quarta-feira, 15 de abril de 2015

UM CHAMADO PARA OS FRACOS

Texto: 2Corintios 12.9-10
O pensamento do mundo ensina que devemos ser fortes. O mundo te ensina a ser INDIVIDUALISTA e autossuficiente. Ele te ensina a ser o mais forte, o melhor, o mais correto.
QUAL É O SEU PADRÃO DE HOMEM BEM SUCEDIDO?
QUAL É O SEU PADRÃO DE HOMEM ABENÇOADO?
O pensamento humanista tem como princípio exaltar o homem e, desde criança aprendemos de forma camuflada esses valores. Essa semana eu vi um artigo de uma psicóloga que dizia acerca dos piores elogios que você pode dar para o seu filho. Dentre eles:
- VOCÊ É A CRIANÇA MAIS LINDA QUE EXISTE
- PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS
- VOCÊ É MUITO INTELIGENTE, VOCÊ É O MELHOR
Não quero entrar no mérito ou na análise desses elogios, mas quero lhe mostrar o quanto o mundo doutrina as pessoas com essa mentalidade.
Acontece que o mundo e todo esse pensamento humanista é contrário à Palavra de Deus. Precisamos ter revelação da Palavra para experimentarmos uma transformação em nossos conceitos e valores para experimentarmos a vontade do Senhor (Romanos 12.2).

1.    O TEMPO DO JEJUM
Tempo de jejum é tempo de experimentarmos de Deus.
Jejum é tempo de luz, de testes, pressão e de quebrantamento.
Jejum é tempo de ser medido; tempo de se enxergar na luz de Deus; tempo de humilhação.
JEJUM É TEMPO DE PASSARMOS PELO DESERTO. 
Eu amo o tempo do jejum, porque nesse tempo eu reconheço o quanto eu sou fraco, o quanto eu sou limitado em mim mesmo.
Quando deixamos de comer, ficamos fracos fisicamente, mas sensíveis espiritualmente e percebemos o quanto somos limitados e precisamos do poder do Senhor.
O REINO DE DEUS É CHEIO DE PARADOXOS:
- quanto mais você se esvazia mais você é cheio
- quanto mais você dá, mais você recebe
- quanto mais fundo você chega, mais alto Deus te coloca
NO REINO DE DEUS OS FRACOS DIANTE DO SENHOR É QUE SÃO FORTES

2.    A GERAÇÃO DOS FORTES QUE SÃO FRACOS
Essa mentalidade mundana acaba gerando pessoas que não conhecem a graça de Deus. Quem não conhece a graça é fraco.
Eu fui uma criança que cresceu cercada daqueles elogios. Eu sempre ouvi: “esse menino é muito inteligente”, “esse menino vai ser um sucesso”, você tem que ser o melhor... Não penso que ninguém me disse isso por mal, mas acredito que isso fez um grande estrago em minha vida.
Talvez você que está aqui também cresceu debaixo desse jugo, desse peso, de ter que ser o melhor, de sempre ter que responder à expectativa dos outros, de ter que sempre ser forte...
- QUANTAS PESSOAS NÃO SÃO LIVRES NEM PARA CHORAR
- QUANTOS VIVEM UMA VIDA DE MENTIRA POIS TEM MEDO DE SEREM REJEITADOS AO ASSUMIR A VERDADE
·         Vivemos a geração dos homens machões que não tem coragem de liderar nem mesmo suas esposas
·         Vivemos a geração mais vaidosa e cosmética mas a mais insatisfeita consigo
·         Vivemos uma geração onde muitas vezes o TER se sobrepõe ao SER
- QUANTAS VEZES VOCÊ SENTE VONTADE DE SE ESCONDER OU FUGIR QUANDO VOCÊ ERRA
- QUANTAS VEZES VOCÊ TEM QUE SUSTENTAR UMA VIDA QUE É IRREAL, UMA APARÊNCIA QUE É FALSA
SÓ PORQUE O MUNDO TE ENSINOU QUE VOCÊ TEM QUE SER FORTE.

3.    O FORTE É CHEIO DE SI
O primeiro problema de sermos fortes em nós mesmos é que seremos pessoas cheias de justiça. Quem é cheio de justiça é vazio da graça.
Pessoas que aprenderam desde criança a serem os melhores, o máximo, vão ter uma imensa dificuldade de perder.
Você é alguém que TEM DIFICULDADE DE PERDER?
Você é alguém que TEM DIFICULDADE DE RECONHECER QUE EXISTEM PESSOAS QUE SÃO MELHORES QUE VOCÊ?  
Você está sempre querendo convencer as pessoas mas não consegue convencer a si mesmo?
Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará. Lucas 17:33

Pessoas que aprenderam a serem fortes terão uma imensa dificuldade de assumirem seus erros. Ser cheio de justiça é ser cheio de justificativas.
Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, 22 o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; 23 pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, 24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. 1Pedro 2.21-24
Você é alguém que sempre quer ter a RAZÃO? Sempre tem que estar certo?

Pessoas que aprenderam a serem fortes terão uma imensa dificuldade de se arrependerem dos seus pecados ou assumirem suas falhas.
Você é alguém que quando se vê ameaçado, ataca as pessoas.
Você é alguém que quando está errado, acusa outras pessoas pelos erros delas? 10 Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. 11 Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. 12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. 13 Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Romanos 14:10-13

Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. 2Coríntios 5.10

Pessoas que aprenderam a serem justas vão sempre viver debaixo da reputação e da aprovação dos homens. Vão ser refém da opinião das pessoas.
Eu não aceito glória que vem dos homens. João 5.41
Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único? João 5.44

4.    O REINO DE DEUS É PARA OS QUEBRANTADOS
Tiago 4.6 diz que Deus resiste ao soberbo mas dá graça aos humildes.
Soberbo: aquele que se coloca acima dos outros, que se eleva, que supervaloriza seus próprios méritos ou despreza o que os outros fazem.
Humilde: que não se levanta muito do chão, que se submete à servidão. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. 17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. Salmos 51.16-17

5.    A CRUZ É UM LUGAR DE DESCANSO
Quem anda na própria força se cansa, retrocede, desiste. Precisamos aprender com Jesus. Ser como Jesus é libertador. Essa liberdade é que traz descanso para nossa alma. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11.28-30

6.    A CRUZ É UM LUGAR DE TROCA DE FORÇAS
Jesus disse: os sãos não precisam de médico, mas os doentes. Os fortes não precisam de força, mas aqueles que sabem que são fracos.
A OBRA DE DEUS NÃO PODE SER FEITA COM OS FORTES EM SI MESMOS. Porque a nossa força natural sucumbirá. Precisamos reconhecer a nossa fraqueza diante da cruz de Cristo.
A CRUZ É O LUGAR ONDE A FORÇA E A FRAQUEZA SE ENCONTRAM
Na cruz vemos a justiça e o amor de Deus se encontrando. A ira de Deus derramada sobre o pecado e o amor de Deus salvando o pecador.
...o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo. Daniel 11.32

Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, 31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Isaías 40.28

A GRAÇA DE DEUS É PARA OS FRACOS.
 9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte. 2Corintios 12.9-10


terça-feira, 7 de abril de 2015

PORQUE ELE VIVE!

I Co. 15:2 Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.
1 Coríntios 15:12-14 Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?
Se não há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou; e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.


A ressurreição de Cristo é o núcleo do cristianismo, é um pilar essencial da nossa fé. Se não tivermos convicção e entendimento dessa realidade, estaremos desperdiçando tempo em energia em crenças que não carregam o verdadeiro poder do evangelho.
Hoje vamos entender o significado da ressurreição, vamos eliminar as dúvidas que podem estar minando a sua fé e vamos viver plenamente o evangelho de Jesus! Porque Ele Vive!!!
Existem 3 perguntas que precisam ser respondidas quando falamos sobre a ressurreição:
  • Por que a morte e ressurreição de Cristo foram necessárias?
  • Posso crer na ressurreição?
  • Como a ressurreição afeta minha vida?

1.    Por que a morte e ressurreição de Jesus foram necessárias?
Porque nós estávamos perdidos, condenados e distantes de Deus por causa do pecado:
Rm. 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Mas por um ato de amor Deus entregou o presente mais valioso! Mede-se o valor de um presente pelo valor que ele tem para quem dá e pelo grau de merecimento de quem recebe. No nosso caso... o valor é incalculável!
O sacrifício de Jesus foi não apenas um ato de amor, mas também de justiça. E por que tinha que ser Ele?
Porque Jesus veio reconciliar o homem com o seu Criador. Numa reconciliação só há o sucesso se o mediador representar perfeitamente os dois lados e Jesus fez isso, pois era divino e humano ao mesmo tempo! Só Ele poderia fazer isso!
A condenação para o pecado é a morte... Como Deus iria morrer se Ele é eterno? Era necessário ser humano! Mas como o homem pode agradar a Deus se tem a natureza pecaminosa? Era necessário ser divino! Aleluia!!
Quando Jesus ressuscitou Ele completou a sua missão, só morrer não era suficiente. Se Ele só tivesse morrido a questão da justiça estaria resolvida, mas nós continuaríamos subjulgados pelo poder do pecado e da morte. Era necessário que Ele vencesse a morte e nos desse a possibilidade de vencer juntamente com Ele.
Apesar de ainda estarmos com nosso corpo carnal e suas paixões (que só seremos completamente livres quando formos transformados), podemos nos apropriar da vitória de Cristo como garantia!
1 Coríntios 15:21-22 Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem.  Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.

2.    Posso crer na ressurreição?
A bíblia relata que até mesmo os discípulos de Jesus, homens que andaram com Ele, comeram com Ele, viram Seus milagres, não acreditaram que Ele havia ressuscitado!
Lucas 24:9-11 Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros. As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas. Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura.

Na verdade, após a prisão de Jesus os discípulos fugiram, se esconderam, o negaram, ficaram desiludidos, decepcionados e abatidos com a sua morte cruel e humilhante.
Marcos 14:50 Então, deixando-o, todos fugiram.

Se até os discípulos duvidaram, por que o mundo acreditaria em algo tão sobrenatural?
A ressurreição é, talvez, o tema mais combatido do cristianismo afinal, ela completa a missão de Jesus!
Inúmeras teorias foram feitas para tentar desmentir a ressurreição:
Teoria do túmulo errado: as mulheres erraram de túmulo – Porém as autoridades nunca permitiriam a perpetuação de tal equívoco!
Teoria da alucinação: Todos estariam alucinados ao mesmo tempo? Mais de 500 pessoas? Totalmente improvável.
Teoria do corpo roubado: os discípulos não estavam em condições para fazer isso!

·         A maior das evidências foi o que aconteceu com os discípulos!
Imagine a frustração e medo que se instalou sobre aqueles homens... Eles simplesmente sumiram, se esconderam. Eles estavam convictos de que Jesus iria reinar, salvar... e de repente ele estava morto! Todas as esperanças, toda a fé, toda coragem morreu com ele naquele dia...
Mas algo muito importante aconteceu, pois estes mesmo homens medrosos, tristes, e desiludidos apareceram pouco tempo depois cheios de fé, coragem e ousadia pregando a mensagem de Jesus, curando enfermos, batizando e declarando que Ele ressuscitou! O que Aconteceu para mudar, da noite para o dia, a atitude interior e exterior desses homens?  O que fez com que quase 100% deles morressem por acreditar na ressurreição?
Eles de fato foram perseguidos e mortos porque creram e anunciaram a ressurreição! Por quê?
Porque eles foram testemunhas oculares de Cristo ressuscitado! O próprio Jesus apareceu para cada um dos discípulos!
1 Coríntios 15:2-7 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido.
Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;

Exemplo de Tiago irmão de Jesus:
A bíblia relata que Tiago e seus irmãos não criam em Jesus, na verdade ter um irmão que se dizia filho de Deus, o caminho a verdade e a vida, era bem desconcertante para eles:
João 7:3-5 Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.

Mas esse mesmo Tiago foi um dos apóstolos:
Gálatas 1:18-19 Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

Autor do livro de Tiago começa dizendo que é servo de Jesus:
Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. Tiago 1:1
Qual o motivo de uma mudança tão radical?
Ele teve a certeza da ressurreição: Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;
Tiago morreu apedrejado porque cria o suficiente para morrer por sua verdade!
Sim, podemos crer na ressurreição! Não apenas porque nenhuma teoria contrária foi capaz de ofuscar seu brilho, mas principalmente porque essa verdade foi escrita e passada adiante ao custo da vida de homens e mulheres através da história!

3.    Como a ressurreição afeta minha vida hoje?
Da mesma fora que afetou a vida dos discípulos há mais de 2 mil anos e a vida de milhares de homens e mulheres por toda a história.
Se você crê e endente a ressurreição:
·         Não há mais medo da morte ou do futuro
·         Há coragem e ousadia para proclamar o evangelho
·         Há vitória contra o pecado
·         Há esperança
·         Não há mais acusação
·         Há disposição pra seguir a Cristo até o fim! Custe o que custar!
Se você não tem esses efeitos atuando em você, talvez Cristo não esteja tão vivo em seu coração... Ele quer trazer a convicção da ressurreição para você hoje e sua vida não será a mesma! Porque Ele vive!