segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Uma célula nota 10!


Texto: Marcos 2:1-12
Ser de uma célula é um privilégio. Ter uma célula é uma conquista. Mas ter uma Célula Nota Dez é algo extraordinário. E o que vem a ser uma célula nota dez? Uma célula nota dez, é muito mais do que uma célula que possui dez membros. É muito mais do que uma célula com um bom líder. Uma célula nota dez é uma célula que cumpre o propósito para o qual ela nasceu.
E esse propósito pode ser observado na própria Palavra de Deus. Por isso, com base em Marcos 2.1-12, vamos refletir hoje sobre o que é uma célula nota dez.
Nesse texto nós vamos encontrar quatro homens que começaram uma célula embrião que embora não tivesse 10 membros, as atitudes e motivações relatadas no texto nos mostram que de fato essa era uma célula nota dez. Mas, o que a tornou uma célula assim?

Em primeiro lugar, o texto nos relata que uma célula nota dez, é UMA CÉLULA BASEADA EM RELACIONAMENTOS.
Senão vejamos o verso 3: “alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens”.
Que bom que este homem caiu em uma célula. Porque na célula ele podia contar com amigos. O que teria acontecido se aquele moço paralítico não tivesse amigos? Qual teria sido a sua situação?
Ele estava estirado num leito. Não tinha como locomover-se, nem como chegar onde Jesus estava. Você alguma vez já precisou de um amigo e este lhe faltou? Você alguma vez já precisou de amigos e não achou um único sequer?
Há certas coisas, e certos momentos da vida, que a gente não vai conseguir fazer ou alcançar, sem a ajuda de outras pessoas. Não tem jeito, não dá para fazer sozinho. E a solidão é uma péssima companheira...
Que bom que este homem tinha relacionamentos verdadeiros em sua célula.Uma célula só é célula se estiver baseada em relacionamentos.
O simples fato de você achar que não precisa de ninguém é a maior evidência de que você precisa.
Ter relacionamentos é algo muito bom e muito importante. Por isso valorize a sua célula, faça com que ela seja cada vez mais uma célula nota dez!
Em segundo lugar, uma célula nota dez, é uma célula ONDE HÁ UM AMBIENTEDE FÉ.
Senão, observe o que diz o verso 5: “vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico...”. Veja, não foi à fé do paralítico que Jesus viu, mas a fé dos amigos da célula do paralítico. A Bíblia na Linguagem de Hoje diz “quando viu que eles tinham fé...”
Talvez, você pense que para ter amigos, não é preciso necessariamente estar ligado a uma célula é verdade, você pode ter amigos em qualquer lugar. A questão é, que tipo de amigos você esta reunindo em volta de você? Porque amigos podem ser “parteiros” ou “coveiros”. Sabemos que parteiros ajudam crianças a virem a luz, enquanto que, os coveiros, as enterram.
O extraordinário na vida daquele paralítico é que ele estava numa célula onde os amigos acreditavam na possibilidade. Sim, porque, o que adiantaria ao jovem paralítico ter amigos que não acreditassem em sua cura?
Talvez ele até tivesse amigos que ficassem ao seu lado, distraindo-o na sua angústia, o que já não é má coisa. Mas, seus amigos, o levaram a Cristo, porque acreditaram na possibilidade. Eles eram "parteiros". Eles acreditaram que a vida daquele homem podia ser mudada. Eles acreditaram que Jesus Cristo podia mesmo fazer o milagre.
É muito difícil viver com alguém que nunca acredita nas nossas potencialidades, que são eternos "coveiros" das nossas idéias, dos nossos sonhos, possibilidades... E isso é o que mais acontece por aí.Qual tem sido a sua atitude como participante de uma célula? Que tipo de palavras tem saído dos seus lábios? Palavras de incentivo, de fé de encorajamento?
Em terceiro lugar, uma célula nota dez É UMA CÉLULA DE PESSOAS QUE ENXERGAM SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS (v.4)
Senão, vejamos o que nos diz o verso 4: “e não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente”.
Que bom que os amigos daquele moço paralítico sabiam onde levá-lo, como ajudá-lo e se dispuseram a carregá-lo.
É por isso, que aquela era uma célula nota dez, porque quando os amigos viram a multidão em volta de Jesus, com gente "saindo pelo ladrão"; tanta gente que não havia nem lugar para sentar, poderiam ter dito para o moço: "É companheiro, vai ficar para a próxima. Todas as portas estão fechadas", e fechadas por gente, o que é muito pior.
Porque quando as portas estão apenas trancadas, sempre se pode derrubá-la. As portas, as janelas, sejam qual for o obstáculo. Mas, quando gente decide atrapalhar, quando gente decide ser o problema, a obstrução do caminho, daí então, só Deus! Porque, lidar com gente não é fácil... Deus que o diga!
Graças a Deus que nessa célula, os amigos disseram ao paralítico: "Já que não tem uma porta aberta, vamos fazer uma. E vamos fazer no teto, porque o único jeito de fazer porta fácil é no teto". É só arrancar a cobertura, e naquele tempo nem telha era.
Um teve a idéia, outro já foi providenciar a corda, um terceiro ficou lá com ele dizendo: "Calma que nós estamos dando um jeito. Você vai chegar lá!". Aí, o mais magrinho deles deve ter subido ao telhado, por causa da fragilidade do teto. E os outros, sempre trabalhando em equipe e com a mesma motivação, conseguiram prende-lo bem, içá-lo, depois, com todo o cuidado, descer o leito na presença de Jesus.
Que lição extraordinária para nós. Precisamos ser pessoas assim. Vamos olhar em cada problema uma oportunidade para vencer obstáculos. Conforme se diz no meio empresarial: “na crise uns choram e outros vendem lenço”. Vamos vender lenço.
Por ultimo, o texto nos revela que uma célula nota dez É UMA CÉLULA QUE LEVA AS PESSOAS A JESUS (v.4)
Uma das maiores evidências de que essa célula era nota dez, é que ela tinha amigos de verdade, que eram capazes de qualquer coisa para levar uma pessoa a Jesus. O texto diz que eles desceram o rapaz na presença de Jesus.
Na célula, a gente ora, jejua, compartilha, visita, faz telefonema, evento-ponte, realiza encontros, mas tudo isso só faz sentido para nós, quando conseguimos colocar as pessoas na presença de Jesus. Todo o sacrifício que fazemos só faz sentido, se no final alguém for colocado na presença do Mestre.
Quem sabe, você também esteja vivendo tão desanimado, tão desapontado, tão paralisado, que não tem nem forças para vir a Jesus. Talvez você chegou a um ponto, que precisa ser carregado. Por que você não se abre, para ser ajudado por uma célula. Com certeza, aqui você encontrará pessoas que de fato se interessam por você. Aqui você encontrará pessoas que o levarão ao único que pode ajudá-lo definitivamente.
Conclusão
Se essa célula não fosse dez, talvez ela não tivesse sido mencionada na Bíblia. O fato de ela estar aqui significa que ela cumpriu o seu papel na vida de alguém.
O que você tem feito pela sua célula? Você tem orado, jejuado, tirado tempo para relacionar-se. Você tem gerado um ambiente de fé ou de incredulidade? Você faz parte da solução ou dos problemas?
Eu quero desafiá-lo a buscar ser amigo de alguém; quero desafiar você que está sozinho, a pedir amigos a Deus; quero desafiá-lo a abrir o seu coração e a colocar os seus dons à disposição dos amigos.
Quero desafiar você a ser alguém que se dispõe a ser amigo; que pede ajuda aos amigos; que pede ajuda não que, explora os amigos.
Muitas pessoas têm se decepcionado com seus amigos. Porque na hora que mais precisam não podem contar com eles. Contudo eu gostaria de dizer que amigo verdadeiro, é aquele que se preocupa conosco ao ponto de nos levara Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário