Texto: 2 Reis 6:8-23
Introdução
O ser humano, conforme envelhece vai perdendo a capacidade de enxergar. E isso acontece com 99% das pessoas que completam 40 anos. Começa a ter dificuldade de enxergar de perto. Depois vem a catarata. O ser humano é assim. Na vida espiritual muitas vezes isso acontece. O cristão vai perdendo a capacidade de ver o que Deus está fazendo. Diante dos problemas que se avolumam bate o desespero, a falta de fé e o desânimo. Fato é que nós temos um Deus que age de forma diferente do padrão humano. A solução, a resposta, o caminho para a vitória muitas vezes está naquilo que você ainda não consegue ver. Apesar de você não ver a solução agora, o Senhor já sabe como será a vitória e na hora certa Ele revelará a solução.
O texto de 2 Reis 6.8-23 fala de um episódio quando Israel estava sendo ameaçado pela Siria. Leia o texto. Como é interessante a forma como Deus resolve os problemas! Ele usa soluções que não vemos a princípio.
1. A vitória está nas escolhas de Deus.
Deus escolheu Eliseu para orientar o rei de Israel na ameaça de guerra. O Senhor revelava a Eliseu os planos dos inimigos e ele repassava isso ao rei. Isso aconteceu tantas vezes que o rei da Síria achou que havia um espião no meio dos seus generais. Quando ele soube que era Eliseu que fazia essa orientação, mandou uma tropa para prendê-lo. Naquela guerra Deus escolheu Israel para ser vitorioso e a Eliseu como seu porta-voz. Deus não escolheu a espada, a lança, os carros e cavalos. Deus não escolheu a aliança com exércitos amigos. Não! A escolha de Deus foi pacífica. Na sua vida saiba de uma coisa: Deus escolheu você para ser um servo dele. Deus escolheu você para uma vida de santidade. Ele escolheu você para ser vitorioso no Seu exército, mesmo que você ainda não esteja enxergando isso. Quais são as ameaças que rondam a sua vida? Descanse nas escolhas de Deus.
2. A vitória está nos propósitos de Deus
Deus tinha um propósito para tudo aquilo. Por que Deus havia permitido que o exército inimigo cercasse a cidade onde estava Eliseu? Havia um propósito em tudo aquilo. O servo de Eliseu não estava vendo nem o propósito e nem o exército invisível que cercava Eliseu. Talvez você também esteja se perguntando quais os propósitos dos problemas pelos quais você está passando. Você não deve perguntar o “por que”, mas o “para que” das batalhas que você está enfrentando.
3. A vitória está nos métodos de Deus
Deus faz as coisas de uma forma totalmente diferente da nossa. Na minha opinião humana, Deus deveria destruir o exército invasor com aquele exército invisível, de carros de fogo. Iria ser uma batalha e tanto! Mas depois o exército da Síria voltaria a atacar Israel. Deus tinha seu próprio método. Ele o utilizou através de Eliseu. O exército inimigo ficou cego. Foram levados para dentro de Samaria e quando voltaram a ver estavam cercados pelo exército de Israel. Era só uma ordem e todos seriam mortos. Mas o método de Deus era diferente. Eliseu mandou dar um almoço para o exército Sírio e depois os mandou embora. Resultado: eles nunca voltaram a atacar Israel novamente.
O grande problema está quando queremos fazer tudo do nosso jeito. Mas a solução está nos métodos de Deus, ainda que não consigamos ver de início.
Conclusão
Acreditar naquilo que você ainda não consegue enxergar é definido com uma palavra = FÉ. Hb 11.1 diz: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Você não viu o Senhor Jesus na cruz naquele dia. Não viu com os olhos carnais, mas pode ver com os olhos espirituais. Isso é fé! A fé em Jesus salva.
É possível que você esteja se vendo cercado por problemas que parecem ferozes e insolúveis. Mas ore para que o Senhor abra os seus olhos e que você veja que “mais numerosos são aqueles que estão ao seu lado” do que os que estão com o inimigo.
Compartilhando a Palavra
1.Como anda a sua visão acerca das coisas espirituais em sua vida?
2.Para obter a vitória do Senhor, você tem feito do seu jeito? Ou tem esperado os métodos de Deus para alcançá-las?
3.Quando você se vê cercado de problemas que parecem insolúveis, qual tem sido a sua reação?