quinta-feira, 5 de agosto de 2010

As decisões de hoje determinarão o sucesso ou fracasso amanhã


TEXTO: Sl. 25.12/ II Jo. 1.8
INTRODUÇÃO: Acautelai-vos para não perderdes aquilo que tens construído. Aquilo que você tem conquistado pode ser perdido e derrubado. Uma escolha errada, uma decisão imprópria, uma postura infeliz leva você a perder, pode destruir negócios de anos de vida. Por isso João diz: tenha cuidado porque a mesma coisa pode acontecer com a vida cristã.
Nós estamos numa corrida e se nós queremos a recompensa no final, a corrida terá que ser completada. A vida cristã não é um tipo de corrida de velocidade, aonde quem chega primeiro é que vai ser o vencedor. A vida cristã é um tipo de corrida de resistência onde o prêmio é para aquele que conclui, para aquele que chega ao final. Então, a exortação é muito clara, pois um momento na sua vida pode decidir coisas não só para você, mas até para os filhos dos seus filhos. Uma decisão certa pode te garantir o reino e a coroa da glória. Quero listar, a partir de alguns exemplos bíblicos, algumas dicas que lhe ajudarão a tomar a decisão certa:
1 – TENHA DISCERNIMENTO (Gn.3.6):
Discernir é averiguar a origem. Adão foi influenciado pela esposa ao comer do fruto e a mesma tomou a decisão baseado no que estava a frente dos seus olhos.
A circunstância pode ser boa e agradável aos olhos, mas é necessário discernir se provém de Deus ou não. E Adão falhou porque ele havia escutado a voz de Deus para não comer, todavia, na hora de tomar a decisão foi influenciado pela aparência. Quem é mais emocional, o homem ou a mulher? A mulher é mais razão e o homem é mais emoção.
2 – TENHA TEMOR AO SENHOR (Sl. 25.12/ I Re. 13.7-25):
Temor além de significar respeitar, significa ter consciência da lei de causa e efeito, ter fé na justiça divina e crer que Deus tudo vê e tudo sabe. No texto de I Reis, vemos o homem de Deus que recebeu uma palavra do Senhor mas lhe faltou temor ao ouvir o profeta velho e permitiu que lhe desse uma direção contrária a de Deus. Da mesma forma acontece em nossas vidas, ao iniciarmos um projeto ou tomarmos decisões, devemos temer ao Senhor e buscar ouvir sua voz. Lembre-se: O temor do Senhor é o principio da sabedoria e adquirimos sabedoria através da disciplina (Pv. 29.15).
3 – NÃO SEJA PRECIPITADO (Pv. 29.29):
A precipitação acontece muitas vezes, porque as circunstâncias e o que os outros nos falam tocam nossas emoções que geram conclusões ou pré-conceitos que nos levam a falar ou a ter ações desagradáveis. Você já foi precipitado em alguma área de sua vida e depois se arrependeu? Seja tardio para falar e pronto para ouvir.
4 – ANDE COM PESSOAS SÁBIAS (Pv.13.20/ I Re.12.6-20):
O antigo ditado popular “diga-me com quem tu andas e te direi quem és” ou “uma maçã podre estragar o cesto” é freqüentemente aplicado às amizades, e de forma adequada. Nossos amigos e colegas nos afetam; às vezes profundamente. Seja cuidadoso ao escolher seus companheiros mais chegados. Passe seu tempo com as pessoas com quem deseja se parecer, porque você e seus amigos certamente parecerão uns com os outros. No texto bíblico, encontramos um maravilhoso conselho. Ao andarmos com os sábios estaremos alcançando cada vez mais sabedoria, e se, em vez disso, tivermos como companhia pessoas néscias, certamente iremos de mal a pior. Vemos jovens com um futuro promissor colocam tudo a perder, por causa das pessoas que escolheram para serem seus amigos. Não raras vezes, pessoas que foram criadas e educadas em lares estruturados, tendo pais que vivem uma vida equilibrada e que lhes deram todas as oportunidades para serem pessoas bem-sucedidas e respeitáveis, acabam, já na adolescência, se enveredando pelo caminho das drogas, da prostituição, do roubo, da corrupção e até mesmo do assassinato; situações criadas em função do grupo de pessoas que elas se relacionam.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1)Você costuma ter discernimento de circunstancias que envolve sua vida ou costuma andar pelo o que melhor lhe parece?
2)Antes de tomar decisões você busca saber a vontade de Deus em temor?
3)Com quem você costuma andar? Você considera esta pessoa sábia e uma boa companhia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário