terça-feira, 30 de junho de 2009

Oferecendo a Deus uma vida frutífera.


Texto Mc 11:12-14
Jesus teve fome
Há somente três registros nos Evangelhos de que Jesus teve fome: o primeiro foi depois dos 40 dias de jejum e oração no deserto, “Depois de jejuar por quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” Mt 4:1. O segundo, quando ele disse aos discípulos: “uma comida tenho para comer que vós não conheceis.” Jo 4:32, e o terceiro quando voltava de Betânia para Jerusalém.
Daí, por sorte no seu caminho estava aquela figueira, e a Bíblia diz no relato de Mateus, que ela estava “à beira do caminho”. Olha, você tem aqui uma combinação extraordinária. O Mestre do Universo, o Criador de todos os seres vivos, o divino Agricultor com fome, e no caminho d’Ele, uma figueira, cheia de folhas verdinhas, promissora, bem à mão, como que dizendo: “Chegue mais perto, faça o seu pedido, pegue o que precisa, mate a sua fome.”

De repente, o inesperado acontece. Jesus chega à figueira, olha de um lado, olha de outro, bate num galho aqui, noutro acolá e ai... nada, nada acontece, Ele não acha nada, nenhum fruto.

Vamos aprender algumas lições a respeito deste texto:
1ª O problema dessa figueira não era o de não ter figos, mas dar a aparência de tê-los. V.13
Ela atraía pessoas com uma imagem bonita, folhas verdes, parecendo saudável, mas o que parecia ser uma promessa acabou numa frustração. Todos os nutrientes extraídos da terra, as suas energias eram usadas para alimentar a sua beleza exterior, porque aquela figueira só tinha aparência e era uma figueira sem frutos.
Saiba meu amado irmão, ter aparência e não ter um comportamento santo, não ter frutos, diante de Deus é pecado!

2ª A figueira é a única árvore frutífera que produz o fruto antes das folhas.
Uma curiosidade sobre a figueira nos permite entender porque tal árvore foi utilizada por Jesus como exemplo do que o pecado provocava em Israel: ela produz o seu fruto antes das folhas, ao contrário das demais árvores. Ela simbolizava, assim, a necessidade de uma espiritualidade verdadeira (os frutos), antes de uma religiosidade aparente (as folhas). Veja que a folha de figueira em Gênesis 3 produziu apenas uma cobertura para o homem caído, apenas uma aparência de concerto.

O princípio é esse:
Você não precisa ser o que não é; não precisa dar o que não tem, mas também não pode mostrar a outros o que você não é, não pode prometer o que não pode cumprir.

3ª DEUS espera de nós frutos dignos de arrependimento, dignos do investimento que ele fez em nossas vidas. Jo 15:16
Então, quando Jesus só vê vida de aparência em nós, Ele se entristece, porque não fomos criados para ter vida de aparência própria, fomos criados para espalhar frutos à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:28) pelas ruas de nosso bairro, mudar a realidade das nossas cidades, alcançar as nações para o Senhor Jesus.
4ª Há muita gente fazendo como a figueira de Betânia. Vamos chamá-los de “crentes-figueira”.
Duas características do crente figueira:

1. Eles estão cheios de folhas verdes. São atraentes.

2. Estão à beira do caminho. Você pode vê-los facilmente. Eles vêm ao culto, cantam, gesticulam, batem palma, mas se você chegar perto, balançar seus galhos, não achará nada. Não há fruto algum em suas vidas.

Quantas chuvas de bênçãos os cobriram, quanto orvalho de graça caiu sobre eles, mas tudo foi usado em proveito próprio, nenhum fruto produzido, nenhum serviço oferecido, só aparência.

Jesus disse que quando produzirmos frutos que permaneçam, seremos ouvidos e atendidos pelo Pai em todas as nossas petições. “a fim de que tudo o que em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.” João 15:16

O meu desejo agora é que você entre em crise, e o meu desafio é:

Produza um fruto que permaneça (Alma) até o fim desse ano e veja a sua vida ser transformada!!! Ganhe uma alma para Jesus, consolide na fé, discipule e envie. Tudo será mudado em sua vida.

Essa mensagem é sobre como eu posso servir ao meu SENHOR, caso ele tenha fome e precise de mim. Muitos estão perguntando: O que eu posso oferecer a Ele? Como posso oferecer a DEUS uma vida frutífera?

Porque no fundo o Senhor nosso Deus tem fome e sede, e essa fome e sede é por almas. Jesus deu a sua vida pelo homem, e quer vidas como conseqüência de sua semeadura!

Pr.Edenir Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário