segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ROMPENDO COM AS MALDIÇÕES DAS EXPECTATIVAS.

Texto: Jr 17:5-10
Introdução:
Maldição significa infelicidade. Maldição tem haver com prejuízo, não viver bem. Não ir bem no casamento, profissão, finanças, ministério, espiritualmente, frutificando, não liderando nada (filhos,esposa, casa). Maldição tem haver com algo que colou na gente, mas muitas vezes, as maldições têm haver com atitudes erradas suas. Ex. Ao meio dia o sujeito fura o farol e arrebenta o beiço no caminhão, de quem é a culpa? Não há anjo que protege um sujeito desses. Namora todo errado, a culpa é de Deus. Você quebrou os princípios da palavra.Maldição tem haver com as conseqüências de suas atitudes erradas, sementes erradas, coisas que Deus não mandou você fazer.Ex Comprou além do orçamento, vai colher, foi sua escolha, sua atitude, não tem nada haver com Deus.A bíblia diz, maldito, frustrado, infeliz, sem esperança, amargurado é o homem que tem expectativas, confia no homem. É maldito o homem que se estriba no outro homem, que você põem expectativas no outro, que espera aquilo que ele vai ser para você, que ele vai fazer para você, que ele vai falar para você, que ele vai dar, que ele vai desempenhar alguma coisa.
Alguns sinais de maldição
1- A maldição que prende você há alguém por causa da presunção.!
Quando você presume. Quando você projeta suposições. Não presuma nada, pois quem presume erra. Presumir é por expectativas no que ele vai ser, fazer, falar, dar. Você está na verdade se prendendo a alguém. Seja marido, filhos, esposa, pai, mãe. Maldição. Porque quando você cria essa expectativa do que você quer que ela faça. Quem presume, faz suposições erra. Hitler presumiu que invadindo a União Soviética ganharia a segunda guerra mundial. Muita gente presumiu muito mau, ex: Fernando Collor presumiu que em uma caneta daria para resolver o problema da inflação, acabou mau. Não presuma nada, não coloque suposições no que ele vai ser, falar, fazer ou dar. Rx: Expectativa naquilo que o líder vai fazer por você. Ex: Quando a pessoa tem um sonho e tem que se cumprir logo. (ou alguém promete algo e tem que ser agora.)

2- A maldição da frustração. Vai viver no deserto.
V.6 Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará no lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
Vai viver no deserto, na sequidão. Não tem ninguém que consegue ficar lá com você. Aí ele fez expectativas em uma igreja, frustrou-se , por que colocou suas expectativas no homem. Não conseguirá ficar em lugar nenhum, porque frustou-se com o homem, com a esposa, com o pastor, com a igreja. Ex. filhos. O filho tem que ser o crente perfeito, que um coral de anjos cante quando ele entrar na igreja.Tem pessoas que já estão indo para o quinto casamento, porque, o problema é o outro. Não o problema é você que exige um padrão impossível de se cumprir. O padrão que você exige é muito alto.Você vai se frustrar com muita gente: Com o chefe, com a esposa, com o discipulador, com o líder, com o seu pastor, com seu filho, sua esposa, etc. Se você não aprender a lidar com isso, vai viver no deserto.
3- A maldição dos relacionamentos quebrados.
Aqui ninguém conversa mais, não tem dialogo, comunhão. Solidão. Só sobrou eu e meus cachorros. Ex. Ano passado irmãos que falaram que iriam sair da igreja por minha causa!!Talvez nunca brigaram, mas por conta da cobrança do que ele tem que ser, falar, fazer ou dar, pronto rachou. Aí a unção pára de fluir.

Conclusão
As pessoas que convivem com você são livres. Seus filhos, pais, chefes, pastores, etc. É preciso entrar em acordo. Há coisas que tem que ser conversadas. Entender isso pode levar você a dois fins, se tornar um Judas ou um Eliseu. Sabe irmãos, temos que tomar cuidado com isso, pois nós estamos aprendendo a viver em comunhão, a ser discípulo e discipulador, mas nunca devemos esquecer dessas coisas, porque depois de um tempo o andar junto, algumas pessoas ao invés de virarem Eliseu viram Judas.

Perguntas do Compartilhar
1- Onde você tem colocado suas expectativas, no Senhor, em você ou nos outros?
2- O que você entende no versículo 5 quando o Senhor fala que “maldito é o homem que confia no homem.
3- Como anda a sua confiança em Deus? Explique um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário