terça-feira, 11 de março de 2014

CASA DE BETÂNIA “O LUGAR FAVORITO DE JESUS”

Textos: Mateus 26:6 “E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,” e João 11:1 Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta”.
Durante a narrativa bíblica presente nos evangelhos, percebemos vários momentos em que Jesus esteve em Betânia. Constantemente, ele era atraído por aquela cidade. Mas, o que havia em Betânia que tanto atraia Jesus? Por que o Mestre gostava tanto de estar ali a ponto de ser a última cidade em que esteve antes de sua morte?
Certamente os relacionamentos tidos por Jesus em Betânia nos servem como referência para compreender a preferência de Jesus por aquela cidade.
BETÂNIA Significa casa do pobres ou casa de aflição. Em Betânia, habitava Simão o leproso; Lazaro, aquém Jesus ressuscitava e quem Jesus chamou de amigo; Marta a serva fiel; e Maria, que foi um exemplo de intimidade com Ele.
Ali uma comunidade de pessoas com atitudes que atrai a Jesus, este lugar especial, não pela riqueza e aparência, mas pelo tipo de pessoas e comportamentos que estavam ali.  Qual tipo de pessoa havia em Betânia, a ponto de Jesus fazer dali uma lugar favorito?
Talvez a sua casa é uma casa de aflição  mas quero declarar é nesta situação que Jesus vem, A casa de aflição é o lugar favorito de Jesus. Por que havia ali personagens que atraiam o Mestre,porque se encontravam alguns tipos de pessoas; Vejamos abaixo:
1º Betânia era o lugar favorito de Jesus                                                                              
Porque se encontrava ali SIMÃO O LEPROSO
E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso,” Marcos 14:3 Simão havia sido leproso. Essa enfermidade terrível era a pior marca que um homem poderia receber na época de Jesus. Além de toda humilhação, os que se encontravam nessa situação não desfrutavam de momentos de paz e alegria.
Os leprosos eram considerados impuros, assim, colocados para viverem longe de suas familias e amigos, eram tristes e amargurados repudiados oela sociedade, não podiam trabalhar, estudar, nem mesmo passear perto de outras pessoas.
A lepra, nos tempos de Jesus, era uma evidência do pecado do homem. Essa doença aponta para a condição pecaminosa dos homens diante de Deus.
Hoje você pode ter um encontro com Jesus e você ficara limpo de toda lepra e ser purificado totalmente.
A lição que temos a respeito do Simão, o leproso, é maravilhosa embora sendo curado pelo Senhor e restaurado de sua doença ficou conhecido como o Leproso.
Em Lucas 17:15-17 “E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?”
Alguns estudiosos  do Novo Testamento argumentam que este leproso “curado e grato” do texto que lemos acima. Vemos que a graça de Deus veio sobre este homem e Jesus frequentava aquela casa pois Jesus gosta de                                   pecadores arrependidos e gratos que reconheceram a graça de Deus. Você conhece algum Simão agradecido? Você é este leproso agradecido e arrependido, hoje você pode tomar uma decisão que vai atrair Jesus para sua casa. O livro  O evangelho Maltrapilho diz: "A graça nos atinge quando estamos em grande dor e sofrimento".
Como Jesus amava estar em Betania! Jesus poderia estar em qualquer lugar de Israel mas escolheu estar em Betania pois era lá que era amado e honrado. Mas o que podemos aprender com Simão? O que Jesus viu em simão a ponto de usar a sua casa como um lugar de edificação?
Tinha Simão algo que precisamos ter para atrair a presença do Mestre. Certamente a gratidão de Simão, o leproso atraiu o mestre. Além de agradecer com palavras, ele se tornou um anfitrião fiel para jesus em Betania ele abriu  as portas do seu coração para Cristo e as portas de sua casa para Igreja. Na casa de Simão Jesus abençou muitos uma pessoa como Simão agrada o coração do Pai.
2º Betânia era o lugar favorito de Jesus                                                                                              Porque se encontrava ali LAZARO, O QUE RESSUSCITOU DOS MORTOS
“Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.”     João 12:1    
Lazaro era um dos moradores de Betânia diz a bíblia que sempre que Jesus se dirigia a Betânia se encontrava com lazaro.
 Lazaro -  O amigo ele comia com Jesus:                                                                                 “Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.” João 12:2                                                                                                   Sentar-se a mesa com alguém, via de regra, remete á idéia de intimidade e comunhão. Frequentemente sentamos a mesa com amigos, discipulos,familias. Ali Jesus se sentia em casa em um ambiente seguro e confortavel.
Lazaro – O que tira lagrimas do mestre
“Jesus chorou.  Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava”. João 11:35-36
O inicio do capitulo 11 mostra a vida de Lazaro e sua doença e por fim morte. Talvez na sua vida amado a muita morte, mas quero trazer uma boa noticia Ele te ama e chora por voce. Jesus foi até acusado de chegar atrasado, mas Ele nunca chega atrasado Ele chega no momento certo.
