terça-feira, 22 de junho de 2010

ESCOLHENDO A MELHOR PARTE


Texto: Lucas 10:38-42
Nesta passagem, vemos duas situações diferentes, temos Marta, sem sombra de dúvidas, uma pessoa que amava ao Senhor Jesus, assim como Maria porem, não atentou no entendimento que havia tempo para todas as coisas debaixo do sol. Aquele era o tempo de deixar todos os afazeres, e se colocar diante da majestosa presença de Jesus e assim, se alimentar de todo o seu conhecimento. Acerca de Maria, Jesus disse: “escolheu a melhor parte”, com isso obteve a aprovação de Jesus.
Saber escolher bem, tomar a melhor decisão, fazer a melhor opção, são fatores importantíssimos da vida, e podem influenciar todo um futuro. A história descrita no texto citado ilustra como as nossas escolhas são fundamentais, como as decisões que tomamos podem trazer conseqüências boas ou más.
Vemos no texto duas pessoas – irmãs – moradoras da mesma casa, com a mesma amizade por Jesus, com as mesmas oportunidades, porém, que fizeram escolhas tão diferentes: uma assentada aos pés de Jesus a ouvir-lhe os ensinamentos e a outra agitada de um lado para o outro, ocupada em muitos serviços.
Isto nos inspira pelo menos três lições básicas:
1) As boas intenções não justificam as más escolhas

Ninguém duvida das boas intenções de Marta. Podemos entender que ela queria deixar tudo em ordem, até mesmo agradar ao Mestre. Marta era uma pessoa que gostava de servir, não fugia do trabalho – é assim que ela aparece também em outras partes do Evangelho; mas nesta ocasião ela foi reprovada.
Isto nos mostra que o problema não estava no serviço, na sua capacidade de organização, ou na sua iniciativa, mas no fato de estar fazendo tudo isso na hora errada. O que ela estava fazendo não era a prioridade do momento.
Ainda hoje muitos tentam justificar suas más escolhas, com suas "boas intenções", por exemplo: "não vou à Escola Dominical, trabalho a semana toda, e no domingo quero descansar um pouco mais". "Eu não entrego o dízimo do Senhor porque posso administrá-lo melhor, e ainda ajudar pessoas carentes", etc. Estas e outras são as opções do comodismo e da conveniência, em detrimento da obediência.
2) As nossas más escolhas nos escravizam a um estilo amargurado de vida
Diz o Vs. 40 que Marta era dominada pela agitação, pelo corre-corre, e naquele momento estava amargurada e inquieta, chegando a dizer: "Senhor, não te importas?...".
Queridos irmãos, quando não encontramos tempo para assentarmos aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos, somos engolidos pela rotina, agitação, problemas e lutas. Quantos vivem perturbados pelo medo do futuro, da morte, mas não se aquietam aos pés de Jesus. Quantas escolhas erradas por não pararmos, ouvirmos e obedecermos... Quanta amargura resultante disto...
3) As nossas más escolhas nos privam das maiores bênçãos
Imagine o que Marta perdeu ao fazer opção pela casa, cozinha, serviço. Que privilégio o de Maria: ouvir os ensinamentos do Mestre de uma forma particular. Agora havia algo na vida de Maria que ninguém podia tirar – "a boa parte" – Vs. 42.
Irmãos pensem comigo agora, quantas bênçãos temos perdido ao: trocar o culto, a adoração, pela TV; a Bíblia, a oração pela novela; a revelação da Palavra de Deus pelas revistas de fofocas. Quantas bênçãos perdemos quando dizemos: "hoje não vou ao culto porque estou cansado, com um pouco de dor de cabeça, ou tenho que fechar um relatório da empresa". Querido irmão, quantas bênçãos você está perdendo por não escolher a Jesus como seu Senhor e Salvador...
Conclusão:

Muitas vezes é necessário coragem para escolher a melhor parte. Neste momento somos desafiados a rever nossos valores e posicionamentos. Somos desafiados a escolher a melhor parte. Quero lhe incentivar a dedicar no seu dia um período para se colocar diante de Deus em oração, leitura da palavra e etc, saiba que há tempo para tudo e, a melhor parte e buscar a Deus, disso dependem o nosso sucesso completo e total. Ouça Jesus te dizendo: "uma cousa só te é necessário". Faça hoje a sua opção por Jesus, Sua obra e valores do Seu Reino. Amém.
Compartilhando a Palavra
1.Você tem priorizado estar aos pés de Jesus, como Maria? Ou tem estado agitada como Marta de um lado para outro, ocupado-se com outras coisas?
2. Prá você, qual a diferença entre o comportamento de Marta e o comportamento de Maria? E o que você aprende com elas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário