quarta-feira, 21 de julho de 2010

Uma Vida Fora do Propósito


(Texto: Jonas 1:1-12)
Essa é uma palavra para aqueles que estão fora do centro da vontade de Deus, que tentam fugir do Senhor assim como Jonas tentou, mas que nunca conseguirão A palavra do Senhor diz que Jonas foi chamado por Deus para fazer, desempenhar um encargo, um projeto, Deus o chamou para ir à Nínive, mas ele não quis e se dispôs a fugir de Deus.
Tem pessoas que fogem de Deus por situações em que Deus requeria algo delas. O pior lugar para estarmos é fora da vontade de Deus, mas o melhor é o centro da vontade de Deus.
Deus não rejeitou Jonas e da mesma forma não rejeita as pessoas que estão fora da vontade dele. Ele foi atrás de Jonas, elaborou um plano de resgate pra ir atrás dele, para fisgar o seu profeta de novo.
Ele não desiste de você, mesmo que você demore a responder, mesmo que pareça resistente e desobediente à Sua palavra. Não se preocupe Deus não desiste de você. Alguém pode dizer: “eu acho que eu não estou fora do centro da vontade de Deus.”
Os desviados vão ao culto todo domingo tentando convencer Deus a abençoar o que Ele não vai abençoar, pois não é o que Ele quer pra eles. Muitas vezes insistimos em ir a uma direção que Deus não quer, em fazer coisas que Deus não planejou pra nós e acabamos procurando onde está o erro, o que estamos fazendo para fazer com que as coisas dêem errado.
Há características que muitas vezes sinalizam que estamos fora do centro da vontade de Deus, que estamos desviados. Sim, desviado. Podemos ser crentes desviados até mesmo dentro da igreja, pois para isso basta estarmos desviado do lugar espiritual que Deus planejou pra cada um de nós.

1. A pessoa se torna insensível ao mundo espiritual
Jonas dormia no porão desse barco, portanto era um barco grande e nenhum dos marinheiros daquele barco conhecia Deus verdadeiramente, mas mesmo assim perceberam que aquela tempestade não era normal. Eram marinheiros experientes e mesmo sem conhecer de Deus, foram capazes de perceber que aquilo não era o comum não era o habitual.
Às vezes acontece de pessoas que convivem com você e que não conhecem nada da bíblia nem de Deus, virarem e perguntarem se o que você está fazendo não tem algo de errado, “porque não vai para frente, será que não tem mal olhado, alguma macumba”? Veja, mesmo sem conhecerem a Deus, às vezes essas pessoas percebem algo espiritual envolvido que nós mesmos não percebemos.
2. A pessoa se tona indiferente
Jonas estava indiferente. As pessoas que se afastam do propósito de Deus ficam cada dia mais indiferentes, apáticas. Essas pessoas vão aos cultos e ao ouvirem o louvor, não entendem as pessoas chorando, alegam que é o mesmo coro e a mesma pregação de sempre. Essa pessoa tornou-se insensível, isso é sinal de que ela está fora do projeto de Deus pra a vida dela. Está desconectada, em desarmonia com o trono de Deus.
3. A pessoa perde o fervor
Os marinheiros disseram para Jonas orar para o deus dele, mas Jonas não conseguia orar, nem no meio da calamidade ele conseguia orar. Já viram irmãos que nem no meio da mais tremenda crise não consegue ora? Eles dizem: pastor ora por mim eu não consigo orar. Sabe por que não consegue orar?
Porque perderam o fervor, não têm mais aquela chama, o zelo no espírito dentro de si.
Quem não tem a chama queimando, tem que ser aceso novamente. Alguém que esta fora do projeto, do propósito, da direção, do rumo vai perder essa chama.
Se Deus falou pra você liderar uma célula e você está resistindo você é um Jonas indo pra Társis, está perdendo o fogo na sua vida. Se o Senhor falou pra você fazer algo e você esta resistindo você vai ter problema e tem o oposto também.
Deus não falou pra você fazer algo e você faz assim mesmo, isso é presunção é pecado do mesmo jeito. Muitos pensam que só há pecado em fazer o que Deus não mandou, na desobediência. Mas, fazer o que Deus não mandou, a presunção, também é desobediência. Compreenderam a diferença? Desobediência é não fazer o que Deus mandou e presunção é fazer o que Deus não mandou, mas ambos vão caminhar em direção à insensibilidade, á perda do fervor diante do Senhor.
4. A pessoa deixa de ser uma benção para outras
Qual é a vontade de Deus pra nós? A vontade de Deus pra mim, pra você, é que onde quer que nós estejamos, sejamos benção. Sabe qual é o projeto de Deus? Suponhamos que você tenha sido contratado por uma empresa, e a empresa está quebrando, mas porque você chegou ali e assumiu determinado cargo aquela empresa prosperará em nome de Jesus. Porque chegou o homem de Deus com a benção de Deus consigo que transbordará. Por amor a você Deus vai prosperar quem estiver por perto. Mas se você é Jonas, acontece o contrario.
O crente que está fora do projeto de Deus, é o culpado do “barco afundar”. O servo carrega consigo o Senhor, e com ele no barco Jesus está também e assim o barco não afunda. Mas se for Jonas, Jonas é alguém fora do propósito de Deus.
Vou dar-lhe um ultimato, atenda a voz que o Espírito fala dentro de você, vá pra onde o Senhor quer que você vá, não resista ao Senhor, porque se você resistir, aquilo que hoje parece ser benção pra você vai virar maldição. Você não é maior do que Deus, portanto não lute com Deus não resista a Deus, o Senhor mexe nas circunstancias e faz tudo para que você obedeça (Rm 8).
5- A pessoa acaba na barriga do peixe (vers.17)
A barriga do peixe é qualquer lugar fora da vontade de Deus. A barriga do peixe pode ser qualquer lugar do planeta que você esteja que não seja o centro da vontade de Deus. Esse peixe por um lado é uma benção, porque te protege. O lugar é apertado, mas ali você está salvo porque está nas mãos de Deus. Talvez hoje, você esteja se sentindo assim, em num lugar apertado, parece que o lugar não tem espaço pra você. É um lugar escuro, você não consegue enxergar direções, você não percebe a luz de Deus, parece que Deus se cala. Você se sente em um lugar apertado, escuro, desconfortável. Deus não planejou isso. Qualquer lugar que tenha essas características não é o lugar de Deus pra você. Um lugar escuro, desconfortável, que só de você pensar nele te da angustia, um lugar, uma posição que você se sente mal todas as vezes que pensa em ir. Não é o lugar de Deus pra você, não é a posição do Senhor pra você. Talvez você queira estar lá por muitos motivos, mas independente de qual seja ele, você está desviado do propósito de Deus.
6- Pessoas se torna endurecida
Eu penso que eu não fugiria pra Társis, mas que cairia no mar gritando socorro para Deus. Eu ia cair na água chorando pedindo para Deus ter misericórdia por ter ido longe demais. Parece um pesadelo me imaginar em alto mar, em meio a uma tempestade e depois ser engolido por um peixe enorme. Pensem, o estomago é cheio de suco gástrico, mas o profeta era tão duro que não foi digerido, era tão indigesto que foi vomitado pelo peixe. Depois de três dias, porque era tão duro que só clamou a Deus no terceiro dia.
Têm irmãos entre nós que demoram pra ceder, se quebrantarem, se humilharem diante de Deus. E Deus e tão bom que espera até que ele clame.
Eu queria dizer pra você sair da barriga do peixe hoje. Deus tem o propósito de tirá-lo desse desconforto, desse lugar escuro, desse lugar desconfortável, desse lugar fora da vontade de Deus. Conclusão
A pessoa determina o tempo que vai ficar na barriga do peixe. Se Jonas tivesse clamado no primeiro dia, ele teria saído no primeiro dia. Mas ele só clamou no terceiro, isso significa o quê? O tempo que ele ficou lá não foi Deus que estabeleceu. Jonas decidiu quanto tempo ficaria na barriga do peixe.Quero dizer a você nesta noite que nós nunca devemos perder a esperança, mesmo em situações que pareçam insuportáveis, assim como Jonas devemos clamar a Deus, pedindo a misericórdia e ajuda, certos de que Ele nos ouvirá, e certamente sairemos desse lugar desconfortável, desse lugar fora da vontade de Deus.
Compartilhando a Palavra
1. Você tem se colocado no propósito de Deus? Ou tem fugido como Jonas fugiu?
2. Como você se sente hoje? Na barriga de um grande peixe, mediante as lutas, dificuldades, etc...precisando do socorro do Senhor, ou se sente já no lugar de conforto?
3. Você se sente uma pessoa dentro do propósito de Deus? Explique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário