Texto: Jo. 13:34-35
O que mais palpita no coração de Deus? Qual seu grande plano para o seu povo? Ele deseja que sejamos a sua “família”. A família é idéia de Deus porque ele a ordenou e a projetou:
“E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Co 6.18). Deus é o Pai de uma grande família que inclui todos aqueles que consideram Jesus Cristo o seu Senhor.
Introdução: De acordo com a bíblia, nós deveríamos passar por 3 estágios em nossa vida: Filhinhos - Jovens – Pais. O clamor no coração de Deus é para que alcancemos à paternidade espiritual. Agora isso não tem nada ver com a nossa idade cronológica, e sim a forma que evoluímos para a maturidade espiritual. Se falharmos em dar os passos para nos tornarmos pais espirituais, permaneceremos eternos bebês espirituais. Lamentavelmente, nossas igrejas estão cheias de velhos bebês, são adultos em idade, mas bebês quanto ao crescimento espiritual. Eles podem ter 20, 30, 40, 50 anos de idade, mas nunca amadurecem espiritualmente, e vivem esperneando, amolando e reclamando, quando as coisas não acontecem do jeito deles. Nesses dias devemos estar de coração aberto para sermos pais/mães, pois o Senhor anseia por isso.
Princípios para se tornar um pai/mãe espiritual
1-Qual é a importância da paternidade espiritual?
Alguns anos atrás, especialistas acreditavam que as forças externas como a violência nas ruas, más escolas e crise de economia eram os principais culpados pela crise na vida da família. Todavia agora descobriram que os principais problemas que enfrentamos em nossa sociedade como: o vício das drogas, a gravidez na adolescência e a falta de estabilidade emocional é a grande ausência dos pais. A ausência dos pais é responsável pelos principais pesadelos de nossa sociedade. Da mesma maneira que o profeta Malaquias clamou para fazer que os corações do pais se voltassem para os seus filhos, existe um clamor ecoando por pais espirituais nos dias de hoje. A intenção de Deus é levantar pais e mães espirituais e ajuda-los a crescer em suas vidas cristãs. Em Malaquias 4:6 – essa é a promessa do Senhor para os últimos dias. O Senhor quer restaurar a harmonia entre pais e filhos, tanto os naturais como os espirituais de tal forma que os pais possam transmitir livremente sua herança para a próxima geração.
2-Quais são as principais características de um pai/mãe espiritual?
Existem pelo menos 7 semelhanças entre o pai natural e o pai espiritual que devem ser transmitidas, pois são características que se esperam de um bom pai.
•Tem filhos
•Demonstram amor
•Disciplinam
•Garantem provisão
•São referenciais
•Abençoam seus filhos
•Pais vêem o potencial
3-Quais são os impedimentos para se tornar um pai/mãe espiritual?
Vamos examinar algumas áreas que impedem as pessoas de se tornarem pais e mães espirituais. Pense em você mesmo. Quais são as áreas que te impedem de ser um pai ou uma mãe espiritual?
•IGNORÂNCIA: a ignorância impede muitas pessoas de ser pai ou mãe espiritual. Muitos cristãos nunca ouviram falar de paternidade espiritual, e outros nunca foram ensinados a fazerem.
•APATIA: infelizmente muitos não são pais espirituais porque são apáticos com as coisas concernentes ao Reino de Deus, mas são muito entusiasmados com as coisas desta vida. Esta é uma verdade quando as pessoas se tornam prisioneiras de seus próprios desejos egoístas elas se tornam apáticas para com as coisas de Deus.
•INSEGURANÇA: muitos são induzidos a pensar: “não acredito que Deus vai me usar um dia, Eu não sei como é ser pai/mãe espiritual. Estou com medo! Eu não sei interpretar a bíblia o suficiente, eu preciso organizar minha vida melhor...” Mesmo o apóstolo Paulo admitiu suas fraquezas, mas não se amedrontou e disse em II Timóteo 1:7: “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas sim de poder, amor e moderação.”
•IMPACIÊNCIA: a impaciência vai nos fazer desistir quando não vemos os resultados imediatos. Crer que vamos ter sucesso imediato é contra o principio bíblico da semeadura e da colheita. Muitas vezes vamos ter que trabalhar muito para que os nossos bebês sejam pais/mães espirituais.
•FALTA DE MODELO: a falta de modelo é um dos principais impedimentos de sermos espirituais. Talvez nunca tivéssemos um pai biológico para nos orientar e ser modelo, por isso, as pessoas estão querendo se identificar com outras coisas e pessoas.
•TRAUMAS DO PASSADO: alguns não se tornam pais/mães espirituais por causa de feridas e fracassos do passado. Alguns dizem: “Eu tentei, mas acabei sendo machucado”.
4. Como ser um bom pai/mãe espiritual?
Em Eclesiastes 11:1 diz que se jogarmos o nosso pão na água dali a alguns dias voltaremos a encontrar. Tornar-se um pai/mãe espiritual de outra pessoa pode parecer que você esta jogando fora a chance de ver as suas necessidades supridas, mas quando semeamos em outras vidas temos a promessa de receber uma colheita abundante.
Perguntas do Compartilhar
1-Em qual destas 7 características você se enquadra como um pai/mãe espiritual ?
2- Existe algum impedimento na sua vida para você se tornar um pai/mãe espiritual?
Nenhum comentário:
Postar um comentário