domingo, 27 de junho de 2010

DEUS PODE MUDAR NOSSA HISTÓRIA DE VIDA!


Texto: Juízes 6:11-16
Introdução - Conhecemos pessoas que tiveram as suas vidas transformadas pelo poder de Deus, a partir do momento em que decidiram entregar a vida a Jesus. Hoje vamos conhecer Gideão, um personagem bíblico muito conhecido pela sua vitória contra os inimigos do povo de Deus, os Midianitas, que teve a sua história de vida completamente mudada por Deus. Vejamos essas mudanças que Deus operou na vida de Gideão e saiba que Deus pode também mudar a sua vida!
1 – DEUS TRANSFORMA O MEDO EM CORAGEM -
Jz 6:15
Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
Gideão se apresenta como alguém muito medroso. Mas em seguida, vamos ficar impressionados como Gideão mudou e se encheu de coragem para enfrentar os inimigos numa guerra muito difícil de ser vencida aos olhos humanos, Juízes 7:6 - E foi o número dos que lamberam a água, levando a mão à boca, trezentos homens; mas todo o resto do povo se ajoelhou para beber.e 12 - Os midianitas, os amalequitas, e todos os filhos do oriente jaziam no vale, como gafanhotos em multidão; e os seus camelos eram inumeráveis, como a areia na praia do mar. Você é uma pessoa medrosa? A partir de hoje, Deus vai retirar todo o medo do seu coração e vai te encher de coragem! Com Jesus em nosso coração, em nossas vidas, não temeremos mais nada! Entregue a sua vida a Jesus, confie nEle e Ele estará sempre com você e te guardará de todo o mal! Sl 37:5, Mt 28:20-b
2 – DEUS POE A PROVA NOSSA FÉ – Jz 7:1-8

Então Jerubaal, que é Gideão, e todo o povo que estava com ele, levantando-se de madrugada acamparam junto à fonte de Harode; e o arraial de Midiã estava da banda do norte, perto do outeiro de Moré, no vale. Disse o Senhor a Gideão: O povo que está contigo é demais para eu entregar os midianitas em sua mão; não seja caso que Israel se glorie contra mim, dizendo: Foi a minha própria mão que me livrou. Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. Disse mais o Senhor a Gideão: Ainda são muitos. Faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, aquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E Gideão fez descer o povo às águas. Então o Senhor lhe disse: Qualquer que lamber as águas com a língua, como faz o cão, a esse porás de um lado; e a todo aquele que se ajoelhar para beber, porás do outro. E foi o número dos que lamberam a água, levando a mão à boca, trezentos homens; mas todo o resto do povo se ajoelhou para beber. Disse ainda o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água vos livrarei, e entregarei os midianitas na tua mão; mas, quanto ao resto do povo, volte cada um ao seu lugar. E o povo tomou na sua mão as provisões e as suas trombetas, e Gideão enviou todos os outros homens de Israel cada um à sua tenda, porém reteve os trezentos. O arraial de Midiã estava embaixo no vale. Gideão estava todo confiante com os 22 mil homens, mas Deus coloca a fé de Gideão a prova, e manda os medrosos voltarem para casa, e ficam 10 mil, mas mesmo assim o Senhor continua a provar, e deixa somente 300. Em nossas vidas o Senhor permite certas provas para ver se a nossa fé esta em homens, ou no Deus todo Poderoso. Com Gideão ficou bem claro que a vitória seria dada por Deus. Hoje não é nada diferente, pois quando temos vitória em nossas vidas é porque o Senhor Deus nos dá.
3 - DEUS TRANSFORMA INCREDULIDADE EM FÉ -
Jz 6:12
Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso., 17 - Prosseguiu Gideão: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo., 36-40 - Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar enxuta, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. E assim foi; pois, levantando-se de madrugada no dia seguinte, apertou o velo, e espremeu dele o orvalho, que encheu uma taça. Disse mais Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira se ainda falar só esta vez. Permite que só mais esta vez eu faça prova com o velo; rogo-te que só o velo fique enxuto, e em toda a terra haja orvalho. E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo estava enxuto, e sobre toda a terra havia orvalho.
Gideão era um homem sem fé. Deus falou com ele através de um Anjo, mas ele não acreditou e pela sua falta de fé, ficou sempre pedindo a Deus um sinal para saber se era realmente Deus que estava falando com ele: E com os sinais que Deus operou, Gideão teve a sua vida transformada e deixou toda a sua incredulidade e se encheu de fé, enfrentou os Midianitas e os venceu! Com fé vencemos todas as lutas e desafios da vida. Com fé, agradamos a Deus, pois Ele não se agrada de incrédulos, de pessoas sem fé, Hb 10:38-39 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. e 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.. Deus nos convida pela fé a lutar e vencer os desafios. Lembre-se Deus não desiste de nós! Você já tomou essa decisão de fé?
4- DEUS TRANSFORMA A NOSSA DERROTA EM VITÓRIA
Jz 7: 16-22
Então dividiu os trezentos homens em três companhias, pôs nas mãos de cada um deles trombetas, e cântaros vazios contendo tochas acesas, e disse-lhes: Olhai para mim, e fazei como eu fizer; e eis que chegando eu à extremidade do arraial, como eu fizer, assim fareis vós. Quando eu tocar a trombeta, eu e todos os que comigo estiverem, tocai também vós as trombetas ao redor de todo o arraial, e dizei: Pelo Senhor e por Gideão! Gideão, pois, e os cem homens que estavam com ele chegaram à extremidade do arraial, ao princípio da vigília do meio, havendo sido de pouco colocadas as guardas; então tocaram as trombetas e despedaçaram os cântaros que tinham nas mãos. Assim tocaram as três companhias às trombetas, despedaçaram os cântaros, segurando com as mãos esquerdas as tochas e com as direitas as trombetas para as tocarem, e clamaram: A espada do Senhor e de Gideão! E conservou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então todo o exército deitou a correr e, gritando, fugiu. Pois, ao tocarem os trezentos as trombetas, o Senhor tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, e fugiram até Bete-Sita, em direção de Zererá, até os limites de Abel-Meolá, junto a Tabate.
O povo de Deus vivia sofrendo com os constantes ataques dos inimigos. Os Midianitas atacavam as plantações de Israel quando estavam prestes a serem colhidas e aí o povo de Deus passava mais um ano de fome, pobreza e miséria. E cada vez que Israel, o povo de Deus, se levantava contra os seus inimigos, eles eram derrotados. Foi então que Deus pela sua misericórdia levantou um líder, um guerreiro, um juiz, para lutar contra esses inimigos. E esse juiz foi Gideão e através dele, Deus mudou a história do seu povo, Deus mudou a derrota em vitória! Deus manda o que você precisa em uma embalagem que você não gosta. Quem guerreou por eles foi o próprio Deus. Você deseja vencer na vida? Você deseja mudar a sua história de vida? Então decida entregar a sua vida a Jesus e você verá que Ele te conduzirá de “triunfo em triunfo, de vitória em vitória” II Cor 2:14.
CONCLUSÃO:
Gideão, após ter um encontro com Deus, sua história de vida foi mudada completamente. Ele passou de medroso a corajoso, de incrédulo a crente, de derrotado a vitorioso. É assim que Deus faz conosco! Você deseja mudar a sua história de vida? Então, entregue a sua vida a Jesus!
Compartilhando a Palavra

1.Você tem se posicionado como Gideão para que haja mudança em sua vida?
2.Você tem sido uma pessoa medrosa? Ou tem sido ousada, nos momentos difíceis?
3.Você já teve alguma experiência de fé? Conte-nos.

Um comentário:

  1. Gideão realmente é um grande exemplo de encledulidade e ao mesmo tempo um homem de muita fé. isso muitas das vezes acontece com nosco não depositamos a fé necessaria em Deus e acabamos perdendo a guerra , más temos que aprender a cada dia a viver como gideão , que desdo momento que depositou a sua fé em Deus o proprio Deus tomou a frente e venceu a guerra . essa passagem biblica é muito linda porque narra exatamente a sosso vida diaria ! temos que nos posissiornarmos para a gurra .

    ResponderExcluir