segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O homem a quem Deus procura


Textos: Ezeq. 22:30; Atos 13:22
Semana passada demos inicio a Campanha minha célula é nota 10, com isso podemos entender que prá uma célula ser nota 10, precisa-se de ter homens e mulheres nota 10 também, por isso falaremos um pouco hoje do homem a quem Deus procura:
Deus procura um Intercessor;
Deus procura um ganhador de Almas;
Deus procura Adoradores:
Deus está procurando pessoas que choram, clamam, sintam a dor do próximo
Deus procura por pioneiros de um avivamento.
DEUS PROCURA POR VOCÊ.
• O texto diz que Deus "achou Davi". Ora, se achou é porque procurou.
• Deus procura um determinado tipo de pessoa.
• A Bíblia diz que Deus procura verdadeiros adoradores.
• A palavra empregada aqui para "verdadeiro" é "aletheia", o oposto de fictício, fingido ou falso. Denota veracidade, realidade, sinceridade, exatidão, integridade, confiança e propriedade.
• Uma coisa é buscar a Deus, outra coisa é ser buscado por Ele.
Vejamos algumas características do tipo de pessoa a quem Deus procura:
1. DEUS PROCURA UM HOMEM
* O termo aqui é genérico. Significa uma pessoa. Pode ser homem ou mulher.
* Na época de Moisés, Deus mandou procurar 70 homens para ajudá-lo, mas que fossem homens de verdade e capazes tementes a Deus e que não amassem a avareza (Ex 18.21).
* Alguém que não fosse uma pessoa infantil ou "menino" no entendimento.
* Deus não procura "crianças birrentas" ou pessoas "aborrecidas", que sempre dizem "não quero", "não gosto", "não dá" ou "não vou fazer". Deus procura pessoas dispostas.
* Paulo disse: I Co 13.11” Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. ”
* Deus procura alguém que queira crescer, que seja capaz de assumir responsabilidades.
* Quando Deus levantou Davi como rei, ele só tinha 17 anos. Com apenas 17 anos Davi já era um "homem" de Deus, aprovado pelo Senhor.
2. DEUS PROCURA PESSOAS SEGUNDO O SEU CORAÇÃO.
* Como é ser segundo o coração de Deus?
* O que faz o coração de Deus pulsar mais forte?
* Davi tinha um coração ligado ao coração de Deus. Davi entendia sobre o plano de Deus; seu governo e seu Reino.
* E quem era Davi, afinal? Era um filho de Jessé que cuidava das ovelhas de seu pai. Ali ele aprendeu muito sobre o coração de Deus (I Sm. 16.11).
* Aquele pastorzinho que matou um leão e um urso para defender as ovelhas (17.34-35).
* Davi também tinha um coração quebrantado, disposto a aprender (Sl. 51.17).
* Deus procura pessoas assim, que não desistem dos desafios na primeira dificuldade!
* Há pessoas que enxergam dificuldades em tudo; que desistem e nunca cumprem as metas. Mas quem sempre tem "desculpas" não tem frutos.
Se Davi fosse alguém cheio de desculpas ele não teria sido aprovado por Deus.
3. DEUS PROCURA PESSOAS QUE FARÃO TODA A SUA VONTADE.
* Davi cumpriu o propósito de Deus como homem e Rei. E ainda queria levantar o Templo do Senhor em Jerusalém e para isso preparou todo o material necessário: pedras, bronze, prata e ouro.
* Davi serviu a Deus com alegria e entusiasmo; ele compôs cerca de uma centena de salmos maravilhosos sobre sua vida com Deus, alguns deles proféticos sobre a obra de Jesus.
* Ele serviu ao Senhor na sua geração conforme o plano de Deus, dando exemplo de como devemos servir ao Senhor (At. 13.36).

