quinta-feira, 8 de novembro de 2012

TRILHANDO O CAMINHO DO REINO


TEXTO: 1 Sm 17:24-51
Introdução: A vida de Davi nos desafia nos confronta e nos estimula a trilhar o caminho da realeza sob princípios práticos e espirituais (2 Sm 7.8). Não há demônio neste mundo que possa atrapalhar o propósito de Deus na vida de um homem de Deus. Nós mesmos somos as únicas pessoas que podemos comprometer nossa vida e futuro. Portanto, se nós formos fiéis e continuar fazendo as coisas certas, teremos os resultados corretos. Mas, se nós continuarmos fazendo coisas erradas, teremos os resultados errados. Às vezes, nossa vida fica atada por causa de um pequeno ato de desobediência. E muitas vezes tudo o que precisamos fazer é obedecer. Existem algumas coisas bem práticas que Davi fez, e, se nós quisermos ter nosso destino mudado por Deus, também precisaremos fazer:
1 - DAVI SAIU DE SUA ZONA DE CONFORTO (1 Sm 17:17):
Seria muito mais fácil Davi continuar sendo pastor de ovelhas do que encarar um gigante. O trabalho de Davi era cuidar de ovelhas. Naquele dia, ele saiu porque seu pai pediu-lhe para levar um lanche para seus irmãos na guerra. Era muito mais seguro para Davi ficar no curral, voltar para casa, levar lanche para os irmãos. Ele não tinha de entrar na guerra, porque a guerra era uma situação de risco. Da mesma forma, não é fácil ser líder; é mais fácil não ser. É mais fácil não termos responsabilidades na igreja. É mais fácil não termos compromisso com a célula, com os cursos, com o discipulado. Se nós quisermos cumprir o propósito de Deus em nossa vida, precisaremos sair de nossa zona de conforto. Precisamos deixar Deus operar mudanças em nossa vida. Não podemos aceitar uma vida pacata, uma vida de "sombra e água fresca". Devemos entrar na guerra. Precisamos nos arriscar, mas não podemos deixar de cumprir o propósito de Deus. Nós fomos feitos para aguentar pressão! Fomos feitos para a guerra!

2 - DAVI NÃO DEIXOU QUE O TEMOR O PARALISASSE:
Davi não foi paralisado pelo medo. Ele sentiu medo, mas ele fez, apesar do medo. O medo gera em nós cautela, vigilância, atenção e temor. Muitas pessoas estagnaram com medo do futuro, com medo do diabo, com medo de não terem provisão, de serem derrotadas na guerra. Muitos nem chegaram a lutar. Devemos vencer o medo, porque Deus se agrada de homens ousados. Davi não teve medo. Ele partiu para o campo de batalha e encarou o gigante. E, depois daquele dia, sua vida melhorou muito. Depois que nós encararmos os desafios de Deus, nossa vida vai melhorar, porque há uma recompensa para todos aqueles que matam gigantes.

3 - AS COISAS PEQUENAS FAZEM GRANDE DIFERENÇA (1 Sm 17:28):
Um matador de gigantes não é aquele que iniciou matando Gigantes. Deus olhou para Davi quando ele estava cuidando de pequenas ovelhas de seu pai, não era um grande rebanho. Sabe por que muitas pessoas não avançaram ainda na vida para coisas grandes? Porque não foram fiéis nas pequenas coisas. O teste do Grande é de pequeno valor, mas o teste das pequenas coisas é de grande valor. Davi era 100% fiel a seu pai. Cuidava das poucas Ovelhas, foi levar comida para os irmãos e buscar informações da guerra como seu pai havia pedido (1 Sm 17:20). Precisamos ser fieis no que é alheio (Lc 16:12). Antes de ter o que é nosso, Deus nos testa nos colocando para cuidar o que é do outro. Nossa atitude revelará nosso coração. Se formos infiéis no que é alheio, o que é nosso ficará retido. Devemos começar a ser fiel hoje, com pequeno salário, com poucos recursos... Se formos fieis no pouco, Deus nos colocará sobre o muito.

4 - DAVI CREU QUE IMPOSSÍVEL ERA SÓ UMA OPINIÃO DOS OUTROS:
Não podemos ficar olhando para o tamanho do gigante que está afrontando nossa vida. Temos que dizer para o gigante o tamanho do nosso Deus. Não podemos ouvir a voz do diabo dizendo que não vamos conseguir. Devemos ouvir a voz de Deus! Ouça o Espírito dizendo que nós podemos sim! Se crermos, o céu será o nosso limite! Alguém vai dizer que nós não podemos e nós vamos dizer que ele não pode com o nosso Deus. Não há impossíveis para Deus. Enquanto todos olhavam para o tamanho do inimigo, Davi olhava para o tamanho do alvo e dizia: "Um alvo desse tamanho eu jamais vou errar". Muitas vezes, para alcançar o palácio, nós precisamos se fazer de surdo para as críticas e para uma infinidade de opiniões de pessoas que simplesmente não acreditam que Deus pode nos tirar de trás das malhadas e nos levar à realeza.

5 - DAVI COLOCOU SUA FÉ EM DEUS (1Sm 17:46):
Andar em fé é falar e ver antes de acontecer. Depois que acontece, aí não é mais fé, é apenas uma constatação. Davi proclamou a derrota de Golias antes que acontecesse. A proclamação profética antecede a vitória. Quando falamos, ativamos a nossa fé. Nós não confiamos em homens, nem na nossa habilidade pessoal. Não fazemos ministérios por causa da nossa capacidade. Fazemos por causa do Senhor. Quando Davi falou que cortaria a cabeça do gigante, não havia nenhuma espada em sua mão. Portanto, ele enxergou seu futuro de vitória, e, com a pedra, derrubou o gigante. Mas foi com a espada do próprio Golias que ele cortou sua cabeça. Nós precisamos achar essa pequena pedra que está dentro de nós. Há uma pequena pedra em fogo dentro do nosso coração. Devemos fazer o que está queimando em nosso coração. Esse é o nosso destino.

Compartilhando a Palavra
1.O que você tem feito para sair da sua zona de conforto?
2.Como tem sido o seu teste com as pequenas coisas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário