segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cuidado com o poder de Mamon


“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e as riqueza.” (Mt 6.24)(RA)

“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (RC)
Para que o mover de Deus avance, precisamos cumprir algumas condições. E uma delas é: nosso coração deve ser inteiramente do Senhor, pois não podemos servir a dois senhores, a Deus e a Mamom.
Mamon procura servos. Então, o objetivo do diabo é que Mamon possa ocupar o lugar de Deus. Por isso, Mamon nos promete aquilo que somente Deus pode nos dar:
*Segurança
*Significado
*Identidade
*Independência
*Poder
*Liberdade

Vamos analisar cada um desses fatores:
Segurança
Aqueles que servem a Mamon se sentem inseguros e desprotegidos se ficam sem dinheiro. Eles não conseguem crer no cuidado de Deus. Vivem ansiosos e preocupados com o amanhã porque o Senhor ainda não é a segurança deles. Mamon é um deus cruel que atormenta seus adoradores.

Significado
Os servos de Mamon acham que o valor de alguém está na sua conta bancária. Esse é um pensamento de Mamon: você é o que você tem. Mamon diz que se você tivesse mais dinheiro, as pessoas o ouviriam, seus problemas acabariam e a sua vida seria maravilhosa.
Não pense que Mamon não está dentro da igreja. Muitos acham que se tivessem mais dinheiro poderiam ajudar as pessoas. Mas isso é mentira. Jesus nunca disse que a solução dos problemas das pessoas era mais dinheiro, porque dinheiro não é a solução, mas Deus.
Essa é a mentira que envolve muitos servos de Deus. Eles pensam que não fazem mais para o reino porque não têm dinheiro. Mentira! Nós precisamos de Deus e ponto final. Quando pensamos que os problemas são resolvidos com mais dinheiro é porque somos escravos de Mamon.

Identidade
Mamon oferece posição, status, fama e poder. Qual a sua identidade, “Dr.”, “PhD”? Ou você é um ungido de Deus? Mamon diz que, se tivermos o carro certo, o cartão de crédito certo, se morarmos no lugar e formos amigos das pessoas certas, seremos felizes e realizados.

Independência
As pessoas querem ganhar dinheiro para sentirem que não precisam de ninguém e assim, não ficarão mais ansiosos ou angustiados. Porém, a única verdadeira independência é depender do Espírito de Deus.

Poder
As pessoas sonham com uma posição que lhes confira poder sobre os outros. Jesus entregou ao Pai o reino, o poder e a glória.

Liberdade
A última proposta mentirosa de Mamon é sobre a liberdade. Essa é a propaganda de Hollywood: Quem tem dinheiro pode fazer o que quiser. Mamon escraviza, mas sereis livres verdadeiramente com a Verdade.
Não pense, porém, que Mamon é o mesmo que dinheiro. Não são sinônimos. Mamon é o egoísmo, a ganância e a cobiça. Paulo diz que o problema é o amor pelo dinheiro: Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.(1Tm 6.10)

Conclusão
Não podemos servir a Deus e a Mamon, porque eles são opostos entre si:
* Mamon diz para tomar, mas Deus diz para dar
* Mamon é egoísta e avarento, mas Deus é generoso
* Mamon diz para comprar e vender, Deus diz para semear e colher
* Mamon diz para enganar e roubar, mas Deus diz para dar e então receber

Perguntas do Compartilhar
1) Quem tem sido a sua segurança? Deus ou o dinheiro?
2) Destes 6 fatores que falamos, qual deles tem te faltado?
3) Deus tem sido o 1° no seu coração? ou Ele ainda continua sendo o 2°?

Nenhum comentário:

Postar um comentário