Conclusão
Deus continua procurando homens e mulheres nesta geração!
Deus procura verdadeiros adoradores, de corações quebrantados, que temam ao Senhor.
E qual foi à recompensa de Davi? Deus cumpriu sua palavra e o fez Rei de Israel; deu-lhe paz com os povos ao redor e o fez marcar a história de Israel como nenhum outro; e Deus firmou sua descendência para sempre, pois Jesus é também "filho de Davi". Valeu muito à pena!
Deus procura quem queira crescer e viver no estilo correto, a fim de cumprir os grandes propósitos do Senhor, de ser discípulo de verdade para impactar a sua geração.
Quantos querem ser como Davi nesta geração? Deus está procurando.
Nesta campanha você terá a oportunidade de crescer e viver no estilo correto para cumprir os propósitos de DEUS, sendo um discípulo que marcara a sua geração.

Pergunta do compartilhar
Você tem chamado a atenção do Senhor, como um verdadeiro Adorador?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Uma célula nota 10!


Texto: Marcos 2:1-12
Ser de uma célula é um privilégio. Ter uma célula é uma conquista. Mas ter uma Célula Nota Dez é algo extraordinário. E o que vem a ser uma célula nota dez? Uma célula nota dez, é muito mais do que uma célula que possui dez membros. É muito mais do que uma célula com um bom líder. Uma célula nota dez é uma célula que cumpre o propósito para o qual ela nasceu.
E esse propósito pode ser observado na própria Palavra de Deus. Por isso, com base em Marcos 2.1-12, vamos refletir hoje sobre o que é uma célula nota dez.
Nesse texto nós vamos encontrar quatro homens que começaram uma célula embrião que embora não tivesse 10 membros, as atitudes e motivações relatadas no texto nos mostram que de fato essa era uma célula nota dez. Mas, o que a tornou uma célula assim?

Em primeiro lugar, o texto nos relata que uma célula nota dez, é UMA CÉLULA BASEADA EM RELACIONAMENTOS.
Senão vejamos o verso 3: “alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens”.
Que bom que este homem caiu em uma célula. Porque na célula ele podia contar com amigos. O que teria acontecido se aquele moço paralítico não tivesse amigos? Qual teria sido a sua situação?
Ele estava estirado num leito. Não tinha como locomover-se, nem como chegar onde Jesus estava. Você alguma vez já precisou de um amigo e este lhe faltou? Você alguma vez já precisou de amigos e não achou um único sequer?
Há certas coisas, e certos momentos da vida, que a gente não vai conseguir fazer ou alcançar, sem a ajuda de outras pessoas. Não tem jeito, não dá para fazer sozinho. E a solidão é uma péssima companheira...
Que bom que este homem tinha relacionamentos verdadeiros em sua célula.Uma célula só é célula se estiver baseada em relacionamentos.
O simples fato de você achar que não precisa de ninguém é a maior evidência de que você precisa.
Ter relacionamentos é algo muito bom e muito importante. Por isso valorize a sua célula, faça com que ela seja cada vez mais uma célula nota dez!
Em segundo lugar, uma célula nota dez, é uma célula ONDE HÁ UM AMBIENTEDE FÉ.
Senão, observe o que diz o verso 5: “vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico...”. Veja, não foi à fé do paralítico que Jesus viu, mas a fé dos amigos da célula do paralítico. A Bíblia na Linguagem de Hoje diz “quando viu que eles tinham fé...”
Talvez, você pense que para ter amigos, não é preciso necessariamente estar ligado a uma célula é verdade, você pode ter amigos em qualquer lugar. A questão é, que tipo de amigos você esta reunindo em volta de você? Porque amigos podem ser “parteiros” ou “coveiros”. Sabemos que parteiros ajudam crianças a virem a luz, enquanto que, os coveiros, as enterram.
O extraordinário na vida daquele paralítico é que ele estava numa célula onde os amigos acreditavam na possibilidade. Sim, porque, o que adiantaria ao jovem paralítico ter amigos que não acreditassem em sua cura?
Talvez ele até tivesse amigos que ficassem ao seu lado, distraindo-o na sua angústia, o que já não é má coisa. Mas, seus amigos, o levaram a Cristo, porque acreditaram na possibilidade. Eles eram "parteiros". Eles acreditaram que a vida daquele homem podia ser mudada. Eles acreditaram que Jesus Cristo podia mesmo fazer o milagre.
É muito difícil viver com alguém que nunca acredita nas nossas potencialidades, que são eternos "coveiros" das nossas idéias, dos nossos sonhos, possibilidades... E isso é o que mais acontece por aí.Qual tem sido a sua atitude como participante de uma célula? Que tipo de palavras tem saído dos seus lábios? Palavras de incentivo, de fé de encorajamento?
Em terceiro lugar, uma célula nota dez É UMA CÉLULA DE PESSOAS QUE ENXERGAM SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS (v.4)
Senão, vejamos o que nos diz o verso 4: “e não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente”.
Que bom que os amigos daquele moço paralítico sabiam onde levá-lo, como ajudá-lo e se dispuseram a carregá-lo.
É por isso, que aquela era uma célula nota dez, porque quando os amigos viram a multidão em volta de Jesus, com gente "saindo pelo ladrão"; tanta gente que não havia nem lugar para sentar, poderiam ter dito para o moço: "É companheiro, vai ficar para a próxima. Todas as portas estão fechadas", e fechadas por gente, o que é muito pior.
Porque quando as portas estão apenas trancadas, sempre se pode derrubá-la. As portas, as janelas, sejam qual for o obstáculo. Mas, quando gente decide atrapalhar, quando gente decide ser o problema, a obstrução do caminho, daí então, só Deus! Porque, lidar com gente não é fácil... Deus que o diga!
Graças a Deus que nessa célula, os amigos disseram ao paralítico: "Já que não tem uma porta aberta, vamos fazer uma. E vamos fazer no teto, porque o único jeito de fazer porta fácil é no teto". É só arrancar a cobertura, e naquele tempo nem telha era.
Um teve a idéia, outro já foi providenciar a corda, um terceiro ficou lá com ele dizendo: "Calma que nós estamos dando um jeito. Você vai chegar lá!". Aí, o mais magrinho deles deve ter subido ao telhado, por causa da fragilidade do teto. E os outros, sempre trabalhando em equipe e com a mesma motivação, conseguiram prende-lo bem, içá-lo, depois, com todo o cuidado, descer o leito na presença de Jesus.
Que lição extraordinária para nós. Precisamos ser pessoas assim. Vamos olhar em cada problema uma oportunidade para vencer obstáculos. Conforme se diz no meio empresarial: “na crise uns choram e outros vendem lenço”. Vamos vender lenço.
Por ultimo, o texto nos revela que uma célula nota dez É UMA CÉLULA QUE LEVA AS PESSOAS A JESUS (v.4)
Uma das maiores evidências de que essa célula era nota dez, é que ela tinha amigos de verdade, que eram capazes de qualquer coisa para levar uma pessoa a Jesus. O texto diz que eles desceram o rapaz na presença de Jesus.
Na célula, a gente ora, jejua, compartilha, visita, faz telefonema, evento-ponte, realiza encontros, mas tudo isso só faz sentido para nós, quando conseguimos colocar as pessoas na presença de Jesus. Todo o sacrifício que fazemos só faz sentido, se no final alguém for colocado na presença do Mestre.
Quem sabe, você também esteja vivendo tão desanimado, tão desapontado, tão paralisado, que não tem nem forças para vir a Jesus. Talvez você chegou a um ponto, que precisa ser carregado. Por que você não se abre, para ser ajudado por uma célula. Com certeza, aqui você encontrará pessoas que de fato se interessam por você. Aqui você encontrará pessoas que o levarão ao único que pode ajudá-lo definitivamente.
Conclusão
Se essa célula não fosse dez, talvez ela não tivesse sido mencionada na Bíblia. O fato de ela estar aqui significa que ela cumpriu o seu papel na vida de alguém.
O que você tem feito pela sua célula? Você tem orado, jejuado, tirado tempo para relacionar-se. Você tem gerado um ambiente de fé ou de incredulidade? Você faz parte da solução ou dos problemas?
Eu quero desafiá-lo a buscar ser amigo de alguém; quero desafiar você que está sozinho, a pedir amigos a Deus; quero desafiá-lo a abrir o seu coração e a colocar os seus dons à disposição dos amigos.
Quero desafiar você a ser alguém que se dispõe a ser amigo; que pede ajuda aos amigos; que pede ajuda não que, explora os amigos.
Muitas pessoas têm se decepcionado com seus amigos. Porque na hora que mais precisam não podem contar com eles. Contudo eu gostaria de dizer que amigo verdadeiro, é aquele que se preocupa conosco ao ponto de nos levara Jesus.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Quando a prosperidade não é bênção


Texto: Ec 7:14 ”No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.”

Introdução
Prosperar é natural e faz parte da graça que Deus derramou sobre a terra e sobre toda a humanidade. Ao olharmos para a natureza, vemos que Deus foi um criador extravagante, pois Ele criou riquezas abundantes! Ao falar ao homem, Deus o abençoou com palavras de abundância em relação a diversas áreas da sua vida, dizendo-lhe que se multiplicasse se alimentasse de tudo o que tinha sido criado e dominasse sobre tudo. (Gn. 1.28,29)
Existe, porém, um grande conflito espiritual em relação à abundância e prosperidade. Satanás não quer que os filhos de Deus prosperem e que vivam com tudo a que têm direito. Existem duas formas diferentes de prosperar: pela força da nossa mão ou pela mão de Deus.

Jesus também contou uma parábola acerca das duas formas diferentes de prosperar e construir a nossa vida, falando de dois homens que construíram cada um deles, a sua casa. (Mt 7.24-27)
Esses dois homens empreenderam e construíram duas casas, mas fizeram-no sobre dois fundamentos diferentes e o resultado também foi diferente. Um dos homens construiu sobre a rocha, isto é, dando ouvidos à Palavra do Senhor; sendo obediente. Quando veio a tempestade, a casa permaneceu. O outro construiu sobre a areia, isto é, seguindo o seu próprio entendimento sem dar ouvidos à Palavra do Senhor; sendo desobediente. Quando veio a tempestade, a casa ruiu. Uma das formas de prosperar leva à prosperidade sólida. A outra leva à prosperidade enganosa, incerta e passageira.

Como se prospera da forma errada
1. Quando a prosperidade é fruto da opressão

Provérbios 11.24 fala acerca daqueles que retêm “mais do que é justo” e Tiago fala a respeito dos ricos que retêm os salários dos trabalhadores (Tg 5.1-6). Esses são os que prosperam porque roubam o seu próximo em negócios enganosos e roubam a Deus nos dízimos e ofertas. Apesar de ricos não são prósperos porque não possuem paz e nem a bênção de Deus. (Tg 5.4)
2. Quando prosperamos valorizando muito o que é temporal e desprezando os valores eternos
Jesus contou a parábola de um rico que valorizou muito as suas colheitas, ocupou-se em construir novos celeiros, mas desprezou o estado da sua alma e não se preparou para o momento em que esta lhe seria pedida. Jesus disse que esse homem foi chamado de “louco” (Lc 12.13-21). Quando se confia nas riquezas estamos desprezando os valores eternos. (Pv 11.28)
3. Quando prosperamos com o coração no dinheiro
Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. (Lc 18.22)
4. Quando prosperamos a qualquer custo, ignorando os princípios de Deus
É a prosperidade que se alcança quando não se olham os meios para atingir fins. (Jr 17.11; Pv 28.20)
Pessoas que prosperam dessa forma, prosperam fora do modelo de Deus e acabam por ter uma prosperidade enganosa. A prosperidade segura e abençoada é aquela que é construída como resultado de seguirmos as instruções de Deus.
5. Quando prosperamos pelo engano
Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer. (Pv 11.1)
6. Quando prosperamos e perdemos a humildade
Melhor é o que se estima em pouco e faz o seu trabalho do que o vanglorioso que tem falta de pão. (Pv 12.9)
7. Quando queremos prosperar sem trabalho
O que lavra a sua terra será farto de pão, mas o que corre atrás de coisas vãs é falto de senso. (Pv 12.11)
Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza. (Pv 21.5)
8. Quando a prosperidade é fruto da esperteza
Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento. (Pv 13.11)
9. Quando a prosperidade vem pela mentira
Trabalhar por adquirir tesouro com língua falsa é vaidade e laço mortal (Pv 21.6)

Conclusão
A riqueza se torna bênção quando ela se converte junto com você
Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. (Lc 19.8,9)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Indo a cruz para que outros possam viver II


Textos: Mt. 16.24-25; Gl. 2.20
Continuando a palavra da semana passada, precisamos praticar um estilo de vida de cruz.
Precisamos lembrar que a única maneira de Jesus derrotar satanás foi morrendo na cruz, por isso precisamos entender que as únicas pessoas que têm verdadeira autoridade sobre Satanás são aquelas que decidem permanecer na cruz, permitindo que ela as liberte de toda a busca, serviço e promoção do ego.
Como Praticar a Vida de Cruz no dia-a-dia
Gl.2:20” logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.
O Apóstolo Paulo compreendeu o principio e praticou a vida de cruz em todo seu ministério. Jesus não veio a este mundo somente para morrer na cruz, Ele viveu uma vida de cruz. E disse quem quer segui-lo tem que seguir o mesmo caminho. Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, (negue o ego, negue seu eu, negue a sua vontade própria) tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.” (Mt 16:24-25)
Aqui Jesus está dizendo que, para termos a vida verdadeira é preciso deixar seus interesses em segundo plano. E viver como Ele viveu, pois Ele é o nosso exemplo em tudo.

Cinco Sinais de Renuncia do Ego:
1º Aprenda Viver em submissão e Obediência:

Jesus sendo Deus nunca havia obedecido e a Bíblia Sagrada diz que Ele aprendeu a obedecer. Submeter as pessoas mais inteligentes não é tão difícil. O difícil é submeter aqueles que achamos que somos melhores do que eles. Quem tem o ego exaltado não se submete a ninguém, pois pessoas assim se acham maravilhosas. O caminho da submissão é difícil e para alguns a submissão é só quando concordam, ou seja, “eu me submeto desde que façam o que eu quero”.
2º Tenha um coração ensinável:
Um ponto importante aqui é: Se você pode aprender algo com seu irmão Deus não vai ensiná-lo diretamente. Se você se recusa a aprender através dele Deus vai resistir você. Pois, “Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes”.
3º Não Aja por Esforço Próprio (Jo. 5.19):
Neste texto Jesus nos ensina a depender de Deus em tudo. E como podemos saber se dependemos de Deus? Através de nossa busca por Deus em oração, alguns dizem: “Eu queria orar mais”. Mas o fato é que só ora quem precisa.
4º Cuidado com o Amor Próprio:
Os nossos muitos medos, medo de ser: Humilhado - Desprezado – Repreendido – Esquecido – Rejeitado. Tem como origem o ego. Muitas vezes ficamos em situação onde nosso ego é tratado, principalmente quem se acha muito importante. E quanto mais melindrosos somos mais demonstramos o nosso egocentrismo.
5º Cuidado com a Glória Humana:
A glória humana é o desejo de ser exaltado, o desejo de ser estimado, desejo de ser consultado, desejo de ser aprovado e desejo de ser preferido a outros. Todas estas coisas são expressões do ego.

Conclusão
O maior projeto de Deus para a nossa vida é que sejamos semelhantes a Jesus. E para sermos semelhantes a Jesus temos que tomar nossa cruz e segui-lo, mas para que possamos segui-lo temos que andar como ele andou.
A cruz deve fazer parte das nossas vidas, consciência de que não somos nada e não temos nada, precisamos nos render por completo a dependência de Deus! Indo a cruz para que outros possam viver.

Um escritor chamado Samuel Barreto de um jornal Batista escreveu o seguinte
A maior vitória é vencer a si mesmo. Vencer os outros é ser vencedor. Vencer a si mesmo é ser mais do que vencedor. Isso porque os inimigos internos são mais poderosos do que os externos. Derrotá-los é um grande desafio para os servos de Deus.
Fora da cruz vencemos os outros. Na cruz vencemos a nós mesmos... ela fere, esmaga todo nosso egoísmo, orgulho, vaidade, vanglória...
Jesus repreendeu o Diabo em todo tempo, mas ele só triunfou na cruz!!!