Minha casa era uma casa de aflição e morte são estas casa que jesus chega e gosta de fazer milagres.
Lazaro – O testemunho vivo do poder de Deus:                                                                            
“      E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.” João 12:9
Você pode desfrutat do poder de Jesus hoje é só conveida-lo e se tornar amigo dele. Em que area de sua vida precisa de um milagre? O que está morto em sua vida vai se tornar em um testemunho vivo do poder de Deus. Assim como lazaro se tornou.
 Lazaro – Novidade de vida.
Aqueles que foram conquistados por Jesus tem a aportunidade de andar em novidade de vida e experimentam a vida abubdadnde. Esta vida não procede do esforço humano ou do esforço da religião e sim da vida de Deus em nós. Esta vida pode entrar dentro de você hoje e nunca mais a tristeza e a solidão vão te assolar.
Sabe aquelas areas de sua vida que já perdeu as esperanças de ver mudanças hoje você pode tocar no Senhor e tudo que está morto vai florescer e ganhar vida.
3º Betânia era o lugar favorito de Jesus                                                                       
Porque se encontrava ali MARTA, AQUELA QUE SERVIA.
“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;“       Lucas 10:38        
Certamente Betânia tinha o seu lugar especial no coração de Jesus, não pela beleza ou localização privilegiada da cidade, mas pelas pessoas que ali habitavam.
Jesus não tinha um lugar fixo de residência, pois o seu ministério exigia uma movimentação continua de cidade em cidade, Marta foi uma anfitriã solicita ela soube reconhecer o mestre em sau casa e queria lhe garantir o bem estar.
A atitude de Marta nos faz pensar a nossa atitude em relação a Cristo. Hoje, Jesus se hospeda em nossa casa através de uma célula se tivermos o coração de Marta poderemos ter toda nossa familia salva. Através da atitude de Marta Lazaro ressussitou.               
“Marta, porém, andava distraída em muitos serviços;” Lucas 10:40
A disposição de Marta em servir ao Senhor com excelência é resultado de um encontro verdadeiro que ela teve com Jesus. Hoje você que nos visita pode abrir sua casa para entrada de Jesus.
Marta – A Leal, trasnparente e siceras
“Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.” Lucas 10:40
Jesus frequentava a casa de Betania pois ali haviam pessoas leais e sinceras. Talvez você entrou aqui e existem muitos questionamentos em seu coração, mas a sua siceridade agrada o Senhor. Fala pra Ele das suas necessidades, da sua lutas, das suas carencias, esta sinceridade agrada a Deus.
4º Betânia era o lugar favorito de Jesus                                                                      
Porque se encontrava ali MARIA, AQUELA QUE SE RENDIA AO SENHOR
“E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.”  Lucas 10:39
Que amor Jesus tinha por Betânia! Além do seu amor para com todos os homens, havia em Betânia pessoas apaixonadas por Jesus. Uma das pessoas era Maria, irmã mais nova de Lazaro e Marta.
Maria estava entre aquelas pessoas que fazia Jesus sentir saudades. A visita de Jesus causava grande impacto na vida dela e pode causar em nossas vidas, mas precisamos nos render com ela fazia.
“Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” João 11:32
Maria tinha Jesus não somente como salvador, mas como Senhor. Muitas pessoas querem servir ao Senhor somente com salvador, mas nesta noite ele quer se tornar o seu Senhor. Se quisermos ver a glória de Deus em nossas vidas precisamos nos render a Ele, nos pés Dele para ficarmos em pé.
Maria – Aquela que se lançou aos pés do mestre.
“Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés,..” João 11:32ª
A maneira de se encontrarmos com Jesus é se jogando para Ele. Nos pés Dele. Ex: minha conversão.
“Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.” João 12:3
Quando damos o melhor pra Ele, o bom perfume de Cristo toma nossa casa e todos podem ver a glória do Senhor em nós.
Onde tem Simão o leproso arrependido e cheio de graça, Lazaro aquele que morreu, Marta aquela que serve e Maria a quebrantada, vai se tornar um lugar favorito de Jesus.
Casa de Betânia significa casa de aflição mas poderia se chamar casa de milagres.
Desfrute hoje dos milagres do Senhor. E onde Jesus entra a miséria, a pobreza, o divorcio, a droga, as brigas, o crak, tudo vai embora por causa Dele.
Pregada pelo Pastor Alexandro Claudino (Batista Vinho Novo)
Compartilhando a Palavra
1.Você é um tipo de pessoa, que consegue atrair Jesus pra perto de ti?
2. Com qual desses personagens você mais se identifica?
3. Segundo a palavra ministrada, Betânia era o lugar favorito de Jesus, você se sente um lugar favorito Dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário