quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Uma vida fora do propósito de Deus

Textos: Jonas 1:1-17; 2:1-10

1º A pessoa se torna insensível ao mundo Espiritual (Jonas dormia).
Quando a pessoa se torna insensível ao mundo Espiritual, ele já não consegue dar ouvido a voz de Deus, tudo que Deus pede pra ele se torna fardo pesado e ai ele prefere entrar em uma zona de conforto ou comodismo, ou seja, vai dormir como Jonas fez, que o Senhor nesta noite te desperte e te traga sensibilidade para que você seja obediente ao chamado que ele te fez.

2º A pessoa se torna indiferente.
O crente que se afasta do propósito de Deus fica indiferente com os irmãos, com o líder, com o pastor e com a igreja, o mundo pode estar acabando, as pessoas morrendo sem Jesus e indo para o inferno, a célula não tem visitante, não multiplica e ele continua indiferente, precisamos voltar ao primeiro amor e nos preocupar mais com aquilo que o Senhor nos chamou para fazer.

3º A pessoa perde o fervor.
Os marinheiros disseram a Jonas ora ao seu Deus, quem sabe ele não nos livre deste mal, mas Jonas havia perdido o fervor por clamar a Deus. Precisamos reascender a chama do Espírito Santo em nós, para que quando Deus nos enviar para uma missão não venhamos a recuar.

4º A pessoa deixa de ser uma benção para as outras pessoas.
O crente fora do propósito de Deus faz o barco afundar, ou seja, todos que estão a sua volta sofrem família, irmãos, célula e até mesmo a igreja tudo porque a pessoa saiu fora do propósito do qual Deus o chamou.

5º A pessoa muda de direção.
As coisas não vai nada bem no emprego, no casamento, na célula, na igreja, tudo porque ele mudou de direção, ou seja, Deus pediu pra Jonas ir para Nínive e ele comprou a sua passagem para Tarsis, ele mudou por conta própria a sua direção não obedecendo uma ordem estabelecida por Deus, ai Deus permitiu que ele fosse parar no ventre de um grande peixe tudo isso porque mudou a direção do propósito de Deus. Não resista ao chamado de Deus, faça o que Ele lhe ordena pra que tudo te vá bem em todas as áreas da sua vida.

6º A pessoa se torna endurecida
A palavra de Deus diz que Jonas estava tão endurecido que o peixe não conseguiu digeri-lo e o vomitou, existem pessoas na igreja que muitas vezes até o diabo não quer ela, tudo porque é uma pessoa dura, não obedece a liderança, não se da com ninguém, é uma pessoa inconstante, ora esta firme na célula, na igreja e daqui a pouco já não esta mais por causa da dureza no coração nunca é tratada por Deus, que venhamos ser pessoas que tenham um coração tratável pra que quando Deus vier a nos corrigir possamos estar molinhos para o seu tratamento.

7º A pessoa é quem determina quanto tempo ficara no ventre do peixe.
A bíblia nos diz que se Jonas tivesse se humilhado e clamado a Deus no primeiro dia, o grande peixe já o teria vomitado no primeiro dia, mas ele clamou ao Senhor no terceiro dia.
Muitas vezes sofremos em nossa vida porque não clamamos a Deus, mas ficamos reclamando com um e com outro e ai Deus fica esperando a tua posição para lhe trazer o auxilio, ou seja, quem determina o tempo que vai sofrer somos nós, porque deixamos de clamar ao Deus todo poderoso, quantos dias você vai esperar, um dia, uma semana, um ano, dez anos? A palavra do Senhor nos diz em Jer 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.
Saia do ventre do peixe hoje em nome de Jesus.

Compartilhando a palavra
1.Você é uma pessoa que se sente dentro do propósito de Deus?
2.Você tem cumprido o chamado de Deus em sua vida?

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Poder da Pressão

Texto: II Coríntios 1:8-10. 8  Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. 9  Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos; 10  o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos,”

Introdução
O tema da nossa palavra hoje é sobre pressão e o texto acima nos mostra uma situação muito ilustrativa do assunto.
Vemos nesta passagem o Apóstolo Paulo falando de sofrimento, de pressão, de angústia, que chegou a um ponto de levá-lo a desesperar-se. Deus permitiu que as aflições dele fossem além das suas forças. Veja que um homem de Deus como Paulo passou por desespero extremo, o que parece improvável para nós entendermos quando se trata de tal apóstolo tão poderoso. A palavra diz que Deus não permite que as tentações sejam além de nossas forças, mas no caso de Paulo Deus permitiu que acontecesse.
A medida do poder que nós temos é igual à medida de pressão pelas quais passamos.

Não existe poder de Deus genuíno, sem pressão.
Podemos ter todo tipo de experiência com o poder de Deus através dos dons espirituais, como êxtases, cair no poder, profecia, palavra de conhecimento, línguas estranhas, ficar trêmulo com o poder de Deus e etc.
Um é o poder de Deus para estas manifestações e outro é poder que te levará a romper e avançar como pessoa.
Se as experiências que você tem buscado ou mesmo tido com Deus são apenas experiências místicas, apesar de serem boas e válidas, o propósito do poder de Deus não é te inebriar ou te anestesiar com estas experiências, mas é te levar a ser um crente que rompe, que chega num ponto e rompe. Rompe na vida, nas finanças, nas questões que te prendiam, rompe com o pecado.
Mas infelizmente os crentes que rompem são minoria, e o que nós mais temos são crentes travados que não saem do lugar. Mas a pressão de Deus vem para te levar a ter poder.
- Poder que vence poder que rompe.
- A medida da pressão é a medida do poder.
- Sem pressão não há poder.

É preciso que você aprenda a lidar com a pressão se você quer algo na sua vida espiritual, porque pressão é algo de Deus, Ele usa isso.
Se você olhar a Bíblia, lá existem homens e mulheres que venceram quando aprenderam a lidar com a pressão, e é melhor que você também aprenda, porque ela virá sobre você até o dia em que você for pro céu.
O maior poder de Deus é o poder da ressurreição e esse é liberado quando Deus te leva a morte, agora você não recebe ressurreição se você não decidir morrer, no sentido de desistir de você mesmo e depender d´Ele. Enquanto você continua tentando, você foge do princípio da pressão e ela vai sendo dispersa.

Há cinco tipos de pressão:
1) Pressão do pecado:
É uma pressão constante na vida de todo crente. O que você faz com o pecado? A pressão aumenta e acumula quando a nossa posição diante do pecado é de indignação. A pressão não virá se você se acomodar com o pecado, mas quando você decidir não viver mais escravo dele você fecha a tampa e a pressão aumenta.
A liberdade completa do pecado acontece quando você confessa que não consegue deixar de pecar e se entrega a Deus confiantemente. Além de chegar diante de Deus reconhecendo que você não consegue, fracassado em suas tentativas, o que você tem que fazer é decidir depender d’Ele. Você estará sendo diante do altar de Deus alguém morto. Isto vai dar ocasião para Deus manifestar o maior poder que existe em toda a Bíblia, que é o poder de ressurreição.
Deus permite a pressão do pecado para que eu finalmente, quando estiver completamente entregue, com fé e confiança, experimente o poder de ressurreição que operou em Cristo Jesus.

Inimigos da pressão do pecado:
- Acostumar-se com um padrão baixo de vida cristã: Palavrões, mentiras, vícios, impurezas em geral.
- Protelar a decisão de lidar com o pecado, convivendo com a situação imprópria, se ambientando com ela.

2) Pressão da necessidade:
Se a necessidade não move você, ela não irá mover a Deus. Muitas pessoas pensam que Deus responde as orações por causa das promessas da bíblia, ou mesmo da fé e isso é verdade. Mas de fato uma oração só é respondida se houver pressão, se houver reais necessidades. Qual é o grau da sua necessidade? Se é uma necessidade a qual você pode continuar vivendo sem, se você pode protelar, esta necessidade não move você e Deus então não responde.
As reais necessidades são aquelas que nos fazem mover a orar profunda, constante e intensamente. São as situações onde realmente não temos saída e buscamos a Deus como a nossa única alternativa. Uma oração só é respondida se houver poder, se houver pressão. Orar desta forma não é fardo, mas sim alívio do fardo.

Inimigos da pressão da necessidade:
se acomodar e ter um problema crônico, resolver do seu próprio jeito e fugir da pressão, da presença de Deus; se abrir com as pessoas ao invés de ir pra Deus.

3) Pressão das circunstâncias:
A pressão de talvez parentes e amigos porque você se converteu, para você abandonar o seu padrão de santidade. O ímpio é massacrado pela perda e pelas circunstâncias.
E você como reage diante da pressão delas?
Você está onde está por causa de um ordenamento divino e Deus espera que você responda de maneira correta. O crescimento do cristão dependerá de como ele lida com o ambiente em redor e a profundidade da sua vida é dada pela habilidade que ele tem de lidar com pressões.
A pressão é para levar você a amadurecer, a crescer, a avançar. Pressão é poder!
Os inimigos das circunstâncias são:
  • Pedir para Deus remover o que foi dado por Ele;(Ora pedindo para Deus tirar o que Ele mesmo colocou, pelo Seu propósito divino para o seu crescimento).
  • Usar seus próprios meios; (Ex: Dívidas para resolver os problemas das circunstâncias).
  • Revoltar-se contra as pessoas; (O problema está sempre nos outros e nunca em você).
  • Acomodar-se com as circunstâncias; (Quais são as suas circunstâncias?)
4) A pressão da obra de Deus:
A obra, a necessidade das pessoas, a necessidade de frutificar, de ver o mover de Deus. Você morreu, ou você está tentando fazer alguma coisa?
Chega um ponto onde a pressão é sobre-humana e ela revelará se você de fato está a serviço de Deus; porque se a obra de Deus está acabando com você, é porque você está achando que é você que fará alguma coisa. Você está achando que é de você que as pessoas vão beber, que é de você que elas vão ter solução das suas necessidades e dos seus problemas, mas não vão. Você não faz diferença nenhuma na vida de ninguém no sentido natural.
Não há como ter êxito sem passar por experiências assim, porque são elas que te levarão a realmente depender de Deus. Quando você chega numa posição de morte dizendo: “Deus, eu não consigo, não sou eu quem vai fazer isto”. Mas é mais do que uma entrega superficial. Isto vai produzir de fato uma obra que é de Deus.

Os inimigos da obra de Deus são:
  • Tornar-se um profissional;
  • Usar meios humanos;
  • Falsificar o mover de Deus e fugir.
 5) A pressão do diabo:
Pressão de idéias que aparecem na sua mente, dúvidas sobre você, acusação constante. Somente o que você originou na sua mente é seu, o resto é do diabo. Você tem deixado Deus transformar em poder essas pressões ou você tem caído na dúvida toda hora?
Não pense que é por nada que Deus permitiu que você fosse pressionado pelo diabo, mas é que Deus quer produzir o maior tipo de poder que é o da ressurreição.
Precisamos nos tornar geradores espirituais e transformar a energia da pressão, na energia do poder. Aprenda a transformar pressão em poder, indo ao altar para aliviar as suas questões e saindo de lá com fé.
O maior momento de pressão de Jesus foi o Getsêmani. A pressão se torna poder quando você vem diante de Deus e se torna tentação quando você foge dele, assume as dificuldades ou não responde diante de Deus.
Que diferença entre o Jesus que entra no Getsêmani e o Jesus que sai!
Jesus foi pra cruz resolvido. Para transformar pressão em poder basta você morrer completamente para suas intenções e iniciativas e se achegar diante de Deus para descansar e confiar. (Ver Lucas 22:39–46).

Compartilhando a Palavra
1.Você está enfrentando alguma pressão na sua vida hoje?
2.Você foge das pressões ou encara cada uma delas?
3.Todos aqui, querem receber poder e maturidade? Se sua resposta for sim, então decida hoje, nunca mais fugir das pressões, mas encare cada uma delas pedindo ajuda de Jesus! 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

RESTAURANDO O PRINCÍPIO DA HONRA NA FAMÍLIA

Texto: I Pedro 2.17
Introdução
As pessoas que Deus coloca em sua vida não estão aí, por acidente. Os seus pais, cônjuges e filhos não apareceram em sua vida por acaso.  Você não caiu de pára-quedas em sua família. Deus o colocou ali de propósito.
            E quando você passa a enxergar sua esposa, seus pais, seus filhos como um presente de Deus, você sente mais disposição de honrar. Mas muita gente, pergunta: como eu posso honrar as pessoas da minha família? Existem muitas formas, mas eu quero mencionar alguns aspectos da honra que são muito importantes e que precisam ser restaurado no meio das famílias:
F.T.: Em primeiro lugar...
I - A HONRA É A CHAVE-MESTRE PARA LONGEVIDADE DOS RELACIONAMENTO:
1.1.  Vivemos um tempo em que muitos relacionamentos familiares têm sido quebrados. Filhos e pais muitas vezes não se entendem. Esposa e marido também entram constantemente me conflitos. E o ambiente da família que deveria ser o lugar de mais intimidade de relacionamentos, tem se transformado em relacionamentos distantes.
1.2.  Por isso, precisamos restaurar a honra no meio da família. Os relacionamentos são profundos e duradouros em um ambiente de honra. Mas você não consegue honrar de forma adequada, enquanto você não concebe o fato de que sua família é um presente de Deus para você.
1.3.  Eles estão ligados a você por um período de tempo. Eles nem sempre vão estar com você, e Deus conta com você para cuidar de Seus bens mais valiosos.
·        Muitos relacionamentos tem vida curta, porque as pessoas não verbalizam o amor que sentem. Declarar o que você sente por alguém tem muito valor. A Bíblia diz que se você sente amor por alguém e nunca fala, esse amor não vale muito. Provérbios 27.5  
·        Quando nós verbalizamos o nosso amor por alguém, nós a honramos e damos vida longa aos nossos relacionamentos.
F.T.: Em segundo lugar...
II – A HONRA ABRE PORTAS QUE A FÉ NÃO PODE ABRIR:
      2.1. É verdade que a fé é um ingrediente extremamente importante, na vida cristã. Praticamente para tudo o que fazemos precisamos aplicar fé. E isso é muito bom. Mas existem situações que só a fé não resolve.
      2.2. Tem pessoas que têm muita fé, mas pouco êxito porque não aprenderam o caminho da honra. Muita coisa que você não conseguiu, mesmo depois de crer você poderá conseguir, quando começar a honrar. Muitas portas que não se abriram pela fé, se abrirão inevitavelmente pelo princípio da honra. Porque a honra abre portas que a fé não pode abrir.
      2.3. Há muitas mulheres de fé com o casamento destruído porque elas oram, jejuam, leem a Palavra, mas não honram o seu cônjuge. Há muitos homens de Deus que têm fé para ganhar almas, curar enfermos, mas perderam a sua esposa porque não souberam honrá-las devidamente.
      2.4. Os pensamentos de não abençoam. Uma bênção não é uma bênção até ser dita. Gênesis 1.22
·        Não existe bênção de boca fechada. A bênção tem que ser pronunciada!  Quem abençoa fala alguma coisa.
·        As palavras têm o poder de criação! As palavras podem levantar as pessoas, podem colocar para fora a confiança!
·        Ele pode estar fazendo cem coisas que você não gosta. Encontre três coisas que você gosta e comece a depositar alguma honra. Passe a honrar. Há um poder na honra que pode revolucionar seus relacionamentos.
F.T.: Em terceiro lugar...
III - A HONRA É UM BUMERANGUE:
      3.1. A honra é uma estrada de mão dupla. Tudo que vai de alguma forma volta. E a honra sempre trás uma recompensa para aquele que honra. Portanto, não espere honra, mas tome a iniciativa de honrar sempre.
     3.2. O que aconteceria marido, se todos os dias antes de você sair para trabalhar; antes de começar um projeto você dissesse a sua esposa: “Você é a mulher mais linda que eu já vi, não há ninguém como você no mundo todo”.
     3.3. A beleza física é passageira, mas a verdadeira  beleza é encontrada no interior. Aquela mulher que Deus deu a você  é um presente. Ela é um tesouro. Ela é única em todo o universo.
  • Homens não coloquem sua mulher para baixo. Deixe de lado o hábito de fazer comentários sarcásticos, você nem sempre precisa ter a última palavra, esqueça isso e mantenha a paz no seu lar.
·        Seja cuidadoso com o que você diz, especialmente com aqueles que estão próximos de você.
·        Quanto mais se ama, menos defeito se enxerga. E quanto menos se ama, mais defeito agente enxerga. Por isso, gente que vê de mais é porque ama de menos.
·        Diga todos os dias: Você vai fazer coisas grandes. Você tem um grande futuro.
·        Nossos filhos precisam da nossa aprovação. Nós estamos ajudando a formar suas identidades.

