domingo, 27 de dezembro de 2009

Cumprindo a Grande Comissão


TEXTO: Mt.28.1-10, 16-20
INTRODUÇÃO: Na Galiléia o Senhor Jesus ressurreto apareceu aos discípulos em um monte cujo nome não é citado.
Que reunião maravilhosa! Seus sofrimentos se foram para sempre, porque ele vivia, eles também viveram. Ele ficou perante eles no seu corpo glorificado. Eles adoraram o Senhor vivo e amoroso, mesmo que ainda duvidas se escondessem na mente de alguns.

1 – POR QUE DEVEMOS CUMPRIR A GRANDE COMISSÃO:
1.1 Porque Foi a Última Ordem Dada Pelo Senhor: Assim, o Senhor explicou que “toda a autoridade lhe foi dada no céu e na terra”. Em certo sentido, de fato, ele sempre tinha a autoridade. Mas aqui ele estava falando de autoridade como cabeça da nova criação. Como cabeça da nova criação, ele lançou a Grande Comissão, contendo “ordens permanentes para todos os crentes durante a atual fase do reino.
A comissão contem três ordens:
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações. Isso não pressupõe a conversão do mundo. Por pregar o evangelho, os discípulos veriam outros tornando-se aprendizes ou seguidores do Salvador, de toda nação, tribo, povo e língua.
Batize em nome do Pai, do filho, e do Espírito Santo. Os mensageiros de Cristo tem a responsabilidade de ensinar acerca do batismo e enfatizá-lo como uma ordem a ser obedecida.
Ensine-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. A comissão vai além de evangelismo; fazer prosélitos e deixá-los cuidar de si mesmos não é o bastante. Eles devem ser ensinados a obedecer os mandamentos de Cristo, a essência do discipulado é tornar-se como o Mestre, e isso é conseguido por ensinamento da palavra e submissão á mesma. Em seguida, o Salvador acrescentou a promessa de sua presença com os discípulos até a consumação do século. Eles não prosseguiriam sozinhos ou sem auxilio. Em todo o seu serviço e viagens, eles conheceriam a presença do Filho de Deus. Note os quatro “todos” em relação a grande Comissão: toda a autoridade; todas as nações; todas as coisas; todos os dias.
1.2 Por Causa da Grande Necessidade do Mundo (Jo.3.3):Vivemos num mundo de religiões, o que não nos isenta das palavras de Jesus. Porém, se o que Jesus disse é uma verdade, podemos afirmar que há muitos que diariamente estão se perdendo e indo para o inferno.

2 – ONDE DEVO CUMPRIR A GRANDE COMISSÃO? (At.1.8): O poder do Espírito Santo já nos foi dado. E muitos acham equivocadamente que o poder foi dado para cairmos na unção e ficarmos desfrutando desta unção nas quatro paredes da igreja. O poder do Espírito nos foi dado para sermos testemunhas de Jesus em todos os lugares.
Jerusalém para os discípulos era a cidade que eles deveriam começar a testemunhar. Nossa Jerusalém é o bairro de Perus. Judéia era a província que pertencia a Jerusalém, portanto seu estado. Para nós o Estado de São Paulo.
Samaria por ser um lugar mais distante representava outra província, por isso podemos interpretar para nós o Brasil.
Confins da Terra: Os confins da terra depende do lugar onde você está. Mas podemos entender como todas as nações.

3 – O QUE FAZER PARA CUMPRIR A GRANDE COMISSÃO?:
- Indo: Indo para a família, indo para os vizinhos, indo para as escolas, indo para o Estado de São Paulo, indo para todas as regiões do Brasil e indo até os confins da terra, ou seja para todas as nações.
Uma igreja que não está indo não pode ser chamada de igreja de vencedores, porquanto ele está fora do padrão instituído por Deus.

Indo fazendo o que: Tem muitas igrejas que estão indo para vários lugares e fazendo coisas boas como cuidando dos enfermos, dando comida para os pobres, construindo casa para os desabrigados e muitas outras coisas que precisam ser feitas. Porém, o Senhor Jesus disse para irmos para fazermos discípulos. Quando você prega você leva a salvação. Quando você faz discípulos você os conduz para o Reino. Muitos confundem discipulado com o ensinar, mas discipulado é mais do que isso, discipulado é ensinar a guardar, sendo que o discipulador torna-se o padrão para o discípulo. Discipulador é como pai que deseja que seus discípulos vão além dele mesmo, ele ensina, disciplina, alimenta, protege e ama.
- Orando (Sl. 2.8)
- Contribuindo: Na semana passada ministramos o principio das primícias. As primícias falam dos primeiros frutos da nossa colheita. Entendemos que nossa colheita é mensal e seus primeiros frutos é o primeiro dia de trabalho.

Perguntas do compartilhar
1.
O que você tem feito para cumprir a última ordem do Senhor?
2.
Você já tem discípulos? Já levou algum deles ao batismo?
3.
Há disposição em seu coração para ser enviado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário