quarta-feira, 28 de novembro de 2012


O EGITO NÃO É O SEU LUGAR
TEXTO: Êxodo 3:7-8
INTRODUÇÃO:
O Egito é um lugar de julgo, opressão e escravidão emocional, espiritual de opressão, de exatores. Egito também é lugar de escravidão na mão de Faraó (representa o diabo), derrota, perseguição; lugar de conviver com forças, poderes e situações que escravizam a  pessoa levando-a por num processo de coisificação onde não há crescimento, abandono dos sonhos, lugar onde viver passa ser sinônimo de sobrevivência,  não há expectativa de vida no Egito, lugar de comodismo e medos. Lugar onde não se experimenta as bênçãos de Deus. Existem sinais que demonstra se a pessoa está no Egito. Deus tem uma terra prometida para você! O Egito não é o seu lugar.

I) EGITO É LUGAR DA MORTE DOS SONHOS
O Egito tem como uma das marcas principais matar os sonhos trata os sonhos como algo já do passado, lugar de assino de sonho pessoas com expressão de morte de velório pessoas que teve algo arrancado e assassinado, ao passar dos anos, a tirania de Faraó, a escravidão forçada e pesada mata sonhos, onde Faraó impões estratégia para impedir que pessoas
tenham tempo para Deus para a família não tem tempo para viver, para os filhos, Deus tem planos para te tirar do Egito, para te arrancar das mãos do Tirano Faraó que não te deixa crescer, vencer na vida , que a cada dia lança sobre você fardos e mais fardos para que você não sonhe não realize não viva as promessas de Deus para sua vida, não tenha tempo para nada para servir a Deus e ser abençoado. Deus deseja te conduzir para fora desse Egito onde o assassino de sonhos reina.

II) EGITO É LUGAR DA ESCRAVIDÃO SEM MOTIVO
Se você perguntar para uma pessoa que está vivendo no Egito como ela entrou nessa condição de escravo, como isso aconteceu, como entrou neste lugar de solidão, de derrotas, de frustrações, de prantos e clamores com gemidos intensos ela não vai saber te responder.
Ele caiu de para quedas ali e foi ficando e não sabe porque está sofrendo, porque ele não controla seus sentimentos e seu comportamento e faz o que não quer fazer. Estão presas e não percebem, não sabem onde está. Não desfrutam das conquistas, não tem prazer na vida, não conquista nada. Não identificaram Faraó em suas vidas como opressor e se acomodam a miserável condição imposta por esse líder ( que tipifica a opressão). No Egito não tem paz, não tem tempo, o projeto de Deus é te tirar do Egito. Deus quer curar todas as  frustrações, restaurar sua identidade. Deus quer te conduzir para fora desse Egito.

III) EGITO É LUGAR DA FALTA DE TEMPO
·Faraó tem estratégia para manter pessoas ocupadas todo o tempo possível, essa estratégia não permite tempo para crescimento.
· Frustração no Egito a pessoa fica a vida toda trabalhando e não consegue nada.
 Deus quer te tirar do Egito
· Perda de Identidade - Israel era pastor de ovelhas quando chegou no Egito. Depois de se estabelecer na terra de Gósem, perdeu a visão e foi promovido a amassador de barro, fabricantes de tijolos, escravos.
Deus veio libertá-los; haviam promessas para eles, eles não podiam continuar assim.
· Cegueira o escravo não tem projeto nenhum, não planeja construir nada na vida.
O escravo olha para o futuro e só vê derrota
· Lugar do comodismo  já que não se pode fazer nada para o futuro o melhor é se contentar com o que Faraó oferece.
O escravo pensa “Se não piorar, do jeito que está ta bom”
Deus quer que você cresça sempre, o que não acontece no Egito.
· No Egito não se tem a Presença de Deus.
· Você sabe qual é a sua posição no projeto de Deus? Você tem permanecido na posição que
Deus tem te colocado? Quantas pessoas há que saíram da posição e está hoje amassando barro no Egito?

