segunda-feira, 26 de março de 2012

Você Quer o milagre?

Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Portadas Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos esperando que se movessea água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomandoo leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado. Jo. 5:1-9

Os milagres de Jesus eram extraordinários e milhares de pessoas o seguiam para receber a cura ou libertação. Diz o evangelho que Jesus curava a todos, nem um sequer ia embora sem receber o seu milagre. No entanto em Jerusalém havia uma multidão de enfermos que se ajuntava ao redor do tanque de Betesda esperando que um anjo movesse as águas. O primeiro que entrava na água depois do anjo movimentá-la era curado. No entanto havia milhares de enfermos que nunca eram curados. Eles poderiam ir a até Jesus, mas preferiam crer em algo místico.

Naqueles dias havia dois tipos de multidão que buscavam alguma bênção de Deus. A multidão do Tanque de Betesda, o pessoal que gosta de anjos, e a multidão que seguia a Jesus!
Aquela multidão que rodeava o Tanque é símbolo das inúmeras pessoas que esperam receber algo de um tipo de misticismo religioso. Milhões de pessoas aguardam receber alguma coisa de algum tipo de entidade espiritual que mude a sua condição de vida. Ao contrário destes, o grupo que segue a Jesus, é cheio de vida e satisfação. Constantemente podem ver as maravilhas de Deus através do Senhor!
Mas o Senhor é misericordioso e foi ao encontro de um homem que estava ali enfermo há trinta e oito anos. Aquele homem sequer sabia quem era Jesus. Mas ele foi alvo do amor do Senhor. No meio de tantos coxos, cegos e paralíticos o Senhor perguntou somente para ele: “você quer ser curado?”.

A condição do homem sem Deus
Essa história do paralítico pode ser também o retrato da sua história. Ele é o exemplo de alguém que ainda não tinha provado do melhor de Deus, da abundância que há em Cristo Jesus. Em João 10:10 o Senhor disse que o ladrão vem somente para matar, roubar e destruir, mas ele declara que veio para nos dar vida e vida em abundância. Você foi criado para ter uma vida abundante. Você não foi criado para a angústia, para a dor e o sofrimento. Você não foi criado para a enfermidade e nem para ser um inválido, mas foi criado para ser um instrumento nas mãos do Deus todo poderoso. Houve um dia em que Deus sonhou coisas boas a seu respeito. Antes que você surgisse no ventre da sua mãe, Deus já conhecia você e lhe chamou pelo nome. Mas algumas vezes os sonhos não se cumprem porque o inimigo entra em cena.
Aqueles sonhos que Deus sonhou a seu respeito, todos eles podem se tornar realidade. Você não tem que desistir da vida. Não há impossíveis para o nosso Deus. Ele é o Deus que pode todas as coisas.
Aquele paralítico nem imaginava que naquele dia ele seria alvo do amor de Deus. Ele nem conhecia a Jesus, mas o Senhor já o tinha visto pela sua graça.

a. Inválido
A primeira coisa que ficamos sabendo a respeito do homem é que era paralítico. Todos nós somos paralíticos por natureza, incapazes de andar nos caminhos de Deus, de estar de pé diante do Senhor. Portanto, aos olhos de Deus todos nós somos paralíticos e até nos arrastamos. Não consegue ser diferente do que é. Já prometeu
para si mesmo várias vezes ser diferente e não consegue cumprir. Já prometeu muitas vezes para os seus pais, para o seu cônjuge, para amigos, que iria mudar que seria diferente e mudaria de vida. Só para depois ver os seus pés tropeçando novamente. Mas você não desiste e tenta novamente. O resultado, porém, é uma queda após a outra. Você teme que Deus já não o aceite mais, todavia, para o Senhor você é apenas um paralítico, que não consegue caminhar e fazer o que é correto. Talvez você já tenha prometido a si mesmo parar de fumar e, cada vez que você promete é mais um na sua extensa coleção de fracassos. Você já se martirizou por causa do vício da bebida, e até se odeia por causa disso. Mas a sua história é o resumo das tentativas frustradas de um paralítico que tenta andar.

b. Uma existência perdida
O verso 5 diz que o homem era paralítico há 38 anos.
38 anos nos fala da história de uma vida inteira.
Você possui uma história, uma existência de invalidez, de incapacidade de cumprir os propósitos de Deus, de andar nos caminhos da vida.
Há trinta e oito anos, todos os dias ele se arrastava pelas ruas até chegar ao tanque de Betesda. E todos os dias dizia para si mesmo: “hoje vai acontecer alguma coisa! Hoje o anjo vai mover a água! Hoje eu vou receber a cura que eu espero!”.
Trinta e oito anos apontam para uma existência perdida.

c. Sem alegria
No verso primeiro lemos que naquele dia havia uma festa dos judeus. Jesus foi encontrar aquele homem no meio de uma festa. Mas apesar de ser um dia de festa, aquele homem não podia festejar. Para ele não havia alegria, só tristeza. Lá fora era festa, mas dentro daquele lugar não havia alegria alguma, apenas uma vida de semblante caído.
Talvez tenha anos que você não saiba o que é uma gargalhada, uma alegria genuína de rir sem se controlar. A sua história pode ser mudar hoje se você fizer de Jesus a sua alegria. Ele veio encontrar aquele homem num dia de festa para convidá-lo para celebrar uma nova vida.

d. Sem descanso
O verso 9 diz também diz que era dia de sábado. O sábado simboliza descanso. Mesmo que todos estivessem descansando aquele homem continuava rastejando, porque a sua própria existência era o cansaço de carregar o peso e o fardo do próprio corpo todos os dias. Para ele não havia descanso. Cada dia, inclusive aos sábado, ele ia para o tanque esperar o anjo mover as águas.
Você também não tem tido descanso, porque o verdadeiro descanso não é uma boa noite de sono ou um colchão gostoso para dormir. O verdadeiro descanso é a sua alma aliviada do peso da acusação e da condenação do pecado, das culpas de coisas feitas e não resolvidas. O verdadeiro descanso é poder dormir com a consciência limpa e dizer “eu não devo mais nada”. O verdadeiro descanso é o Senhor Jesus quem dá.
Eu posso me cansar fisicamente, mas dentro de mim eu desfruto de paz. É maravilhoso poder erguer aos mãos para adorar e não temer nenhuma condenação porque o sangue de Jesus nos lava de todo pecado. O Senhor o convida para o descanso. Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt. 11:28).

A impotência da religião
Esse homem estava procurando sua cura no misticismo religioso. Você também certamente já procurou resposta em muitos lugares, em todo tipo de religião. Mas a religião não é a resposta. O cristianismo, porém, não é uma religião. Cristianismo não é uma questão de participar de um culto e nem de obedecer a regras e regulamentos. Cristianismo é uma pessoa: Jesus Cristo. O Senhor não disse que veio nos ensinar um caminho para o céu. Antes ele disse: “eu sou O caminho”. Ele não disse que veio para nos mostrar como ter vida, mas
Ele disse “Eu sou a vida”. Ele não disse que veio nos ensinar uma verdade, ele disse: “eu sou a verdade”. Cristianismo é a pessoa de Jesus vivendo dentro de você. Não é uma questão de religião, mas é Jesus vivendo dentro do nosso coração.

a. A porta das ovelhas
Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Jo. 5:2
No verso 2 ficamos sabendo que aquele homem estava junto a porta das ovelhas. Cada detalhe na Palavra de Deus é significativo e profético. Em João 10:7 Jesus diz que ele é a Porta das Ovelhas.
Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Jo. 10:7
Aquele homem estava junto a porta da ovelhas, mas ele não sabia que aquela porta era profética. O Senhor Jesus disse que ele é a porta das ovelhas e quem entrar por ele vai encontrar pastagem. Ele é a porta e depois é o caminho e no meio do caminho é também o pasto verde e a água fresca para as ovelhas. Ele é tudo de que precisamos a provisão completa de Deus para as nossas vidas.
Eu estou convidando você para entrar por esta porta. Aquele homem inválido estava junto da porta, mas não tinha entrado por ela. Você também hoje pode estar ao lado da porta e nem percebeu que Jesus o convidava para entrar por ela.

b. O tanque de Betesda
A Palavra de Deus também diz que o lugar onde o homem estava se chamava Betesda, que significa “casa de misericórdia”.
Junto ao tanque estava a porta, e o tanque se chamava Betesda, ou “casa de misericórdia”. Mas não havia misericórdia para aquele homem. Trinta e oito anos esperando, sem receber misericórdia. Depois de trinta e oito anos apareceu alguém! Que surpresa! Eu imagino que naquele sábado ele acordou bem cedinho e se arrastou pelas ruas para se colocar ao lado do poço. Eu fico pensando se naquele dia ele tinha alguma noção do que iria acontecer com ele. A mesma coisa pode acontecer como você. Você começou essa campanha de oração talvez sem esperar muita coisa. Mas hoje algo poderoso pode acontecer na sua vida. Sua história pode ser mudada de uma vez por todas. Você acordou hoje para um dia como qualquer outro, mas Jesus Cristo resolveu se encontrar com você.

O poder de Jesus
Jesus perguntou-lhe: “Você quer ser curado?” De todas as pessoas enfermas ali, Jesus escolheu aquele homem para ser curado. Mesmo que ele não reconhecesse a Jesus, ele foi o alvo do amor do Senhor.
Para o enfermo o Senhor pergunta “Você quer ser curado?”
Para o aleijado por mágoas do passado, Jesus pergunta: “Você quer ser liberto?”
Para o acorrentado pelos segredos do pecado Jesus pergunta: “Você quer ser solto?”
Para os que lutam uma guerra contra o vício Jesus pergunta: “Você quer vencer?”
Para quem ainda não pediu coisa alguma o Senhor pergunta: “Você quer ser salvo?”
Para todos nós que precisamos de Sua cura e do seu toque em qualquer parte de nossas vidas, Ele pergunta: “Você quer ser curado?”
Para receber a cura que Ele tem para você, é preciso desejar de todo o coração. Devemos responder: “Sim, Senhor, estou pronto para deixar o passado para trás de mim.” A resposta do homem à pergunta de Jesus nos introduz na segunda parte da conversa.
Diante da pergunta do Senhor o homem deu uma resposta que não respondia coisa alguma.

a. A desculpa do homem
Ele disse: “não tenho ninguém para me ajudar a entrar no tanque quando a água é agitada. E quando eu estou tentando entrar, alguém sempre desce antes de mim.” O homem não respondeu a pergunta de Jesus, mas ofereceu uma desculpa por que ele não havia sido curado ainda: “Eu estou sozinho, não há ninguém para me ajudar, ninguém se importa comigo!”
Não podemos deixar de sentir pena daquele homem, sozinho no mundo, sem família e sem amigos. “Senhor, eu não tenho ninguém para me ajudar.” Esse é realmente um grito trágico, mas ainda é não responde à pergunta: "você quer ser curado?” Ele estava apenas dando uma desculpa.
Muitas pessoas que passam por problemas e enfermidades se tornam lamuriantes e cheias de autopiedade. “Ninguém me ajuda! Estou sozinho e abandonado!” Dizem elas tentando ter a compaixão dos outros. Mas o que toca o céu é a nossa resposta de fé à pergunta do Senhor.
A resposta do homem parece indicar que ele queria somente que Jesus o ajudasse a levá-lo para a piscina: Sua resposta é para sensibilizar a Jesus para fazer o que ele queria. O Senhor, porém, não segue os nossos planos, antes nós devemos seguir o dele.
A resposta do homem era também um tipo de reclamação.
É como se ele dissesse: “não há ninguém para me ajudar! Eu não posso me ajudar e parece que Deus não está fazendo nada para mim também!”.
Quando Jesus perguntar: “você quer ser curado?” Qual deve ser a sua resposta?
Quando Jesus perguntar: “você quer ser curado de seu passado de dor?” Não responda: “você não tem idéia de como as pessoas me machucaram!”.
Quando Jesus perguntar: "você quer ser liberto das cadeias do pecado?” Não diga: “Eu simplesmente não consigo me controlar!”
Quando Jesus disser: “você quer ser livre das drogas?” Não responda: “O vício é uma doença e não é minha culpa”?
Quando Jesus perguntar: "você quer ser salvo?" Não se desculpe dizendo: “Eu não sou tão ruim como as outras pessoas.”
Para receber o milagre que Jesus tem para sua vida, você deve pôr de lado todas as suas desculpas.

b. A cura pela fé
No verso oito Jesus lhe disse: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.” O Senhor traz a cura para você hoje da mesma maneira que Ele o fez naquela época. Ele não veio ao homem com uma atitude meramente sentimental aceitando as suas desculpas. Jesus não disse: “pobre de você!” Mas, em vez disso lhe deu uma mensagem de vida e cura. O homem reclamou: “Eu não tenho ninguém.” mas Jesus estava dizendo: “eu estou aqui por você!” Não adianta se arrastar nas esteiras da auto piedade, você precisa responder para aquele que pode trazer vida para o seu corpo doente, cura para as suas emoções danificadas e força para a sua fé enfraquecida.
Somente ele pode dizer com toda a autoridade: “Levanta-te e anda!”.