Conclusão: O desafio é que você deve cuidar do presente que Deus deu a você. Eles nem sempre estarão aqui. Sejam generosos com suas palavras. Diga sempre: eu te amo, eu estou orgulhoso de você.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1)  Em sua opinião, tem faltando honra no meio das famílias nos dias de hoje? Compartilhe!
2)  Você já viu portas se abrindo em sua vida ou na vida de outros por causa da honra? Compartilhe como foi essa experiência!
3)  Você acredita que a honra funciona como um bumerangue? Você já viveu essa experiência em sua vida? Compartilhe!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MANTENDO-SE ACORDADO POR MAIS TEMPO

Texto: Efésios 5.14 ...“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.
Introdução
Se eu fosse anunciar o tema da mensagem...
Este versículo, que fala de quem está pregado no sono, dormindo, me faz lembrar daquele gato, o Garfield: tem uma história em quadrinhos em que Garfield dormia no tapete da casa à horas; dormia de babar... até que acordou e disse: “Hora de acordar e de ir dormir na cama”.

Há pessoas que gostam de dormir como o Garfield.
Você sabia que normalmente cerca de 30% da vida de uma pessoa é passada dormindo? ...quem dorme muito corre o risco de passar metade da vida dormindo.

Espiritualmente, nada é mais perigoso do que dormir (não estou me referindo a “dormir no Senhor”, como sinônimo de “morte).
Mas de acomodação espiritual, inatividade, inércia, ficar parado...
Há muitos crentes distraído espiritualmente, desatento (sem conseguir ver o sobrenatural de Deus: bênçãos, direção, oportunidade, cuidados divinos, as ameaças do tentador...).
É muito perigoso dormir espiritualmente, esfriar na fé:

Na Bíblia, exemplos de gente que dormindo, pagaram caro: Sansão: dormiu e perdeu os cabelos e a força; Sulamita (aquela do Livro “Cântico dos Cänticos”, que vivia dizer “Eu sou do meu amado”, dormiu e perdeu o homem amado;O livro de Atos fala de Êutico, dormiu no culto e caiu da janela; Isbosete, filho do rei Saul, dormiu ao meio-dia, e foi morto por dois de seus empregados; Uma vez Jesus contou a Parábola das Dez Virgens – elas dormiram e as suas lâmpadas apagaram, fazendo com que perdessem o noivo.

Irmão, é muito mais importante estar acordado do que dormindo, principalmente na vida espiritual.
Para o corpo, dormir é bom; para a alma, dormir é perigoso)!
Como nos mantermos acordados espiritualmente? ...como se manter acordado por mais tempo?
...a primeira recomendação de Deus para você ter um despertamento espiritual contínuo é:
MANTENHA-SE EM CONSTANTE VIGILÂNCIA
O texto diz: “Desperta ó tu que dormes”.
Na Bíblia, há muitas advertências para que nos mantenhamos em constante vigilância Mt 26.41 “Vigiai e orai para que não entreis em tentação”.

Alguns sintomas de falta de vigilância espiritual:
Acomodação com o que somos;
Ausência de vontade de crescer;
Acúmulo de poeira em nossa vida espiritual.
Quando algumas práticas normais da vida de um crente, começam a desaparecer, estamos correndo perigo:
Falta de interesse em testemunhar;Falta de vontade de frequentar a igreja;
Negligência na leitura bíblica;
Falta de interesse em contribuir, dizimar, participar...
Parece que o primeiro amor está se esfriando (começamos a ver defeitos em tudo, fugimos de olhar para nós mesmos).
Senhora perdeu os próprios óculos... por fim descobriu que estava em sua cabeça.
Precisamos redescobrir o agir de Deus e nos ajuntarmos com Ele.
Amado: mantenha-se em vigilância, pois o sono espiritual nos põe na companhia dos mortos.

Como nos mantermos acordados espiritualmente? ...como se manter acordado por mais tempo?
...a segunda recomendação de Deus para um despertamento espiritual contínuo:
MANTENHA-SE EM CONSTANTE AÇÃO
Diz o verso: “Levanta-te dentre os mortos”!
Se chegarmos ao ponto de estarmos entre os mortos, precisamos nos exercitar.
Já se imaginou dormindo com os mortos? ...uma noite no IML?
Para não ser confundido, não espere o ânimo chegar para agir.

O mais perigoso do desânimo em nossas vidas é que ele é algo progressivo.
Já ouviu falar da experiência das rãs na panela? Você jamais conseguirá colocar uma rã numa panela de água quente, pois ela pula fora! ...mas quando ela vai tendo a água aquecida morre na água fervendo sem perceber.

Vivemos um tempo de cristianismo meio morto, sem gosto, sem compromissos...
Mas quanto à você se: mantenha-se em constante atividade: envolva-se com a igreja (cultos, oração, célula, louvor...).
Jesus disse: “Minha comida e bebida é fazer a vontade do Pai”.
Abaixo a inércia, o desânimo!

Como nos mantermos acordados espiritualmente? ...como se manter acordado por mais tempo?
...Outra recomendação para ter um contínuo despertamento espiritual é:
MANTENHA-SE EM CONSTANTE COMUNHÃO COM DEUS
É do interesse de Jesus que os seus filhos não fiquem dormindo espiritualmente – Ele quer AJUDAR, FORTALECER...
Mas é preciso que pratiquemos Sua presença (companhia, perceber o agir de Deus).
Verifique o que está embaçando os seus olhos, impedindo de você perceber a presença de Deus em sua vida.

Quando estamos frios, não vemos o mover de Deus (dormindo, Deus abençoa e não percebemos).
O problema grave: quanto mais distantes de Deus ficamos, mais corretos nos achamos; porém, quanto mais nos aproximamos, mais percebemos nossas fragilidades, pecados...
Isaías viu a glória de Deus e então percebeu: “Ai de mim”.
Pedro estava pescando quando Jesus se aproximou e se achou indigno, disse: “Retira-te de mim”.

Quando mantemos comunhão com Deus em dia, diálogo em oração e leitura, há alegria espiritual.

CONCLUSÃO
Não fomos criados para sermos um pouco felizes e um pouco derrotados.
Em  Apocalipse até há uma condenação de Jesus aos que não se comprometem: “Porque não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”. (efeito da água morna)

Mas hoje, Deus está cutucando você para acordar: Não se irrite com Deus!
Acorde logo!
Se você não acordar logo, as coisas ficam mais desafiadoras. A Bíblia diz que “Deus fala de um modo, e ainda de outro se o homem não lhe atende”.
É muito arriscado ser acordado por Deus de outro modo!
Amado irmão: Experimente as alegrias de um despertamento espiritual na sua vida:
Mantenha-se em constante vigilância
Mantenha-se em constante atividade
Mantenha-se em constante comunhão com Deus
VIVA UM CONSTANTE DESPERTAMENTO ESPIRITUAL

Compartilhando a Palavra
1.Com relação a sua vida Espiritual, você tem estado acordado ou dormindo? Compartilhe.
2.Você já passou ou esta passando por um período de estar dormindo espiritualmente? Compartilhe.
3.O que você faz quando começa a se esfriar espiritualmente(dormir)? Compartilhe.