IV) A RESTAURAÇÃO DA FAMÍLIA
·Escravo não tem estrutura familiar definida. E isso é o que acontece quando perdemos a visão do projeto de Deus  afrouxamos as mãos para valores e princípios familiares. Deixamos o pecado entrar, a maldição pousar, e por fim, a destruição minar nossa casa.
· A libertação do Egito restaura as famílias de Israel:
Define os cabeças de família
Organiza as doze tribos e identifica as suas ascendências e descendências.
Estabelece a herança que cada família deveria conquistar  prosperidade da família.
Apresentação de estandarte da tribo (Is. 61.9)
Coloca as famílias para marcharem.

V) A POSSE
·Podemos nos encontrar em profunda necessidade se não entendermos o princípio da posse.
Temos o direito às promessas de Deus, mas só as teremos de fato se as conquistarmos pela fé.
· A terra de Canaã estava ocupada por outros habitantes (posse), mas era deles (direito) eles tinham o desafio de possuir.
As casas já estavam construídas
As lavouras plantadas
As arvores frutíferas
As ovelhas
Os gados
As riquezas já estavam acumuladas para o povo de Deus.

CONCLUSÃO:
·Deus é totalmente interessado em sua saída do Egito.
· Hoje é um dia sobremodo oportuno de libertação do Egito

Compartilhando a Palavra
1.Qual é a sua situação hoje? Você ainda se sente no Egito ou já não se vê mais lá?
2.Você reconhece os sinais que marcam a sua saída do Egito? Compartilhe conosco.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O BARRO E O OLEIRO


Texto: Isaías 64.8 "Mas agora, ó Senhor, tu és o nosso Pai; nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos". 

Introdução:
Uma das áreas mais enfatizadas no Novo Testamento é a área da consagração.
Há necessidade de crescermos nesta área para sermos agradáveis e úteis para Deus.
Quero falar do elemento básico na constituição do ser humano – o barro. A partir do barro, vamos fazer algumas analogias que cabem como luva nessa questão da nossa consagração ao Senhor.

Nesse texto de Isaías, podemos ver que somos como barro nas mãos do Senhor. Então, consideremos:

1 - O Barro Não Tem Valor
Destituído de importância, o barro não é objeto de disputas (não se faz guerras entre as nações por causa do barro. Petróleo, sim. Ouro, sim. Mas barro?).
É desse material que somos feitos! Logo, por que termos nossas vaidades pessoais, achando, diante de Deus e dos outros, que somos muita coisa?
Deus fez a todos nós do pó da terra... mas alguns pensam que foram feitos de porcelana. Calma, irmão, você é de barro!

Uma segunda consideração: 

2. O Barro É Frágil
Diferente do ferro ou do bronze, o barro se espatifa à-toa.
Assim são os nossos projetos, nossos planos, nossos feitos... nossa vida inteira é frágil como barro.
Na década de 70 havia uma canção popular, que dizia: "Eu sou como o cristal bonito, Que se quebra quando cai". (é verdade! Somos frágeis).
Mas, irmãos, a nossa fragilidade, no entanto, é a oportunidade de Deus trabalhar em nós.
Deus quer trabalhar em nós, porém, Ele não trabalha com gente ensimesmada, cheia de orgulho, que fica dizendo: “eu sou ótimo!”.
Para Deus moldar a nossa vida, dar-nos forma abençoada, precisamos aceitar o fato que somos "fracos", frágeis, que sem Deus não somos nada, para que, então, o poder de Deus venha sobre nós. 
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós."  (II Coríntios 4 : 7)

...a próxima consideração é essa: 

3. O Barro Não Tem Querer 
Nesse mesmo livro de Isaías, o Senhor questiona: "...porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes?", (Is 45.9).
Seria absurdo admitir um oleiro consultando o barro sobre a forma que este deveria receber.
Deus ensinou uma preciosa lição para Jeremias, quando mandou que ele fosse à oficina do oleiro e o visse trabalhando o barro.
Jeremias, escreveu sobre isto, contando o seguinte: “Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu", (Jr 18.1-4).
Note que o oleiro estava construindo um vaso que quebrou em suas mãos. Então, tornou a fazer do mesmo barro outro vaso "segundo bem lhe pareceu".
Nós temos que entender, que ao barro não resta outra opção, senão render-se à vontade soberana do oleiro que o manipula. Barro não faz birra. Barro não berra. Barro não tem querer!

Sabe, irmão: Devemos ser assim nas mãos de Deus!
Não temos o direito de questionar os planos e os propósitos do Senhor em nossas vidas. Devemos, sim, ter a mesma disposição que tiveram os servos de Deus do passado:
Isaías, quando ouviu a voz do Senhor, que perguntava: “...A quem enviarei, e quem há de ir por nós?”, ele disse: “eis-me aqui, envia-me a mim", (Is 6.8).
Maria, quando foi escolhida para ficar grávida, quando estava comprometida em casamento com José, ela disse: "Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra", (Lc 1.38).
E Paulo, ele perguntou a Deus o que deveria fazer, e Deus disse pra ele: "Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer", (At 22.10).

Irmão: Barro não tem querer, aceita a forma que o oleiro dá. Assim se passa conosco, porém, quando nos submetemos inteiramente ao Senhor, somos abençoados!

...mas a minha última consideração é essa: 

4. O Barro É a Matéria-Prima do Artista 
É o artista quem tira o barro da mediocridade. É nas mãos do artista que o barro vira arte, e passa até a ser admirado, exibido em galerias e... fica valendo uma fortuna!
Não há artista como Deus e Ele tem muitos tesouros para colocar em nós!
Porém, Deus só fará isso se nós O permitirmos! ...Muitos filhos de Deus deixam de ser abençoados, porque permanecem com seus corações endurecidos à ação de Deus em suas vidas.
Irmão, deixe-se moldar pelas mãos do Artista mais perfeito: o Senhor, nosso Deus.
Ele transformará o barro da sua vida numa obra de arte preciosa.

Conclusão
Nós vimos que como barro nas mãos de Deus:
Não temos o valor que atribuímos a nós mesmos. Só teremos o devido valor quando permitirmos Deus trabalhar em nós;
Somos frágeis. Para sermos fortes, nós dependemos de Deus;
E com Deus, não podemos ter vontade própria, mas devemos nos render à vontade dEle;
E em, contrapartida, devemos ser a matéria prima nas mãos de Deus.
Portanto, vamos nos render ao Senhor hoje... vamos permitir que Ele dê nova forma à nossa vida... que nos TRANSFORME em pessoas de grande valor! 
  

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

TRILHANDO O CAMINHO DO REINO


TEXTO: 1 Sm 17:24-51
Introdução: A vida de Davi nos desafia nos confronta e nos estimula a trilhar o caminho da realeza sob princípios práticos e espirituais (2 Sm 7.8). Não há demônio neste mundo que possa atrapalhar o propósito de Deus na vida de um homem de Deus. Nós mesmos somos as únicas pessoas que podemos comprometer nossa vida e futuro. Portanto, se nós formos fiéis e continuar fazendo as coisas certas, teremos os resultados corretos. Mas, se nós continuarmos fazendo coisas erradas, teremos os resultados errados. Às vezes, nossa vida fica atada por causa de um pequeno ato de desobediência. E muitas vezes tudo o que precisamos fazer é obedecer. Existem algumas coisas bem práticas que Davi fez, e, se nós quisermos ter nosso destino mudado por Deus, também precisaremos fazer:
1 - DAVI SAIU DE SUA ZONA DE CONFORTO (1 Sm 17:17):
Seria muito mais fácil Davi continuar sendo pastor de ovelhas do que encarar um gigante. O trabalho de Davi era cuidar de ovelhas. Naquele dia, ele saiu porque seu pai pediu-lhe para levar um lanche para seus irmãos na guerra. Era muito mais seguro para Davi ficar no curral, voltar para casa, levar lanche para os irmãos. Ele não tinha de entrar na guerra, porque a guerra era uma situação de risco. Da mesma forma, não é fácil ser líder; é mais fácil não ser. É mais fácil não termos responsabilidades na igreja. É mais fácil não termos compromisso com a célula, com os cursos, com o discipulado. Se nós quisermos cumprir o propósito de Deus em nossa vida, precisaremos sair de nossa zona de conforto. Precisamos deixar Deus operar mudanças em nossa vida. Não podemos aceitar uma vida pacata, uma vida de "sombra e água fresca". Devemos entrar na guerra. Precisamos nos arriscar, mas não podemos deixar de cumprir o propósito de Deus. Nós fomos feitos para aguentar pressão! Fomos feitos para a guerra!

2 - DAVI NÃO DEIXOU QUE O TEMOR O PARALISASSE:
Davi não foi paralisado pelo medo. Ele sentiu medo, mas ele fez, apesar do medo. O medo gera em nós cautela, vigilância, atenção e temor. Muitas pessoas estagnaram com medo do futuro, com medo do diabo, com medo de não terem provisão, de serem derrotadas na guerra. Muitos nem chegaram a lutar. Devemos vencer o medo, porque Deus se agrada de homens ousados. Davi não teve medo. Ele partiu para o campo de batalha e encarou o gigante. E, depois daquele dia, sua vida melhorou muito. Depois que nós encararmos os desafios de Deus, nossa vida vai melhorar, porque há uma recompensa para todos aqueles que matam gigantes.

3 - AS COISAS PEQUENAS FAZEM GRANDE DIFERENÇA (1 Sm 17:28):
Um matador de gigantes não é aquele que iniciou matando Gigantes. Deus olhou para Davi quando ele estava cuidando de pequenas ovelhas de seu pai, não era um grande rebanho. Sabe por que muitas pessoas não avançaram ainda na vida para coisas grandes? Porque não foram fiéis nas pequenas coisas. O teste do Grande é de pequeno valor, mas o teste das pequenas coisas é de grande valor. Davi era 100% fiel a seu pai. Cuidava das poucas Ovelhas, foi levar comida para os irmãos e buscar informações da guerra como seu pai havia pedido (1 Sm 17:20). Precisamos ser fieis no que é alheio (Lc 16:12). Antes de ter o que é nosso, Deus nos testa nos colocando para cuidar o que é do outro. Nossa atitude revelará nosso coração. Se formos infiéis no que é alheio, o que é nosso ficará retido. Devemos começar a ser fiel hoje, com pequeno salário, com poucos recursos... Se formos fieis no pouco, Deus nos colocará sobre o muito.

4 - DAVI CREU QUE IMPOSSÍVEL ERA SÓ UMA OPINIÃO DOS OUTROS:
Não podemos ficar olhando para o tamanho do gigante que está afrontando nossa vida. Temos que dizer para o gigante o tamanho do nosso Deus. Não podemos ouvir a voz do diabo dizendo que não vamos conseguir. Devemos ouvir a voz de Deus! Ouça o Espírito dizendo que nós podemos sim! Se crermos, o céu será o nosso limite! Alguém vai dizer que nós não podemos e nós vamos dizer que ele não pode com o nosso Deus. Não há impossíveis para Deus. Enquanto todos olhavam para o tamanho do inimigo, Davi olhava para o tamanho do alvo e dizia: "Um alvo desse tamanho eu jamais vou errar". Muitas vezes, para alcançar o palácio, nós precisamos se fazer de surdo para as críticas e para uma infinidade de opiniões de pessoas que simplesmente não acreditam que Deus pode nos tirar de trás das malhadas e nos levar à realeza.

5 - DAVI COLOCOU SUA FÉ EM DEUS (1Sm 17:46):
Andar em fé é falar e ver antes de acontecer. Depois que acontece, aí não é mais fé, é apenas uma constatação. Davi proclamou a derrota de Golias antes que acontecesse. A proclamação profética antecede a vitória. Quando falamos, ativamos a nossa fé. Nós não confiamos em homens, nem na nossa habilidade pessoal. Não fazemos ministérios por causa da nossa capacidade. Fazemos por causa do Senhor. Quando Davi falou que cortaria a cabeça do gigante, não havia nenhuma espada em sua mão. Portanto, ele enxergou seu futuro de vitória, e, com a pedra, derrubou o gigante. Mas foi com a espada do próprio Golias que ele cortou sua cabeça. Nós precisamos achar essa pequena pedra que está dentro de nós. Há uma pequena pedra em fogo dentro do nosso coração. Devemos fazer o que está queimando em nosso coração. Esse é o nosso destino.

Compartilhando a Palavra
1.O que você tem feito para sair da sua zona de conforto?
2.Como tem sido o seu teste com as pequenas coisas?


VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO PARA ESTE GRANDE DIA SERÁ UM PRAZER TE-LOS CONOSCO, TE ESPERAMOS LÁ HEIM!!!!