domingo, 28 de agosto de 2011

TIRE O ENTULHO DOS TEUS POÇOS DE BÊNÇÃOS

Gênesis 26.14, 15

Introdução "Isaque tinha tantas ovelhas e cabras, tanto gado e tantos empregados, que os filisteus acabaram ficando com inveja dele. Por isso eles entupiram com terra todos os poços que os empregados de Abraão, o pai de Isaque, haviam cavado no tempo em que Abraão ainda estava vivo". Muitas vezes, depois da nossa conversão, passamos por um período em que colhemos muitas bênçãos, sem nenhum esforço, porque estamos colhendo aquilo que nossos pais espirituais fizeram por nós: Oraram, Trabalharam, Ensinaram.

Deus também, a Bíblia diz, nos tem dado herança, nos tem feito herdeiros de Suas bênçãos.
Abraão, com muito trabalho (oração), com fé e persistência, havia cavado poços...
Isaque, filho de Abraão, desfrutava destes poços após seu pai haver morrido. Era herança. E Isaque prosperou, andando debaixo da bênção do pai.

Porém, chegou uma ocasião, em que os filisteus, se encheram de inveja e entupiram os poços com terra (e Isaque começou a ficar privado da água deles).
Muitas vezes nossos inimigos espirituais fazem o que fizeram os filisteus aos poços deixados para Isaque... eles também tentam entulhar nossos poços de bênçãos, os poços já cavados, já abertos, já liberados pelo Pai... nossos inimigos tentam entulhar nossos poços de bênçãos com impedimentos.
Mas ouça: quando você perceber que o inimigo veio atrapalhar a sua vida, numa área cuja maldição já havia sido quebrada, reaja, o inimigo só está tentando ver se você está distraído, negligente.
Isaque reagiu, sabe o que foi que ele fez?

O v.18 diz: "Isaque tornou a abrir os poços". - Não pense que, por uma vez ter sido abençoado, você não encontrará resistência na vida. Quando a gente se levanta para tomar posse do que é nosso por direito e herança, o inimigo tenta nos fazer recuar, desistindo daquilo que nos pertence. Ele é instigador. - Mas Isaque, superou 3 níveis de luta afim de tomar posse da sua herança.

Você também precisa superar esses três níveis de luta a fim de tomar posse das bênçãos de sua herança. Vamos conferir?

O primeiro nível de luta que você precisa superar é o da intimidação do inimigo

O primeiro desafio de Isaque foi a conquista do poço chamado "Eseque", v.20. "Eseque" significa "luta"; o nome daquele poço significava "discussão". - Recebeu esse nome porque ali "os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, afirmando que a água era deles". a) Então, nesse primeiro nível, o inimigo confia que muitos recuarão diante de uma intimidação, diante de uma simples pressão ou resistência. - Mas, infelizmente, é isto que ocorre com grande parte dos crentes. Há bênçãos de Deus pertencentes a eles, disponíveis a eles, mas, uma pressãozinha do inimigo, e eles recuam desistindo da bênção.

Há um poço, cavado por Deus, que é herança sua! Desse poço jorra águas vivas: jorra alegria, jorra liberdade na presença de Deus, jorra avivamento, jorra dons espirituais, jorra visões e sonhos, jorra cânticos novos, jorra palavras proféticas e palavras de sabedoria... dele flui o Espírito Santo!
Amado: Tenha em mente que o Senhor nosso Deus pelejará por nós! Amém?
Por essa razão, você deve resistir firmemente e, se alguém tiver que recuar que recue o inimigo!

O segundo nível de luta que você precisa superar é o da inimizade contra Deus

O segundo poço cavado por Isaque foi, v.21, o poço de Sitna, que significa inimizade, ódio, obstáculo. Essa palavra tem a mesma raiz da qual deriva a palavra Satanás, que é o acusador. - Isto significa que neste segundo nível a luta pode parecer mais violenta, mas o Senhor não envia ninguém sem antes capacitar.

Deus tem aberto, para nós poços, e nestes poços, Deus tem nos dado dos Seus recursos; Deus tem nos dado talentos, tem nos dado habilidades, tem nos dado dons! - Mas, à semelhança do poço que Isaque encontrou, este pode também estar tapado pelo entulho e pela terra dos filisteus. O inimigo tem entulhado a igreja; tem tapado o poço para que o Espírito Santo não flua na vida dos crentes! O inimigo tem jogado terra para que os dons espirituais não apareçam; tem entupido o poço para que não haja a

manifestação da glória de Deus, para que você não evangelize, não ore, não louve. E esses entulhos do inimigo, a meu ver, são os seguintes: A negligencia dos dons espirituais; a negligência no ensino da verdade, cama de entulho das feridas acumuladas, pecado. Outra camada de entulho consiste das feridas acumuladas. Há muitos crentes hábeis, capazes, mas que não estão produzindo frutos no Reino de Deus, porque possuem feridas, feridas com o pastor, feridas com os líderes da igreja e feridas com pessoas da igreja. A falta de reconhecimento, a falta de oportunidade e o desamor, é entulho no poço! A sujeira é outra camada de entulho... quando há pecado, não há unção. Quem comete pecado se enquadra como inimigo de Deus. Romanos 8:7 diz que: “...o pendor da carne é inimizade contra Deus”. Pecado é entulho que impede a manifestação da glória de Deus.

Se você resistir e persistir nas duas primeiras etapas, superando a INTIMIDAÇÃO e a INIMIZADE CONTRA DEUS, desentulhar o terceiro poço será um trabalho mais fácil, porque agora o inimigo respeitará a sua autoridade; ele saberá que você tem ousadia e que é conhecedor dos seus direitos.
Mas, ouça: O Espírito Santo de Deus está ansioso para retirar estas camadas que estão impedindo que as águas do poço sejam benção para você mesmo e para as vidas daqueles que se aproximarem da sua vida! Amém?

O terceiro nível de luta que você precisa superar é o da sua consagração a Deus

Lemos no v.22 a respeito do terceiro poço, chamado pelo nome de "Reobote", que significa alargamento, lugar espaçoso. Sabe por quê? Porque neste terceiro nível você recebe alívio total das suas cargas, neste nível você recebe alargamento das suas fronteiras espirituais, materiais, emocionais, familiar, profissional, ministerial ALARGAMENTO TOTAL, ALÍVIO À 100%! No v.22 está escrito isto: "Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra". Isto é o que ocorre quando desentulhamos o poço, quando desobstruímos a nossa consagração a Deus, então experimentamos um alargamento das nossas fronteiras espirituais, o nosso lugar se torna "espaçoso". - Portanto, irmão, deixe o Espírito Santo trazer à luz o que estiver escondido debaixo das camadas de terra que o inimigo jogou no seu poço de consagração a Deus.

Conclusão:

Depois de Isaque ter cavado os três poços, o v.23 diz que ele subiu para Berseba e que naquela noite o Senhor apareceu para ele. Repare que ele subiu, ele amadureceu. Ele subiu para Berseba que quer dizer poço do juramento. Isaque, depois da escavação dos três poços, subiu de nível espiritual, ele amadureceu e já conseguia não só escutar Deus, mas ter o discernimento espiritual, abertura de olhos, para ver a glória de Deus.

Irmão: Há poços de bênçãos preparados para você. Cada poço de bênção te pertence por herança!
Hoje, o Espírito do Senhor deseja fazer uma limpeza neles, para que as bênçãos jorrem.
Se você colaborar com a obra do Espírito Santo, o Senhor ainda te recompensará com água nova, unção nova. Amém?


Compartilhando a Palavra

1.Existe algum poço em sua vida que esta cheio de entulho que precisa ser limpo?

2.Destes níveis compartilhado na palavra qual deles pode atrapalhar as bênçãos de Deus em sua vida?( intimidação do inimigo, inimizade contra Deus e da sua consagração a Deus)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

É tempo de conhecer e fazer valer nossos direitos espirituais!

Texto: Isaias 54:17

"Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor".

Introdução:

Esta palavra foi profetizada por Isaias para Israel, contudo cremos que essa palavra alcança a igreja do Senhor

Contexto pessoal:

Isaias era um aristocrata de nascença, muito educado, influente, primo do rei Uzias, teve um verdadeiro Encontro com Deus no cap. 6. Ali Isaias reconhece o quanto é impuro e habita no meio de um povo impuro, imediatamente Deus envia seu anjo para purificá-lo, e faz uma pergunta para Isaias “ Dizendo a quem enviarei” pelo qual Isaias responde: Envia-me a mim. A partir dali Isaias torna-se o profeta messiânico, seu alvo de profecia também era os governantes em razão de suas hipocrisias e auto satisfação estavam levando o povo a ruína e imoralidade.

Contexto Histórico e geográfico:

Isaias profetiza 740 AC à 700 AC e profetizou durante os reinados de Jotão, Acaz, Manasses e Ezequias em Juda

Contexto de guerra:

Havia uma agitação política por causa do imperialismo assírio de Senaqueribe

Guerra no reinado de Jotão contra o reino unificado de Israel e Síria, Acaz enfrenta as forças de Pecã e agi com muito medo e incredulidade, ele recusou o sinal de Deus e procurou ajuda política. Ezequias lutou contra Senaqueribe, e confiou no Senhor

Contexto espiritual:

Devido a todos esses problemas Judá estava em decadência espiritual, e aqui nesse versículo Deus consola a nação aflita ao decorrer a paz, justiça e gloria futura

Nosso contexto:

Não é muito diferente, vivemos em um mundo dominado por Satanás ( o mundo inteiro jaz no maligno), guerras, ódio, depressão, medo, angustias, vícios, casamentos destruídos, corrupção, assassinatos, fome, apostasia da fé, incredulidade, feitiçaria, magias, doutrinas mentirosas, lesbianismo, homossexualismo, prostituição, pedofilia, desigualdade social, etc. E é verdade que tornamo-nos alvos a abater para satanás. Ele deseja destruir e roubar as bênçãos, tudo aquilo que o Espírito Santo está a edificar em nós e através de nós.

A pergunta é. Como temos nos comportado como igreja do Senhor nesses dias tão maus? Conhecemos à palavra de Deus e nossos direitos, ou seja, nossos direitos espirituais.

Vamos falar um pouco sobre os direitos seculares para entender um pouco nossos direitos espirituais

- Código penal

CodigoPenal é o ramo do Direito Público dedicado às normas emanadas pelo Poder Legislativo para reprimir os Delitos cominando Penas com a finalidade de preservar a sociedade.

- Código de defesa do consumidor

O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) é, no ordenamento jurídico brasileiro, um conjunto de normas que visam a proteção aos direitos do consumidor, bem como disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor(fabricante de produtos ou o prestador de serviços) com o consumidor final, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades

- Código civil

REGULA OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE ORDEM PRIVADA CONCERNENTES ÀS PESSOAS, AOS BENS E ÀS SUAS RELAÇÕES.

Em cada código existem os seus direitos!

Quantas pessoas estão vivendo injustiçadas por não conhecerem as leis do nosso Pais?

- Nosso código é a Palavra de Deus

Da mesma forma quantas pessoas estão dentro das igrejas, mas não conhece a Deus, nosso código e á palavra de Deus (Bíblia sagrada) e nossos direitos estão contidos nela, são pelo menos 3000 promessas direitas a nós e cada uma dela é um direito nosso, ou seja, um direito espiritual!

Por Ex. Aprendemos com a palavra de Deus( nosso código espiritual) que temos direito a salvação, restauração, libertação, curas, milagres, alegrias, felicidade!E onde esta escrito esse direito em igreja? Isaias 53

Passamos a conhecer esse direito quando freqüentamos a igreja, células, encontros com Deus, discipulados, Mda , quando oramos, lemos a palavra, jejuamos, nos santificamos

3 Direitos espirituais contidos nesse versículo

1° Direito- toda arma forjada contra ti não prosperara

Satanás e seus demônios têm seu objetivo que é: roubar, matar e destruir João 10:10

Como ele faz isso? Através de suas armas que começam com seus sofismas, agora veja bem, o texto não diz que essas armas não vão te alcançar, elas até alcançaram, mas não PROSPERARÃO!

Quais são as armas letais que Satanás esta usando contra você nesse momento:
Dividas, duvidas, medo, doença, depressão, abatimento, desanimo, Rebeldia dos filhos, Ataques malignos, retaliações espirituais, opressão, Problemas nos relacionamentos, Amargura, ódio, Angustias, insatisfação, Tristeza, Desemprego, etc.

Armas que vão querer atingir a nossa mente, as nossas convicções, a estabilidade das nossas emoções, a nossa fé, o nosso ânimo... Armas também que poderão estar direcionadas ao nosso corpo. Armas que se erguem para manchar o nosso testemunho, com mentiras, juízos precipitados, invejas

Quero lançar uma palavra que é o seu direito sobre sua vida:

Nenhuma dessas armas vai prosperar contra vocês em nome de Jesus Cristo

2° Direito- Toda língua que ousar contra ti em juízo, tu á condenaras

O acusador de nossas almas é ousado, seu intento é tentar nos convencer que não temos direitos, ele levanta muitas vezes mentiras em nossas mentes, e usa ate pessoas para nos acusar de algo que não fizemos.

Todas as vezes que você ouvir uma pessoa lançar maldição sobre seu casamento, filho, emprego e ate mesmo sobre sua vida espiritual dizendo que você é um fracassado, que ta morrendo espiritualmente, sabe como você deve agir? Condene essa palavra no reino do espírito, venha de onde vier, rejeite toda língua ferina contra você... Mas lembre-se, a nossa luta não é contra a carne e sangue, por isso, perdoe os que te acusam, ou os que te ferem levianamente, mas destrua em oração as palavras MALDITAS contra você.
Solicite o advogado fiel.

1° João 2:1“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”

Nosso advogado nos conduzira até o Justo Juiz

Isaias 33:22Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso legislador; o SENHOR é o nosso rei, ele nos salvará.”

Satanás ficara de boca fechada em nome de Jesus

Romanos 8:33 “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.”

3° Direito- Esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim procede diz o Senhor

O nosso Deus é aquele que defende nossos direitos, inclusive os espirituais. É a manifestação de Javé Tsidkenu (o Senhor é a nossa justiça)

Ele nos deu essa herança, que é nossos direitos que dele procede, herança é algo passado de Pai para filho

Receba agora todos os seus direitos em nome de Jesus, Deus fará justiça a cada um de seus filhos.

Você tem sofrido dano, prejuízo; mas agora esta na hora de processar seu inimigo

Você ira receber toda sua indenização espiritual que estava bloqueada no reino espiritual

Você vera com seus olhos o que o Justo Juiz ira fazer!

Compartilhando a palavra

1. Quais são as armas que satanás tem intentado contra sua vida, na qual impede de você desfrutar dos direitos que Deus tem para sua vida?

2.Como você tem agido para vencer as armas forjadas que satanás tem lançado contra a sua vida?

3.Você tem desfrutado dos direitos que Jesus conquistou na cruz por você? Conte-nos.

Missionário: Claudinei Alochio

BAIXAR



CONHECENDO MELHOR A DEUS COMO PAI

Texto: Rom. 8:16 “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.

O pouco conhecimento de Deus nos leva a termos imagens negativas e distorcidas d’Ele.

A realidade de um pai terreno, muitas vezes insensível, violento, egocêntrico, exigente que não dá o valor que merecemos, nos dificulta a compreensão de Deus como Pai amoroso, misericordioso, valorizador e perdoador.

Podemos conhecer melhor a Deus como Pai? Há uma pessoa que se identifique melhor com o amor do Pai celestial?

Só podemos conhecer melhor a Deus como Pai, através de Jesus Cristo, pois sua vida nos mostra o caráter de Deus como Pai.

“Disse-lhe Jesus: Felipe há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim, vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” Jo 14:9.

“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”. Jo 1:18.

DEUS, um pai amoroso

Amor incondicional. (sem interesses)

  • Não pelo que somos.
  • Não pelo que temos.
  • Não pelo que fazemos.

Amor eterno. Jer 31:3; Amor imutável. Hb 13:8; Amor exemplificado por Jesus.Todas as pessoas que procuravam a Jesus: ricas, pobres, doentes, aleijados, leprosos, ladrões, cegas… eram acolhidas por Ele que os curava e lhes dava atenção e amor.

Talvez o amor que você recebeu de seu pai tenha sido interesseiro e passageiro; mas, o amor de Deus Pai, não é assim.

DEUS, um pai misericordioso

Sente compaixão pela fraqueza dos outros. Ele conhece nossas capacidades, nossas fraquezas. Ele conhece nossos pecados. Ele tem misericórdia de nós.

“O Senhor é misericordioso e compassivo; longânime e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades.Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura, e sabe que somos pó.” Sl 103:8-14”.

A misericórdia exemplificada por Jesus

  • Elevando a dignidade:

- Da mulher samaritana. Jo 4

- Da mulher hemorrágica. Mc 5:34

- Da mulher perturbada por espíritos malignos. (Madalena) Mt 8:2

  • Restaurando o discípulo arrependido. (Pedro) Jo 21:15-17

DEUS, um pai valorizador

Ele dá os dons necessários para que possamos prosperar na vida. Ele está sempre ao nosso lado, incentivando, fortalecendo, e acreditando que podemos vencer a todos os embates da vida.

Talvez ninguém acredite mais em você, pai, mãe, parentes, amigos; mas, Deus Pai conhece o teu coração e a tua sinceridade, e torce para que consigas vencer.

Você é importante para Deus. Você acha que depois de investir tanto em você, Deus irá abandoná-lo no momento em que você mais precisa?

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com minha destra fiel”. Is 41:10

DEUS, um pai perdoador

Não importa o tamanho do pecado. Não importa a quantidade de pecados. Não importa a dificuldade em reconhecer o perdão. Deus Pai perdoa e restaura o pecador arrependido.

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”.Is 1: 18

O perdão de Deus exemplificado em Jesus:

  • Em perdoar a mulher adúltera. Jo 8
  • Em perdoar seus inimigos que o crucificaram. Lc 23:34

Deus, um Pai perdoador, não exige sacrifício, nem punições físicas e espirituais para perdoar os pecados, mas tão somente, um coração arrependido. At 3:19

Jesus, um dia disse “Eu e o Pai somos um”. A imagem de um pai perfeito, amoroso, misericordioso, valorizador e perdoador, encontram-se na pessoa de Jesus.

Nossos pais muitas vezes não correspondem aos nossos desejos interiores e nossas carências afetivas. Muitos filhos, talvez nunca receberam de seus pais uma palavra de amor, afeto e valorização.

Saiba portanto, que Deus te ama, tem misericórdia de ti, te valoriza e te perdoa. Ele só quer o teu bem, tua prosperidade e sucesso.

Hoje Deus te convida a experimentar o seu amor. Peça para Ele entrar em teu coração e te dar o carinho e amor que necessitas.

Compartilhando a Palavra

1.Você tem reconhecido a Deus como um pai em sua vida?

2.Como você descreveria a Deus como pai em sua vida?

3. Há uma pessoa em sua vida que se identifique melhor com o amor do Pai celestial?

domingo, 7 de agosto de 2011

ABRIR MÃO OU NÃO, A DECISÃO É SUA!


Gênesis 22: 1-18
Nós somos seres movidos e motivados por sonhos que muitas vezes levamos a vida toda para conquistar. Mas será que você tem sonhado os sonhos de Deus? Você abriria mão de algum sonho por Deus? Vamos analisar hoje a história de Abraão, um homem obediente e fiel ao Senhor. Ele confiou sua vida e seus sonhos nas mãos de Deus. Jesus quer fazer de ti não apenas um sonhador, mas um conquistador! Vamos aprender com esse homem de fé a conquistar nossos sonhos de acordo com a vontade de Deus para nós!

I – OUVIR E OBEDECER À VOZ DE DEUS (V. 1- 3)
O Senhor provou a fidelidade de Abraão, ao chamá-lo ele disse: ”eis-me aqui!” Abraão estava preparado para ouvir a voz de Deus. Mas não bastava ouvir, era preciso obedecer. Deus pediu a melhor parte da vida de Abraão: o filho da promessa, Isaque!! E Abraão simplesmente obedeceu a voz de Deus! Ouvir a voz de Deus é um desafio. Quando Abraão ouviu a voz de Deus e respondeu positivamente, nem imaginava o que ainda estava por vir em sua vida. Não foi fácil, mas decidiu obedecer, pois sabia que Deus faria o melhor por ele. Você está preparado para ouvir a voz de Deus e obedecer? Ouça a voz de Deus falando contigo hoje, obedeça e convide a Jesus para reinar em sua vida!

II – OFERECER NOSSO “ISAQUE” A DEUS (V. 10 e 11)
Abraão decidiu oferecer seu melhor ao Senhor, a sua melhor parte que era seu único filho! Lógico que Deus não queria que Isaque morresse, mas Deus viu isso como um meio de saber onde estava o coração de Abraão. O Senhor provou Abraão e ele foi aprovado. Mostrou que por mais que amasse muito o seu filho, a vontade de Deus era a coisa mais importante da sua vida.
Qual é o seu Isaque hoje? Pode ser um sonho, namoro, ministério, casamento, seu tempo, pode ser a sua vida! O que o Senhor pede que você entregue no altar hoje? Quando o Senhor te pede esse ”Isaque”, não é para te desamparar, nem para te deixar sem a ”boa parte”, é para saber onde está o seu coração. Decida oferecer seu Isaque, sua vida a Jesus e tenha inteira convicção de que sua história jamais será a mesma!

III – RECEBER A PROVISÃO DE DEUS E DESFRUTAR DE SUAS PROMESSAS (V.13,14; 17 e 18)
Abraão decidiu oferecer Isaque a Deus, não porque ele queria ver a morte de seu filho. Apesar de subir ao monte com lenha e holocausto, fogo e o cutelo na sua mão, Abraão acreditava na provisão de Deus para a sua vida. Isaque ainda perguntou a Abraão: ”onde esta o cordeiro para o holocausto”? Abraão com muita sabedoria respondeu: ”Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto”. Ele confiou no Deus a quem servia! E assim o Senhor foi fiel para com seu filho. Quando Abraão abriu seus olhos, detrás dele havia um cordeiro, o cordeiro da provisão! Deus provou que Abraão jamais lhe negaria o filho! E o Senhor honrou a fidelidade e obediência de Abraão! Deus abençoou não somente a Abraão, mas a toda a sua descendência!
Confie em Deus o seu Isaque, os seus sonhos, porque Ele virá com a provisão! Não se preocupe com o dia de amanhã. Não tente cuidar da sua vida sozinho. Você tem um Deus que intercede por você. Um Deus que te prova hoje e está disposto a te abençoar se você confiar o seu Isaque em Suas mãos, se você confiar na provisão dEle! Sua decisão hoje refletirá sobre toda a sua descendência! Jesus tem a provisão que você precisa, Ele é o Cordeiro de Deus que foi oferecido por sua vida! Aceite-o como seu único Senhor e Salvador!

CONCLUSÃO:
Nós temos sonhos, vontades anseios, bens, desejos. Mas será que estamos dispostos a abrir mão de tudo pelo Senhor? Será que estamos dispostos a oferecer o nosso melhor a Deus? Oferecer a melhor parte a Deus? Saiba que a sua decisão de hoje refletirá sobre toda a sua casa, sobre o seu futuro! Faça a escolha certa! Veja em Abraão um exemplo para você seguir. Exemplo de santidade, obediência, fé, fidelidade! Pergunte a Deus nesse momento qual ”Isaque” Ele quer de você. Mas ofereça-o com fé. Creia na provisão de Deus! Confie em Jesus a sua vida. Confie os seus sonhos em Jesus aceitando-O como seu Único e Suficiente Senhor!

Compartilhando a Palavra
1. Você abriria mão de algum sonho, prá realizar algo prá Deus?
2. Será que você estaria disposto a oferecer o melhor para Deus?
3. Você tem sonhado os sonhos de Deus para a sua vida?

JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS!

Lucas 22:61-62

61 O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”. 62 Saindo dali chorou amargamente.

Introdução

Lemos aqui no v.61 que “naquele momento, Jesus voltou o olhar para Pedro” (BV).

Os olhos, dizem, são “as janelas da alma”... é que eles transmitem muito mais do que estamos percebendo ou sentindo... os olhos de uma pessoa são capazes de revelar sentimentos escondidos... os olhos são capazes de revelar as palavras que não são pronunciadas...

Além disto, são vários os tipos de olhar: existe o olhar fulminante... existe o olhar de misericórdia... o olhar interesseiro, e outros mais...

E dependendo do relacionamento que mantemos com alguém, é até possível se comunicar apenas com os olhos: isso é bastante comum entre marido e mulher, e entre pais e filhos...

Jesus também se comunicava com as pessoas e, principalmente com os Seus discípulos... Aqui no v.61 lemos de Jesus, voltando o olhar para Pedro.

Com o Seu olhar, Jesus enxergava toda a vida de uma pessoa... Na verdade, diz a mesmo a Palavra de Deus que desde o dia em que fomos formados, o Senhor já olhava para nós: “Os teus olhos viram o meu embrião...”, lemos no Sl 139.16!

E este olhar do Senhor, posto sobre nós, é altamente significativo: por meio desse olhar temos ajuda, proteção e salvação!

...essa parte da Bíblia, mostra que:

I - JESUS OLHA PARA AS NOSSAS FRAQUEZAS – V.61

Você deve saber que Jesus já tinha avisado a Pedro que, se ele enfraquecesse na fé, ele iria negar a Jesus, antes mesmo do galo cantar três vezes naquele dia.

Jesus avisou Pedro: “Satanás pediu você... ele quer te passar na peneira... quer ver se você é grão de verdade, ou é aquela poeira de palha que escoa pela peneira abaixo...”. Jesus já tinha avisado a Pedro... (Lc 22:31-33).

Você já avisou ou recomendou a uma pessoa fazer ou não fazer uma determinada coisa, e a pessoa se comprometeu com você, dizendo:“Está bem, vou fazer isso; vou seguir a sua recomendação”, mas...???

Isso lembra um pouco a relação entre pai e filho... o pai avisa o filho... mas o filho acaba falhando...

Agora, o que ocorre, é que nem sempre o pai olha para o filho que falhou com um olhar de perdão.

Na maioria das vezes, o olhar é de raiva, é de fúria..., e isto se dá, porque o pai não consegue conter a sua decepção com a falha cometida pelo filho.

Então, o pai passa a agredir, passa a descarregar sua raiva...

Mas quando Jesus nos olha, Ele consegue Se conter, Ele consegue dominar Sua emoção, e nos olha com Perdão.

É certo que Jesus não suporta o que é mau... nossos erros, nossas falhas, nossos pecados, certamente que aborrecem a Jesus, mas mesmo em meio às fraquezas, Jesus olha para mim e para você e diz: “Vou lhe dar outra oportunidade; vou lhe dar uma nova chance – a chance de acertar e de vencer todas as suas fraquezas!” Aleluia!

Hoje Jesus olha para você e lhe oferece uma nova chance!

...essa parte da Bíblia nos mostra também, que:

II- JESUS OLHA PARA AS NOSSAS LÁGRIMAS – V.62

Eu acho impressionante o primeiro momento, a primeira hora, após Jesus ter ressuscitado.

Maria foi ao túmulo de Jesus, encontrou o sepulcro aberto, então se pôs a chorar, e enquanto chorava, olhou para dentro do sepulcro mas não viu o corpo de Jesus... Então ficou ali chorando, chorando em profunda tristeza.

Mas o que me impressiona é isto: o Cristo vivo, estava ali e, vendo Ele as lágrimas de Maria, Jesus disse: “Mulher, por que está chorando?” Jesus vê as nossas lágrimas!

Aqui no v.62, lemos de Pedro, também chorando amargamente.

E as lágrimas de Pedro comoveram o coração de Jesus!

Jesus ficou de tal maneira comovido com o choro de Pedro, que tão logo ocorreu a Sua ressurreição, um anjo vestido de roupas brancas, assentado à direita do sepulcro, disse às mulheres: “Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto” – e o anjo ainda disse mais: “Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro (eu gosto é desse destaque: “e a Pedro”): Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão” (Mc 16.7).

Jesus viu as lágrimas de Pedro e Se lembrou dele de forma especial. Aleluia!

Assim também se passa com as nossas lágrimas...

As suas lágrimas, amado, não escorre pelo rosto sem que Jesus veja...

A cantora Cassiane gravou uma canção que declara isto: “Quando uma lágrima sua cair ao chão, Deus vai ouvir!”

Você tem derramado lágrimas? Tem tido momentos de choro, momentos de grande tristeza e de amargura?

Tem havido tantos problemas, e por isso você chora? Chora por causa de doenças, de fraquezas, de falhas, erros do passado, frustrações, traições?

Talvez você seja uma pessoa que chora sem que ninguém saiba... seu marido ou a esposa não sabe de suas lágrimas... ou talvez, sua mãe não sabe...

E certamente, é porque você desconfia que ninguém te compreenderá, ninguém irá defender você...

Mas, ouça: Não importa quanto você se esconda, Jesus vê as suas lágrimas...

E não apenas vê, mas como está revelado no caso de Pedro, Jesus fica comovido e Se lembra.

Hoje, Jesus vê as suas lágrimas, e se você confiar e entregar a Jesus o motivo das suas lágrimas, como servo de Deus, eu lhe digo isto em o nome do Senhor: Seu choro poderá durar uma noite, mas Ele te devolverá a alegria pela manhã! (Sl 30.5)!

...e esta parte da Palavra de Deus ainda nos mostra isto:

III- JESUS OLHA PARA O NOSSO CORAÇÃO – Jo 21.15-17

Ele olhava para o coração de Pedro...

Num capítulo antes (Jo 21.15), Jesus estava olhando para dentro de Pedro, para o coração de Pedro, quando perguntou: “Pedro, você me ama mais do que estes outros?” (BV).

E não dava para Pedro esconder nada de Jesus... Pedro só dizia: “O Senhor sabe todas as coisas.

Verdade! Jesus olha para o nosso coração e vê tudo!

Agora, nós, pela nossa limitação humana, erramos muito ao emitir juízo sobre alguém, porém, Deus não falha!

Ás vezes pensamos de alguém: “Ah! Essa pessoa não quer nada... ela não tem jeito... ela não ama a Deus, olha só o comportamento dela...”

E ali pode estar alguém com o coração enorme, cheio de amor por Deus, e às pessoas...

Porém, o olhar de Jesus é preciso e nos ama.

Conclusão

Eu quero agora, que você feche os seus olhos... feche os seus olhos agora e tente ver Jesus olhando para você...

Jesus está lançando o olhar sobre você e é um olhar de amor, é um olhar de perdão, de cuidado, de proteção... Jesus está olhando para você!

Se você confiar em Jesus, lemos na Bíblia, no livro dos Salmos: Ele mudará o seu pranto em dança, a sua veste de lamento em veste de alegria, para que o seu coração cante louvores a Deus e não se cale... (Sl 30.11).

Por isso, abra agora mesmo o seu coração para Jesus... abra a sua vida para Jesus...

Ele olha para as suas fraquezas

Ele olha para as suas lágrimas

Ele olha para o seu coração

Jesus faz isso porque se importa com você – você é importante para Ele

Compartilhando a Palavra

1.Em qual área de sua vida você gostaria que Jesus lança-se o Seu olhar?

SEGUINDO A JESUS DE FORMA CORRETA


Texto: Mateus 8.18-22 – “Vendo Jesus muita gente ao seu redor, ordenou que passassem para a outra margem. Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos”

Introdução:

Muitos hoje estão se dispondo a seguir a Jesus. Por diversos motivos, diversas intenções, muitos de boa fé, outros visando ganhos não tão louváveis, mas o que se nota é que nunca em todo o tempo o nome de Jesus foi tão proclamado, tão anunciado. As pessoas determinam à maneira de se aproximar da fé ou de tudo o que se refere ao reino de Deus. Mas como será que o Senhor Jesus quer ser seguido? Ele sim, a pessoa mais implicada deve deixar claro como quer ser servido, adorado e honrado.

1 – Vencendo os Desafios

“Vendo Jesus muita gente ao seu redor, ordenou que passassem para a outra margem” (v. 18).
Aos seus discípulos Jesus sempre ordenará uma travessia. Ninguém será discípulo do Senhor se não estiver disposto a olhar adiante, empreender caminhadas, enfrentar seus próprios medos, enfrentar situações novas, vencer as limitações, aprender, romper com a paralisia, simplesmente ousar, ousar a negar-se, compreender e querer enxergar a verdade de Jesus e de si mesmo. Enfrentar temporais, crer, apostar na fé, empenhar a vida, o nome, permitir-se vencer, querer a cura, querer a libertação, querer mais, mais de Deus, mas do seu poder, mas do seu Espírito, mais do seu amor, servir, romper com o modelo próprio de vida, parar de querer adaptar o Reino de Deus a si, e adaptar-se ao Reino, porque as multidões estão ao redor querendo de Jesus, mas os verdadeiros discípulos querem a Jesus.

2 - Eliminar a falsa segurança carnal e depender de Deus

“Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores”. (v. 19).
Qualquer disposição de confiar na carne até mesmo para seguir a Jesus deve ser eliminada. A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que assumiram compromissos e não puderam dar conta deles. (Lc 22.31-34; Lc 14.25-35).

3 - Governados pela Mente de Cristo

“Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (v. 20).
O grande desafio é fazer com que as pessoas deixem o governo de suas vidas e o entreguem a Jesus. Para isso precisamos ser ensinados. Jesus estava falando a pessoas que estavam se dispondo a segui-lo, então Ele diz: você está disposto a ir aonde vou, fazer o que faço ser o que quero que você seja. Eis aí o grande desafio.

4 – Deus é Deus dos vivos

“E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos” (v. 21, 22).
Este discípulo não estava dizendo que seu pai estava à beira da morte. Ele queria viver com ele até que ele morresse aí então ele seria liberado para seguir a Jesus. O chamado tem prioridade. Em qualquer situação a pessoa de Jesus, seu reino, seu chamado deve sim ter prioridade em nossa vida. Jesus foi claro: “Deixa os mortos sepultarem seus mortos”.

Conclusão

Hoje é o dia de começarmos a seguir a Jesus da maneira que Ele deseja que o sigamos. As nossas vitórias estão diretamente ligadas à obediência.

Compartilhando a Palavra

1.Como você tem seguido o Senhor, apenas de ouvir falar ou de com Ele andar?

2.Qual é a sua maior dificuldade de seguir a Jesus de forma correta?

3.Segundo a palavra ministrada, prá você, como é seguir a Jesus de forma correta?

Povo Vitorioso

I Samuel 7:2-17; Efésios 6:10-13

Introdução
O texto mostra um contexto de guerra constante entre Israel e a Filistia.
Da mesma forma vivemos numa batalha constante contra o pecado! (Efésios 6:10-13)
Israel alcançou vitória. Se agirmos como ele agiu, certamente seremos um povo vitorioso.

1. POVO VITORIOSO É AQUELE QUE RECONHECE O SEU PECADO (v. 6)
V. 6 -
"pecamos contra o Senhor"
2º. Crônicas 7:14.
Precisamos pedir ao Senhor que abra os nossos olhos para que vejamos:
a) as áreas da nossa vida que precisam ser ajustadas;
b) os pecados que estamos cometendo inconscientemente.
Normalmente nos baseamos na nossa consciência. Se ela não nos acusa, está tudo bem. Entretanto, sabemos que não é bem assim que a Palavra nos ensina.
Davi havia matado um homem e adulterado com a mulher desse mesmo homem e só reconheceu o seu pecado quando foi confrontado com a palavra do profeta.
Romanos 14.22 -
"Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova".
A nossa consciência precisa estar afinada com Deus e sua palavra.
Tiago nos diz que a palavra de Deus serve para nós como um espelho que reflete a nossa realidade (Tiago 1.23-24).
Por isso precisamos de um confronto diário com essa Palavra. Somente assim chegaremos a dizer: "pecamos contra o Senhor".

2. POVO VITORIOSO É AQUELE QUE SERVE SOMENTE AO SENHOR (v. 3-4)
V. 4
- "e serviram só ao Senhor"
Deus quer exclusividade.
Deus não se agrada daquele que tem um pé na igreja e outro no mundo.
O segredo da vitória é servirmos exclusivamente ao Senhor. É isso o que ele espera de cada um de nós!
O fracasso social, moral e espiritual de Israel se deu porque não reconheceu que Deus não aceita um povo que divide a sua atenção e não o busca com exclusividade.
Servir a ele só demanda algumas atitudes. O povo de Israel precisou lançar fora os deuses estranhos.
Eu não sei o que é que o Senhor está exigindo de você, mas ele quer que você o sirva com todo o seu coração e que você declare e demonstre com os seus atos que ele é o único Deus da sua vida.
V. 3 -
"Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós" - peça a Deus que lhe dê um coração sensível para ver o que é que você precisa tirar da sua vida, talvez da sua mente ou até mesmo de dentro da sua própria casa, que esteja impedindo a sua comunhão com Ele.
Seja lá o que for se chama pecado!
Você só vai conseguir se livrar dele quando se voltar para o Senhor com todo o seu coração.

3. POVO VITORIOSO É AQUELE QUE RECONHECE A SUA LIMITAÇÃO E CLAMA AO SENHOR (v. 7-9)
Diante dos desafios desta vida, reconhecendo a nossa limitação, precisamos clamar ao Senhor.
Clamemos a ele! Dobremos os nossos joelhos! Façamos uma avaliação quanto ao tempo que temos gasto em contato diário com o Senhor.
Certamente Deus quer algo mais de nós.
V. 14 - Samuel não foi um herói nem um especialista em guerra, mas foi um homem de oração.
Se o governo americano, com toda a sua influência e liderança, a partir de 11 de setembro de 2001, estivesse mobilizando a sociedade do seu país para uma grande campanha de oração, certamente não precisaria se mobilizar para guerrear.
Precisamos nos mobilizar para a oração, se é que queremos um futuro melhor para nós, nossos filhos e netos; se é que queremos que este mundo conheça a Jesus como o seu Senhor!
Precisamos orar hoje buscando se revestir de toda armadura de Deus.

4. POVO VITORIOSO É AQUELE QUE SE DEDICA AO SENHOR (v. 10)
V. 10
- "Enquanto Samuel oferecia o holocausto..."
Descobrimos também que o segredo da vitória é a dedicação ao Senhor.
Enquanto nos dedicamos, Deus batalha por nós e nos concede tremendas vitórias.
Consagremo-nos ao Senhor e deixemos os resultados por conta dele!
De outra forma também reconhecemos que sem consagração não veremos a glória e o poder de Deus.
Ele age quando nos colocamos no seu altar.

5. POVO VITORIOSO É AQUELE QUE RECONHECE AS OBRAS DE DEUS (v. 12)
V. 12 -
"Ebenézer"- "pedra de ajuda"
Deus ajudou o seu povo e este reconheceu a sua ajuda.
Os dez leprosos.
O sentimento de gratidão alegra o coração de Deus assim como a murmuração o entristece.
Durante a peregrinação no deserto, quantas vezes o povo de Israel murmurou contra Deus. Aqueles que murmuraram pereceram no deserto e não entraram no descanso do Senhor, a terra prometida.
Queremos ser vitoriosos sobre os desafios que temos diante de nós? Sejamos agradecidos a Deus pela sua ajuda e pelas vitórias que ele já nos concedeu até aqui.
Conclusão
Deus tem grandes vitórias a conceder a cada um de nós e à nossa igreja.
Confessemos os nossos pecados ao Senhor; sirvamos a ele com exclusividade; clamemos a ele com fé; dediquemos nossas vidas com todo o nosso coração e abramos nossos olhos para reconhecer a sua obra entre nós!

Compartilhando a Palavra

1.Prá você o que é ser um povo vitorioso?

2.Segundo a palavra ministrada vemos que para ser um vitorioso precisamos reconhecer as nossas limitações, você é uma pessoa assim ou quer fazer mais do que pode?

3.O que você é capaz de fazer pra ser um vitorioso?