(Teste desenvolvido por Bill Beckam*) – O que se segue é um teste desenvolvido por Bill Beckham, famoso pesquisador sobre igreja em células. Ele chamou o seu teste de “Igreja em Células, sim ou não?”
O teste institucional: A igreja é um organismo vivo ou uma organização? Se você tivesse que acabar com o culto do domingo pela manhã e com o prédio, a igreja sobreviveria?
O teste da célula: O pequeno grupo é considerado a igreja em natureza, propósito e força? A igreja vê o pequeno grupo como a comunidade cristã básica? As pessoas têm problemas em chamar o pequeno grupo de igreja? O próprio Paulo não tinha problemas em chamar os grupos nas casas de igrejas.
O teste da fotocópia: A igreja pode se reproduzir? O modelo é transferível? Este não é um teste numérico, mas um teste de natureza e de vida.
O teste da simplicidade: A igreja é complexa em sua constituição e estrutura? É preciso uma pessoa de tempo integral para fazê-la funcionar? Uma igreja em células continuará a operar por meio de uma liderança de células simples mesmo que o esquema administrativo de governo desapareça.
O teste da Multiplicação: A igreja mostra esperança de se multiplicar? Ou a estratégia é baseada apenas na adição de novos membros? As células podem se multiplicar sistematicamente porque o ponto de crescimento acontece no nível integrado das células.
O teste adulto: A igreja alcança novos convertidos adultos? Ou apenas nascem novas crianças filhas dos crentes, as quais se tornarão os novos membros?
O teste da perseguição: A igreja sobreviveria se fosse forçada a ficar subterrânea? Ela viveria sem a proteção institucional? A igreja em células sobreviverá por meio dos princípios do Novo Testamento, não importa o que aconteça em termos políticos, sociais, econômicos ou internos.
* Bill Beckam esteve pessoalmente em Santarém, Pará, em 1999. Lá ele pesquisou, ensinou e aprendeu com o MDA, que na época era um modelo recém criado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário