quarta-feira, 25 de abril de 2012

Destinado a Assentar-se a Mesa do Rei


TEXTO: II Sm 9.1-12
INTRODUÇÃO
A história da vida de Mefibosete nada mais é do que a nossa própria história diante de Deus. Todos nós, à semelhança do filho de Jônatas, nascemos para reinar, mas, infelizmente, por causa do pecado, perdemos a nossa condição de príncipes e herdeiros do Reino.

1-Os pés aleijados:
Na Palavra de Deus, os pés simbolizam o nosso modo de viver. Nossa conduta. E quando esses pés estão deformados pelo pecado, significa que o nosso modo de andar diante de Deus é falho e imperfeito. A vida de Mefibosete é um retrato da nossa própria existência. E, como ele, nós também fomos criados para sermos príncipes. Não devemos nos contentar com a vida árida do deserto, visto que fomos criados para a abundância e para a dignidade.

2 – Vivendo em Lo-debar (II Sm 9:4):
Lo-debar é uma palavra hebraica que significa um lugar seco, deserto e árido, onde não se planta nem se colhe nada. É um lugar de desolação, solidão e tédio. A situação agrava-se, quando nos lembramos de que Mefibosete havia sido criado como um príncipe, para viver num palácio e desfrutar o melhor da vida. O Senhor Jesus também quer restituir tudo aquilo que perdemos ou que o inimigo nos roubou (v. 7). Ele quer usar de bondade para conosco e levar-nos para Jerusalém.

3 - Nada mais que um cão morto (II Sm 9:6-8):
Na verdade isso é acusação maligna. Muitas pessoas vivem o tempo todo achando que não tem valor, o quanto tem erros, e vivem com aquela sensação de angustia o tempo todo e acabam se tornando doente. Quantos de nós vivemos angustiados com medo de Deus e transformamos a vida cristã num fardo pesado de carregar. Acredite “Nós somos alvo do amor de Deus." Ele nos conhece pelo nome. Não nos trata como um na multidão, mas nos trata individualmente.

4 - Assentado à mesa do Rei (II Sm 9:11):
Quanto a nós, temos esse direito de nos assentamos à mesa do Rei, porque somos, de fato, filhos dEle.
A expressão "comerás pão sempre à minha mesa", possui pelo menos três significados espirituais.
Em primeiro lugar, significa honra.
Somente os nobres comem à mesa do rei. Ser convidado para comer com o rei tem o mesmo valor que receber um título de nobreza.

Em segundo lugar, sentar-se à mesa é desfrutar a comunhão do rei.
É comer e beber do melhor. A Palavra do Senhor, em Isaías 1.18, diz-nos o seguinte: "Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra."

Em terceiro lugar, a mesa do rei simboliza uma ação do sangue de Jesus.
Podemos perceber que assentados à mesa, ninguém vê os próprios pés? Melhor ainda: assentados à mesa, somos todos iguais.
Levar-nos para comer diariamente à mesa do Rei é o processo empregado por Deus para nos restaurar à condição de filhos do Rei. Diante disto, só nos resta, aceitar sua oferta graciosa e permitir-lhe usar de bondade para conosco, ou seja: tirar-nos de Lo-debar e levar-nos de volta a Jerusalém.
Em quarto lugar os pés aleijados são encobertos
a mesa simboliza a ação do sangue de Jesus na Nova Aliança. Pois quando estamos assentados à mesa, ninguém vê os pés uns dos outros? Assentados à mesa todos somos iguais, até mesmo o homem mais aleijado, o mais terrível pecador, e com os pés mais deformados, passa a ser saudável. Na mesa da Comunhão com Cristo e com os nossos irmãos podemos ver nitidamente como é bela a nossa comunhão com Deus e com os nossos irmãos baseado no sangue de Jesus que nos cobre e nos livra de nossas iniquidades.

Em quinto lugar dieta apropriada, faz mudar a imagem de si mesmo
 A Bíblia nos mostra que nós somos mudados pela nossa dieta. Aquilo que comemos, passa a fazer parte do nosso organismo, daí a dieta apropriada nos faz mudar a auto-imagem negativa que temos de nós mesmos, para alguém otimista, alegre, disposto. A Palavra de Deus nos ensina que contemplando o Senhor Jesus somos transformados de Glória em glória, refletindo como por um espelho a imagem do Senhor Jesus. E na mesa do Rei os alimentos mais saudáveis, mais apropriados, os mais excelentes são servidos.

Em sexto lugar na mesa do senhor não há lugar para críticas
O Rei Davi não chamou Mefibosete para dar-lhe uma ordem que ele não fosse plenamente capaz de cumprir. Ele também não chamou Mefibosete para criticar sua deficiência física, seu caminhar torto. Não o humilhou nem o rejeitou, mas se ofereceu para usar de bondade para com ele. O Rei não faz acepções de pessoas todas e quaisquer pessoas que recebem a Jesus como Senhor e Salvador são aceitas de maneiras iguais na Mesa do Senhor. Ali o pecador por mais vil que seja pode desfrutar da comunhão com Rei Jesus e também com os demais irmãos.
 Em sétimo lugar no reino não há lugar para ociosos, todos são úteis
Somos um reino de sacerdotes, todos nós somos ministros, esta idéia onde só o clero trabalha é fruto da religião sem Deus. Pois Deus sempre trabalhou e sempre trabalhará. Nós todos temos de ser participantes na obra de Deus. A religião criou um sistema onde só pastores tem de trabalhar, são assalariados, e os demais são meros expectadores assentados e limpando os bancos nos prédios de reuniões. Uns pagam e outros executam a obra! No verso 10 quer dizer que embora Davi fosse prover as necessidades básicas de Mefibosete, este seria responsável pela manutenção de sua própria família e de seus servos. Mesmo deficiente físico, pode ser útil no Reino. Aqui não há lugar para preguiçosos e expectadores. Aqui não há lugar para turistas espirituais.

Conclusão
O Rei dos Reis, Jesus de Nazaré está te chamando: - “Venha do jeito que você está, venha pecador, aleijado, mancando, arrastando, mas venha; porque eu quero usar de bondade para com você”. A mesa já está posta, venha assentar-se já! É de Graça, não se cobra ingresso nem sacrifícios. Ele só está esperando você chegar para dar início à festa.“Eis que Eu estou à porta e bato, e se, alguém ouvir, e abrir a porta, Eu entrarei em seu coração, e farei uma Festa” Ap. 3:20.

Compartilhando a Palavra
1.    Você identifica algumas semelhanças entre a sua história e a de Mefibosete?
2.    O que você tem feito para restaurar a sua própria história?

Nenhum comentário:

Postar um comentário