MILAGRES EXTRAORDINÁRIOS.

1º MILAGRE EXTRAORDINÁRIO É A CURA DE UM COXO.
No capítulo 3, segunda parte do texto, um milagre extraordinário acontece. O milagre da cura.  
Agora é interessante que o texto diz assim que eles subiram para oração da hora nona, e o homem que estava sendo levado era levado diariamente. Alias o texto também diz que os discípulos se reuniam diariamente. Isso era lá no templo. É de se perguntar quantas vezes esse moço viu Pedro e jaó. Quantas vezes eles já tinha passado.
Porque foi naquele dia, se ele já certamente passou varias vezes. Quanta vez será que o coxo pediu esmola? Porque aconteceu naquele dia, porque naquele dia o Pedro disse não possuo prata nem ouro, mas tenho algo e isso eu lhe dou. O que
Nós somos atraídos de fato por esse tipo de milagre. Nós queríamos ver mais esses milagres. De gente sendo curada. De gente sendo levantada do leito de enfermidade miraculosamente. Temos que fluir nos dons de poder, de revelação!
2º MILAGRE EXTRAORDINÁRIO É A UNANIMIDADE INSTANTÂNEA.
Esse milagre aconteceu um dia, o Senhor realmente tinha um propósito naquele dia ate de chamar a atenção para ouvir Pedro. Que não era a unica maneira da igreja crescer, porque o texto diz que todos os dias as pessoas indo salvas. O que quer dizer que a igreja não crescia movida a esse tipo de milagre. Ela crescia movida por outro tipo de milagre.
O milagre que acontecia todos os dias era o milagre da comunhão, da unanimidade.
Ø     Milagre do amor intenso.
Ø     Milagre da doação mutua.
Ø     Milagre do coração convertido ao outro.
Ø     De gente que se entendia. Não apenas se gostavam se entendiam.
Ø     Estavam buscando a mesma coisa.
Ø     Falavam a mesma língua, tinha a presença extraordinária do espírito santo.
Ø     Participar de um almoço, jantar era uma festa.
Ø     Sempre com alegria, elas se visitavam se importavam umas com as outras.
Ø     A necessidade de uma pessoa era o dever da outra. Qual milagre que precisamos.
Ø     Quantos de nós conseguimos celebrar unanimidade na própria família. Perseverança unânime dentro da própria casa. Esse é um milagre extraordinário.
Ø     Alguém conquistou o coração de seres humanos, converteu esses corações não somente a si, mas uns aos outros. De maneira que essas pessoas não somente se converteram a Deus, mas se converteram umas as outras.
QUAL DOS DOIS MILAGRES MAIS PRECISAMOS.
Se Deus dissesse para nós, vocês estão diante de duas oportunidades de milagres. Vocês terão o privilégio de escolher um.
O milagre de sermos remendados, porque toda cura física é um remendo, espero que seremos arrebatado e de qualquer maneira iremos aguardar a ressurreição.
Ou o milagre da unanimidade. Mas quando vivemos em comunidade, amigos, companheiros, gente que amamos comunidade, esses amigos nós aguardaram nos portais eternos.
Razões porque escolheria a unanimidade.

1º A UNIÃO ATRAI A BENÇÃO E A VIDA, O MILAGRE SÓ A CURA!
Ex.: Homem que recebeu a cura mas negou Jesus.
Salmos 133:1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.
A unidade atrai os dois.
Atos 14:8 Em Listra, costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar. Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado, disse- lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés! Ele saltou e andava.
... 19 Em listra, Paulo e Barnebe Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto. Rodeando-o, porém, os discípulos, levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu, com Barnabé, para Derbe.
Ex.: Apostolo Paulo morreu, mas foi rodeado por amigos.
Ex.: A mãe doente de um amigo foi rodeada por amigos orando.

2º A UNIDADE, UNANIMIDADE, A VIDA COMUNITÁRIA ALEGRA QUALQUER PESSOA.
Atos 2:46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Ser feliz é ter tudo a sua volta do jeito que eu acho, mas a verdadeira felicidade é ser do jeito que Deus gostaria!
Ex.: Eles celebravam todos os dias. Era festa todo dia.
Ex.: Na infância, todos os dias eu tinha que ver alguns amigos.
Um grupo de pessoas conheceu o significado da palavra unanimidade. Em algum lugar, em algum tempo um grupo de pessoas reconquistou o sentido da palavra da unidade humana. Isso é o grande e verdadeiro milagre.
Estavam unanimes querendo uma mesma coisa, buscavam a mesma coisa perseverantemente todos os dias.
Lucas 16:9 E eu vos digo: granjeai amigos com as riquezas da injustiça, para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.

3º SÓ NA UNIDADE, COMUNIDADE EU CONSIGO PRATICAR O AMOR ÁGAPE. 
1 Coríntios 13:1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. 3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

A mensagem 1-3 Se eu falar com eloquência humana e com êxtase própria dos anjos e não tiver amor, não passarei do rangido de uma porta enferrujada. Se eu pregar a Palavra de Deus com poder, revelando todos os mistérios e deixando tudo claro como o dia, ou se eu tiver fé para dizer a uma montanha:"Pule!" e ela pular e não tiver amor, não serei nada. Se eu der tudo que tenho aos pobres e ainda for para a fogueira como mártir mas não tiver amor, não cheguei a lugar algum. Assim, não importa o que eu diga, no que eu creia ou o que eu faça:sem amor, estou falido.

v4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,5  não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;6  não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.10 Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
A verdadeira felicidade é se doar!
João 15:13  Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
Ex.: Eu não nasci para viver e sim para conviver!
Amar a Deus e ao próximo!
Ø     Viver para o próximo!
Ø     O alvo da vida Cristã é ser com Jesus!
Atos 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Quando foi a ultima vez que você viu unanimidade em uma comunidade. Estou falando de uma unanimidade instantânea. Perseveravam unânimes. Não é só que eles concordavam com alguma coisa, eles estavam juntos fazendo a mesma coisa.
Eles partiam o pão de casa em casa e tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração. Isso se chama milagre comunitário.
Milagre da ressurreição do verdadeiro significado da palavra comunidade. Do sentido de comunidade. Nós estamos aqui diante de uma experiência extraordinária.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

A 8º CAPA.

Texto: Lucas 24:49 “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”

Biblicamente falando a capa é uma túnica que era colocada por cima da roupa.  A capa significa proteção, revestimento e identificação. Esta era na bíblia três motivos que uma pessoa tinha para usar uma capa;

·         1º A capa (Era a de José)
Jacó teve 12 filhos, mas José era o predileto, não que Jacó não amasse os outros, mas José era aos seus olhos diferente, porque ele era sonhador igual ao seu pai.
Porque Jacó amava mais ao José? A resposta está na maneira com que ele se apresentava diante do pai.
O homem que consegue sonhar no meio da angustia, é porque ele esta emocionalmente sarado. Deus é um Deus triunfal.

·         2º Capa (Capa maldita Babilônia)
Ela expressa a revolta do ser humano, é a capa Babilônica que Acã pegou no caminho de Egito a Canaã. Acã era aquele crente que não tinha paciência de esperar no tempo de Deus, e queria que Deus fosse empregado dele, e que todas as promessas de Deus cumprisse dentro do relógio dele.
Ele pegou para si além de uma capa, uma cunha de ouro, e aquela capa representava muito a quem ele era.

·         3º Capa ( A capa de Elias )
Representava influência, sobrenatural, coragem e ação divina. Oque Elias tinha com aquela capa? Coragem, autoridade a unção dobrada.

·         4º Capa (A capa de Bartimeu) Representa: Dependência do homem.
Bartimeu era um homem cego, que andava pelas ruas das cidades. Capa de Batimeu representa umas das coisas que Deus não gosta, a dependência em homens.
Só usa essa capa quem é cego, e vive dizendo ‘’Eu não posso, não consigo e não vou ‘’.
Que a capa da dependência caia das suas costas!
Deus da oportunidade a todos, mas o problema e que tem gente que já se acostumou a pedir esmolas, e vive pelo o que os outros falam. Ele nuca ora, porém vive pedindo para que orem por ele.
Quem irá parar você se você acreditar que depende mais de Deus do que aos homens?

·         5 Capa (A capa do apóstolo Paulo).
Paulo escrevendo a Timóteo disse a ele ‘’ Trás a capa que eu deixei em Troas ‘’. Porque Paulo fez questão de dizer onde havia esquecido sua capa?
Paulo viveu um momento difícil, estava na masmorra preso, não tinha força e amigos.
Lembrando que Estava em Troas pregando a palavra, e um certo menino chamado Eutico caiu de cima de uma casa, quebrou o pescoço e morreu. Todos ficaram muito nervosos, mas no meio dos problemas todo Crente tem que ter uma saúde mental, para não se desequilibrar, se matar ou atirando em todos. A capa de Paulo representa equilíbrio, quem tem esta capa resolve seus problemas com Deus.

6º (A capa que colocaram em Jesus)
Falar sobre essa capa é dolorosa demais, porque Jesus sofreu por nos e também foi posto uma capa e uma coroa sobre si. Zombaram dele e o perguntaram ‘’ Você não é o rei, e agora?
Existem pessoas que tem seus sonhos evocações e questionados pelos e desacreditados. Colocaram em Jesus uma capa a qual ele seria no futuro (REI), mas não colocaram acreditando e sim debochando dele.
Muitas pessoas irão querer colocar esta capa em você, irão cuspir e debochar, e não poderá reclamar, terá que fazer como Jesus fez, em silêncio suportar tudo e ter piedade.
Ninguém acredita em mim, mas também não acreditarem em Jesus.

7º Capa (a que os Sumo Sacerdote usavam uma vez ao ano).
Ele entrava no tabernáculo, passava pelo átrio, pelo lugar santo até chegar ao Santo do Santos,  somente com esta capa.
Me perdoe se você é um mudo espiritual.
1º Não era qualquer que usava.
2º Ela representava santidade, pois a capa fazia barulho e o Sacerdote não poderia se apresentar em pecado, pois seria fuminado. Deus não se iludia, se ele descesse diante de duas imagens do Querubins que estava em cima da tampa que se chamava propiciatório.
Na Bíblia diz que somos todos Sacerdotes, e sacerdote vivo faz barulho.

8º capa (A capa mais poderosa de todas)
Era diferente de todas as outras, pelo fato que todas as setes foram feita por mãos humanas.
A 8º foi feita pela mão divina, as outras setes veio da horizontal e a oitava da vertical. A nudez do homem representa a vergonha, quando aceitei a Jesus recebi a salvação e fui revestido do Espirito Santo, mas na hora da luta e dificuldades, não basta estar vestido, o frio vem na alma e a chuva da maldade cairá sobre a gente. Quando tudo isso acontece sob a nossa vida, não basta estar vestido, terá que estar revestido.
1º Você terá que estar no lugar certo para receber. Jerusalém não esta falando de espaço geográfico, é algo maior, Jerusalém tem um significado, tipológico: Habitação da paz. Só é revestido deste poder se você estiver em paz.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

QUEM É VOCÊ QUANDO NINGUÉM ESTÁ OLHANDO?

Intimidade gera santidade; santidade gera autoridade; e autoridade promove conquistas. 
Texto: 1 Pedro 1:13-16 
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
A santidade é um desafio dos nossos dias e está diretamente ligada ao caráter.
Quem é você quando ninguém está te olhando?
Como é o seu comportamento fora da igreja, fora da roda de amigos cristãos?
Quem é você dentro do seu quarto?
Quem é você na internet?
Quem é você na sua casa?
Quem é você no colégio?
Qual é o seu comportamento diante dos olhos do homem?

Você pode até ter comportamentos diferentes em todos esses lugares e circunstâncias, mas não esqueça que o Senhor está te vendo em todos eles e conhece os desejos e pensamentos mais profundos do seu coração.
Será que seus pensamentos tem sido puro e suas atitudes corretas quando não existem olhos para lhe julgar?
Queridos, todos os pensamentos, atitudes e desejos podem até passar dos olhos humanos, mas o Senhor tudo ver e você prestará conta de tudo.
O Senhor Deus vê o que acontece em toda parte; ele está observando todos, tanto os bons como os maus. Provérbios 15:3

Você consegue enganar a todos por um certo tempo; consegue enganar alguns por todo o tempo; mas não consegue enganar todo mundo, o tempo todo. Abraham Lincoln(ex-presidente dos EUA)
Caráter não é aquilo que dizemos ser – isto é profissão.
Caráter não é aquilo que fazemos – isto é conduta.
Caráter não é aquilo que somos – isto é o âmago do nosso eu, o homem interior.
Caráter é aquilo que somos no escuro, quando ninguém está vendo.

Acho bastante difícil definir o que é caráter. Acredito que todo mundo tem caráter. Alguns possuem um bom caráter e outros um mau caráter. O comentário que diz: “Fulano não tem caráter!”, significa que o “fulano” não possui um bom caráter.
Ter caráter, também, não significa ser santo. Acredito que uma pessoa de caráter, pode sim, falar uma mentira ou, até mesmo, cometer um adultério. O caráter motivaria a confissão e o abandono do caminho da mentira ou do adultério. Quem não tem caráter, não assume seus erros. Esconde seus pecados. É capaz de fazer tudo isso sem sentir culpa. Falta-lhe integridade. Esse não vive seguro. Sabe que, no fundo, as coisas não estão certas.
“Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido.” (Pv.10:9)

É muito fácil ser uma benção na plataforma, no palco, no púlpito, na frente do seu líder, do seu pastor;
Se você é uma benção na vida de quem mora debaixo do mesmo teto que você, se você dá bom testemunho de Cristo para aqueles que te veem nos bons e nos maus dias, na alegria e na dor, na saúde e na doença, então você é uma benção de verdade! É isso que é caráter. É quem você é quando está sozinho, quando não está na célula, na igreja, na frente do seu líder e do seu pastor, quando está na internet, quando você escolhe a programação que vai assistir na televisão, quando você escolhe a roupa que vai vestir para ir à igreja ou para ir a um passeio. Isso é caráter. Aquilo que você é quando ninguém está olhando.

Existem algumas falhas de caráter que são muito desconfortáveis para serem confrontadas dentro da igreja. Ninguém gosta de falar nesse assunto, por que nós pensamos: "as coisas velhas se passaram e eis que se fizeram novas", o meu velho homem morreu! Mas, então por que dentro das nossas igrejas nós ainda encontramos egoísmo, orgulho, perfeccionismo, atitude defensiva, ciúmes, inveja, desequilíbrio emocional e falta de disciplina? Estes desvios de caráter são parte da natureza. Alguns de nós podemos dizer que nunca sentiu nenhum desses sentimentos. É difícil e desconfortável confessar. Nós costumamos maquiar essas situações, dá nomenclatura diferente, colocamos sombra, damos uma escova. Dê nome ao pecado para você ficar livre dele. Vai pra cruz mais rápido que doe menos.

Esses desvios de caráter fazem parte da natureza humana e nós somos assim, por isso nós precisamos ter o nosso caráter provado. Não estou falando de perfeição. Nós vamos caminhando e um dia nos encontraremos com Cristo e seremos como Ele. Alguns entraram no caminho, sentaram no meio-fio, reclamam que a caminhada está muito difícil, que não conseguem outros além de sentarem no passeio, ainda pedem pra que quem está passando sente ali com eles e lhe façam companhia. Outros tropeçam mas continuam, outra vez tropeçam e continuam, ai encontram uma pedra e desviam, por que já tropeçaram outras vezes, agora passam e continuam. Isso é caráter provado.

Quando você se dispõe a ser santo, começa na intimidade. Por que quando nós entramos na intimidade com Deus, então ele joga luz sobre as nossas trevas. Quando foi que você descobriu que era egoísta, invejoso, perfeccionista, ciumento? Você só descobre isso quando o espírito santo te mostra. Se você pedir pra Deus te mostrar quem de verdade você é, provavelmente, no dia seguinte você já vai pedir pra Ele parar. É duro quando nós vemos quem somos. A carne fede. Fica lá tudo encoberto, tudo bonitinho, parece que está tudo certo naqueles quartinhos escuros na nossa alma. Mas quando você se expõe ao Senhor na sua intimidade e busca diária, não tem jeito. O espirito santo liga a lanterna, joga luz e nos mostra o que tem em cada cantinho, e nos manda tirar a coberta de cima, e nos mostra ciúmes, inveja, orgulho. E quando você se dá conta disso, o que você faz? Vai pro arrependimento, pois o espirito santo te convence. Por isso que é tão importante ter intimidade. Sem intimidade você nunca vai descobrir quem você é. Você sempre vai achar que você é muito bom.
Você tem sido um servo correto aos olhos de Deus ou apenas um "cristão correto" aos olhos dos homens?
O Verdadeiro cristão é aquele que se faz luz independente do lugar que está e das pessoas que estão ao seu redor.
De nada vale você ser bem visto por ai se suas atitudes, quando ninguém lhe ver, entristecerem o Senhor. 
Seja um verdadeiro adorador, pois o Senhor busca os puros, retos, humildes e verdadeiros adoradores.

Não há mais tempo pra esperar. O tempo é agora.
Mude sua atitude, seja luz do mundo e sal da terra, independente do lugar que você esteja.
FAÇA A DIFERENÇA.
13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:13,14,16.

Nós temos o costume de nos nivelar por baixo: Ah, olha o mundo. Tem tanto adultério, prostituição, bebedice, glutonaria. Eu vou na igreja todos os domingos, dou o meu dízimo, sou fiel, estou no ministério. Mas continua egoísta, ciumento, invejoso, perfeccionista, com a língua grande, insubmisso às autoridades. Que santidade é essa? Uma santidade farisaica. Na sua casa só você é crente. Em vez que você chegar em casa como um santo do Senhor, que vai ajudar nas tarefas domésticas, você se converteu e virou um chato. Não vai mais nas festas de família sob o argumento de que lá tem cerveja. Mas é lá que a luz precisa brilhar... é lá que tem trevas! E se for, não é pra chegar lá chamando todo mundo de "bando de pecadores que vão pro inferno", mas é pra chegar e conversar com aquele seu parente que você nunca falou. É derramar o amor. O Santo é assim, alguém esbarra nele, ele derrama amor. Alguém fura a fila na frente dele, ele derrama compaixão. Mas o que não é santo fala: eu sou crente, não pise no meu calo não. Eu sou crente mas não estou morto. Eu sou crente mas não sou bobo. Deveria estar morto para os seus delitos, pecados e para a sua carnalidade. Uma pessoa de caráter é uma pessoa amorosa.

Devemos buscar a santidade e a integridade para que possamos, assim como Paulo, em Filipenses 3:17, dizer "irmãos, sede imitadores meus...". Será que eu posso olhar para minha vida e dizer: Hey, pode fazer como eu faço, pode andar por aqui e ninguém ter nada para reclamar? Ou ainda. eu vivo de tal forma que as pessoas ao olharem para mim queiram ser como eu, por conta da minha conduta moral? 

Paulo sabia quem ele era, como sua vida havia sido transformada pelo poder de Deus e com toda a sua sinceridade ele diz para que seus irmãos o imitem, pois ele imitava a Cristo. Remetendo ao texto que se encontra em Filipenses 4:22 "todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César", sabemos que aquele ambiente era um lugar onde havia depravação total, mas mesmo assim o evangelho foi pregado e muitas pessoas se converteram e deram um fiel testemunho. Era difícil se manter santo naquele lugar, mas mesmo assim os irmãos perseveravam na fé e na busca por obediência à Deus. 

Assim também acontece nos nossos dias, vivemos em uma sociedade totalmente corrompida, mergulhada em pecado e somos desafiados dia a dia a nos mantermos puros e a influenciar ao mundo para viver como nós, seguindo a Cristo, salvos pela fé em Cristo Jesus. 

E é este o meu desafio diário, este é o seu desafio, procurar viver de tal forma que o nome de Deus seja louvado e que as pessoas vejam em nós as marcas de Cristo. (: 

Lembre-se, uma aparência bonita não substitui o valor do coração. Sejamos coerentes, vivamos e falemos a verdade, sejamos nós mesmos, pois o Senhor se agrada da verdade no íntimo e nos recompensará.


terça-feira, 4 de novembro de 2014

7 RESPOSTAS PARA LIDAR COM A CRISE DE IDENTIDADE

Texto: Mt. 4.1-7                                                                                                     
 Introdução: Quem é você? O que o define? Qual é a sua verdadeira identidade?
Saber responder corretamente pode ser a diferença entre viver uma vida com significado ou simplesmente existir. É a crise de identidade que faz que os elogios nos inflamem tanto e as criticas nos deixam tão desanimados.
Sete Respostas para Lidarmos com as Crises de Identidade: 
1- A nossa identidade será questionada frequentemente pelo nosso adversário (gn. 3.4-5): 
O inimigo de Deus, e nosso adversário, lançou mão de uma crise de identidade para enganar Adão e Eva ao pecado.  O pai da mentira insinuou que os olhos deles estavam fechados para sua verdadeira identidade.
A TENTAÇÃO DE CRISTO FOI NA SUA IDENTIDADE – “Se tu és o Filho de Deus...”.
Essa continua sendo a arma de Satanás para nos enganar os filhos de Deus, a crise de identidade.

2- A nossa identidade não é baseada naquilo que temos ou possuímos: 
Bens materiais normalmente, esquecemos quem realmente somos em Cristo, e por isso, buscamos preencher esse vazio existencial com coisas passageiras que são incapazes de preencher o vazio da nossa alma.
Para onde quer que olhemos deparamos com propagandas que nos dizem para comprar coisas de que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para impressionar pessoas que não conhecemos.
Não é pecado comprar coisas e nem tão pouca apreciá-las e desfrutar delas, entretanto, quando essas coisas se tornam a fonte de nossa identidade nós nos tornamos culpados de idolatria.

3- A nossa identidade não é baseada naquilo que fazemos com nossos dons e talentos (cl.3.23):
A vida é uma lista de afazeres, começa com nossos deveres domésticos, nossas exigências devocionais, igreja, casamento e até mesmo a nossa responsabilidade como pais e avós.
Quando consideradas de forma erroneamente pode ser um Deus a quem adoramos.
Você tem habilidades únicas talentos naturais concedidos por Deus e dons capacitados pelo Espírito Santo. Também tem afazeres, mas não o definem, pois sua identidade não é determinada pelo que você faz. O fato de você ser alguém em Cristo o ajuda a buscar fielmente seus deveres e usar suas capacidades sem permitir que essa seja a essência de sua dignidade e identidade.

4- A nossa identidade não é baseada nas pessoas que estão ao nosso redor:
Deus nos criou para a amizade e comunhão é bom ter pessoas em nossa vida.  No entanto, assim como em todas as coisas isso pode se converter em algo ruim, caso essas pessoas se tornem a fonte de nossa identidade.
Em termos amplos isso ocorre em nossa identificação com uma tribo coletiva de pessoas. Em termos restritos isso acontece em nosso relacionamento com os outros. 

5- A nossa identidade não está baseada naquilo que desejamos ou que nos dá prazer: 
Todos têm desejos, no entanto quando esses anseios constituem a fonte de nossa identidade a vida é regida por sentimentos e expectativas quanto ao futuro ao invés de ser controlada pelo que vivemos no presente.
Nossos desejos deixam nossa identidade à deriva empurrada por um balão de ar sendo empurrado pelo sabor dos ventos no dia de saúde de boas notícias ou de boas realizações nos sentiu melhores ou esperançosos, nos dias de doença de má notícia ou fracasso nos sentimos fracos e desanimados.

6 – A nossa identidade invariavelmente vai determinar nosso destino (nm. 13.32-33):  
Os 10 espias - por não se virem como o povo de Deus e acreditar em suas promessas se viram como gafanhotos e morreram no deserto.
Abrão - Um homem que veio de uma família idólatra e por responder ao chamado de DEUS, seu nome foi mudado para Abraão se tornando um gigante da fé e pai de multidões.

7- A nossa identidade deve estar fundamentada naquilo que cristo fez por nós (i co. 15.22,45): 
O pior lugar para começar construir uma identidade é em você mesmo, justamente o ponto de onde parte a maioria dos conselhos. O melhor lugar para começar construir sua identidade é em Jesus de Nazaré’, justamente de onde parte as Escrituras. Conhecer Jesus e ter um relacionamento íntimo com Ele é a chave para construir uma identidade saudável.
O 1º Adão se afastou do Pai num Jardim – O ultimo Adão se voltou para o Pai no Jardim do Getsêmani.
O 1º Adão estava nú e envergonhado - O ultimo Adão estava nu na cruz e carregou a nossa vergonha.
O 1º Adão nos trouxe abrolhos e espinhos - O ultimo Adão suportou por nós uma coroa de espinhos.
O 1º Adão caiu, quis ser igual a Deus - O ultimo Adão não usou por usurpação o ser igual a Deus.
O 1º Adão pecou junto a arvore - O ultimo Adão carregou nossos pecados no madeiro.
O 1º Adão morreu como pecador - O ultimo Adão morreu pelos pecadores.
De acordo com a Bíblia Sagrada, nós morremos em Adão, mas renascemos em CRISTO. 
Nesta vida existem apenas dois times. Um onde Adão é o capitão; o outro onde CRISTO é o capitão.
Segundo a Bíblia somente existe duas categorias de pessoas:
As que têm a identidade em Adão e que partilham de sua derrota. E aquelas cuja identidade está em que estão em Cristo, os quais partilham de sua vitória.

Compartilhando a Palavra
·         1- Você já teve crises de identidade? O que você tem aprendido com elas?
·         2- Você já descobriu sua identidade? De que forma?