Eu não quero que você entenda essa palavra como um tipo de evangelho de auto-ajuda. A cura é realizada 100% pelo poder de Deus, tudo é feito por Cristo, por causa da graça, mas há um fator da responsabilidade humana aqui.
Pense sobre isso comigo. Quem curou o homem na piscina? Jesus. Mas quem tinha que obedecer e caminhar? O homem.
Quem nos salva dos nossos pecados? Jesus. Quem deve se arrepender e crer? Todos nós. Quem nos santifica e nos dá o poder para vencermos o pecado? Jesus. Quem deve decidir segui-Lo dia a dia e fazer a sua vontade? Nós.

Muitos não compreendem esta verdade e, como resultado têm dado demasiadas desculpas. Não estou dizendo que nós somos os mestres do nosso próprio destino ou que temos o poder em nós mesmos, mas a Bíblia diz que nós fomos feitos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou.
Agir como se fôssemos derrotados é negar a verdade da palavra de Deus e chamá-lo de mentiroso.
Jesus veio e morreu na cruz para sofrer a condenação dos nossos pecados. O seu sangue nos lava do pecado e nos livra da escravidão. O fato de que ele ressuscitou dos mortos demonstra sua vitória sobre a opressão de Satanás. Agora podemos ser participantes da sua vitória quando nos achegamos a ele com fé. É por isso que ele lhe diz: “Levanta-te e anda.”
Teria sido fácil para o homem na beira do tanque rejeitar a ordem de Jesus. É preciso fé para obedecer à Sua instrução aparentemente impossível e deixar a dor para trás. A obra de Deus em nossas vidas é realizada apenas pela Sua graça, mas para experimentá-la devemos nos levantar e dar um passo de fé.
O Senhor chegou para aquele homem e lhe perguntou: “Você quer ser curado?” Ele respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.” (v. 7).
Quando vejo a água movimentando, bem que eu tento, eu me esforço, me arrasto, tento de todas as formas me debater, mas eu não consigo me mexer, porque não tem ninguém. E todas as vezes que o anjo mexe eu não sei se fico alegre ou se eu fico angustiado, não se estou tomado as vezes de um ódio profundo, uma revolta ou se eu me encho de esperança para uma próxima vez. E eu imagino aquele homem naquela angústia
e o Senhor apenas diz para ele “Você quer?”
O Senhor pergunta para você hoje também. Você quer mudar de vida? Você quer mudar de história? Você quer começar de novo? É possível começar outra história com Jesus.
Você pode entrar pela verdadeira porta das ovelhas e mergulhar no verdadeiro tanque onde existe água viva esperando você. Mas você não precisa esperar o anjo movimentar porque Jesus disse que ele é a água da vida que está disponível para todo aquele que crer.
Se você crer os céus se abrirão, cadeias de escravidão, de vício, de pecado serão quebradas na sua vida.
A própria enfermidade do corpo será curada pelo poder de Deus. O Senhor deseja curar as enfermidades do corpo e da alma do homem. Muitas pessoas estão aleijadas pelo sexo e pela promiscuidade.
Outros estão aleijados pelo ódio, rancor e ressentimentos enraizados na sua alma. Há aqueles que estão
aleijados pela desonestidade, pelo roubo, pela ganância pela inveja. Não se iluda com a religião e o misticismo.
Deus marcou um encontro com você. Se você se entregar nas mãos deles ele poderá não somente transformá-lo, mas curá-lo hoje também.

c. A cura mantida pela obediência
No Verso 14 encontramos uma séria advertência do Senhor para aquele homem que havia sido curado.
Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. Jo. 5:14
Descobrimos aqui que o pecado era a causa da enfermidade daquele homem. O Senhor não disse que todas as pessoas enfermas estão sofrendo por causa de algum pecado. Não
estamos autorizados a julgar o sofrimento de ninguém. Mas certamente podemos dizer que o pecado pode trazer muitas enfermidades sobre nós.
Quando o Senhor curou o paralítico não lhe mandou arrepender dos seus pecados e nem lhe colocou condição alguma, apenas o mandou levantar e andar. Por causa da sua resposta de fé ele foi curado, no entanto o Senhor agora mostra que a cura precisa ser mantida. A cura deve ser mantida pela obediência a Palavra de Deus. O Senhor Jesus deixou bem claro que se o homem continuasse a viver no pecado alguma coisa pior poderia lhe acontecer.
A pergunta de Jesus ecoa através dos séculos para você hoje: “Você quer ser curado?” Hoje o Senhor espera pela sua resposta. Você vai continuar permitindo que o pecado prenda a sua vida? Ainda continuará vivendo uma vida vazia e sem sentido? Será que você ainda vai dar as mesmas velhas desculpas? Ou você vai ouvir a palavra de Jesus e alcançar o seu milagre. Em nome de Jesus “Levanta-te e anda”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário