quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A FELICIDADE SEGUNDO A ÓTICA DIVINA


TEXTO: Dt. 28.47-48
Introdução: O Filósofo Blaise Pascal disse: "Todas as pessoas buscam a felicidade. Não há exceção para isso. Sejam quais forem os meios diferentes que empregam, todos objetivam este alvo. A razão de uns irem para a guerra e de outros a evitarem, o motivo é o mesmo: à busca pela felicidade. Este é o motivo de cada ser humano mesmo daqueles que se enforcam".
Buscar a felicidade é um traço comum na natureza humana.
Segundo John Piper, o prazer cristão é uma filosofia de vida baseada em cinco convicções:
1- O anseio humano por ser feliz é uma experiência universal, é algo bom, e não pecaminoso.
2- Jamais devemos tentar negar ou resistir ao nosso anseio por ser felizes, como se isso fosse um impulso mau. Pelo contrário, devemos intensificar este anseio e alimentá-lo.
3- A felicidade mais profunda e permanente encontra-se em Deus, somente Nele.
4- A felicidade que encontramos em Deus atinge sua consumação quando compartilhado com os outros através do amor.
5- O fim supremo e principal propósito de Deus no homem é glorificar a Deus e gozá-lo plena e eternamente.

O PROBLEMA DO POVO DE ISRAEL “Porquanto não serviste ao SENHOR, teu Deus, com alegria e bondade de coração, não obstante a abundância de tudo”. Dt. 28:47
- O problema desta nação não é que não serviram a Deus;
- O problema neste momento não é que desobedeceram a Deus;
- O grande problema é que serviram a Deus, mas sem alegria.
Hoje não é diferente, pois, muitos estão servindo a Deus. Mas acham que servir a Deus è um peso, é um fardo difícil de carregar. Esses não estão servindo a Deus com alegria 
Como ser Feliz Segundo a Ótica Divina:
1 – RECONHEÇA A SUA NECESSIDADE DELE: Muitos se sentem infelizes porque pensam que precisam de tantas coisas que não possuem. Mas apenas uma coisa é necessária. E ela se chama, a presença de Deus. 
- A presença deDeus é nosso maior valor.
- A presença de Deus é a nossa maior necessidade
- A presença de Deus é a nossa razão para viver
2 – DESFRUTE REALMENTE DO SENHOR (SL.42.1): A- Aquele que chega ao Senhor sem alegria:
Aquele que chega diante de Deus sem alegria e prazer está dizendo em outras palavras: 
“Estou aqui, Senhor! Está feliz? Como o Senhor exige tanto que eu ore é porque gosta da minha presença!”
Essa pessoa está colocando o Senhor como o beneficiário da sua presença. Isso certamente é orgulho e dessa forma ninguém tocará em Deus.
B- Aquele que chega ao Senhor com alegria:
Mas aquele que chega com prazer e alegria está dizendo: “Senhor, não há nada em mim para o Senhor se agradar, mas eu estou aqui para desfrutar do Senhor, porque a Tua presença é o prazer da minha alma.”
Todo desfrute resulta em louvor. Quando o homem ama, ele espontaneamente louva a sua amada e, enquanto desfruta dela, ele a louva e o seu louvor torna o seu desfrute ainda mais prazeroso.
O diagnóstico de uma adoração fraca não é porque as pessoas vêm para receber e não para dar. Mas a verdade é que aqueles que estão necessitados e famintos por Deus vêm para receber.
O Senhor é profundamente honrado quando as pessoas sabem que não podem viver sem a sua presença. É preciso que todos venham como a corça suspirando pelas correntes das águas.
3 – disponha-se a servir: A Bíblia diz que se eu servir, “isso me trará grande alegria”. Ele queria ser feliz e tinha descoberto um caminho para ter mais felicidade ainda.
Você pode achar a atitude daquele que deseja servir, egoísta, mas não é. Há recompensa para o que serve, e a recompensa é a bênção e a felicidade.
4 – NÃO SE APEGUE AO DINHEIRO (i tM.6.6-10): Se o seu desejo de ser feliz pode ser satisfeito com o dinheiro, essa é a prova de que você é terreno e não procede de outro mundo. Mas aqueles que procedem de outro mundo possuem um anseio que somente pode ser satisfeito em Deus.
Paulo nos mostra três razões para não buscar riqueza nesse texto:
1ª Razão - Não vamos levar nada deste mundo
2ª Razão: Tenha alegria com aquilo que tem
3ª Razão: Não fica obcecado em Ser Milionário 
5. Nunca se esqueça das coisas do céu (II Co.6.10): A nossa felicidade nesse mundo sempre será marcada pela dor e pelo choro.  Paulo, porém, nos disse que podemos ser entristecidos, mas sempre alegres. O próprio fato de sermos movidos pela misericórdia significa que sofremos a dor do outro. Mas a Bíblia diz que devemos amar a misericórdia e não apenas praticá-la (Mq.6.8).
Mas o centro da nossa felicidade está na nossa esperança da recompensa eterna (I Co.15.19).
Compartilhando a Palavra
1- De que maneira você tem buscado a sua felicidade?  
2- Você tem prazer no Senhor, em Sua obra, em obedecê-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário