terça-feira, 7 de abril de 2015

PORQUE ELE VIVE!

I Co. 15:2 Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.
1 Coríntios 15:12-14 Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?
Se não há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou; e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.


A ressurreição de Cristo é o núcleo do cristianismo, é um pilar essencial da nossa fé. Se não tivermos convicção e entendimento dessa realidade, estaremos desperdiçando tempo em energia em crenças que não carregam o verdadeiro poder do evangelho.
Hoje vamos entender o significado da ressurreição, vamos eliminar as dúvidas que podem estar minando a sua fé e vamos viver plenamente o evangelho de Jesus! Porque Ele Vive!!!
Existem 3 perguntas que precisam ser respondidas quando falamos sobre a ressurreição:
  • Por que a morte e ressurreição de Cristo foram necessárias?
  • Posso crer na ressurreição?
  • Como a ressurreição afeta minha vida?

1.    Por que a morte e ressurreição de Jesus foram necessárias?
Porque nós estávamos perdidos, condenados e distantes de Deus por causa do pecado:
Rm. 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Mas por um ato de amor Deus entregou o presente mais valioso! Mede-se o valor de um presente pelo valor que ele tem para quem dá e pelo grau de merecimento de quem recebe. No nosso caso... o valor é incalculável!
O sacrifício de Jesus foi não apenas um ato de amor, mas também de justiça. E por que tinha que ser Ele?
Porque Jesus veio reconciliar o homem com o seu Criador. Numa reconciliação só há o sucesso se o mediador representar perfeitamente os dois lados e Jesus fez isso, pois era divino e humano ao mesmo tempo! Só Ele poderia fazer isso!
A condenação para o pecado é a morte... Como Deus iria morrer se Ele é eterno? Era necessário ser humano! Mas como o homem pode agradar a Deus se tem a natureza pecaminosa? Era necessário ser divino! Aleluia!!
Quando Jesus ressuscitou Ele completou a sua missão, só morrer não era suficiente. Se Ele só tivesse morrido a questão da justiça estaria resolvida, mas nós continuaríamos subjulgados pelo poder do pecado e da morte. Era necessário que Ele vencesse a morte e nos desse a possibilidade de vencer juntamente com Ele.
Apesar de ainda estarmos com nosso corpo carnal e suas paixões (que só seremos completamente livres quando formos transformados), podemos nos apropriar da vitória de Cristo como garantia!
1 Coríntios 15:21-22 Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem.  Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.

2.    Posso crer na ressurreição?
A bíblia relata que até mesmo os discípulos de Jesus, homens que andaram com Ele, comeram com Ele, viram Seus milagres, não acreditaram que Ele havia ressuscitado!
Lucas 24:9-11 Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros. As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas. Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura.

Na verdade, após a prisão de Jesus os discípulos fugiram, se esconderam, o negaram, ficaram desiludidos, decepcionados e abatidos com a sua morte cruel e humilhante.
Marcos 14:50 Então, deixando-o, todos fugiram.

Se até os discípulos duvidaram, por que o mundo acreditaria em algo tão sobrenatural?
A ressurreição é, talvez, o tema mais combatido do cristianismo afinal, ela completa a missão de Jesus!
Inúmeras teorias foram feitas para tentar desmentir a ressurreição:
Teoria do túmulo errado: as mulheres erraram de túmulo – Porém as autoridades nunca permitiriam a perpetuação de tal equívoco!
Teoria da alucinação: Todos estariam alucinados ao mesmo tempo? Mais de 500 pessoas? Totalmente improvável.
Teoria do corpo roubado: os discípulos não estavam em condições para fazer isso!

·         A maior das evidências foi o que aconteceu com os discípulos!
Imagine a frustração e medo que se instalou sobre aqueles homens... Eles simplesmente sumiram, se esconderam. Eles estavam convictos de que Jesus iria reinar, salvar... e de repente ele estava morto! Todas as esperanças, toda a fé, toda coragem morreu com ele naquele dia...
Mas algo muito importante aconteceu, pois estes mesmo homens medrosos, tristes, e desiludidos apareceram pouco tempo depois cheios de fé, coragem e ousadia pregando a mensagem de Jesus, curando enfermos, batizando e declarando que Ele ressuscitou! O que Aconteceu para mudar, da noite para o dia, a atitude interior e exterior desses homens?  O que fez com que quase 100% deles morressem por acreditar na ressurreição?
Eles de fato foram perseguidos e mortos porque creram e anunciaram a ressurreição! Por quê?
Porque eles foram testemunhas oculares de Cristo ressuscitado! O próprio Jesus apareceu para cada um dos discípulos!
1 Coríntios 15:2-7 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido.
Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;

Exemplo de Tiago irmão de Jesus:
A bíblia relata que Tiago e seus irmãos não criam em Jesus, na verdade ter um irmão que se dizia filho de Deus, o caminho a verdade e a vida, era bem desconcertante para eles:
João 7:3-5 Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.

Mas esse mesmo Tiago foi um dos apóstolos:
Gálatas 1:18-19 Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

Autor do livro de Tiago começa dizendo que é servo de Jesus:
Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. Tiago 1:1
Qual o motivo de uma mudança tão radical?
Ele teve a certeza da ressurreição: Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;
Tiago morreu apedrejado porque cria o suficiente para morrer por sua verdade!
Sim, podemos crer na ressurreição! Não apenas porque nenhuma teoria contrária foi capaz de ofuscar seu brilho, mas principalmente porque essa verdade foi escrita e passada adiante ao custo da vida de homens e mulheres através da história!

3.    Como a ressurreição afeta minha vida hoje?
Da mesma fora que afetou a vida dos discípulos há mais de 2 mil anos e a vida de milhares de homens e mulheres por toda a história.
Se você crê e endente a ressurreição:
·         Não há mais medo da morte ou do futuro
·         Há coragem e ousadia para proclamar o evangelho
·         Há vitória contra o pecado
·         Há esperança
·         Não há mais acusação
·         Há disposição pra seguir a Cristo até o fim! Custe o que custar!
Se você não tem esses efeitos atuando em você, talvez Cristo não esteja tão vivo em seu coração... Ele quer trazer a convicção da ressurreição para você hoje e sua vida não será a mesma! Porque Ele vive!

Nenhum comentário:

Postar um comentário