domingo, 28 de agosto de 2011

TIRE O ENTULHO DOS TEUS POÇOS DE BÊNÇÃOS

Gênesis 26.14, 15

Introdução "Isaque tinha tantas ovelhas e cabras, tanto gado e tantos empregados, que os filisteus acabaram ficando com inveja dele. Por isso eles entupiram com terra todos os poços que os empregados de Abraão, o pai de Isaque, haviam cavado no tempo em que Abraão ainda estava vivo". Muitas vezes, depois da nossa conversão, passamos por um período em que colhemos muitas bênçãos, sem nenhum esforço, porque estamos colhendo aquilo que nossos pais espirituais fizeram por nós: Oraram, Trabalharam, Ensinaram.

Deus também, a Bíblia diz, nos tem dado herança, nos tem feito herdeiros de Suas bênçãos.
Abraão, com muito trabalho (oração), com fé e persistência, havia cavado poços...
Isaque, filho de Abraão, desfrutava destes poços após seu pai haver morrido. Era herança. E Isaque prosperou, andando debaixo da bênção do pai.

Porém, chegou uma ocasião, em que os filisteus, se encheram de inveja e entupiram os poços com terra (e Isaque começou a ficar privado da água deles).
Muitas vezes nossos inimigos espirituais fazem o que fizeram os filisteus aos poços deixados para Isaque... eles também tentam entulhar nossos poços de bênçãos, os poços já cavados, já abertos, já liberados pelo Pai... nossos inimigos tentam entulhar nossos poços de bênçãos com impedimentos.
Mas ouça: quando você perceber que o inimigo veio atrapalhar a sua vida, numa área cuja maldição já havia sido quebrada, reaja, o inimigo só está tentando ver se você está distraído, negligente.
Isaque reagiu, sabe o que foi que ele fez?

O v.18 diz: "Isaque tornou a abrir os poços". - Não pense que, por uma vez ter sido abençoado, você não encontrará resistência na vida. Quando a gente se levanta para tomar posse do que é nosso por direito e herança, o inimigo tenta nos fazer recuar, desistindo daquilo que nos pertence. Ele é instigador. - Mas Isaque, superou 3 níveis de luta afim de tomar posse da sua herança.

Você também precisa superar esses três níveis de luta a fim de tomar posse das bênçãos de sua herança. Vamos conferir?

O primeiro nível de luta que você precisa superar é o da intimidação do inimigo

O primeiro desafio de Isaque foi a conquista do poço chamado "Eseque", v.20. "Eseque" significa "luta"; o nome daquele poço significava "discussão". - Recebeu esse nome porque ali "os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, afirmando que a água era deles". a) Então, nesse primeiro nível, o inimigo confia que muitos recuarão diante de uma intimidação, diante de uma simples pressão ou resistência. - Mas, infelizmente, é isto que ocorre com grande parte dos crentes. Há bênçãos de Deus pertencentes a eles, disponíveis a eles, mas, uma pressãozinha do inimigo, e eles recuam desistindo da bênção.

Há um poço, cavado por Deus, que é herança sua! Desse poço jorra águas vivas: jorra alegria, jorra liberdade na presença de Deus, jorra avivamento, jorra dons espirituais, jorra visões e sonhos, jorra cânticos novos, jorra palavras proféticas e palavras de sabedoria... dele flui o Espírito Santo!
Amado: Tenha em mente que o Senhor nosso Deus pelejará por nós! Amém?
Por essa razão, você deve resistir firmemente e, se alguém tiver que recuar que recue o inimigo!

O segundo nível de luta que você precisa superar é o da inimizade contra Deus

O segundo poço cavado por Isaque foi, v.21, o poço de Sitna, que significa inimizade, ódio, obstáculo. Essa palavra tem a mesma raiz da qual deriva a palavra Satanás, que é o acusador. - Isto significa que neste segundo nível a luta pode parecer mais violenta, mas o Senhor não envia ninguém sem antes capacitar.

Deus tem aberto, para nós poços, e nestes poços, Deus tem nos dado dos Seus recursos; Deus tem nos dado talentos, tem nos dado habilidades, tem nos dado dons! - Mas, à semelhança do poço que Isaque encontrou, este pode também estar tapado pelo entulho e pela terra dos filisteus. O inimigo tem entulhado a igreja; tem tapado o poço para que o Espírito Santo não flua na vida dos crentes! O inimigo tem jogado terra para que os dons espirituais não apareçam; tem entupido o poço para que não haja a

manifestação da glória de Deus, para que você não evangelize, não ore, não louve. E esses entulhos do inimigo, a meu ver, são os seguintes: A negligencia dos dons espirituais; a negligência no ensino da verdade, cama de entulho das feridas acumuladas, pecado. Outra camada de entulho consiste das feridas acumuladas. Há muitos crentes hábeis, capazes, mas que não estão produzindo frutos no Reino de Deus, porque possuem feridas, feridas com o pastor, feridas com os líderes da igreja e feridas com pessoas da igreja. A falta de reconhecimento, a falta de oportunidade e o desamor, é entulho no poço! A sujeira é outra camada de entulho... quando há pecado, não há unção. Quem comete pecado se enquadra como inimigo de Deus. Romanos 8:7 diz que: “...o pendor da carne é inimizade contra Deus”. Pecado é entulho que impede a manifestação da glória de Deus.

Se você resistir e persistir nas duas primeiras etapas, superando a INTIMIDAÇÃO e a INIMIZADE CONTRA DEUS, desentulhar o terceiro poço será um trabalho mais fácil, porque agora o inimigo respeitará a sua autoridade; ele saberá que você tem ousadia e que é conhecedor dos seus direitos.
Mas, ouça: O Espírito Santo de Deus está ansioso para retirar estas camadas que estão impedindo que as águas do poço sejam benção para você mesmo e para as vidas daqueles que se aproximarem da sua vida! Amém?

O terceiro nível de luta que você precisa superar é o da sua consagração a Deus

Lemos no v.22 a respeito do terceiro poço, chamado pelo nome de "Reobote", que significa alargamento, lugar espaçoso. Sabe por quê? Porque neste terceiro nível você recebe alívio total das suas cargas, neste nível você recebe alargamento das suas fronteiras espirituais, materiais, emocionais, familiar, profissional, ministerial ALARGAMENTO TOTAL, ALÍVIO À 100%! No v.22 está escrito isto: "Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra". Isto é o que ocorre quando desentulhamos o poço, quando desobstruímos a nossa consagração a Deus, então experimentamos um alargamento das nossas fronteiras espirituais, o nosso lugar se torna "espaçoso". - Portanto, irmão, deixe o Espírito Santo trazer à luz o que estiver escondido debaixo das camadas de terra que o inimigo jogou no seu poço de consagração a Deus.

Conclusão:

Depois de Isaque ter cavado os três poços, o v.23 diz que ele subiu para Berseba e que naquela noite o Senhor apareceu para ele. Repare que ele subiu, ele amadureceu. Ele subiu para Berseba que quer dizer poço do juramento. Isaque, depois da escavação dos três poços, subiu de nível espiritual, ele amadureceu e já conseguia não só escutar Deus, mas ter o discernimento espiritual, abertura de olhos, para ver a glória de Deus.

Irmão: Há poços de bênçãos preparados para você. Cada poço de bênção te pertence por herança!
Hoje, o Espírito do Senhor deseja fazer uma limpeza neles, para que as bênçãos jorrem.
Se você colaborar com a obra do Espírito Santo, o Senhor ainda te recompensará com água nova, unção nova. Amém?


Compartilhando a Palavra

1.Existe algum poço em sua vida que esta cheio de entulho que precisa ser limpo?

2.Destes níveis compartilhado na palavra qual deles pode atrapalhar as bênçãos de Deus em sua vida?( intimidação do inimigo, inimizade contra Deus e da sua consagração a Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário