segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

SETE COISAS QUE EXISTEM NO INFERNO E QUE PRECISAMOS TER NA IGREJA

TEXTO: Lucas 16:19-31
INTRODUÇÃO
Muitos não acreditam que possa haver o inferno. Mas o fato é que de todos os escritores do livro sagrado, o que mais fala dele é o próprio Senhor Jesus.

1.    NO INFERNO EXISTE UMA VISÃO CLARA DA REALIDADE ESPIRITUAL (v.23):
Aquele homem rico morreu e foi para o inferno e a primeira coisa que vemos na vida dele, é uma visão clara, os olhos dele se abriram. Aquele homem quando estava aqui, vivia numa completa cegueira. Mas de repente no inferno, ele foi tomado de lucidez espiritual, de um esclarecimento. A visão que ele teve no inferno se baseia em duas coisas:

1º Existe uma realidade depois da morte: Essa realidade é o que te leva a crer no Senhor para salvação, pois existe sim um Julgamento e muitos serão condenados para o inferno;

2º O outro lado da visão, que esse esclarecimento da visão da realidade da vida depois da morte é o que deve nos levar a ter uma atitude evangelizadora;

Aquele que é displicente com o evangelismo é na verdade alguém que não tem esclarecimento a respeito das realidades do espírito, porque se tivesse, não seria indiferente para advertir as pessoas a respeito da vida após a morte.

Você tem sido atencioso ou displicente em relação ao evangelismo?

2.    NO INFERNO EXISTEM SÚPLICA E CLAMOR (v. 24a): 
Podemos pensar que o inferno é um lugar cheio de blasfêmia, mas o texto mostra que o inferno é um lugar cheio de súplica, clamor e grito de misericórdia.

Mas lá não terá ninguém para ouvir, não se poderá mais orar ao Pai. O rico pede algo para Abraão, mas nós temos o caminho aberto, podemos chegar diante do trono da graça pelo sangue de Jesus e chamar Deus de Pai, Ele vai responder dizendo que nós somos filhos e vai nós abrir os tesouros do céu. É terrível pensar que no inferno há clamor e às vezes, na igreja não há!

Existe um clamor em seu coração pelos perdidos?

3.    NO INFERNO EXISTE CONSCIÊNCIA DA PRÓPRIA CONDIÇÃO (v.24): 
Mais do que qualquer outra coisa, aquele homem teve a clara percepção da futilidade de todas as coisas, diante do peso da eternidade. Ele sabia que estava no inferno por causa de suas escolhas nessa vida.

4.    NO INFERNO EXISTE SEPARAÇÃO (v.26): 
Separação é um princípio vital na Palavra de Deus, o capítulo 1 de Gênesis mostra separação entre o dia e a noite, entre a luz e as trevas, entre águas de cima e águas debaixo, entre a terra e o mar, depois Deus separou Abraão de Ló, Isaque de Ismael, Esaú de Jacó, Deus separou Davi de Saul. Hoje, no Novo Testamento, Deus separa, a alma do espírito; Deus separa o que é da carne, daquele que é espiritual; o santo do profano; o filho de Deus e o filho da ira; salvação da condenação;

No inferno eles entendem bem, que existe separação, lá as coisas são claras, mas muitos de nós não entendemos a separação!

5.    NO INFERNO EXISTE PREOCUPAÇÃO COM A SALVAÇÃO DOS PECADORES     (v.27-28): 
Ele estava no inferno e preocupado com os que ficaram aqui. Muitos pensam que quem está no inferno, não está preocupado nenhum pouco com aqueles que estão aqui a caminho do mesmo.
Mas isso é um engano. Quem está no inferno sofrendo em chamas esta preocupadíssimo com aqueles familiares, amigos que estão caminhando a passos largos para a perdição.

Este homem estava muito preocupado com sua família. Mas, muitas vezes entre nós ignoramos as pessoas da nossa própria família. Pais, irmãos, primos morrendo perdidos e nós não fazemos nada.

6.    NO INFERNO EXISTE ESPÍRITO MISSIONÁRIO (v.27): 
Jesus disse: “Pai envia trabalhadores para a sua seara”. Precisamos de obreiros, precisamos de pastores, precisamos de pessoas dispostas!

Foi Ele quem disse: “Pede ao Pai para que envie trabalhadores para a seara, pois a seara está madura, mas os trabalhadores são poucos”. No inferno o rico estava preocupado com seus parentes e amigos. Não queria que eles fossem para o mesmo lugar.

Esse homem no inferno tinha um espírito missionário, e esse mesmo encargo precisa estar em nossos corações como Igreja.

7.    NO INFERNO EXISTE O ENTENDIMENTO DO CAMINHO DA SALVAÇÃO (v.31): 

O que aquele rico queria era o seguinte: “Permita alguém que está aqui que está vendo essas coisas horríveis, para que possa voltar para contar lá em cima o tormento que é esse lugar tenebroso, e não venha para cá.

Mas Abraão disse: Eles já têm Moisés e os profetas. Porém, o que é gracioso é que foi isso que Deus fez em Cristo.

1º Jesus é Aquele que desceu do céu – Ele pode nos falar das coisas do céu;

2º Mas Jesus é Aquele que morreu na cruz pelos nossos pecados e foi enviado ao inferno, diz a Bíblia;

E esse Jesus que foi ao inferno, ressuscitou! Ele é esse que pode voltar e dizer que existe o céu e o inferno e que você não precisa ir para lá.

CONCLUSÃO
Texto: I Co 15:1-4
Este é o evangelho que sustentamos. E este é o evangelho que cremos que tem poder para salvar todo aquele que crê, portanto, vamos anunciar este evangelho e livrar as pessoas da condenação eterna.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1- Cite o nome de pessoas que você tem orado para que sejam salvos.
2- O que você fará para levar o evangelho a sua família e aos perdidos?

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O CÉU SE MOVE SOBRE A TERRA NA VIDA DE UM BOM SEMEADOR




Texto: Mateus 13-1-9
A terra não pode mover o céu por conta do mal semeador porque não toma cuidado com a semente na hora de semear deixa a semente cair em qualquer lugar e não prepara a terra para poder semear e quando semeia, semeia de qualquer jeito precisamos aprender. Temos que aprender a semear como aprendemos a semear quando preparamos a terra para a gente lançar a semente teremos que saber se a terra está pronta e preparada para receber a semente de Deus.

1-    A pessoa que Deus chama para liderar este é um do semeador mais nunca preparou a terra e lançar a semente de qualquer jeito.
Mateus 13.12 “Pois ao que tem se lhe dará, e terá m abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.”
O mal semeador quando sai para semear ele quer semear de qualquer jeito e acaba não preparando a terra?
Mateus 13.3-4 “3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves e comeram-na;”
Mateus 13.5-6 “5 E a outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. 6 Mas, vindo o sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz.”
E aquela pessoa que lança a semente e depois não cuida os espinhos e os inimigos?
Mateus 13.7 “7 E outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram sufocaram-na.”
E o semeador trabalhador quando vai lançar a semente antes ele prepara a terra.
Mateus 13.8 “8 E outra caiu em boa terra e deu fruto: um, a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta.”

Tópicos
1-    O MAL SEMEADOR É AQUELE QUE PREGA A PALAVRA NÃO CUIDA DA VIDA.
Mateus 13-19 “19 Ouvindo alguém a palavra do reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho;”

2-E SE O SEMEADOR QUE SEMEIA A PALAVRA MAIS É PREGUIÇOSO E NÃO INVESTE NA PESSOA?
Mateus 13.20-21. “20 Porem o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. 21 Mas não tem raiz em si mesmo; angustia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende.”

3-E O SEMEADOR QUE SEMEIA PALAVRA NA VIDA DAS PESSOAS MAIS NÃO CUIDA.
Mateus 13.22 “22 E o que foi semeado com os espinhos e o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

4- E O QUE SEMEIA A PALAVRA E CUIDA ESSE SIM É O BOM SEMEADOR.
23 Mais o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.

CONCLUSÃO
A vida de um bom semeador é uma vida de trabalho mais muitas das vezes as pessoas acham que esse trabalho é cansativo mais o semeador que ama trabalhar para o reino de Deus esse tem que trabalhar com alegria, disposição e por amor a obra. E tudo que faz, faz por prazer e alegria e não sente nenhum cansaço Glorifica a Deus por tudo.

Compartilhando a Palavra
1- Você tem sido o bom semeador no reino de Deus?
2-    Você tem semeado e cuidado da semente? Ou tem deixado a desejar?
3- Ou tem semeado e tem deixado a semente morrer, ou jogado em qualquer lugar?