João 2:1:11
É impossível não continuar falando sobre curas e milagres, pois me parece que tudo nos dirige para esse alvo que é experimentarmos milagres da parte de Deus. Durante os 21 dias de oração e jejum, eu confesso que fui muito edificado com a leitura do livro do nosso pastor Aluízio, e hoje eu gostaria de compartilhar uma história de um grande milagre, acrescentar mais uma mensagem ao nosso período de curas e milagres.
O texto de João 2 nos fala do milagre inaugural, ou o primeiro milagre operado por Jesus. Sendo o primeiro, merece atenção especial, não que os outros não mereçam, mas existem revelações preciosas sobre como experimentarmos milagres da parte de Deus nesse episódio. A começar na natureza do milagre, a transformação.
A transformação da água para o vinho nos fala de uma mudança radical, uma mudança gritante. Isso nos fala de experimentarmos resultados significativos, coisas grandes que chamarão a atenção daqueles que nos conhecem. Eles dirão: Que grande obra é essa? Como Deus está operando nessa célula! É preciso também dizer que o primeiro milagre de Cristo foi transformação por que esse é o primeiro grande milagre de Deus na vida de todo crente, transformar o velho homem em uma nova criatura. Nascer de novo é um processo de transformação. Não é um disfarce, mas uma transformação.
Uma outra observação é sobre os elementos água e vinho.
Água aqui no texto nos fala de graça. Mesmo por que quando Jesus pede para os homens encherem as talhas de água, eles o fazem de pronto, sem esforço e sem preço. Embora a Bíblia nos mostre a água também como um símbolo de morte, como as águas do dilúvio, as ågua do mar vermelho, devemos considerar que o maior e mais poderoso ensino sobre o que pode representar a água é a passagem quando o próprio Senhor diz que é a água da vida. Sendo assim podemos confirmar que a água é também uma figura da graça de Deus. Veja a abordagem de Jesus com a mulher samaritana: como esta registrado em João 4:14
Se por um lado a água nos fala da graça, o vinho nos fala de um preço, o próprio Jesus disse na santa ceia em Mateus 26 que o vinho era a figura de seu sangue, que nos fala de um preço, de um sacrifício. Mt 26:27
Então só para introduzir essa mensagem, vemos que Deus quer produzir um grande milagre em sua vida, mas isso envolve um prerço a ser pago. Por isso o tema dessa palavra é "Condições para experimentar o milagre".
Agora olhando para o texto e principalmente para o contexto ou o cenário onde o milagre da transformação da água em vinho aconteceu, podemos aprender mais sobre algumas condições para se alcançar o nosso milagre.
1ª Condição: Compromisso e aliança
"1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. 2 Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento." Jo 2:1-2
Veja que Jesus poderia ter escolhido qualquer outro lugar para operar seu primeiro milagre, mas seu alvo foi uma festa de casamento. Por que? Isso para deixar claro o valor de uma família, de um relacionamento conjugal. Geralmente os milagres de Deus acontecem e permanecem onde existem pessoas compromissadas.
Aprendemos que na vida de um casal cristão, o casamento é o primeiro lugar onde Jesus e os seus milagres devem manifestar. Os escritor aos Hebreus disse "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros." Hb 13:4. Certamente o escritor aos Hebreus conhecia sobre Jesus inaugurando seu ministério de milagres em uma festa de casamento e por isso escreveu esse verso.
Eu sei de muitos casais cristãos, líderes, que não tiveram revelação sobre a importância de um casamento santo, um leito sem mácula, de uma família compromissada.
Este ambiente também foi escolhido por Jesus, para nos mostrar que o casamento é o marco zero do agir de Deus. João escreveu isso:
"Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele." Jo 2:11
Deus quer realizar muitos milagres, mas vai começar a partir de seu casamento, de sua família. As promessas de Deus estão se cumprindo a cada dia nas nossas casas. O evangelho que é uma força invasora, a cada dia esta penetrando nas nossas casas, convertendo corações e mudando circusntâncias.
As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja. Mt 16:18
2º Condição: Obediência
3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. 4 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5 Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
Eu sei que esse assunto obediência, é exaustivamente tratado nas nossas igrejas, mas entenda obediência aqui como fé. Fé na palavra sem arredar 1mm sequer.
Podemos ver que Maria a mãe de Jesus, foi exortada, levou uma bronca, mas aceitou a displina numa boa. Ela obedeceu, e ainda reforçou a autoridade do Senhor dizendo aos servos para seguirem toda orientação que viesse do Senhor.
O caminho da obediência é o caminho do milagre!
No último capítulo do livro do Pr. Aluízio ele nos fala sobre a necessidade de seguirmos o caminho do milagre, pois o millagre geralmente é processual. Um outro exemplo de obediência na palavra para a realização do milagre está em 1Re 18:36. Esse texto nos fala de um grande milagre experimentado por Elias, mas principalmente sobre o caminho que o profeta trilhou até alcansar a resposta de Deus.
"No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas." 1Re 18:36
Veja que o êxito na vida de Elias, estava diretamente ligado à obediência a Deus e a sua palavra.
Em tudo, Jesus foi obedecido, e por que foi obedecido, o milagre aconteceu.
3º Condição: Cooperação
"7 Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. 8 Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram." Jo 2:7-8
"Porque de Deus somos cooperadores..." 1Co 3:9
Sabemos que todo poder e glória vem da fonte de água viva que é Jesus. Mas mesmo que a fonte esteja a jorrar, as águas devem ser conduzidas por canais, como os rios que conduzem as águas que nascem em uma fonte. As águas de Deus estão fluindo por meio dos canais que somos cada um de nós. Somos chamados de cooperadores, por que Deus opera por meio de quem coopera.
Deus só trabalhou sem a cooperação do homem, antes de criá-ló, a partir de Gênesis1:28, Deus não trabalhou mais na terra sem a cooperação do homem. Em todas as épocas de moveres de Deus, sempre existiu um homem como instrumento de Deus para a operação de milagres.
Deus usou Moisés para tirar o povo Hebreu do Egito e abrir o mar vermelho. Deus usou Elias para erra ar fogo do céu e consumir o holocausto. Deus usou Eliseu para abençoar a viúva multiplicando o azeite na botija e também para ressuscitar um jovem. Davi folia usado para derrotar Golias. No Novo Testamento muitos homens forma usados para curar enfermos, libertar pessoas endemoninhadas etc.
O milagre depende de Deus e de você também!
Veja isso com mais clareza na quantidade de talhas, eram 6. Na Bíblia, o número 6 sempre fala de algo que é humano. É chamado número de homem (Ap 13:18). As talhas também eram de pedra, isso também fala da dureza do coração do homem. Só depois que a água da vida enche o homem Deus muda a nossa natuza. Portanto, percebemos que o milagre não depende só de Deus, mas há uma participação e um fator humano ligado ao milagre.
4ª Condição: Paciência
"Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora." V.10
Deus sempre reserva o melhor para o final.
"Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante." Ec 7:8
Eu gostaria de chamar a sua atenção para a qualidade do vinho produzido por Jesus. Quem conhece o capítulo 15 de João sabe que Jesus disse: "Eu sou a videira verdadeira", e por ser a Videira Verdadeira" deu o que havia de melhor em matéria de vinho, a ponto de o mestre-sala se impressionar e comentar que normalmente se bebe o melhor vinho e depois de o terem desfrutado, oferece-se o inferior. Esse era o costume, a estratégia de quem organizava as festas na época, mas não é assim com Deus, pois Ele sempre reserva o melhor para o final.
"regozijai- vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes..." Rm 12:12
"Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração , pois a vinda do Senhor está próxima." Tg 5:7-8
Lembro-me da história de um irmão de nossa igreja que ficou 10 dias internado e desejoso de ir embora, chamou a enfermeira e disse: "Eu quero ir para casa, não aguento mais ficar nesse hospital." A enfermeira respondeu: "Mas o seu tratamento não acabou, você deve permanecer aqui até o fim do tratamento." Ele respondeu: "Pra você é fácil dizer isso, pois daqui a pouco você vai para a sua casa, para junto de sua família." A enfermeira então respondeu: "Por essa razão você é chamado de paciente e não de enfermeiro ou médico, portanto sede paciente."
Nós somos os pacientes nesse processo, pois Deus está tratando conosco enquanto esperamos. O tempo de espera é um tempo de tratamento e de amadurecimento. Gl 4:1
Você pode dizer: "Mas esperar é muito desconfortável." Me permita voltar à história desse precioso irmão.
Ainda conversando com a enfermeira ele questionou: "Tudo bem, entendo que tenho de ficar até o fim do meu tratamento, mas vocês poderiam me acomodar melhor." A enfermeira respondeu: "Rapaz, você está internado e não hospedado, isso é um hospital e não um hotel! Nós queremos que você reaja e não se acomode. Se você tivesse uma cama confortável, comida de rodízio e uma tela LCD de 42 polegadas, a sua melhora estaria comprometida. Ao mesmo tempo que você precisa ser paciente, você também precisa reajir e lutar para se recuperar e receber alta."
Quanto mais tempo passa para chegar o seu milagre, maior será o seu milagre. É como um investimento que fazemos em uma instituição financeira, quanto mais tempo passa maior será o nosso retorno. Quando relacionamos com Deus estamos investindo, nosso crédito está aumentando e a hora de sacar nosso investimento vai chegar.
Alguns crentes, bebem um bom vinho nos primeiros anos da vida cristã, depois a qualidade cai e assim é até que acabe. Nào deve ser assim! Deus sempre tem o melhor vinho para o final.
Deus tem um milagre, algo inédito, muito superior a tudo o que já se experimentou até então. Deus tem o melhor, sempre!
Se você reconhece que o vinho acabou (ou está quase acabando) na sua vida, creia na vontade de Deus de agir novamente.
Renove seu compromisso, obedeça e coopere com Deus tendo paciência, pois agindo assim, você sempre experimentará o milagre do vinho novo da parte de Deus.
As palavras do mestre sala a respeito do bom vinho, nos confirma o que Salomão disse.
"Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante." Ec 7:8
Nenhum comentário:
Postar um comentário