terça-feira, 12 de junho de 2012

Você é o que você decide ser.



Texto: Dt 30:15-20
Introdução

Um grande caminho começa com um primeiro passo, com uma decisão. O restante do percurso fica por conta de suas consequências. Isso por que toda decisão gera um consequência. A cada decisão começamos a escrever ou reescrever uma nova história, que pode ter um final feliz, ou trágico.
Onde você está hoje é o resultado das suas decisões de ontem. Onde você estará amanhã dependerá das decisões que você estará tomando hoje. Carl Baker

Os desdobramentos das nossas decisões diárias tem poder para desencadear consequências a curto, médio e longo prazo. A vida gira em torno das decisões que tomamos.
As decisões que fazemos iniciarão um processo de transformação nas nossas vidas. As decisões ou escolhas de hoje, refletirão em seu casamento, família, profissão, educação; mas de todos os resultados consequentes das suas decisões, o principal deles é quem você vai se tornar a partir das decisões que você faz.
Digo isso por que você e eu temos uma responsabilidade fundamental e determinante no tocante ao nosso futuro. O futuro começa agora, com as suas decisões. Embora algumas pessoas acreditem em destino predeterminado, o futuro não tem nada haver com esse "destino fatalista", mas tudo a ver com as decisões que tomamos agora.
Tomar decisões, optar por caminhos é uma tarefa cotidiana ao homem, todos os dias nós decidimos o que será feito de nossas vidas em pequenas parcelas de decisões que tomamos escolhas que refletirão em cada um de nós, ou decisões que podem ser visíveis a todos os que nos cercam, por exemplo, decidir-se por fixar residência em outra cidade; mudar de emprego, etc. Isso certamente vai envolver pessoas que te cercam.
Uma grande responsabilidade nos foi dada, um grande desafiio nos foi proposto, o desafio de decidir!
Alguém disse que "somos livres para decidir, mas prisioneiros das consequências das nossas decisões." Então, devemos ter muita cautela na hora de tomar decisões em nossas vidas pra não tomarmos decisões erradas.
Todavia, pior do que decidir errado é a atitude da indecisão.
Veja o caso de Israel quando foi confrontado pelo profeta Elias.
"Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui- o; se é Baal, segui- o. Porém o povo nada lhe respondeu." 1Re 18:21
O povo de Israel está desviado dos caminhos do Senhor, e Elias, o profeta de Deus naquela época confrontou o povo para que decidisse qual a sua fé.
A indecisão é uma prisão! Não me refiro a momentos de indecisão, mas a passividade constante.
A indecisão neutraliza o homem e impede que algo diferente aconteça. Se queremos resultados diferentes em nossas vidas, devemos tomar decisões. A indecisão o leva a ser reprovado pelo Senhor Jesus.
Na Carta à igreja em Laodicéia Jesus disse:
"14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar- te da minha boca..." Ap 3:14-16
O morno será vomitado, pois o morno é aquele que não decidiu ser quente nem frio.
A indecisão precisa ser combatida, pois não há neutralidade no reino do espírito. "Quando você tem que fazer uma escolha e você não a faz, isto já é uma escolha".

Porque algumas pessoas são sempre indecisas?
1.Por que decisão gera responsabilidade. 
Algumas pessoas não querem responsabilidade. Não aceitam liderar uma célula para não terem de prestar conta. Não decidem casar pois não querem responsabilidade com um cônjuge, querem ficar dependendo dos pais. Não assumem um compromisso com uma igreja local, para não serem acompanhadas.

2. Por que tem medo dos resultados. 
E se eu casar e não der certo? E se eu dizimar será que vai me faltar? Se eu perdoar será que ele vai mudar? Se aceitar o convite do pastor para o ministério? Será que isso é de Deus? Na parábola dos talentos o servo que recebeu apenas um talento, receoso, com medo, enterrou o seu talento e por isso foi severamente exortado pelo seu senhor. Mt 25:14-30
Veja bem, as pessoas mais influentes na nossa sociedade, as personalidades que revolucionaram cidades e nações, muitas vezes erraram em muitas decisões que tomaram. O benefício é que mesmo errando em algumas decisões, aprenderam com os erros.

3. Por que não querem correr riscos. 
Quantos de nós conhecemos a frase: "Quem não arrisca não petisca." Não hã decisão que não traga um risco implícito. Quem não decide não corre riscos, mas também nada consegue. É certo que você pode frustar em suas decisões, mas você nunca saberá se acerotou ou não se não decidir.
· Decidir viver é correr o risco de morrer.
· Decidir amar é correr o risco de ser rejeitado.
· Decidir investir em alguém é correr o risco de ser abandonado.
· Decidir investir é correr o risco de perder seu investimento.
· Decidir prestar vestibular é correr o risco de reprovar.
Aprendemos a caminhar por que corremos o risco de cair. Tentamos e não desanimamos por causa dos primeiros tombos, ou seja, das primeiras derrotas. Se você não decidisse andar, não cairia algumas vezes e não andaria hoje. Se você não decidir casar, ficará solteiro o resto da vida. Conseguimos o primeiro emprego arriscando-nos a levar um “não”; passamos no vestibular decidindo sob o risco de reprovar, como a maioria. Não haveria a menor possibilidade de conseguir qualquer uma dessas vitórias sem a predisposição de decidir.

4. Por que são vencidas a procrastinação. 
Eles sempre estão dizendo: "deixa para amanhã", "amanhã eu resolvo isso", "depois resolveremos sobre isso". Maridos dizem para suas esposas: "eu não quero falar sobre isso", e não se decidem por resolver suas vidas. ficam adiando os serviços que precisam ser executados. Não arrumam o interruptor, a porta do guarda roupa, o portão, a campainha etc. Na semana que vem eu resolvo isso. Assim vão empurrando com a barriga, deixando para amanhã o que devem fazer hoje!
Se você já leu a Bíblia no livro de Êxodo, estará lembrado de um fato engraçado, que aconteceu à Faraó. Deus desejava libertar o seu povo da escravidão do Egito, sob o comando de Faraó. Mas Faraó, de coração duro, não deixava o povo sair. Então, Deus mandou dez pragas sobre os egípcios. Praga de piolhos, praga de moscas, praga de gafanhotos... e mandou também a praga das rãs – e a Bíblia diz que houve rãs por toda a parte. Devia ter sido uma bagunça: rãs pulando nos corredores do palácio, entrando para a cozinha, pulando sobre as panelas! ...outras, alcançando os quartos e subindo nas camas... Tenho certeza de que a Sra Faraó, pressionou o marido para desistir logo e acabar com as rãs. Aí, então, finalmente, Faraó chamou Moisés e disse: “Muito bem, eu desisto”. Então Moisés perguntou: “E quando você quer que eu acabe com as rãs?” E a resposta de Faraó foi clássica. Ele disse: “...Amanhã”. Ex 8:8-10
Devia estar louco! Por que esperar tanto tempo para acabar com as rãs?

Decisões são determinantes.
Uma decisão muitas vezes é um caminho que não tem volta. Por isso precisamos ter muita atenção antes de tomar uma direção. Sua vida é algo muito sério para ser levada como uma brincadeira ou jogo de sorte. Você tem buscado o discernimento de Deus antes de tomar uma decisão? Pense muito e ore mais ainda para depois decidir qualquer coisa.
Voltando ao texto de Dt 30, preste atenção nestas palavras: "Se guardares o mandamento..." Isso nos ensina que diante da bifurcação da decisão, Deus nos dá uma condição. Para todos os momentos de decisão em nossas vidas, Deus terá uma direção segura. Veja que o Senhor Deus está falando de uma atitude decisiva e condicional. A palavra "Se" é uma preposição condicional".
Isso nos fala sobre um futuro determinado pelas decisões que tomamos hoje. Alguém pode pensar que isso foi dito somente ao povo de Israel daquela época, mas é importante dizer que este é um princípio intertestamentário. Valeu para os homens daquela época e vale para nós nos dias de hoje. Abrange as duas alianças.
Você e eu temos uma responsabilidade determinante no tocante ao nosso futuro, que é decidir o nosso presente.
Homens como Josué, tem muito a nos ensinar sobre escolher ou decidir.
"Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei (decidam), hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." Js 24:15

Compartilhando a Palavra
1.Você é uma pessoa decidida ou indecisa? Compartilhe.
2.Você já tomou alguma decisão que sofre as consequências dela até hoje? Compartilhe.
3.Existe algo em sua vida que você ainda não decidiu, e por isso sofre consequências? Compartilhe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário