terça-feira, 13 de dezembro de 2011

IGREJA, EDIFÍCIO de DEUS

Texto: 1 Coríntios 3.9-15
Este texto nos apresenta a igreja como edifício. Nesse texto Paulo diz aos crentes de Corinto: “Vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus”. Esta palavra é encontrada apenas 10 vezes na Bíblia.
O que é um edifício? Ora, todos sabem que um edifício é uma construção (32x). Pode ser um arranha-céu ou uma casa; ambos são edifícios.
Poderíamos dizer ainda, talvez de forma mais completa, que um edifício é uma construção planejada sobre um alicerce firme com a finalidade de abrigar pessoas.
A Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas. "Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5). Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; na qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Efésios 2:19-22).

1.    A igreja como edifício, tem o seu alicerce firme. 
Qual é? Se você respondeu que é Jesus, sua resposta está certíssima. Escrevendo aos Efésios Paulo diz que eles, depois de serem alcançados pelo amor de Deus, já não eram “... estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor,” (Efésios 2:19-21 RC). Em outras palavras, os apóstolos lhes apresentaram o fundamento, o alicerce da vida espiritual – Cristo  – e eles, agora que estavam em Cristo, estavam sendo nele edificados.
Cristo é o alicerce, e isso significa que para você fazer parte da igreja você precisa estar “sobre” ou “em” Cristo.  Justamente pelo fato de ser Cristo o alicerce, as portas do inferno não prevalecem contra a Igreja. Não adianta nada ser membro de uma igreja “no papel”, se você não está em Cristo. É como um tijolo que está depositado nos arredores da casa, no terreno da casa, mas não faz parte da casa.

2.    A igreja como edifício tem a sua planta.
E qual é a planta? Qual é o “manual de construção”? Se você respondeu que é a Bíblia, então você acertou mais uma vez. Paulo, escrevendo a Timóteo, o orienta a conservar o “modelo” da sã doutrina (1 Tm. 1.13). A igreja, como edifício espiritual,
precisa ter a Bíblia como sua única regra de fé e conduta. A Bíblia, e só a Bíblia, por ser ela a Palavra de Deus, deve reger a conduta daqueles que fazem parte do povo de Deus, da igreja. Não é a OAB, nem o STF.

3.    A igreja, como edifício, tem como finalidade abrigar os propósitos de Deus.
E quais são essas atividades? Se você respondeu, dentre outras coisas, adoração, comunhão,  evangelismo, discipulado, serviço... você acertou mais uma vez. Você acertou em dar a resposta, mas, pergunto: tem acertado em deixar que Deus o use para a execução de atividades como essas?

Conclusão
O edifício é dEle, e Ele deixou registrado para nós a planta deste edifício. Como vamos construir? Devemos fazer tudo o que Ele mandou que fizéssemos, e não fazer nada que Ele não mandou que fizéssemos. Em relação à igreja local, os exemplos em Atos e os preceitos nas epístolas, interpretados de forma a concordarem com o ensino da Bíblia toda, são a nossa planta.
Em suma: o nosso trabalho na igreja precisa ser caracterizado por obediência total a Deus; a igreja é edifício dEle, não nosso.

Compartilhando a Palavra
1.Segundo a palavra ministrada a igreja é considerada um edifício vivo, você se considera membro deste edifício(corpo)?
2.Em quem você esta firmado como edifício vivo?
3.Prá você o que é ser um edifício para Deus?
4.Quem tem sido o alicerce do seu edifício?

Nenhum comentário:

Postar um comentário